As coisas que perdemos no fogo

As coisas que perdemos no fogo Mariana Enríquez

Resenhas - As coisas que perdemos no fogo

Tati 11/09/2017

Os contos desse livro se encaixam perfeitamente no que Freud chamou de "Unheimlich", o estranho que inquieta por ter algo de muito familiar. A sensação de medo que tive ao ler o que Mariana escreveu foi essa, de algum medo muito primário, infantil até - mas não são essas as sensações mais assustadoras? São pequenas histórias independentes entre si mas que guardam muitas semelhanças e algumas obsessões da autora: casas assombradas, crianças deformadas, lugares insalubres, corpos magros e desnutridos, loucura. Como todo bom livro pode ser lido com várias chaves e, além do terror, destacaria a política. Li em algum lugar que os contos de Mariana trazem à tona uma Argentina diferente da que estamos acostumadas a ver nos escritores mais conhecidos e tive também essa sensação. Ela escolheu lugares fora dos grandes centros para ambientar suas histórias e traz dentro da sua escrita todo o peso de esquecimento social que esses cantos carregam.

Meus contos favoritos: A casa de Adela, O quintal do vizinho, Sob a água negra e o conto que dá origem ao nome do livro, As coisas que perdemos no fogo - um conto doído mas interessantíssimo para pensar o feminicídio. Aliás, a maioria dos contos traz personagens mulheres como protagonistas e a violência presente nos papéis que elas ocupam também é uma chave de leitura para ser levada em conta. Sem condescendência e sem transformar essa violência em fetiche como é o caso de outras narrativas.

Os primeiros contos me lembraram um pouco o Cortázar na estranheza dos finais principalmente. Eles acabam literalmente do nada e com aquele gostinho de tem muita coisa por trás aí que eu vou precisar pensar bastante para começar a entender. Mas do meio pro fim as pequenas obsessões que falei anteriormente ganham um corpo que, pelo menos a meu ver, carregam uma assinatura muito própria da Mariana.

olivkholin 24/10/2023

Poderoso, envolvente e assustador.
Neste livro, existe uma linha tênue entre o terror e a realidade, e você não vai saber diferenciar qual é qual.

A realidade, assim como o terror, nos persegue, nos assombra e não nos deixa fechar os olhos à noite. A realidade está presente em cada detalhe da narrativa e é nela que contextos sociais são inseridos: ditadura, preconceitos, crimes, pobreza, relacionamentos abusivos, violência policial, violência contra às mulheres, etc.

Aqui, o que assombra não é necessariamente o terror irreal (mesmo que esteja presente na narrativa), mas o terror real, aquilo que você sabe que realmente existe e que realmente faz parte das nossas vidas e que, uma vez ou outra, vivenciamos. A autora trabalha bem essas questões e consegue inseri-las perfeitamente durante uma história que traz um horror assustador, surpreendente e desconfortável.

Recomendo.

Gael3805 24/01/2024

Terror latino
Eu gosto principalmente do terror provocativo desse livro. Não é um terror que vai jogar um bicho na sua cara pra te assustar, é um terror à espreita, que se insinua pro leitor, em situações tão corriqueiras e familiares que incomoda por isso.

Gosto também da forma como em poucas palavras a autora consegue criar uma ambientação e contextualização de personagens de forma tão boa.

Como sempre acontece em livros de contos, tem histórias ótimas, boas e medianas. Meu preferido é o primeiro conto "O menino sujo".

Patricia 07/10/2023

Livro sensacional. Todos os contos deixam um "gostinho" de quero mais. Primeiro livro que leio da autora e já virei fã. Ansiosa para conhecer outros trabalhos da Mariana Enriquez.

bia 04/04/2021

Adoro a sensação que um livro de conto nos da, que a nossa leitura esta sempre caminhando, acho uma ótima opção para superar uma ressaca literária. Ainda mais se tratando desde livros, as histórias são ótimas, nos fazem querer terminar logo e apesar de inconclusas sempre me deixavam animada para ler a próxima. Os temas são sempre aterrorizantes, baseados na nossa realidade ou em histórias contadas na região. Gostei muito da leitura, com certeza indicaria.

Thais645 21/11/2023

Atmosfera perturbadora
Com uma atmosfera perturbadora, densa e por vezes macabra, a prosa de Mariana Enriquez é agradável pela fluidez da narrativa e pela construção direta do enredo. É também um convite a uma Argentina que não se encontra em cartões-postais.

Ao ler o primeiro conto, por exemplo, "O menino sujo", somos tomados pela sensação de que a história poderia facilmente ser traduzida e ambientada dentro de um cenário brasileiro.

É um livro que reúne contos que têm um ritmo ágil, sem construções muito grandiosas de linguagem ou exageros. Às vezes o tom é bastante seco, como um baque ensurdecedor. A tensão é constante, mesmo nos detalhes mais banais, que por muitas vezes são tomados por uma atmosfera surreal.

Seria apenas o medo que nos toma de assalto e nos leva a falsas suposições, ou o terror é real? O fogo aqui pode assumir, então, o papel de uma espécie de entidade, que persiste em queimar a tranquilidade de quem lê o livro, nos guiando às cinzas nebulosas das aparências, ou daquilo que restará de cada um de nós.

