Onde Cantam os Pássaros

Onde Cantam os Pássaros Evie Wyld

Resenhas - Onde Cantam os Pássaros

Marlonbsan 04/08/2020

Onde Cantam os Pássaros
Jake White é uma fazendeira que cuida de ovelhas ao lado do seu fiel cachorro, o Cão, escolhe por viver de forma mais tranquila e solitária, bom, é o que ela pensa, até que de tempos em tempos, uma de suas ovelhas aprece morta. Ao mesmo tempo em que vamos em direção ao que acontece, voltamos para saber o que aconteceu com Jake antes de chegar até ali.

O livro é narrado em primeira pessoa por Jake, a linguagem é simples e fluída, mas é na divisão dos capítulos que se deve ter uma atenção a mais, pois é dividido entre presente, indo em direção ao futuro e presente, indo em direção ao passado, isso não é algo muito claro no começo da leitura, porém é perceptível ao longo do livro.

A história se concentra em contar como Jake chegou naquele ponto de sua vida, os caminhos que foram percorridos durante sua caminhada, acontecimentos que a moldaram e situações bem delicadas vividas por ela, sendo um livro voltado mais para o público adulto, pois trata de um drama psicológico com temas mais pesados. Além de contar as situações que ela está vivendo atualmente.

O fato da gente não saber a idade certa em que Jake vive determinadas situações, dá um peso a mais no que é descrito. Por conta do passado ser apresentado de forma decrescente, as informações que temos têm contextos que causam incômodo e são deixadas para que o leitor pense e crie suas próprias teorias e isso gera apreensão.

No geral, foi uma experiência diferente, o que pesa para muitos leitores desse livro, é exatamente a confusão causada pela forma em que é escrito, e talvez por criarem expectativas e esperarem mais do que o livro é, ele apenas conta a trajetória de Jake, não se aprofunda em detalhes que, com certeza, geram perguntas sobre as situações apresentadas, além do mistério em si. Nem tudo é tão bem encaixado, mas é suficiente para ligar os pontos, o que depende um pouco do leitor estar atento.

Resenha e foto no meu IG, @marlonbsan
Geovana540 18/08/2021minha estante
o segundo capítulo é ela narrando o passado, ne?

Marlonbsan 20/08/2021minha estante
Creio que sim, tem umas transições de tempo no começo que não dá pra perceber tão bem haha

Beatriz 16/04/2016

Pesadinho esse canto dos pássaros
A narrativa apesar de simples e fluida é não linear, intercalando entre o passado e o presente de um jeito a principio confuso, algumas vezes no início é difícil se situar e saber o que é lembrança e o que não é. Suas memorias vem de modo decrescente, ou seja, só descobrimos a mais profunda e antiga nas ultimas paginas. O mistério apresentado gira em torno de quem é Jake e o que aconteceu de tão horrível com ela para fugir de sua terra natal. A terra aonde cantam os pássaros.

O nome do livro é dado pois Jake nasceu e cresceu na Austrália, aonde tem diversas espécies de animais e pássaros, todas as memorias antigas dela nesse continente envolvem algum canto ou alguma aparição de pássaro.

Mas logo aviso que o livro é pesado, é para pessoas maduras. Pois temas como prostituição, sexo, abuso, violência e drogas estão presentes de forma clara no livro, mas sem romantização ou esteriótipo. Tudo como é na vida real. Então eu categorizo esse livro na área dos livros Humanos, aqueles livros aonde a realidade é contada tal como é, sem fantasia ou filtros. Jake é uma pessoa, age e pensa como qualquer outra pessoa, sem nenhum tipo de romantização de suas ações ou personagem.

A autora nos mostra pelo menos 5 personagens secundários que influenciam a vida de Jake e os acontecimentos, todos tem sua própria forma humana, podemos encaixar diversas pessoas que conhecemos neles. Entretanto, os personagens não são bem desenvolvidos, tendo destaque para Jake, Otto e acredite se quiser, cão e as ovelhas.

