Declínio

Declínio Robert Kirkman
Jay Bonansinga

Resenhas - Declínio

Kelly813 30/05/2024

Amo the walking dead e é muito bom ver uma visão diferente da do Rick que a gente vê na serie, tô apaixonada por Lily caul

Lari Andrade 04/12/2021

Arrastado e previsível no começo
Muito descritivo e arrastado no começo. Chato, sendo sincera rs porém depois você consegue entender a nova abordagem que o Bonansinga quer trazer, mostrando mais o lado "humano e sentimental" dos sobreviventes. O meio para o final consegue te prender, mas haja paciência com alguns personagens rsrs

Saulo Barreto 06/08/2018

O Nível continua o mesmo
Desta vez Kirkman deixa a escrita principal para seu parceiro Bonansinga que mantém o alto nível do livro.
Lily Caul continua me surpreendendo com sua força de reconstruir o mundo ao seu redor e de se reconstruir. Novos e intrigantes personagens surgem neste novo recomeço de Woodbury e alguns mais antigos têm o desenvolvimento que merecem.
Após o encontro e resgate de um novo grupo, a todo momento fiquei imaginando o que iria acontecer de errado e de imediato já posso dizer que é bastante surpreendente.
O final mais uma vez deixa aquele ar de quero mais e permanece a vontade de como Lily e seus companheiros de comunidade irão mais uma vez superar as adversidades impostas e se reerguer.

Bradley 29/04/2018

Espiral descendente.
A partir do THE WALKING DEAD VOL 5. DECLÍNIO. Jay Bonansinga passa a escrever sozinho as estórias dessa ótima distopia. Embora neste "primeiro" volume, Bonansinga parece estar tímido e sem jeito e acaba entregando algo um pouco menos denso, para os padrões dessa distopia.
DECLÍNIO é um bom livro, mas nao conseguiu ser tão intenso, brutal, dramático e realmente imprevisível como seus antecessores foram. Mas ainda assim, vale a leitura.

As poucos mais de 300 páginas se mostram uma boa leitura, mas não é excelente ou tem a qualidade de seus volumes predecessores, mas foi bacana e eu até
me identifiquei com a simbologia do Bonansinga, ao invocar um plano de fundo antagônico fanático religioso para expressar os dois vírus que mais acomete as pessoas: o vírus zumbificante e a religião.

O desenvolvimento cheio de tensão na primeira parte deslancha a leitura facilmente
mas quando chega na metade do romance, DECLÍNIO se torna um pouco enfadonho, embora seja até legal ver os personagens em seus momentos cotidianos e de humor e paz de espírito, coisa rara nessa série. Mas não há como negar que é o momento mais fraco do livro.
Porém, a melhor parte fica em suas últimas 100 páginas. Neste momento DECLÍNIO banha tudo em sangue, dor e sofrimento.

Ao terminar DECLÍNIO, fiquei pensando que a estória poderia ter sido muito melhor. Algumas mortes foram desnecessárias e os antagonistas
eram previsíveis com o que queriam fazer.
Mas vale continuar acompanhando a série de livros, pra ver no que vai dar.
Já que o livro 6 é como se fosse a parte 2 deste arco antagônico do Jeremiah.

"Deus está morto e ninguém se importa. Se existir um inferno,
eu te verei lá." - nine inch nails

Jéssica | @jehbreda 09/05/2017

Empolgante
Quando você acha que tudo vai indo bem... começa tudo de novo! Leitura empolgante e envolvente. Apesar de no começo dar uma enrolada, rapidamente você já quer devorar outro e depois outro capítulo!

Maria 16/03/2017

O livro que eu li só porque já havia lido os outros
Comecei a ler "Declínio" com um pé atrás, porque só peguei pra ler por ter lido todos os outros (e sou sistemática, rs). Tem o fato também de que adoro personagens femininas fortes. O livro anterior tinha sido arrastado como os Errantes e a história fraca (como no seriado atualmente). Mas me surpreendi! Esse livro tem muitas cenas de ação, violência bem descrita, nervoso em algumas cenas e até reflexões mais profundas sobre a praga. Mas eu não aguento mais os relacionamentos amorosos de Lilly Caul
(Spoiler)
É o terceiro namorado que morre! Parece que os autores querem arrumar um par amoroso pra ela de qualquer forma, pra que ela fique feliz, e depois os mata pra construir uma personagem cada vez mais cinza e amargurada. Acho um atalho muito fácil e óbvio. Lilly não precisa de um par romântico, ela precisa de munição!
Bradley 16/05/2017minha estante
Se ia ter spoiler na resenha marca spoiler pow

@estantedajulia 21/11/2016

Declínio, The Walking Dead.

