Azul É Para Pesadelos

Azul É Para Pesadelos Laurie Faria Stolarz

Resenhas - Azul é Para Pesadelos

Miss Depp 30/08/2010

Suspense do início ao fim...
Li muito pouco sobre esse livro antes de comprá-lo porque a divulgação é pouca, e é até um pouco difícil de achá-lo para comprar.
Azul é Para Pesadelos foi uma das minhas aquisições da bienal de SP, e tenho que dizer que foi um dinheiro muito bem gasto.
O livro conta a história de Stacey, uma garota mediúnica que sonha com a morte de sua melhor amiga. Como Stacey já teve pesadelos desse tipo e não resultaram bem, ela sofre pra descobrir quem quer matar sua amiga e ajudá-la para que isso não aconteça. A vida de Stacey se complica um pouco mais já que ela gosta do ex-namorado de sua melhor amiga.
O livro tem suspense do início ao fim e dá pra desconfiar de todos.
Recomendo!

Dan 31/03/2011

¬¬
Putz, nunca tinha ficado tão surpreso com os coments de um livro como fiquei com esse. Comprei pq achei a sinopse intrigante e pq achei q seria diferente de tudo quanto eu já havia lido...
Decepção, é a palavra q eu tenho para resumir tudo o q se refere ao livro. O Suspense é fraco e imaturo, os mistérios são toscos e/ou inexistentes e a magia...q magia!! patético. Totalmente ridícula a descoberta do porque da incontin~encia urinária da personagem principal e pra ser sincero ñ houve surpresa nenhuma sobre quem no fim das contas era o vilão da história, qualquer um que tenha o mínimo de experiência em livros de mistério LEGAISjá anota logo de cara só na 1ª cena em que o vilão é apresentado no livro que o dito cujo só podia ser akele...
Enfim, qdo terminei o livro senti que tinha jogado meus 27.90 no lixo, ñ suportei e fui correndo direto num SEBO trocá-lo por um monte de revistinhas da turma da Mônica, que na minha opinião dá de 10 a 0 em " Azul é para pesadelos"..¬¬

Os fãs que me desculpem, mas não deu pra perdoar...acho q to tão surpreso por eles terem gostado qto eles vão ficar por eu ter odiado...
END

Nina 09/10/2010

No blog...

Júlia da Mata 27/11/2010

“Eu conheço o seu segredo” é a frase que está na capa de Azul é Para Pesadelos para quem quiser ler. E agora, depois de ter lido o livro não entendo essa frase. Quem sabe o segredo de quem?? O ‘perseguidor’ sabe que segredo? Stacey não tem nada para esconder, tirando que ela molha a cama em noites de pesadelos. Mas sim, essa é a frase de Azul é Para Pesadelos da autora Laurie Faria Stolaz.

Sonhos, assim como em Wake, é um dos apetrechos que a autora usou para tornar Azul é Para Pesadelos um pouco mais interessante. A historia gira em torno de Stacey, uma garota que tem o dom de prever o futuro em seus sonhos, entre outras coisas mais. Às vezes Stacey, para mim parece um tanto patética para uma garota que é cercada de velas e tem um álbum de família cheio de feitiços de suas antecedentes.

Mas de repente, Drea, a melhor amiga e companheira de quarto de Stacey começa a ser o alvo de ligações e bilhetes anônimos que prevêem a sua morte. Começa ai uma corrida contra o tempo, elas, Stacey, Drea e Amber (a outra amiga das duas) fazem de tudo para saber quem é o perseguidor. De rastrear o telefone dele a ir fundo nas magias de Stacey.

Todos são suspeitos nessa caçada que Laurie nos faz correr. A narrativa em 1ª pessoa, da qual estava com saudades, pois muitos dos últimos livros que ando leio é em 3ª pessoa, nos mostra tudo em antemão pela visão de Stacey, inclusive seus sonhos, até os que ela esquece quando acorda e nos dá aquela confusão de vez em quando. Eu não posso reclamar nada da narração, pois ela foi simplesmente divina, Laurie soube prosseguir a trama sem erro algum. Consiguimos sentir um medo descomunal por Drea, ficamos loucas com as coisas sem-noções de Amber (como ter na agenda do celular o numero telefônico do orelhão do campus e andar sempre com uma lanterna), e até ter uma quedinha por Chad, que na verdade é o ex-namorado da Drea.

Uma coisa que eu não aconselho para quem quer sentir as emoções completamente quando ler esse livro é ir atrás de spoiler enquanto o lê, uma coisa pela qual sou viciada. Sempre busco os spoilers ao ler um livro, só que dessa vez me arrependi e muito. “Eu disse que ia perdera graça” foi o que a minha colega, que me passou o spoiler, disse e aconteceu. Eu achei que ficou estranho ler o livro e quando a hora H chegou e quando meu coração deveria ter dado um pulo ele não deu, pois eu já sabia. Então eu aconselho a NÃO querer saber quem é o perseguidor, senão perde toda a graça do livro.

