Contos de Outros Cantos

Contos de Outros Cantos Ottavio Lourenço

Resenhas - Contos de Outros Cantos

Carlos Paredes 12/01/2016

Contos de Outros Cantos – Ottávio Lourenço na Curitiba trevisaneana
Resenha de Daniel Osiecki - Terra Incógnita - Edição de julho de 2015 do Jornal Relevo página #31

No ano do nonagésimo aniversário do maior escritor curitibano, o balanço geral de bons contistas é muito positivo. Nada melhor do que honrar o nome de Dalton Trevisan, mestre de muitos escritores, celebrando uma ótima safra de jovens contistas curitibanos que produzem trabalhos relevantes no cenário local. É certo que ainda carecemos de um movimento editorial com abrangência nacional, o que não significa que o trabalho intelectual produzido aqui não seja relevante. O próprio Dalton é o maior exemplo disso, sendo reconhecido no Brasil e no exterior.

Dos nomes menos conhecidos e ainda produzindo trabalhos na Curitiba underground, destacam-se Homero Gomes, ReNato Bittencourt Gomes, Luiz Felipe Leprevost, Otávio Linhares e minha mais recente descoberta, Ottávio Lourenço. Com trabalhos publicados em periódicos virtuais e impressos pelo Brasil afora, Ottávio Lourenço publicou seu primeiro livro, “Sombrio e Tropical” em 2013. Músico, filósofo e escritor, nasceu em Curitiba. É vocalista e compositor da banda Choke.

Seu mais recente trabalho, “Contos de outros cantos” (Encrenca – Literatura de invenção, 2014) é um volume de contos inspirados em filmes de Alfred Hitchcock, ambientados, em sua maioria, em Curitiba. Não na Curitiba de cartão postal “para inglês ver” que tanto irrita o vampiro, mas em uma Curitiba sombria que em alguns contos lembra a velha Curitiba trevisaneana como um arquétipo de cidade. Destaque para o último conto do livro, “Corvídeos”, baseado no filme “Os pássaros”, de 1963. No conto, a protagonista Melanie viaja a Curitiba para encontrar Michel Brenner, e quando chega à capital paranaense fica sabendo de fatos estranhos: pássaros começam a atacar as pessoas (como no filme de Hitchcock).

Durante vários textos de “Contos de outros cantos”, Lourenço se utiliza com frequência da técnica descrita por António Cândido em “A personagem de ficção” como personagem real-ficcional, ou seja, personagens fictícias às quais são atribuídas identidades diferentes de suas origens.

Outro conto que merece destaque é “O medo é um lugar para viver”, inspirado em “Psicose”, de 1960. O conto narra a trajetória de um ator curitibano, Denis Langres, um verdadeiro prodígio do teatro local, camaleão nos palcos que, de fato, vive a vida dos personagens que interpreta. A cada mudança de personagem, Denis também se metamorfoseia física e intelectualmente. Em alguns momentos, lembra o clássico filme de Woody Allen, “Zelig”, no qual o protagonista interpretado pelo próprio Allen adquire formas e personalidades diversas ao longo do filme. Tudo parece ocorrer bem até Denis Langres assassinar uma jovem loira. Langres estava interpretando Norman Bates e a partir desse ponto o protagonista é submetido a vários processos freudianos (muito bem usados por Lourenço) até o final da narrativa.

Outros contos como “Janela indiscreta”, “A dama oculta” e “Carnaval no Centro Cívico” também merecem destaque e são a prova de que Ottávio Lourenço é um contista nato. Assimila muito bem a técnica da narrativa curta e explora ideias densas no universo da ficção. Seu trabalho em “Contos de outros cantos” é árduo, pois os contos que compõem o livro não são meras histórias recontadas ou baseadas em filmes de Hitchcock; o autor recria elementos, situações e todo um universo sombrio hitchcockiano em uma Curitiba trevisaneana.

site: http://issuu.com/jornalrelevo/docs/relevo_-_julho_de_2015/31
Nathy Høeg 02/02/2016minha estante
Excelente!

L.Almeida 26/04/2016minha estante
Altamente fixe.

Arthur 16/07/2018minha estante
excelente resenha!

Caetanorodrigo 20/03/2021minha estante
Com certeza irei ler ótimo escritor muito bem recomendado

Silvano 25/07/2016

Três perguntas para Ottavio Lourenço - Simone Magno Blog rádio CBN
O curitibano Ottavio Lourenço está lançando Contos de outros cantos (Encrenca), com histórias inspiradas em filmes de Alfred Hitchcock, mas ambientadas na capital paranaense. Além de escritor, ele é vocalista da banda metal/hardcore Choke.

SM – Por que um livro de contos inspirados em filmes de Hitchcock?

