Escrevendo Curtas

Escrevendo Curtas L.G. Bayão

Resenhas - Escrevendo Curtas

Vitu 07/01/2023

inspirador
esse livro serve para colocar os pingos nos is, caso você tenha noções de escrita de roteiros. eu já tive aula de cinema na faculdade, mas muito superficial, e essa leitura me serviu para esclarecer algumas dúvidas. chega até a ser inspirador! quase me deu vontade de escrever um roteiro de curta.

um insight aleatório que eu tive foi sobre a supervalorização de artistas internacionais em comparação aos nacionais. as atuações de fora parecem melhores porque elas representam uma realidade que nós não conhecemos, ou melhor, só conhecemos através do que nos contam. é mais fácil criticar um ator nacional que interpreta um personagem suburbano, visto que grande parte das coisas que ele vive eu também posso viver, e, assim, eu sei onde ele erra na hora de contar essa história. um filme de ação policial norte-americano pode colocar fuzis e carros explodindo para uma simples perseguição e todos irão aplaudir, mas se pegar uma cena de novela que contenha os mesmos elementos, vira meme, pois sabemos que não passa nem perto da realidade da atuação das policias no nosso país.

Reuel 26/01/2015

um curta resumo
O Livro é fiel em sua proposta de ser uma introdução a linguagem cinematográfica do curta metragem. Com sucintos conceitos da escrita do roteiro, abre a mente para quem gostaria de se aventurar a ser um escritor de curta.