Além da história da personagem principal, o livro trás, como eu disse, o monstro ou a coisa que anda matando as ovelhas. A principio, tudo parece possível, uma pessoa do passado misterioso de Jake, um monstro sobrenatural ou um animal. O que nos da aquela curiosidade do que vem por ai, mas a história se desenrola e a proposta inicial é deixada levemente de lado para nos fazer conhecer Jake.

Porém um ponto que poderia ser mais trabalhado, além dos personagens foi o desenrolar da narrativa, tive a impressão de que acabou de forma muito abrupta o que me confundiu muito. Com informações de ultima pagina que me deixaram boiando em relação ao contexto. O livro poderia ter sigo guiado para outra linha de pensamento, para um medo mais psicológico e real do que a autora propôs. Algo que ligasse diretamente e intensivamente os dois enrredos e mistérios.

site: https://aquimerablog.wordpress.com/2016/04/13/onde-cantam-os-passaros-resenha/

Carla Maria 09/07/2015

Decepção me define.
UFA! Finalmente finalizei a leitura de "Onde Cantam os Pássáros" da autora Evie Wyld... Que DECEPÇÃO!!! Pra começo de conversa, demorei bastante tempo para descobrir o porque de eu não estar entendendo absolutamente nada da história. Um capítulo era o presente da personagem Jake e o próximo era de algum momento do seu passado. Ah! e esse passado regride, o que piorou ainda mais a situação. Talvez se eu soubesse disso desde o princípio, eu pudesse ter visto o livro de outra forma. Mas essa não é a intensão da autora, não é mesmo? E tem mais outra, não que eu seja uma pessoa que não fale palavrões, mas este livro está repleto deles. Por vários momentos eles são "jogados" desnecessariamente na troca de diálogos entre os personagens. Além disso ainda possuem as cenas de sexo, onde também aparecem falas bastante fortes (nada apropriada para adolescentes) .. Outro detalhe importantíssimo: Não sei quem foi o revisor ou revisora deste exemplar, mas parece que tudo foi feito nas "coxas", está horripilante. Encontrei tantos erros ortográficos, que até perdi a conta. Tem vários problemas com artigo definido e indefinido (faltando ou em excesso), preposição (faltando aos montes) e até falta de letra em palavras eu encontrei. Isso é bastante lamentável para um livro da qualidade da Editora DarkSide Books e ainda mais pelo preço que pagamos por essas edições de luxo. Nunca pensei que ficaria tão decepcionada com um livro lançado por eles.

"Onde Cantam os Pássaros" ganhou vários prêmios importantes da literatura e eu fico me perguntando se eu sou alguma BURRA por não conseguir enxergar a grandiosidade da obra, ou se as pessoas são loucas ao premiá-lo. Talvez a mensagem esteja sub-entendida, coisas que somente depois de uma BOA explicação da autora, é que conseguimos vê-la com outros olhos. Ao relatar isso, lembro muito bem de quando assisti o filme "The Babadook" (achei super fraco, pelo tamanho da propaganda gerada em cima e pelos prêmios adquiridos) e que só entendi o porquê de tantos elogios, depois que li várias reportagens sobre o mesmo. Quem poderia descobrir que o monstro do filme era a própria depressão da personagem principal? Tudo mostrado de outra forma para expectadores que acreditam estar assistindo apenas uma história de terror... Agora eu pergunto, cadê a autora Evie Wyld para me explicar o que ela estava querendo passar com essa história? Muito auê pra pouca emoção!

Ah! não pensem que se trata de um livro de terror ou suspense, porquê está bem distante disso. Eu o qualifico como um tremendo DRAMA, pois a vida da personagem é uma enorme catástrofe.

Pra quem pensou que estaria dando 5 estrelas e favoritando esta "belezura", 3 estrelas é o tamanho da minha decepção.
Eli 10/07/2015minha estante
Fiquei triste agora, pois estava na maior ansiedade para ler este livro, tanto que o encomendei na pré-venda! Agora não estou mais empolgada, mas de qualquer forma, mesmo um pouco receosa eu tentarei ler! Ótima resenha, obrigada.

thiago.bonan 11/07/2015minha estante
Concordo plenamente com você, tanto à respeito do livro e ao filme The Babadook, duas grandes decepções. Sem explicação nenhuma e fiquei me questionado se eu era burro demais para entender gostar desse livro tão cansativo.

