Hamlet ou Amleto?

Hamlet ou Amleto? Rodrigo Lacerda

Resenhas - Hamlet ou Amleto?

Arya4 12/10/2021

Para jovens curiosos e adultos preguiçosos.
Devo admitir que adorei esse livro. Se tornou um dos meus favoritos desse ano? Sim!
Quem leu Shakespeare sabe qual arcaica e difícil essa leitura pode ser. Quando tentei ler Romeu e Julieta senti isso na pele. No fim,acabei desistindo. Esse livro me mostrou que posso ser capaz de apreciar Shakespeare sim. É uma leitura guiada super dinâmica e leve com interpretações esclarecedoras e que são facilmente compreendidas. O livro oferece o contexto histórico da época e possíveis interpretações para as palavras arcaicas além de toda a explicação poética e filosófica que pode faltar a um leitor(a)mais leigo(a) como eu. No fim,acabei amando e estou admirada com a capacidade de Shakespeare com as palavras. Com uma leitura de Hamlet muito mais fluída e agradável posso dizer com certeza: "que livro maravilhoso".

Camila 14/05/2024

Hamlet ou Amleto
Que livro ruim
Eu tive que ler pra escola infelizmente porque se eu não fosse obrigada a ler eu nao teria chegado nem perto de Shakespeare.
Pelo menos a narração do Lacerda ajudou a entender a loucura irônica da cabeça desse filósofo doido.
gi 14/05/2024minha estante
mds amg sério??? mas tu leu hamlet? ou só esse aí? pq hamlet é mto melhor, super trágico e engraçado, esse aí é só um livro de teoria crítica, é chato mesmo

Camila 15/05/2024minha estante
Nunca li Hamlet sem ser comentado porque eu provavelmente não ia entender nada

Camila 15/05/2024minha estante
Mas vou tentar vai que eu prefiro o tradicional

gi 15/05/2024minha estante
nossa capaz, eu tb tinha o mesmo pensamento, até que eu li e me surpreendi, como é teatro ele é basicamente só diálogos, não tem descrição e nem nada, fica super fluido e a história é divertida demais

Mirela126 03/12/2023

Ser ou não ser?
Eu peguei esse querido na biblioteca da escola no começo do ano passado e só terminei no começo deste ano agora, e eu simplesmente esqueci de fazer a resenha e não tinha notado.

O Hamlet é... Emotivo demais, eu não sei, Shakespeare tem umas ideia maluca né? Quebrei a cuca lendo esse querido, mesmo o autor ajudando, e posso dizer que me diverti muito. Li ao pouquinhos, mas li tudo no final das contas ?.

Achei muito cinema o Hamlet se fazendo de louco, mds muito ator.

Quero muito futuramente ler outras peças.

bella 24/12/2021

Gente, que maravilha de livro!! Depois de ler Hamlet pela primeira vez e de me apaixonar pela obra, comecei a pesquisar para entender melhor e conhecer os detalhes, então vi uma recomendação desse livro, e este foi minha preferência sendo uma leitura acompanhada, mais leve, engraçada e brasileira. E foi tudo de bom!! Se lendo sozinha eu deixava vários detalhes escaparem, com esse livro eu entendi muito mais os diálogos, a trama e o psicológico dos personagens. Rodrigo Lacerda explica em detalhes e de uma maneira carismática e fluída, as falas e ações dos componentes dessa peça clássica, deixando tudo mais profundo, interessante e menos confuso. Recomendo muito!

Lahdutra 16/01/2024

Fez toda diferença na minha leitura de Hamlet
Eu amei a experiencia de ler Hamlet em conjunto com esse guia. Aqui ele faz uma leitura bem humorada do texto, com explicações e contextualizações de todas as cenas. Recomendo demais!

Leila de Carvalho e Gonçalves 11/07/2018

Hamlet Ao Alcance De Todos
Hamlet ou Amleto?" é um desses livros gostosos de ler, fáceis de entender e que você sente vontade de recomendar para todo mundo mesmo antes de chegar à última página.