[Pode conter SPOILER dos livros anteriores]

“Declínio” é o quinto livro da série The Walking Dead que nos apresenta uma Lilly Caul tentando colocar Woodbury nos trilhos.

O governador finalmente se foi e nossa atual líder, que não se sente confortável com a liderança, se preocupa em criar um ambiente agradável e seguro para todos que ali vivem.

Uma família perturbada por um segredo aparece em seus portões à procura de ajuda. Uma super-horda atraída pela queda da prisão está prestes a cruzar a cidade e o que parece ser um culto comandando por um fanático religioso medonho vai trazer problemas para os moradores da cidade. E ainda temos a descoberta de um misterioso túnel, que ninguém sabe onde poderá levá-los.

Bob ganhou um grande destaque e um bom desenvolvimento na trama. Nosso ex médico tem momentos e ideias grandiosas. E é ele quem irá ficar responsável por guiar Lilly em suas mais difíceis decisões.

Mais uma vez foi provado que o problema não são os mortos, e sim os vivos. Para mim
“Declínio” foi o melhor livro da série, passando a frente até mesmo de seu primogênito. Super recomendo!

Não preciso nem dizer que já estou louca para ler a sua sequencia, “Invasão”.

Para mais resenhas, acesse:

site: https://www.instagram.com/lunaliteraria/

Ana Tomazini 26/06/2016

Ótimo, de tirar o fôlego
Pra quem é fã dos livros da série The Walking Dead e já se aventurou nos anteriores, Declínio traz novamente os residentes de Woodbury em busca de suprimentos para sobrevivência sob a liderança da forte e destemida menina Lilly. As emoções começam quando uma superhorda de errantes caminham rumo à cidade e os residentes se vêem num beco sem saída, tomada as providências pra afastar a superhorda contando com o sacrifício inesperado de uma das pessoas recém chegadas da cidade, tudo começa a entrar nos eixos até que um rapaz chamado Reese chega à cidade e pede uma missão resgate para salvar seus companheiros que estão presos em uma igreja. O resgate é feito usando túneis recém descobertos que permitem que os residentes de Woodbury transitem sem ser percebidos pelos errantes. O povo resgatado é um grupo de religiosos fanáticos que tem por líder um pastor maluco com um plano doente de "salvar" a todos. Bob e Lilly descobrem o plano a tempo e o frustram mas não conseguem impedir a destruição de Woodbury e a morte de muitos dos residentes. Os sobreviventes, a maioria crianças, sem ter para onde ir são surpreendidos com uma instalação improvisada feita por Bob durante um período em que se rebelou contra o pastor fanático.

Santarosa 09/05/2016

Resenha - Declínio
Quando muitos fãs acreditavam que a série havia acabado no quarto volume, veio então o quinto livro, para alegria de todos.
O Governador finalmente se foi e agora cabe a Lilly Caul reerguer e liderar Woodbury, para que se torne novamente um lugar seguro para se viver. Ela se preocupa em criar um ambiente agradável para os demais sobreviventes, mais que para si mesma. Além disso, precisa lidar com luto por ter perdido pessoas que amava e o filho que esperava. A pressão é grande e ela teme falhar com seu povo.
Outros forasteiros aparecem e Lilly se vê dividida, querendo acolhê-los mas com medo de confiar nas pessoas e cometer os mesmos erros do Governador. Teremos a família Dupree, formada por um casal com três filhos, que surgem na cidade desesperados por comida e abrigo. Calvin é o chefe da família, um homem extremamente religioso. Sua mulher, Meredith, esconde um segredo e o filho mais velho, Tommy, está cansado do extremismo dos pais, que atribuem tudo que está acontecendo às forças do céu ou do inferno. A família é acolhida por Lilly, que pede que eles fiquem e ajudem na reconstrução da cidade.
Também conheceremos melhor o pastor Jeremiah James Garlitz, que parece extremamente bondoso e logo ganha a confiança dos moradores. Ele possui o dom da fala, sendo capaz de arrastar multidões. Lilly o convida a assumir o posto de líder da comunidade, pois está cansada de tomar todas as decisões sozinhas. Mas, o que Lilly não sabe é que o reverendo tem planos sombrios e fará de tudo para colocá-los em prática. Aos poucos ele vai se revelando um fanático religioso, um verdadeiro vilão.
Outro personagem que ganha destaque nesse livro é Bob Stookey. Após salvar o governador da morte, ele parou com a bebida, acabou se tornando o medico da cidade, e ganhando respeito e espaço na comunidade. É velho amigo de Lilly e a pessoa em quem ela mais confia.
Por acaso, durante uma expedição em busca de suprimentos, encontram uma rede de túneis de mineração que mais tarde Bob descobriu passar por baixo de quase toda a Geórgia. Eram quilômetros e quilômetros de túneis que podiam ser muito úteis, pois podiam ir a todo lugar sem precisar sair dos muros da cidade. Bob então passa boa parte de seu tempo fazendo reconhecimento desses túneis, explorando e mapeando tudo.
Os ataques zumbis diminuíram, mas agora um perigo maior se aproxima. O tiroteio ocorrido na prisão durante o confronto entre a turma do Governador e o grupo de Rick atraiu uma enorme quantidade de zumbis, que agora se aglomeram formando uma super horda nunca antes vista, que caminhava em direção a Woodbury. Sem armas, sem recursos ou gente suficiente, Lilly e seus amigos não buscavam alguma forma de sobreviver ao ataque.
Ocorrem grandes mudanças na escrita, se comparado aos volumes anteriores, mas o suspense e o terror continuam marcando presença. Quais são os planos do reverendo? Será que Woodbury vai sobrevier a esse ataque? Lilly e seus amigos vão escapar? Os fãs vão adorar essa leitura e ter cada vez mais certeza que, o problema não são os mortos...
Bradley 16/05/2017minha estante
Spoiler