ThiagoMD 05/11/2015minha estante
Acho que vocês estão um pouco equivocados. O começo do livro realmente é maçante, mas logo depois das primeiras 50 páginas ele pega ritmo e é possível entender sua narrativa. A história vai ganhando corpo e a constante desconfiança da protagonista de que sempre tem algo prestes a acontecer me fez ficar preso no suspense. Acho certos comentários da sua resenha muito irrelevantes, como o fato do livro conter muito palavrão e cenas de sexo. Isso é um livro, não um programa da Globo. A única coisa que concordo é que realmente a revisão da DarkSide deixou a desejar e também encontrei diversas falhas.

Daiane 30/11/2015minha estante
Acabei de terminar o livro e simplesmente AMEI! Já dei 5 estrelas e tornou-se favorito! Minha edição deve ter sido revista, pois não encontrei erro algum... e, mesmo se houvesse, jamais ligaria para este detalhe tendo um livro tão bem escrito nas mãos. O fato de os capítulos serem alternados entre passado e presente e, ainda, de que o passado regride na medida em que acompanhamos a estória, não foi problema nenhum para mim, porque logo no terceiro capítulo já dá para entender como a autora resolveu desenvolver a trama. De modo algum teria como contar os fatos narrados no livro em uma ordem cronológica lógica, pois a intenção da autora foi a de mostrar como a forma que a protagonista é no presente se deu em virtude de fatos vividos no passado... E se o final fosse contado logo no início do livro se perderia todo seu encanto... Bom, sou suspeita a falar, porque, como disse, estou apaixonada pelo livro e recomendo a leitura para qualquer tipo de leitor!

Andre.Aquino 23/07/2016minha estante
Verdade. mas leu o circo mecânico tressaut? mesma coisa mas pior, gostei dele mas tenho de reler. Onde cantam os pássaros é bem mais tranquilo e minha imersão nele esta sendo melhor. comecei numa segunda e já estou no finalzinho quase.

Dressa Lopes 21/12/2016minha estante
Vim aqui ler algo pra tentar entender melhor, além de massante to achando mó chato! espere que melhore :/

Marcos Fontes 10/03/2017minha estante
Mais um livro da Darkside cheio de erros? Essa editora está primando pelo design e deixando completamente de lado a revisão... Uma pena, pois isso me faz pensar duas vezes antes de investir em novas edições. Ah propósito, "Fábrica de Vespas" tem uma série de erros também!

Monique 09/12/2017minha estante
Bom,nem vou ler todos os comentários pq ainda não terminei de ler o livro,mas gente... por favor,já nas primeiras páginas dá pra perceber que uma parte da história é passado e a outra o presente. Faltou interpretação aí...

Folheando O Tempo 18/04/2018minha estante
Na minha opinião, livros da DARKSIDE são sim livros com direito a palavrão, a cenas de sexo, a sangue, a matança, afinal nenhuma criança vai ler esse tipo de livro. Na primeira linha do primeiro capítulo já tem uma cena cheia de sangue. Não esperar ao menos um palavrão é no mínimo ingênuo. Se fosse um livro que aborda uma história bonitinha, tudo bem reclamar. Mas é um livro pesado, então é meio que "algo a se esperar". E a ordem dos capítulos ou a presença de sexo e palavrão não diminui o teor de NENHUMA obra, vide IT A COISA, de Stephen King, com crianças mandando tomar naquele lugar.
E acho que desistir de ler um livro por causa da opinião pessoal de uma pessoa não é um argumento válido. Eu gostei, outra pessoa não gostou, a opinião pessoal é legal quando cada um forma a sua, e forma-se a opinião lendo por conta própria também. Enfim, é a minha opinião.

Evy 29/12/2018minha estante
Faço minhas suas palavras.

Nath 28/03/2020minha estante
Acabei de ler esse livro agora e também fiquei bem decepcionada com o final.

Jacque 24/04/2020minha estante
Decepcionante.