Mas mesmo assim, esse foi um ótimo livro, aproveitei hoje que o meu modem brincou de fazer esconde-esconde (ele se desconectou do computador e eu não percebi) e terminei esse livro que estava parado. Azul é Para Pesadelo é um livro leve, que foca na perseguição, e não em romances, como a maioria das escritoras de YA de hoje em dia. E se você, assim como a Stacey, tem pesadelos, acenda uma vela azul, pois Azul é Para Pesadelos. E Branco é Para Magia (próximo livro da serie).

Anna C. 11/01/2011

Esse livro é muito bom. A capa, apesar de ser meio feia, é perfeita "ao vivo". A história é legal desde o começo, mesmo com a narrativa se passando no presente(estou acostumada com elas no passado), e estou muito anciosa para a continuação, Branco é para magia.

lfcardoso 29/01/2010

Mistura de suspense e sobrenatural
O livro é uma mistura de mistério com sobrenatural. A protagonista e narradora da história é Stacey Ann Brown, uma garota que está tendo um primeiro ano difícil no colégio interno. Ela não é um exemplo de popularidade, inteligência ou beleza. Para piorar, Stacey é apaixonada por Chad, o namorado de sua melhor amiga Drea. Entretanto, a protagonista possui algumas habilidades especiais: ela pode ter sonhos premonitórios e conhece alguns feitiços.

"Eles são sempre iguais. É sempre noite, e estou numa floresta, procurando Drea. O ruído de seu corpo escondido em algum lugar atrás de mim. Galhos se quebram, folhas estalam. O vento sopra em meus ouvidos, umedecendo meus olhos. E a dor em meu estômago: aguda, crua, implacável. Real."

Stacey começa a ter pesadelos com Drea, que se tornou alvo de um perseguidor psicopata. A protagonista não pode ignorar os sonhos ruins, pois eles são muito reais. Há três anos, Stacey ignorou os pesadelos. Como conseqüência, uma alegre menininha foi morta. Sentindo-se culpada pela morte de Maura, a garota quer a todo custo salvar a amiga. Para tentar descobrir a identidade do perseguidor de Drea, Stacey usa um antigo feitiço ensinado pela avó, que utiliza plantas e velas azuis. A pouca autoconfiança da jovem feiticeira é o principal obstáculo para o êxito do feitiço.

O perseguidor sabe que Stacey quer impedi-lo de fazer mal a Drea. Por meio de telefonemas e bilhetes com ameaças e chantagens, ele tenta afastar a garota de seu alvo. O vilão conhece um segredo que pode acabar com a reputação de Stacey e arruinar as amizades dela. Além disso, Chad não é indiferente aos sentimentos da jovem feiticeira, o que pode abalar a confiança que Drea tem nela e tornar a amiga uma presa fácil para o psicopata.

A tensão da história aumenta com os lírios deixados na porta do quarto de Stacey e Drea. O lírio é a flor que representa a morte. O perseguidor deixa na porta das garotas a quantidade de lírios que indica quantos dias faltam para o encontro dele com Drea. O tempo está contra Stacey. Ou ela descobre a identidade do criminoso, ou sua amiga irá sofrer as conseqüências.

Todos são suspeitos. Drea é uma garota bastante popular entre os rapazes e namora o rapaz mais cobiçado do colégio. Há garotas que poderiam matá-la para ficar com Chad. Entre os garotos poder haver algum admirador que tenha perdido a razão. Além disso, Chad quer terminar o namoro com Drea, mas ela não aceita e fica insistindo numa relação falida. A situação estressa a ambos.

Os pesadelos de Stacey contêm a chave para a solução do mistério da história e a salvação de Drea, mas também rendem alguns sustos durante a leitura. Praticamente não há nenhuma indicação de que o leitor entrou no mundo onírico, o sonho vai se misturando aos poucos com a realidade. Depois que a pessoa que lê toma o susto, a protagonista acorda e a história prossegue normalmente até o próximo pesadelo.

As jovens leitoras irão se identificar com Stacey. Assim como elas, a protagonista se encontra numa fase de dúvidas e insegurança. Também precisa aprender a lidar melhor com seus sentimentos e a ser mais autoconfiante. Os outros leitores também irão tirar proveito da leitura, a autora sabe prender a atenção daqueles que leem a sua história, além de lhes fornecer momentos de sustos e tensão. É pouco provável que alguém abandone o livro antes de descobrir a identidade do perseguidor de Drea.

Veja mais resenhas em http://www.literatsi.com/category/resenha/