Coração Satânico

Coração Satânico William Hjortsberg

Resenhas - Coração Satânico

Doardiss 02/04/2023

Que livro incrível. Me surpreendeu muito, pois eu leio ele há uns dois meses, só que não ia pra frente. Mas do meio pro fim ele se tornou simplesmente incrível. Os personagens são maravilhosos, a história é incrível e bem escrita. E o plot???? Nossa, nem se fala. Adorei a junção de um livro de investigação policial misturado com o sobrenatural. É com certeza, um livro que eu desejaria esquecer só pra ler como se fosse a primeira vez. Incrível!!

@aiinulindale 16/11/2019

Tá de parabéns
Me fez de boba do início ao fim.

Eduarda Petry @paginaoito 19/11/2019

Desenvolvimento interessante, mas com escolhas moralmente duvidosas que afetaram meu prazer na leitura
O livro conta a história de Harry Angel, um detetive particular que é contratado por um milionário excêntrico para encontrar o músico Johnny Favorite, que desapareceu depois de uma apresentação em um campo de batalha na Segunda Guerra Mundial. Nessa busca, Harry Angel irá se envolver com assassinatos, rituais satânicos e seguidores do vodu, e irá descobrir que o Diabo não perdoa dívidas.

Harry Angel é o clássico detetive decadente, ex-policial, com uma história pessoal destrutiva e uma moral questionável. No papel de narrador, faz uso de uma linguagem visual e descritiva, sendo essa última um dos fatores que torna a leitura um pouco enfadonha. Por outro lado, é instigante como o mistério se sustenta até a última página, especialmente por não sabermos se as forças que atuam na história são sobrenaturais ou humanas.

Pessoalmente, achei a história original e bem escrita, apesar de os acontecimentos demorarem a se desenvolver. Tive problemas com algumas escolhas do autor, como associar o vodu ao culto satânico; e com um acontecimento específico que eu classificaria como pedofilia e incesto. Até a década de 70, era muito comum livros policiais onde o detetive era um galanteador e as mulheres eram coadjuvantes que existiam somente para cair de amores pelo protagonista (nem precisa ir tão longe, vide Robert Langdon - Dan Brown). Ainda que seja necessário situar o livro em um contexto sócio-temporal, encontrar essas características acaba por afetar o meu prazer na leitura.
Alcione13 12/01/2020minha estante
Mesma sensação.

Maria 17/10/2022

Gente, mas eu tô boba com esse livro. Nem de longe eu descobri o plot, nem sonhei com a revelação. Excelente, mas só recomendo pra quem tem estômago forte pra descrições bem GORE!

Um homem misterioso contrata um detetive pra encontrar uma pessoa. Nisso, o detetive se encontra no meio de rituais, assassinatos e muita doideira!
Rodrigo 28/06/2023minha estante
um dos meus favoritos da vida

Ana Lu 14/02/2020

O livro é muito bem ambientando, em muitos momentos me senti em NY. Tem uma escrita que funcionou muito pra mim, fluiu bem rápido e eu gostei muito do plot twist porém senti falta de mais informações, o livro deveria ter enrolado menos no meio e acrescentado mais coisas ao final mas eu gostei bastante, é diferente do que eu costumo ler e foi uma ótima experiência. Agora quero ver o filme que dizem que é até melhor que o livro.

Pedro 12/05/2020

Entrou no meu top 10
Gente, que livro, que livro! O final é de cair o queixo! Não é uma leitura pra qualquer estòmago, mas vale cada página lida. Darkside arrasa!

Aline Obnesorg 01/08/2020

Magia negra, confusão e gritaria!
Uma história que te prende do início ao fim.
Confesso que na metade do livro, já comecei a imaginar qual poderia vir a ser o desfecho. Mas isso não tirou o prazer da leitura.
A obra carrega em si, bastante ação e movimento, não é aquele tipo de história lenta, o que me atraiu bastante.
Neste livro, o autor retrata o voodoo e as consequências que isso, adicionado à ambição, podem trazer.
E aí, será que seu coração aguenta encarar essa trama??

Arthécia 02/09/2022

Cuidado com Louis Cipher
Fazia um tempinho que queria ler essa obra por causa do FILME! A experiência foi muito boa o autor tem um escrita fluída que prendeu minha atenção do começo ao fim. Angel foi um personagem que me cativou (simples, inocente, buscando a verdade) fiquei apreensiva pela conclusão do seu ciclo mas eu já esperava o desenrolar.