Kath 18/05/2020

“Sinto o impulso de ficar sozinha, de não dar satisfação a ninguém, a segurança de ser desconhecida e estar longe.”

Jake Whyte é nossa protagonista.
Uma personagem com um passado cheio de acontecimentos sombrios e traumas causados pelas casualidades da vida.
É uma personagem forte, corajosa que na Austrália precisou tomar uma decisão para mudar sua vida e garantir sua sobrevivência – só descobrimos isso do meio para o final do livro.

Foi uma leitura um pouco indigesta e sem sentido. A linha do tempo se alterna muito e isso deixa ainda mais confuso, porém, a edição é LINDA (como tudo o que a DarkSide lança) e o livro apresenta uma cultura diferente – ponto positivo.
Não lerei novamente e só recomendo para quem gosta de leituras mais arrastadas.

Jéssi Lima 17/12/2021minha estante
Exatamente!!!! É linda e perfeita na estante, mas quando vamos ler é só ladeira abaixo hahaha

Mandy (@lendocommandy) 17/12/2021minha estante
Kkkkkkkkkkkkk Sim!

eduarda 30/06/2022

Eu já sabia que a história era contada, nos capítulos
ímpares o presente linear e nos pares o passado retrógrado, o que não ajudou em nada a confusão que foi na minha cabeça. Pra mim o livro não tem clímax nem grande revelações e nem um final. Não fez sentido nenhum, pura perda de tempo.
Gusmão 30/06/2022minha estante
KAKAKAKAKKAKAKA mulher, amo críticas assim.

Tati.Tatiana 30/06/2022minha estante
Também achei muito sem pé nem cabeça esse livro

MelQuezado 30/06/2022minha estante
Tenho esse livro de faz tempo e por causa das resenhas ainda não tive coragem de ler

eduarda 01/07/2022minha estante
nossa gente kkk eu pensei em desistir várias vezes, não desisti pq pensei ?ah vai acontecer algo? mas não kkkkk

Caroline 06/09/2015

:) Comentário
Comecei a ler o livro sem nenhuma expectativa pois estavam falando muito mal dele. Porém acabei gostando. Achei real. Sem nenhuma artimanha para se tornar uma historia de amor de uma garotinha australiana e encantar adolescentes . A vida de Jack passa longe desse estereótipo e foi isso que me cativou. O fato da historia ser contada alternando os capítulos entre passado e futuro é um ponto forte no livro pois nos mostra a historia de um outro angulo. Fiquei com varias perguntas na cabeça até ir entrando mais a fundo no seu passado e descobrindo o porque dela preferir se isolar naquela ilha. A tristeza do livro vem na falta de detalhes dos acontecimentos do passado. Eu queria mais e mais paginas para ler hahaha. Mas no geral é um livro bom. Me peguei comparando a Jack com com Camille (Objetos Cortantes) e Libby (Lugares Escuros) duas obras com personagens principais sendo garotas "problemáticas" da autora Gilian Flynn. E Infelizmente não é um livro que eu possa indicar para todas as minhas amigas. Nem todas vão gostar do que iram ler. Lembre-se sem historinha bonitinha para aquecer o seu coração.

ramysnow 12/01/2016

Incompreendida.
Primeiro de tudo, eu simplesmente amei o livro. Inteiro, desde a capa até o último ponto. A Darkside nunca decepciona em termos de capricho e cuidado na edição, nem na hora de escolher qual história trazer pra deslumbrar seus leitores.

Eu não costumo resenhar os livros que leio pois acredito que o que não falta nesse site são resenhas ótimas e completas, vindas de muitos pontos de vista diferentes e que abrangem praticamente todas as impressões que um livro pode deixar. Porém, o que eu vi aqui foi uma maioria esmagadora de críticas e decepções para uma história que eu achei simplesmente excepcional.
Onde Cantam os Pássaros é um livro incompreendido por não atender ao que todos estão esperando. Quem está esperando monstros ou alguma outra coisa sobrenatural vai se decepcionar SIM, mas quem diz que a história não é aterrorizante está completamente equivocado. O terror psicológico, a culpa que Jake sente e arrasta com ela como uma penitência constante, a espera de uma ameaça que nunca vem, o medo REAL de uma ameaça também REAL me atinge com força tão grande ou maior do que uma ameaça sobrenatural.
Esse livro tem que ser lido com a cabeça aberta para a chegada de uma história autêntica, de uma história que mexe com sensações que outros tipos de terrores não costumam mexer.
A narrativa de Evie Wyld é envolvente e direta, se desenvolve internamente e com facilidade, e quando você nota, o livro já está no fim, o dia já está no fim e você nem viu o tempo passar. Adorei Jake e tudo que a envolve.