São personagens em sua maioria socialmente invisíveis, com um cotidiano que se transforma em pesadelos - ou pesadelos que nos atiçam e nos levam até eles, pelas mãos, quanto mais despertamos para o que está acontecendo ou pelo que ainda está por vir. De modo extremamente inquietante.

longlive. 30/03/2022

gostei bastante dos contos num geral, mas os meus preferidos foram os primeiros contos do livro. tive a impressão que do meio para o fim eles terminavam muito abruptamente, sem final algum e isso me incomodou um pouco. o que mais gostei dessa leitura foi que a autora descreve muitos costumes e aspectos culturais da argentina e foi interessante ver como muita coisa é semelhante aqui no brasil. os contos são bem assustadores e muitas vezes bem gráficos, senti bastante medo e repulsa durante a leitura de muitos deles, mariana escreve extremamente bem essas cenas de terror. foi uma experiência muito boa e quero ler mais livros dessa autora.

Marianaaa 09/07/2021

As coisas que perdemos no fogo
Ainda não sei o quanto gostei do livro. Em alguns contos, senti que faltava alguma coisa, mas nunca quanto aos temas abordados.

O modo como a autora traz personagens mulheres como protagonistas e a violência presente nos papéis que elas ocupam, como representa o dia a dia difícil das mulheres, e a escolha certeira dos cenários para os contos, lugares foras dos grandes centros, carregando o peso da desigualdade e do esquecimento social, é sensacional.

?Sob a água negra? foi meu conto favorito.

Recomendo.

09/07/21
Giovana 09/07/2021minha estante
Esse é muito bom. O único livro de contos que já li e gostei. Talvez queira relê-lo algum dia para ter certeza se gostou ou não. Fica dica. Abraço!

Edu Santtos 09/07/2021minha estante
teve um conto específico q eu não gostei, inclusive parei o livro depois de ler ele.

Alessandra.Adams 25/02/2024

"As queimas são feitas pelos homens, menina. Sempre nos queimaram.
Agora nós mesmas nos queimamos
Mas não vamos morrer; vamos mostrar nossas cicatrizes."

"Talvez eu não fosse a princesa no castelo, mas a louca encarcerada na torre."

Paloma 14/04/2022

Coletânea de contos nos quais predominam temas como: questões sociais; vulnerabilidades econômicas, sociais, emocionais e mentais; além de lendas urbanas, com um toque de sobrenatural e realismo mágico.

Gostei muito dos temas, mas a conclusão de alguns contos acho que não chegam em lugar nenhum, ou foi somente eu não consegui alcançar seu significado.

Uma das coisas que me surpreenderam foram as similaridades com realidades brasileiras (da pobreza, das favelas, da experiência de uma ditadura) que estão presente em alguns dos contos.

Leitura nos provoca bastante desconforto, tanto pela escrita direta - sem floreio - quanto pelo sobrenatural e por isso foi extremamente válida; além da oportunidade de conhecer mais autoras latinas.

Marcianeysa 09/08/2022

Contos de terror
Gostei demais da escrita da autora. A obra apresenta vários contos de terror, que se passam na Argentina, alguns melhores que outros.
Em muitos senti falta de um fechamento, de um final, outros me deram medo e arrepio.
São contos bem interessantes e bem desenvolvidos
Edson 10/08/2022minha estante
Não conhecia!

André 28/09/2021

O fascínio de uma boa história
Um conto mais interessante que o outro. É o primeiro contato que tenho com a escritora e me surpreendi muito, não conseguia parar de ler. Adorei o estilo da escrita, as descrições precisas, a escolha dos contos. Fazia tempo que não lia um livro de contos tão consistente, cheguei a me perguntar se os contos todos não faziam parte do mesmo universo. Um terror sutil, cotidiano, familiar. As vezes tive a impressão de que estava ouvindo as histórias serem contadas na mesa de um bar, ou confidenciada numa roda de amigos na calçada tarde da noite. Imprevisível. Em aberto. Muito, muito interessante. Virei fã.

Jéssica Fernandes 28/12/2021

Macabro e sombrio! É assim que eu consigo definir esse livro.

O livro traz uma coletânea de contos de terror e todos se passam na América Latina na época da ditadura militar. Pela autora ser argentina, tive bastante familiaridade com a língua e algumas expressões (li em português).

O livro aborda alguns assuntos importantes como desigualdade social, padrão de beleza, feminicídio, entre outros.

Honestamente, não me prendeu tanto quanto gostaria. É preciso de um certo tempo para digerir sobre a leitura e refletir, não é uma leitura leve.
Os contos que eu mais gostei foram: os anos intoxicados e as coisas que perdemos no fogo -que dá o nome do livro.

Naute 09/03/2024

Achei os contos bem ruins. Tinham alguns contos que quando a história começava a ficar minimamente interessante, simplesmente o conto acabava... E teve um conto que já estava ruim e a autora vai e coloca um monte de descrição desnecessária. Muito chato.

Diego Piu 11/05/2024

Nossa, comecei despretensiosamente (sem nem mesmo saber que seria um livro de contos) enquanto esperava um atendimento numa fila e fiquei alucinado. Mesmo quando alternava entre os livros que eu estou lendo em paralelo.

Segundo livro da Mariana Enriquez que tenho a oportunidade de ler e ambos me proporcionaram experiências maravilhosas.

Ouso dizer que está dentre as melhores no gênero terror!