Saulo 03/09/2020

Noir Satânico
No final do livro há uma carta de Stephen King dizendo que era ?Raymond Chandler escrevendo O Exorcista?, e para mim não há definição melhor.
Como romance noir, Coração Satânico é clássico, enxuto, movimentado e impecável. Não conseguimos parar de ler até a ótima reviravolta final.
Mas não podemos lamentar o a maneira como as religiões de origem africanas são mostradas na trama.
Se por um lado eu não gosto de anacronismos e não acredito que escritores são deuses ou sobre-humanos capazes de prever como estará o pensamento de todos 40 anos adiante, a demonização destas religiões - nos dias de hoje - soa estranho. Todos nós crescemos ouvindo histórias sobre ?trabalhos?, magias ?negras?, mas reforçar esses estereótipos sobre crenças e religiões tão atacadas me parece desnecessário. No livro, sobretudo na primeira metade, os vilão os negros praticantes de vodu e o detetive, um homem branco, é o pobre herói nessa jornada pelo mundo maligno cheio de pés de galinha, rituais cruéis, aliás, o pior de todos - realmente me assustou - não à toa se chama ?missa negra?. Mais direto impossível.
Enfim, se você conseguir passar por cima dessas questões e entender o momento no qual o livro foi escrito (eu não consegui de todo), a trama é uma divertidíssima aventura noir. Se você não tem mais estômago para histórias nas quais colocam negros como vilões, sugiro ler mesmo a fonte da inspiração ?Raymond Chandler?.

Andrea.Garcia 01/07/2022

Macabro
O Título do livro já é bastante pesado e sugestivo para o que vamos encontrar no desenrolar da trama. Até os 70% estava achando bem interessante, apesar de conter cenas bem pesadas. Infelizmente não gostei do final, as explicações ficaram bem corridas e não me convenceu esse desfecho.

Ro15 23/10/2020

Um livro com muitos mistérios ....mas extremamente monótono e chato... decepcionante

Ale 09/06/2021minha estante
Não entendi como ninguém reconheceu o Favorite ao longo das investigações. Ethan e Margareth nao tinham tirado ele do hospital?

Ale 09/06/2021

Pergunta pra quem ja leu
**************SPOILERS*************

* Ninguém reconheceu Favorite ao longo do livro? Sei que fez plásticas, mas quando Ethan e Margaret tiram ele do hospital e o deixam na multidão, ele ainda está com a cara enfaixada?
Me perguntei no final: mas que corpo ele está usando? Do Favorite ou do Angel? O do Angel virou comida de cachorro, então só pode ser o do próprio Favorite.
NINGUÉM reconheceu ele? Só o diabo sabia? Achei bem confuso, não fica claro...
Roberta 12/06/2021minha estante
Achei confuso também. Acredito que era o corpo do Favorite. Só não entendi porque o Satanás perdeu o tempo dele com tudo isso. Ele precisava que o Favorite lembrava quem era pra poder cobrar a alma? Por que matou as outras pessoas?

Ale 13/06/2021minha estante
Parece que sim. Li em outro lugar que quando ele fez o ritual e comeu o coração do Angel, o Favorite foi soterrado pela mente do Angel. Aí o diabo acordou Favorite depois pra pegar a alma.
Favorite matou as pessoas sob influencia do diabo, mas ai a mente de Angel tomava o controle e ele nao se lembrava.
Mas mesmo assim é confuso...

Louie 23/09/2021minha estante
Não consegui entender isso de jeito nenhum! Tudo bem, ele fez plásticas. Mas o Favorite era negro e o Angel era branco, não? Quando eles vão na "pregação" do Cypher ele comenta que é o único branco na plateia. Não faz nenhum sentido.

Dri Viana 12/11/2021minha estante
Pelo que entendi:
-Como eles fizeram transmutação de corpos, o Favorite foi para o corpo do Angel e o Angel pro do Favorite. O corpo que eles jogaram para os cachorros era do Favorite mas com a mente do Angel. Mas não deu tão certo assim e as duas mentes ficaram no mesmo corpo, meio que batalhando entre si (o sonho que o Angel teve lutando com o irmão gêmeo, que é bem parecida tbm com a luta que ele teve com o véio rico).
-O Favorite era branco, tanto que um dos personagens da banda do Spider aponta que ele era racista, que ele acreditava que, cito: ?preto dava azar?. E o fato de compararem ele ao Sinatra e tals. Além do fato que na década de 40 nos EUA relações interraciais não eram bem vistas pela sociedade e não lembro se era proibido ainda nessa época, então o fato do Favorite noivar uma grã-fina branca seria um escândalo na época e o pai dela não ia permitir. Penso no favorite como o Elvis ou o Mick Jagger que se apropriou da cultura negra do Blues e fez muito sucesso justamente por ser um branco cantando blues.
-E bem, meu entendimento sobre o fato de que o Diabo estava fazendo ele matar as pessoas é que como o Favorite prometeu a alma dele, o jeito de conseguir a alma seria matando ele. O que o diabo fez foi um joguinho para que o Favorite se lembrasse de quem ele era (para assim a ?alma? do Favorite se assentasse no corpo do Angel) além do fato de colocar ele em uma cilada que, com toda certeza, iria trazer a morte dele (seja pela pena de morte ou pelo assassinato).

Edyane034 30/06/2021

Previsível
É bem interessante, mas meio problemático (com personagens racistas) e um pouco esquisito, mas considerando que é um livro de época faz sentido

E o plot é previsível também não foi muito surpreendente
Mas ser sobre magia negra etc foi o diferencial