As Melhores Lendas Chinesas

As Melhores Lendas Chinesas Carmen Seganfredo

Resenhas - As Melhores Lendas Chinesas

Drakomanth 29/04/2021

JÁ OUVI FALAR
Estou, decisivamente, inclinado a conceder para Carmen Seganfredo e A. S. Franchini o selo "Já Ouvi Falar". Se em outras obras a falta de cronologia beirou o absurdo, nesta há definitivamente um mergulho no abismo do absurdo. Isso, pois, a grande maioria das narrativas estão datadas. Isso mesmo, datadas. Em alguns casos não só datadas se referindo a época do evento ocorrido, como a data do documento cujo a tal narrativa foi encontrada. ACREDITEM, ainda assim a obra é um verdadeiro salseiro cronológico. Não me canso de perguntar como ambos conseguiram se formar já que não conseguem levar em consideração o mínimo necessário para que o trabalho pudesse ser referenciado. Isso sem contar que meu outro inimigo (do trabalho de ambos) são as "Referências Pop Interativas". A constatação das mesmas nas obras só reforça a falta de preparo para lhe dar com narrativas - Principalmente para quem pretende executar uma leitura para pesquisa. Há uma diferença colossal entre ponderar um deslize gramatical e se deparar com uma passagem do tipo: "...solte apenas o primeiro parafuso - disse o pai, como diria um italiano ao emprestar a Ferrari ao filho adolescente e pedir que não passasse da primeira marcha". Se existe algum leitor que consegue ponderar uma citação desta numa obra voltada para narrativa social e/ou religiosa datadas de a.C., meus sinceros parabéns, eu não consigo :(
No mais... Como insisto em dizer... Nenhuma obra que se volte a narrativas são totalmente dispensáveis: "A narrativa como narrativa supera a displicência" - E nada que notas e fichamentos não resolvam.

Joao366 28/12/2023

Contos mal contados
Tinha uma expectativa boa ao início da leitura, mas confesso que no decorrer me decepcionou. Não consigo precisar se a tradução muito literal talvez tenha descaracterizado os contos ou se eles são no geral assim vagos
Alguns fazem sentido com uma moral, mas outros tem sentido vago ou algo que chamaria de apático para não dizer com sentido pobre ou sem sentido para quem vive na cultura ocidental
Enfim, uma leitura média-baixa na minha opinião