Seu objetivo é auxiliar o leitor a superar o desafio de entender uma das tragédias mais conhecidas de Shakespeare. Finalmente, acabaram as desculpas, eis "Hamlet" ao alcance de todos.

Logo no início, seu autor, Rodrigo Lacerda, conseguiu me conquistar, elucidando uma dúvida antiga. Por que o príncipe Hamlet não subiu ao trono após a morte do pai? Afinal, quem teve esse privilégio foi seu tio Cláudio e a resposta está aguardando você no Ato 1, "Meu umbigo é o centro do Mundo".

Por sinal, o autor apresenta uma proposta interessante: o leitor deve imaginar que foi escolhido para interpretar Hamlet numa montagem e não tem a menor noção do que se trata a tragédia. Para poder ajudá-lo, Lacerda vai analisar cada ato, cada cena, explicando desde o contexto histórico até o cenário, o castelo de Kromberg, localizado na cidadezinha de Elsimore na Dinamarca, que tive a oportunidade de conhecer e está muito bem retratado.

Dessa maneira, o leitor consegue entender a genialidade de Shakespeare, a amplitude do texto com distintas linhas temáticas que proporcionam múltiplas interpretações, muita discussão e estudos. O livro ainda possui uma sessão chamada "Elogios, críticas, paródias e anedotas sobre Hamlet? que é muito divertida e dá espaço para Goethe, Borges, Freud e Nietzsche. Boa leitura!

Sarah 30/11/2022

Ambíguo
Convém a mim pensar que, se eu tivesse lido no formato de Shakespeare, sem o detalhamento e explicação do Lacerda, eu teria considerado o livro em primeira pessoa.
Porque o Hamlet se faz de espelho, a gente vê o bom e o mal, todas coisas que temos intrinsecamente na nossa pele. E falando de igualdades e circunstâncias, nessas mesmas condições iguais de mal e bem, morremos, paramos de respirar, não há mais sangue correndo em nós, e nada vai lembrar, algum dia, quem a gente já foi, só um resquício... Mas o mundo continua (no caso, quase uma situação de anarquia (se não fosse o Fortimbrás e Horácio aqui)

Luíza 28/06/2015

Passou a ser um dos meus favoritos ??
É um guia realmente muito completo e com vários toques de humor,que facilitam em muito a compreensão desse clássico.Ele explica cada referência e cada fala em um livro muito prazeroso de ler.Se você for ler esse livro,precisa de tempo e abrir a cabeça para uma maratona braba de interpretações de texto.Mas no final das contas vale muito a pena.(O material do livro é muito bom,apenas falando.)

debora968 25/06/2019

Hamlet.
O Rodrigo Lacerda fez uma narração muito divertida e atual que faz o leitor ser um ator que vai interpretar o Hamlet. Servindo de apoio ao texto original ele vai explicando todos os processos, como são interpretadas, as referências em cada cena da peça e até mesmo os anacronismos cometidos algumas vezes pelo próprio Shakespeare. Sem dúvida um ótimo guia para entender a força da poesia dramática de uma das peças mais famosas da literatura mundial.

Na Calzado 06/09/2015

Com um tom leve e informal, como se conversasse com o leitor em uma mesa de bar, Rodrigo Lacerda trata o leitor como um ator que acabou de conseguir o papel de Hamlet, mas ainda não conhece bem o suficiente a peça.
Nesse livro encontramos o texto de Shakespeare traduzido pelo Rodrigo, e entre trechos do texto o autor discute com o leitor alguns detalhes da história, características dos personagens, contexto histórico, detalhes de como eram os teatros da época da peça, posicionamento dos atores, curiosidades... enfim, todo tipo de informação que facilite a leitura e a compreensão da peça.
Esse foi o meu primeiro contato com uma peça do Shakespeare e achei que foi uma ótima porta de entrada. Ajuda a encarar a obra com mais leveza e naturalidade.
Esse livro funciona como uma edição comentada, mas bem informal e gostosa de ler.
No final do livro tem uma lista com obras e filmes de referência além de uma série de citações de outros autores, como Borges e Murakami, sobre o que eles acham de Hamlet.