OL – Eu sou fã e apreciador do trabalho do A. Hitchcock, de modo consciente (risos) desde minha adolescência, e muitos filmes em diversos e diferentes períodos estiveram presentes em minha vida nos momentos de criação, ou simplesmente observação e entretenimento cinematográfico. Porém, nos últimos cinco anos estive mais próximo das obras do Hitch, e toda a influência perceptível do expressionismo alemão, dos elementos psicológicos e filosóficos presentes em seus filmes me despertou o interesse em fazer o caminho inverso que o mestre do suspense fez quando da adaptação de vários livros para o cinema.

SM – Curitiba é fundamental para sua literatura?

OL – Em certa medida sim, é um local que é uma referência para mim, e refiro-me não somente a uma questão geográfica… Mas, aos costumes, e a identidade multicultural presente em Curitiba. Simultaneamente, quando escrevi sobre determinados locais e situações que se passam por aqui, penso que os leitores também identificam-se e transmitem isso para o seu local ou cidade.

SM – De que forma a música e a filosofia se misturam com o que você escreve?

OL – Estão presentes! E são elementos indispensáveis em minha escrita. Da música vejo que tenho a influência principalmente no ritmo e densidade; algo que considero muito evidente em um texto que tenha a pretensão de tocar a pessoa interessada em lê-lo. E a filosofia está caracterizada nos personagens e ambientes, elemento que é principal para consistência e profundidade em que escrevo.

site: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:RO6C1HT6qhEJ:https://simonemagno.cbn.globoradio.globo.com/2015/04/22/tres-perguntas-para-ottavio-lourenco/+&cd=20&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

Andreia 25/07/2016

Filmes de Hitchcock inspiram escritor curitibano
Luiz Fernando Cardoso - Literatsi
Filmes de Hitchcock inspiram escritor curitibano
No livro Contos de outros cantos, Ottavio Lourenço mistura personagens e situações dos filmes de Hitchcock com o ambiente urbano de Curitiba

O escritor curitibano Ottavio Lourenço se inspirou nos filmes do cineasta inglês Alfred Hitchcock, considerado o mestre do suspense, para escrever os 11 contos do livro Contos de outros cantos (116 páginas, Encrenca, R$ 28,00). Entre os filmes que serviram de inspiração estão clássicos como Janela indiscreta, Os pássaros e Psicose.

A maioria das narrativas de Ottavio Lourenço se passa na cidade de Curitiba. Personagens e situações vistas nos filmes Hitchcock se misturam aos costumes e lugares típicos da capital paranaense. No livro há ainda uma filmografia com a sinopse dos filmes que foram citados ou serviram de bases para os contos.

site: http://www.literatsi.com.br/noticia/filmes-de-hitchcock-inspiram-escritor-curitibano/

Star Feenyx 13/06/2022

MARAVILHOSO!
Olá minhas estrelas, tudo certinho com vocês?
Te trouxe esse livro magnífico para te apresentar, espero que goste.
TÍTULO: Contos de Outros Cantos

GÊNERO: Ficção/ Filosofia/Reflexivo/Contos

AUTOR(A): @ottaviolourenco

N° DE PÁGINAS: 116

NOTA: 5 (MARAVILHOSO)
RESENHA:

"Contos de Outros Cantos", é uma meditação guiada pelas situações retratada ao leitor. Nele encontramos o equilíbrio dos sentimentos e o raciocínio, entre um conto e outro, nota-se o quanto a obra é recheada de aprendizado.

A publicação estabelece uma visão totalmente harmoniosa com as inúmeras indagações em que viajamos durante a leitura. O literato sabe passear na mente do legente de forma intensa, simples e calma. Os detalhes descritos em todo o livro é a ponte para esse sucedido trabalho.

Esse exemplar carrega um peso incalculável para a vida, com ele aprendermos diversas lições. Adotamos o amor, compreensão, respeito e a gentileza. Absorvemos todo o cuidado com a vida, atitudes, o ambiente que convivemos e a empatia com o próximo. Todo esse conjunto é uma mega aquisição que recebemos da obra e seu criador.

Uma escrita agradável, intensa e muito linda, é como descrevem os leitores de Ottavio. Uma chuva de reflexão e muito autoconhecimento, um banquete para aqueles que buscam livros de motivação e inspiração. Parabenizo o autor dessa obra por toda essa riqueza de cuidado e dedicação para o leitor, desejo muito sucesso em seus projetos.
-----------------------------------------------------
#starlovers #starfeenyx #Starlendo #Starconhecendo #aquisiçõesdastar #livroamigo #escritoresbrasileiros #autor #curtidas #curtecomentacompartilha #seguidoresnoinsta #segueai #curteai #engajamento #salvaapublicação #seguidoresreais #autora #literaturabrasileira #literatura #vemler #mundodoslivros #likes #follow?e #ottaviolourenço #contosdeoutroscantos