Bismarck

Bismarck Jonathan Steinberg

Resenhas - Bismarck: Uma Vida

Krisley 05/03/2019

Como Jonathan Steinberg diz na introdução, o objetivo dessa biografia é explicar como Bismarck exerceu seu poder pessoal, e usa para isso relatos das pessoas sobre quem esse poder foi exercido, lançando mão de diversos discursos, diários, cartas e outros registros de quem conviveu com o Chanceler de Ferro.

O livro é sobre o homem Bismarck, sua personalidade, suas contradições, sua hipocondria e sua sede de poder. Os acontecimentos históricos obviamente são mencionados, mas o autor não fica explicando detalhadamente o que acontece e sim como Bismarck lidou com esses acontecimentos. Acho que essa obra é mais indicada (e será melhor aproveitada) para quem já possui um certo conhecimento da história dos Estados alemães, da relação com o Império Austríaco/Austro-Húngaro, da Guerra Franco-Prussiana e da Unificação da Alemanha.

O autor consegue passar uma boa visão geral do pensamento aristocrático alemão (e principalmente prussiano), do militarismo, das raízes e do crescimento do antissemitismo e de outras várias características da sociedade que seriam exponenciadas no século seguinte. Apesar de em alguns momentos apresentar repetições e em outros ser breve demais, o texto tem um conteúdo riquíssimo e possibilita uma compreensão muito mais profunda da Alemanha na virada do século XIX para o século XX.

Para uma edição que tem preço de capa de R$ 113,00 (1ª Edição, 2015, capa dura), a Editora Manole deixou a desejar na qualidade editorial, há diversos erros de digitação e resquícios de tradução não revisados como “essa ideia tinha vindo veio de Bismarck”. Além disso, não colocaram as 27 imagens presentes na edição original da Oxford University Press, que realmente acrescentam ao conteúdo da obra, e ainda esqueceram de remover uma referência no meio do texto de “[ver figura 18]”.

Há três mapas no início do livro, mas um apresenta escala muito pequena com muita informação, dificultando muito seu entendimento e dois apresentam legendas em escala de cinza com diferença praticamente imperceptíveis (são os mesmos mapas da edição americana).

Tiago 26/07/2022

Muito bom mas possui falhas
Gostei bastante do texto mas preciso apontar dois pontos negativos: o primeiro é que o autor abusa do uso de cartas como recurso narrativo. Isso deixa o texto bastante cansativo em muitos momentos. O segundo ponto negativo é a falta de contextualizaçao. Em pouquissimos momentos o autor aborda os principais acontecimentos do mundo como moldura. Fica meio complicado entender o que estava acontecendo na epoca em que Bismarck viveu. A narraçao foca demais no eixo Prussia-Austria e fica a sensaçao de que a Alemanha se moldou apenas em torno desse eixo. Com excessao do crash economico de 1873 nao encontrei nenhum outro evento historico, fora da vida de Bismarck, que tenha sido abordado pelo autor. Faltou abordar o papel das artes alemas no contexto politico.