Saiba mais sobre minha experiência de leitura no blog Literateca

site: https://literateca.wordpress.com/2015/08/03/hamlet-ou-amleto-rodrigo-lacerda/

Vince_Theron 06/05/2024

Tragédia e ?Ser Ou Não Ser: Eis A Questão?.
Livro magnífico e característico de William Shakespeare, com reflexões e tragédias. Um drama formidável para peças de teatro.

Neste livro, William explora a insanidade e o desejo de vingança de Hamlet, com tons poéticos e até sombrios. Uma injustiça e sede de vingança que corrompe-o gradativamente.

Recomendo muito!

Airechu0 02/04/2016

Ler ou não ler? Ler!!!
Todos nós já ouvimos falar de Shakespeare em algum momento, seja por citações e referências às suas obras mais famosas, seja por adaptações das mesmas que nos chegam nas mais variadas mídias, do teatro, aos quadrinhos, filmes e seriados. A influência do dramaturgo inglês na cultura e sociedade ocidental é de uma unanimidade tal, que nunca ter sequer ouvido falar nele é algo inconcebível. Mas convenhamos que ouvir falar é uma coisa e conhecer in loco é outra completamente diferente e é aí que está o problema. Quando soube do lançamento de Hamlet ou Amleto? pela Zahar no começo deste ano fiquei justamente interessado na premissa do livro que é a de apresentar ao leitor iniciante, o universo das peças shakesperianas, preparando-o para enfim ir à fundo nas obras do bardo inglês, ultrapassando as costumeiras barreiras da linguagem e da distância temporal. Devo confessar que esta leitura foi também meu primeiro contato com o texto e uma peça de Shakespeare e que ela não poderia ter vindo em melhor hora!

Ao usar a segunda pessoa para dialogar diretamente com o leitor, Rodrigo Lacerda, o autor e também fã confesso do dramaturgo e sua obra, encarna um preparador de elenco que por meio desta conversa, repassa toda a peça para um jovem ator estreante que está a poucas horas de subir ao palco para interpretar o famoso príncipe dinamarquês e que no entanto muito pouco sabe sobre ela. Essa abordagem de imediato fisga o leitor por evocar uma proximidade com o autor e o personagem e é um dos grandes trunfos do livro.

Rodrigo preocupou-se não apenas em reescrever ou adaptar a peça, mas em também colocar o leitor de hoje em contato com a poesia e os versos originais de modo que podemos perceber a sutileza genial da poesia shakesperiana e toda a emoção que o bardo procurava imprimir em sua peça. Parágrafo a parágrafo, enquanto preparador e ator conversam, lemos os versos shakesperianos intercalados com comentários que abordam desde a narrativa, as características dos personagens, as principais adaptações feitas por diretores ao encená-las, dicas de interpretação para atores e até o comportamento esperado da plateia. Você realmente se sente na pele do ator e de Hamlet e a leitura flui como se realmente fosse um bate bapo descontraído.

A peça se passa na Dinamarca por volta do século XI e fora inspirada num conto folclórico daquele país. Nela, Hamlet, o rei e pai do protagonista, mal esfriou no túmulo e a rainha Gertrudes se casou com seu o ex-cunhado, Claudius. Quem não gostou nada disso foi Hamlet Jr., o príncipe que agora se sente traído pela mãe, tendo que aceitar a autoridade real do seu tio que insiste em chamá-lo de Amleto (e ele o detesta ainda mais por isto!) e que porventura lhe tomou temporariamente o direito de suceder o pai no trono como Rei dinamarquês. Carregando estas frustrações nosso protagonista se depara com uma aparição, o fantasma do seu pai surge no castelo e lhe conta como fora envenenado e traído por Claudius e pede ao filho que vingue a sua morte e ponha a Dinamarca novamente nos trilhos.