E, sinceramente, adoraria ter mais Jake em breve.

Karin 07/10/2022

Impressionante
Gostei muito da história me prendeu do começo ao fim, só não entendi bem a passagem de tempo , mas mesmo assim será um dos meus favoritos

Mateus1074 31/01/2024

Leitura complexa
Foram árduas horas até entender a dinâmica da narrativa, não é inovadora, mas sua complexidade é de se apreciar. No entanto acredito que a autora falhou em ligar os pontos ao cruzar linhas temporais e brincar com a cronologia dos fatos. Gosto da ambientação da história, a vida solitária no campo me seduz, e na minha opinião, Evie é muito boa em criar uma atmosfera de alerta no leitor, algo que contribuiu como motivação para as páginas difíceis. Recomendo "Onde Cantam os Pássaros" para aqueles que apreciam histórias complexas, com abertura a diversas interpretações e uma beleza mórbida e cruelmente descrita.

Wendy 26/12/2020minha estante
Nossa muito obrigada, acabei ele agora, não achei uma leitura ruim, mas no final eu fiquei ??????? Só consegui assimilar tudo por causa da sua resenha

Stefani36 27/12/2020minha estante
Hehe que bom Maria! Esse final é muito doido e acho que isso que me fez gostar muito do livro, pois é uma algo que temos que ficar voltando e voltando e pensando e no final não é sobre alguma coisa sobrenatural, mas sim sobre ser humano...

Lari 30/12/2020minha estante
Que incrível a sua resenha! Parabéns!

Amanda.Andrade 08/03/2021minha estante
Me deu outra visão da história. Parabéns!!!

alexandra.assaf 05/05/2021minha estante
Mas o mistério por trás das mortes das ovelhas não foi resolvido... ou foi? Pq nao vi

Lari 12/05/2021minha estante
Alexandra, isso ficou em aberto mesmo porque o foco não é o sobrenatural ou a morte das ovelhas, e sim, sobre os traumas da personagem principal, sobre como ela lida com o passado e com os seus próprios pensamentos e solidão, entre outras coisas >humanas

Vane Chase 23/08/2020

Extremamente decepcionante
Primeira vez na vida que eu me arrependo de ter comprado um livro já que eu costumo considerar qualquer leitura válida pela experiência e buscar compreender o objetivo do autor ao escrever.
Leitura não fluiu, precisei de três tentativas pra conseguir começar a ler e só porque senti que seria desperdício do meu dinheiro. Narrativa confusa e só após vários capítulos é possível compreender que é narrado em momentos diferentes.
Finalizei a leitura sem entender qual o objetivo do livro, não enxerguei uma construção de personagem válida, não dá pra entender ela e só nos últimos capítulos é possível vizualizar algo de suas motivações.
A narrativa regressiva foi algo interessante e dei uma estrela a mais só por isso, embora eu não tenha considerado que tenha funcionado bem nesse livro.
É confuso, arrastado, sem desenvolvimento e sem final já que não encerra nada.
Deixa inúmeras perguntas sem resposta e não de uma forma agradável, parece mais que nem a autora sabia bem onde queria chegar.
O maior plot, motivo de maior interesse fica sem explicação alguma e acabo me perguntando se ela era louca ou não.
É enfadonho ao descrever como se tosquia uma ovelha, algo que imagino que a maioria dos leitores não estejam remotamente interessados e isso ganha mais importância do que focar no que estava se passando de fato com a personagem.
A sensação é a de que é um livro que não conta nada e não chega a lugar algum.