Alguém para amar a vida inteira Roniwalter Jatobá de Almeida

Resenhas - Alguém para amar a vida inteira

Eduarda.Segatti 19/11/2020

Ao mesmo tempo que é um romance a história consegue te encantar e te fazer sofrer, a ambientação foi um choque para mim, as dificuldades da vida dos dois é algo bem forte de se ler. Mas eu gostei da história

luizinho 19/11/2021

alguém para amar a vida inteira
a leitura foi muito cansativa, mas não tão ruim quanto eu estava esperando, achei a forma como o eu lírico conta a história bem confusa...

nickyeomie 29/06/2023

Desafio 5 livros em 5 dias - 3/5
Nossa, esse foi o livro mais difícil de terminar de ler. Apesar de ser curto, é muito monótono e, devo admitir, não faz o meu estilo. Só terminei por causa do desafio, e não pretendo ler nunca mais ?

R o s e 03/12/2020

Alguém para amar a vida inteira
O livro conta a história de Jacinto e de sua família, que decidem morar em outro bairro na cidade de São Paulo em busca de melhores condições de vida e de trabalho. A partir disso, nos debruçamos sobre a vida e as angústias de Jacinto.

A narrativa apresenta os capítulos sob o ponto de vista de vários narradores que vamos conhecendo a cada capítulo. Com isso, temos os fatos sucedidos de maneira não linear, pois se desenvolvem com retrospectivas, cortes e com rupturas do tempo e do espaço em que se desenvolvem as ações.

A literatura do autor Roniwalter Jatobá é histórica e, muito mais do que um romance, como sugere o título, o livro nos revela traços da população brasileira. A ida de Jacinto e sua família em busca de melhores condições faz-nos lembrar da história dos nordestinos, que buscam por cidades na região sudeste para melhorar de vida.

A maior parte da história se passa no início dos anos 70, período bem conhecido por nós brasileiros: a ditadura militar. Apesar do autor não citar diretamente, ou deixar subentendido esse período no livro, há partes que nos revelam que Jacinto viveu tensões desse período, como quando Jacinto presencia greves que estão acontecendo na fábrica, ou quando Emília Emiliano, sua namorada, quer que ele distribua panfletos de greve na fábrica em que trabalha.

Emília Emiliano é uma personagem central na história, afinal, é por ela que Jacinto decide sair de São Paulo para ir à Bahia. Sofre abusos quando menina e decide ir em busca de respostas sobre o seu verdadeiro pai. Se Jacinto apresenta-se como um jovem que não sabe bem o que quer, Emília vem para nos revelar uma mulher forte, decidida e que não tem medo de lutar pelos seus.

Marianny17 24/12/2021

Alguém para amar a vida inteira
Jacinto se muda de Osasco para São Miguel, morando perto do rio Tietê, e desde o início mostra as dificuldades financeiras de sua família.

Um livro breve e intenso, representando a vida difícil de um trabalhador, e se apaixonando por uma mulher

Karina599 01/06/2022

Alguém para amar a vida inteira
Eu só li esse livro porque a escola mandou , no livro conta a história de Jacinto e o autor poderia ter trabalhado mais na história da protagonista
E um livro pequeno eu terminei em 2 horas e é isso

Esther.Cipriano 21/12/2023

Não tenho palavras suficientes pra descrever
Foi a leitura mais diferente que eu ja tive até agora. Comecei a ler esperando um foco muito grande no romance, eu ja tinha uma noção que seria de uma forma realista por conta da época que se passa a história, mas não esparava que seria MUITO BEM REALISTA.

Uma coisa muita única no livro é que em cada capítulo tem uma perspectiva diferente de narração. Uma hora são os próprios personagens que narram os seus acontecimentos, outra hora é um narrador observador e outrora o livro te coloca como sendo o Jacinto e te trata como se fosse ele, achei isso muito criativo e diferente (não sei explicar muito bem, só lendo o livro p entender).

Em relação a história confesso q fiquei meio confusa com o objetivo do livro, mas acho que é porque eu n tenho costume de ler esses estilos de livro, ent provavelmente se eu reler eu vou absorver muito melhor os acontecimentos.

É uma leitura rápida, atrativa e objetiva, sem enrolação ou detalhamentos desnecessários. O autor consegue te trazer pra dentro da história e você começa a sentir um apreço e ao mesmo tempo uma tristeza pela realidade vivida pelos personagens. Amei o livro

Dica: quando terminar de ler o livro, volte e releie o primeiro capítulo, fiz isso e entendi melhor o final

Lily<3 09/01/2024

?Alguém para amar a vida inteira?
Esse livro foi uma recomendação da escola e eu acho que foi um dos primeiros livros realmente bons que ela passou KKKKKKKKKKK

???????

Biblioteca Álvaro Guerra 01/02/2019

Nesta narrativa breve e intensa, Roniwalter Jatobá trata da educação sentimental de Jacinto, da infância numa favela em Osasco à vida adulta no bairro de São Miguel, em São Paulo. A cada capítulo, um ponto de vista diferente, o que faz de "Alguém para amar a vida inteira" um texto inteligente e desafiador.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788538594291

Eduarda Sampaio 24/03/2020

Da simplicidade a importância impar.
Jacinto em um dia de sorte, trem cheio, clima nublado de poluição, conhece Emília Emiliano, e não dava para ser diferente logo começa um grande romance entre os dois. No início Jacinto não entendia a importância das histórias contadas por Emília Emiliano e achava tudo aquilo uma espécie de politicagem, “coisa de comunista” como diria seu pai. Da simplicidade a importância impar do livro “Alguém para amar a vida inteira”, o livro se passa no final da década de 60 em São Paulo no distrito de São Miguel, a vida de Jacinto e seus pais João e Elvira nos mostra apenas nas entrelinhas a forma que a repressão política e social assolava o país em plena ditadura mas nos mostra de forma clara a forma desumana de trabalho das fábricas do Brás. Jacinto desde os 16 aprende que não há opção para ser alguém na vida além do trabalho nas prensas. Pois se seu pai era operário e o que mais poderia ser Jacinto? Apesar da vida pacata de casa, apito da fábrica, condução cheia as 4 da manhã, casa e trabalho, ele encontra tempo para viver aquele amor, mas não imaginava que Emília Emiliano mexeria bem mais do que com seu coração.

fernanda :) 23/04/2020

Legal
O livro é bom, mas confesso que minhas expectativas eram altas e me decepcionei um pouco.

Mabi Sá 06/01/2023

O título desse livro!!!
2014
Gosto de todo o desenrolar, mas aquele final: ???. Simplesmente sem compreender como o protagonista desenrolou seu destino. Mas é uma boa leitura de qualquer forma.