A política e o momento histórico conturbado da Dinamarca é o pano de fundo sobre o qual se desenvolve o drama pessoal vivido pelo protagonista. A busca por vingança fará Hamlet Jr. trilhar caminhos tortuosos dentro e fora da corte. Testemunharemos o seu crescimento e amadurecimento ao confrontar com situações que o colocarão em conflito tanto com os outros personagens quanto com os seus valores e idealismos internalizados.

Os diálogos e monólogos mais famosos e filosóficos não apenas estão presentas mas recebem uma análise acurada com o intuito de esclarecer metáforas poéticas, a contextualizar e a familiarizar o leitor atual com as realidades históricas, políticas, sociais e culturais tanto da Inglaterra do século XVII quanto da Dinamarca do século XI, períodos nos quais a peça foi concebida e no qual ela procura retratar respectivamente. Dificilmente eu entenderia a totalidade da peça sem este conhecimento prévio.

Embora aborde o drama e até a tragédia, Hamlet ou Amleto? propicia uma experiência de leitura prazerosa com um tom muito bem humorado, valendo-se de uma linguagem coloquial e próxima, no qual o autor tece comentários sagazes parágrafo a parágrafo sobre as cenas, os personagens e os momentos históricos descritos sem incorrer num pedantismo acadêmico e tampouco numa simplificação desonesta. Seu mérito está em contar um dos maiores clássicos da literatura mundial de forma acessível sem nos privar daquilo que a torna memorável além de despertar a nossa curiosidade e nos preparar para buscar outras peças de Shakespeare.

Não poderia deixar de mencionar o cuidado da editora com a estética do livro, que além de uma das capas mais bonitas da minha estante também possui uma linda ilustração na folha de guarda que eu associo às flores colhidas e distribuídas por Ofélia, a namorada de Hamlet, na peça. O livro conta ainda com uma lista de referências literárias e filmográficas recomendadas pelo autor, além de algumas notas em que famosos como Murakami, Borges, Nietszche entre outros tecem seus comentários, elogios e críticas variadas a Hamlet.

Você até pode continuar se perguntando Ser ou não ser? mas nem ouse duvidar quanto a Ler ou não ler?. Seja você um jovem curioso ou um adulto preguiçoso, Hamlet ou Amleto? é um livro que vale a pena conhecer!

site: http://www.multiversox.com.br/2015/09/hamlet-ou-amleto-shakespeare-para.html
Vicente Tavares 05/04/2016minha estante
Uau, gostei do seu texto. Deu vontade de ler.

Airechu0 05/04/2016minha estante
Valeu, Vicente! :D

With love, leh 07/09/2017

Proposta diferente
Rodrigo Lacerda adapta Hamlet para uma versão bem diferente onde ele fala como se voce fosse encenar sendo o próprio Hamlet em uma peça, a proposta é bem criativa e da certo, já que desse modo ele consegue não só expressar bem os sentimentos de Hamlet mas também explicar alguns acontecimentos do livrooclasdico e nos prender a leitura com um vocabulário mais simples

Lage 03/04/2022

Hamlet
" Ser ou não ser? Eis a questão. "

O de mais interessante nesse livro , além da história, é certamente poder descobrir um shakespeare , muito além daquela imagem que temos, de um homem segurando á uma caveira , e dizendo á tão famosa frase.

Mas sim um Shaskespeare , mais simples, de uma linguagem de fácil entendimento,com erros e acertos, e uma história incrível por trás.

Carlinha 26/07/2023

Que livro bom!
Não poderia ter começado melhor a leitura das obras de Shakespeare. Estava receosa de me sentir manipulada por estar lendo uma adaptação, só consigo confiar em textos integrais, descrendo ainda mais quando é alguém me descrevendo como foi a história. Mas o Rodrigo atraiu a minha confiança, me fez rir com umas piadinhas, dando vários pontos de vista sobre as cenas, inclusive apontando anacronismos na escrita de Shakespeare, poupando umas 3 horas ? ou mais ? de pesquisa (que eu provavelmente iria acumular). Não estava esperando me prender tanto nesse livro, mas adorei.