História de uma lágrima

História de uma lágrima Machado de Assis

Resenhas - História de uma lágrima

Tonha 16/06/2021

Simples e profundo ao mesmo tempo
Uma história curtinha, mas muito bonita e que faz refletir. A escrita de Machado de Assis é impecável, como sempre. Da pra ler rapidinho, e toca os sentimentos.

caspaeletrica 06/03/2022

7.5/10
Talvez o forte de Machado de Assis seja os contos e não os livros em si.... Gostei demais desse conto, os personagens são bem trabalhados, a história também, o fim foi arrebatador e gostei da crítica ao casamento arranjado de uma ótima totalmente diferente. E eu acho que tem uma reviravolta no final, querendo ou não (?), posso estar enganado.

O conto pode se tornar melodramático demais às vezes, mas não deixa de ser um bom conto.

Janaina Edwiges 18/06/2020

História de uma lágrima
Um conto tão lindo, singelo, que nos faz vivenciar sentimentos de amores perdidos.

"Que é uma lágrima? A ciência dar-nos-á uma explicação positiva; a poesia dirá que é o soro da alma, a linguagem do coração. Bem pouco avulta essa leve gota de humor que os olhos vertem por alguma causa física ou moral. É nada e é tudo; para os ânimos práticos é um sinal de fraqueza; para os corações sensíveis é um objeto de respeito, uma causa de simpatia"

@eu_rafaprado 15/11/2022

Conto perfeito
Machado surpreende sempre !
Nesse conto, objetivo e sucinto, entrega tudo!
Qual o significado de uma lágrima ?
Essa é a história de um amor, um triângulo amoroso, a infelicidade de três pessoa ligadas pelo acaso.
Uma leitura que vale muito a pena.

Rammy 15/03/2021

Comovente!
A leitura flui de forma rápida e clara.
Machado de Assis consegue surpreender mesmo em poucas páginas, pois soam de forma profunda.

Fran 18/07/2023

?Eu sou apenas uma vítima depois de ter sido um algoz, inconsciente é verdade, mas algoz cruel daquela alma que podia ser feliz na terra, e não o foi?.

Sem palavras!

Viana 07/09/2023

Piscou, terminou
Bem simples o livro, história clichê? eu juro que esperava mais ??????????????????

Luciano 07/11/2021

Machado é Machado. Como sempre, uma escrita fluida e belíssima. E ainda dá pra ler rapidinho. Vale a leitura.

alice 19/01/2021

quem tiver chorado achar-se-á algum interesse.
O conto narra a história de Daniel, um homem melancólico, abatido, que aparenta ter o dobro dos seus 30 anos e vive recluso da sociedade. Conhecemos o personagem através dos olhos de "P...", narrador personagem sem um nome propriamente dito. Quando visita a cidade Catumbi, depara-se com essa figura descrita como singular, tanto pela aparência madura, quanto pelo comportamento depressivo.

Daniel é alvo de fofocas, piadas de crianças desagradáveis e da curiosidade não só do narrador, mas também da cidade em que reside. No entanto, não abre brechas para que ninguém consiga extrair informações mais detalhadas sobre si, recusando qualquer contato social que não seja suas saídas até o cemitério e ocasionais respostas vagas às perguntas insistentes.

Curioso, o narrador tenta aproximação com o senhor e acaba por conquistar sua amizade, ganhando, consequentemente, a história que tanto anseia por ouvir.

Me sinto satisfeita por essa ter sido minha primeira leitura concluída do ano. Não esperava o que encontrei aqui, mas, honestamente, fui surpreendida de uma maneira emocionante. É um relato sensível, singelo e carregado de emoção. Diz respeito à dor de um homem que não soube ler as entrelinhas, de outro que não teve a chance de lutar por seu amor, e de uma mulher que não conseguiu - e possivelmente não pôde - abrir seu coração.

Daniel, vítima e vilão na própria consciência, definha sozinho em resignação. Seu desabafo é comovente, triste e fatídico, mas a história, mesmo assim, encanta. Revira nossos sentimentos e cumpre com o objetivo primordial da literatura: alimenta a alma.

O trabalho de Machado de Assis com a linguagem é brilhante, como sempre, e permeia os mais profundos lugares da nossa existência. Dessa forma, com apenas 12 páginas, o conto conseguiu se tornar uma das minhas leituras favoritas.

Recomento a todos que já choraram um dia, assim como àqueles que estejam em busca, não de um deserto para o coração, mas da água que renova as forças nas travessias pelos ermos da vida.

Barboza 29/03/2021

Ótimo para arejar.
O conto é curtíssimo, mas propõe reflexões universais que são inerentes à existência humana.

Está saindo de uma leitura difícil ou tendo problemas com um calhamaço? Relaxa, pega esse conto e vai dar um tempo para a cabeça.

Machado de Assis sempre vale a pena.

Ps: como bom estudante de Letras que agora sou, estou me dedicando a ler mais nacionais (clássicos e contemporâneos).

Miti 28/10/2020

Um lindo conto de amor, amor verdadeiro. O conto deixa o interesse permanecer até o fim da história. Pode parecer óbvio o final, mas o tempo todo você não pode simplesmente adivinhá-lo, você precisa ler até o final.

Dani Favalli 05/09/2021

Quando falta palavra eu transbordo
É louco pensar quanto significado tem um lágrima. Quanto sentimento dolorido, quanto êxtase.
Pra mim as lágrimas vêm quando já estou cheia, cheia de amor, de raiva, de medo. Eu transbordo.
Em poucas páginas eu me enchi do sentimento de Daniel. Eu estava com ele na cova dos leões.
Foi amor demais...

Tangerina 08/09/2020

Sem dúvidas, esse se mostrou o meu preferido até então. Tocou meu íntimo, como sem igual.

Aimee.Eduarda 22/03/2021

As lágrimas
Esse conto me trouxe muitas reflexões, a começar pelo título, anunciando que toda lágrima possui uma história por detrás.
As pessoas jugam umas às outras, mas e se ao invés de apontar, nós passemos mais tempo ouvindo suas histórias, perguntando sobre seus sentimentos, querendo fazer parte das vidas umas das outras, e não saber apenas por fofoca, será que assim a vida não seria mais bela?
Por detrás de uma amargura existe uma ferida, e talvez por detrás de uma doença pode haver um coração que se partiu.
E por fim, me fez pensar em como as pessoas que estão enlutadas por terem perdido seus entes queridos, têm suportado essa dor, esse sentimento de nunca mais poder ver ou ouvir, e o pior de tudo, não poder se despedir da maneira que tanto necessitamos, é triste e se casa com a realidade.
Conto lindo, super recomendo.