day 27/02/2016

um dos melhores
Depois do primeiro livro ,que deu origem a,essa continuação, esse foi o melhor que li.
Pulsante, cheio de suspense e surpresas.
mais uma vez Lilly provando ser uma líder maravilhosa.
Esse livro me prendeu ,do início ao fim.
Super recomendo.

Larissa @laridallabrida 03/08/2015

A reconstrução, a esperança, a dor.

E a resenha dessa semana é do 5º livro da série The Walking Dead.
Depois de uma pausa na história de Woodbury, voltamos para saber qual será o destino de Lilly Caul a frente da liderança da pequena cidade de sobreviventes.
Tenho um pequeno amor por TWD, a série me conquistou, (mesmo me decepcionando muito ultimamente). Os livros mostram o outro lado, o lado do povo do Governador, onde o grupo de Rick são meros coadjuvantes.
Se você não leu os outros livros, cuidado que tem SPOILERS importantes:
Então vamos lá:

Após a morte de Blake na devastadora tentativa de matar o grupo de Rick e destruir a prisão no 4ª livro, A Queda do Governador Parte 2, Lilly Caul assume a liderança da pequena cidade.
Lutando contra o luto por ter perdido Austin na batalha contra a prisão e por ter sofrido o aborto, o livro começa com Lilly tentando reconstruir a cidade, erguer e fortificar as barricadas, encontrar combustível para os geradores e alimento para o povo, resumindo ela tem um grande desafio pela frente.
"Ao contrário do que diz o velho ditado, o tempo não cura todas as feridas. Com algumas não faz diferença quanto tempo passe, ou quanto se beba, ou com quantos terapeutas se consulte. Geleiras poderiam partir continente e a dor continuaria viva em algum lugar nas câmeras secretas do coração. Para os sortudos, uma cicatriz se forma, e a passagem do tempo acumula mais e mais cicatrizes até que a dor se torne simplesmente parte da constituição da pessoa, parte do que ele ou ela é."

Leia mais no link :)

site: http://www.quatrosentidos.com.br/2015/08/resenha-walking-dead-declinio.html#more
Deah 06/08/2015minha estante
Sou fã da série!!! Depois vou ler os livros também ?

Boo 01/08/2015

Fascinante, como já era de se esperar...
O 5° livro da série TWD foca na personagem Lilly Caul e nos sobreviventes restantes da cidade de Woodbury. De forma geral, o autor do livro usou uma narrativa marcante e uma riqueza de detalhes que impressiona. O leitor fica encantado com os acontecimentos da estória, com o surgimento das possíveis possibilidades de sobrevivência que aparecem no caminho dos mesmos e com o desenrolar de tudo.
Criticamente falando, o livro é fantástico e prende muito aquele que realmente se deixa levar pelos fatos ali narrados, mas com relação a revisão/tradução da editora deixo minha ressalva de que há muito a melhorar, pois algumas palavras foram escritas de modo equivocado e algumas letras ficaram apagadas levando o leitor a um jogo de adivinhação sobre qual o termo original usado pelo autor.
Portanto, apesar disto, recomendo a leitura e finalizo com uma dica de que se por acaso você esta pensando em ler tal livro com a intenção de achar o "Daryl Dixon" no enredo, desista, porque aqui tem coisa bem melhor.
Bradley 22/03/2018minha estante
O personagem Daryl Dixon, foi criado especialmente para a série de TV.
Nem quadrinho, nem.livros