Introdução aos estudos literários

Introdução aos estudos literários Erich Auerbach

Resenhas - Introdução aos Estudos Literários

Wallas Felippe 14/06/2016

Introdução aos estudos de filologia romana
"Introduction aux études de philologie romane" - Um texto escrito destinado aos estudantes de Letras da Universidade de Istambul para substituir uma apostila é de surpreender pela genialidade, simplicidade e de fácil leitura. Este livro me deixou surpreendido por ter tanto conteúdo em menos de 500 páginas; afinal, trata-se de uma Introdução, e o autor soube escolher perfeitamente os temas a serem tratados para a iniciação dos Estudos Literários. É um livro perfeito para quem amo o estudo da origem das línguas, particularmente as românicas, mas trata-se de uma introdução da filologia nos estudos de literatura, isso para que haja uma compreensão maior da história da literatura e de seu desenvolvimento no Ocidente.

Sem dúvidas eu recomendaria este livro para aqueles que querem começar a estudar literatura e sua história. Comecei a ler esta obra enquanto estava lendo o livro 5 da História da Literatura Ocidental, de Otto Maria Carpeaux, e percebi como é rico esta introdução de Auerbach. Me tirou várias dúvidas a cerca da linha histórica e desenvolvimento da literatura, principalmente por focar mais na filologia das línguas que se originaram do latim vulgar; passei a ler com uma visão histórica/filológica maior a obra do Carpeaux.

Falando sobre Otto Maria Carpeaux: é incrível o paralelo entre ele e Erich Auerbach, e não digo só no que escreveram, mas também na vida, no destino que tiveram. Auerbach, alemão de origem judaica, foi para Turquia fugindo dos terrores da Segunda Guerra. Carpeaux, austríaco de origem judaica, foi para o Brasil fugindo dos terrores da Segunda Guerra. Dois grandes críticos literários que viveram a literatura, que amaram os países que os acolheram, dois destinos traçados sem nem mesmo se conhecerem.

Sem dúvidas recomendarei este livro para diversas pessoa que querem iniciar nos estudos literários.

Leandro 03/02/2022

Um livro essencial para o início nos estudos literários: ele inicia apresentando os principais campos de estudo, faz uma genealogia das línguas românicas e faz um retrospecto dos principais movimentos literários nessas línguas, com maior enfoque no Francês.