Tiros na Noite

Tiros na Noite Dashiell Hammett

Resenhas - Tiros na Noite: A Mulher do Bandido

Luiz Miranda 07/03/2023

Nightmare Town
20 contos raros de um dos maiores mestres do romance policial, Dashiell Hammett, publicados nas pulp magazines das décadas de 1920 e 1930. Rei do hard-boiled, o escritor dá mostras de que tinha também outros truques na manga, aqui tem espaço pra faroeste, submundo do boxe, dramas psicológicos, etc.

São contos bem estrurados, diretos e escritos com certo rigor. Mantém um padrão bom e uniforme (exceção de 2 ou 3) e o mais impressionante, TODOS com final inesperado! Uma aula de plot twist. O desfile de personagens é outra atração a parte, além das tradicionais femme fatales e low-lifes de toda espécie, dão as caras o "durão" Continental Op, o "feio" Alec Rush, o "fleumático" Thin, o "moreno" Guild e, veja só, 3 contos de Sam Spade, famoso personagem que Hammett relutava usar, a despeito dos insistentes pedidos de editores.

Destaques:

1 Cidade Pesadelo: western sobre um forasteiro que chega a uma cidade misteriosa, onde cada morador é uma ameaça em potencial;

2 A Mulher do Bandido: faroeste psicólogico, interessante estudo de personagem sobre uma esposa orgulhosa do marido supostamente criminoso;

3 O Homem que Matou Dan Odams: mais um western, dessa vez sobre um fugitivo da justiça que encontra abrigo na casa de uma mulher solitária;

4 O Assassino Assistente: um caso rocambolesco pro detetive feio e durão, Alec Rush;

5 O Anjo do Segundo Andar: sobre uma ladra profissional que acaba sendo capturada por uma das vítimas;

6 Medo de Tiro: trata de um cidadão que viveu a vida acovardado em razão de um medo patológico de levar um tiro;

7 Quem Matou Bob Teal: questão de honra pro Continental Op, que deve descobrir quem matou um detetive colega da agência;

8 Um Homem Chamado Spade/Foram Tantos a Viver/ Só Podem Enforcá-lo uma Vez: não que sejam brilhantes, mas são as 3 únicas aparições de Sam Spade escritas por Hammett após seu maior clássico, O Falcão Maltês.

Uma boa introdução a obra de Hammett e, de quebra, uma viagem histórica ao coração do policial hard-boiled noir.

4 estrelas

Adecio Chaves 22/10/2023

Leitura agradável
Ultimamente voltei a ler histórias policiais, gênero no qual comecei na literatura, mas que ultimamente estava abandonado.
Eu estava acostumado a livros que se passava no fim do século 19 e início do 20, a exceção foi um do Chandler, mas que não gostei muito.
Essa coletânea é muito boa, tem uns contos melhores que outros, como toda coletânea, mas no geral foi satisfatória, acho que o único problema é o formato, estou chegando a conclusão que contos não é um bom formato pra estória policiais, pois não deixa espaco para criar os misterios e desenvolver os suspeitos.
Dito isso, ainda pretendo ler o segundo volume, principalmente porque tem os casos do detetive do Falcão maltez do qual gostei muito. Para quem gosta de histórias policiais, ou filmes noir, recomendo a leitura.

Fred-73 08/09/2009

Excelente!!!
Sempre que vou à livrarias dou atenção especial as prateleiras dos livros de bolso. Esse livro foi outro que eu comprei sem saber muito bem do que se tratava. Na verdade um ex-professor que gostava de livros policiais havia comentado sobre esse autor, isso há uns 10 anos. Quando vi o livro resolvi arriscar e comprei. Valeu cada centavo, e o melhor, os livros de bolso ainda são mais baratos que os convencionais.
Em relação ao livro em si, é composto por vários contos policiais. Para aqueles que gostam de filmes de mistério, de detetives, enquanto lê o livro o leitor fica com impressão de que foi dali que o cinema tirou muitos elementos dos filmes policiais. É uma ótima leitura!

Danilo Vicente 02/02/2015

Belo exemplar de Hammett
Dashiell Hammett é o mestre do noir. Este livro traz grandes histórias criadas por ele, nao no tamanho, mas na qualidade. A sorte dos detetives aparece quase sempre... mas as histórias valem bastante.

Israel145 10/10/2015

Dashiell Hammett é considerado o pai do romance policial americano, e um dos co-fundadores do gênero noir. Muito além da opus magna do autor, seu best seller “O Falcão Maltês”, Hammett criou ótimas histórias policiais, trazidas pela L&PM na coleção Tiros na noite Vols.1 e 2, selo Pocket Noir.
Hammett é conhecedor profundo do tema por ter sido detetive de uma agência e ter vivido diversas aventuras reais. Sua biografia é permeada de fatos pitorescos e ação à la 007. E boa parte dos seus contos publicados em livros e revistas pulp podem ser conferidas nessa coleção.
O volume 1 traz 9 contos, onde o primeiro, Cidade Pesadelo mostra Steve Threefall, um forasteiro que chega numa cidadezinha barra-pesada e só quer sair de lá vivo (e andando) com sua garota. Mostra uma veia de ação muito bem explorada pelo autor.
Impossível não ler o conto Detetive de Plantão e não imaginar a própria vida de Hammett como detetive. Nesse conto, narrado em primeira pessoa, Continental Op, um detetive genérico (grande sacada de Hammett) da Agência de Detetives Continental investiga um assassinato num dos quartos de hotel. Noir em estado bruto.
A mulher do bandido é um conto tenso mostrando o lado podre de um casal de criminosos e os perigos de uma arma nas mãos de uma mulher ferida.
Curiosamente, O homem que matou Dan Odams, o melhor conto (na minha opinião) não é Noir, mas sim um faroeste bem tenso e com um lado de justiça poética.
Tiros na noite (outro ótimo conto) traz de volta a narrativa em primeira pessoa do Continental OP investigando tiros misteriosos em uma residência de uma família cheia de ódio e rancor.
Outra ótima criação de Dashiell Hammett é o detetive Alex Rush, um típico brutamontes fugido dos filmes noir que aparece no conto Os zigue-zagues da perfídia. Feiura, rouquidão e sujeira são as características mais agradéveis de Alex. Só assim ele sobrevive no mundo pérfido onde investiga seus crimes.
O guardião do seu irmão mostra o submundo do boxe, cheio de agressividade, corrupção e mistério.
O último conto, Duas facas afiadas traz Scott Anderson, chefe de polícia em perseguição num ótimo conto policial com uma veia de ação rápida e estonteante.
Crimes, mistério, sangue e reviravoltas vertiginosas mostram os detetives criados pela mente afiada de Dashiell Hammett, que se esgueiram e se afundam cada vez mais numa rua escura, permeada de poças de lama, onde passos duros arrebentam a calmaria da madrugada. Ou seriam poças de sangue? Essa é a literatura noir de Hammett. Leitura obrigatória para os fãs do gênero.
Fátima Lopes 19/12/2015minha estante
Concordo : o melhor do livro é "O homem que matou Dan Odams". A fala final do protagonista é a chave de ouro do conto.

Moises Celestino 25/06/2023

Obra Póstuma...
São 20 contos escritos e redigidos com criatividade por este célebre autor e pioneiro da literatura policial. Cada um mais intrigante do que outro. Uma obra condensada que certamente agradará os fãs do gênero noir clássico. "Tiros na Noite", é entretenimento garantido!