Dewey

Dewey Vicki Myron
Bret Witter

Resenhas - Dewey

Propedeuta 12/05/2009

Quem não tem gato vai querer um...
Um livro para donos de gatos poderem constatar que seus amigos peludos são tudo de bom que há! Se bem que na realidade ninguém tem um gato, antes os gatos é que nos têm! Eles são donos de humanos de estimação...
Quem não tem gato vai desejar ter um ao ler as peripécias do mimadissimo Dewey Readmore Books (é, ele tem nome e sobrenome...), xodó de uma cidade inteira.
A autora foi oportunista, abusou do bichano pra falar do Iowa, mas quem se importa? o gato é a estrela de qualquer maneira.
Se não fosse o felino; o Iowa ou mesmo a Bibliotecária autora seriam os protagonistas principais, e teriamos mais um livro chato pra se parar de ler na metade.
Que bom que Dewey participou!

megacombo 16/01/2009

Eu amooooooo o Dewey, fico vendo os vídeos dele no YouTube, fico rindo das coisas que ele fazia que lembram minha gata... rsss

Lohana 01/06/2014

Um livro amável ♥
Achei fascinante! Além de contar a história de Dewey, também conta bastante sobre a cidade de Spencer, sobre a crise agrícola na época, sobre como um simples gato mudou isso. Achei uma história realmente interessante, principalmente pelo fato de que eu já tive vários gatos (na verdade, a maioria dos gatos que me teve). Amo história que se baseiam em fatos reais, acabei me identificando com Vicki e toda a história em si de como ela criou uma ligação especial com Dewee, também amei a história da biblioteca, já que amo livros e tudo o que os envolve.
Enfim, gatos movem o mundo. Pra mim, é um livro que realmente vale a pena.

Kah Mendes 31/05/2021

Dewey, um gato entre livros
Histórias real e linda.
Tudo começa quando o gatinho Dewey é achado na caixa de devolução de livros da Biblioteca Pública de Spencer (Iowa, Eua), numa manhã gelada.
Foi adotado pela bibliotecária Vicki Myron e se tornou mascote participando do dia a dia da biblioteca.
Pra quem ama literatura e gatinhos taí um prato cheio.

Julianna 12/02/2010

Muito bom!!

Marina 17/04/2010

Em “Dewey - Um Gato Entre Livros”, Vicki Myron conta a história da relação de um gato com uma cidade no interior do Estado de Iowa, nos Estados Unidos. O gatinho é abandonado numa noite fria do inverno e acaba sendo adotado por Vicki, que era diretora da biblioteca na época, e passa a morar na biblioteca.
Fazia tempo que tinha me interessado por esse livro, mas faltava oportunidade para lê-lo. Até que ele veio parar em minhas mãos como um livro viajante de uma comunidade do Orkut. Imaginei que seria uma espécie de “Marley e Eu”, só que tendo como personagem principal um gato. Só que me enganei...

“Dewey” possui muito menos passagens engraçadas do que em “Marley”. Há, inclusive, diversos capítulos tristes, a vida de Vicki é recheada de tragédias familiares. Mas também há passagens divertidas, como o capítulo em que o gatinho aprende a subir nas luminárias da biblioteca!
Dispensáveis são os trechos que falam sobre Iowa e suas plantações de milho. Há capítulos inteiros sobre Iowa e suas cidadezinhas rurais. Dá uma vontade de pular essas partes do livro...

Apesar disso, surpreendi-me e gostei muito do livro e da sensibilidade com que Vicki conta a sua vida com Dewey. Quem gosta de animais de estimação provavelmente se encantará com o livro. E quem tem gatos certamente irá identificá-los com Dewey em muitos momentos. Pelo menos, o meu Dexter é muito parecido...

Sugiro para a leitura em um feriado chuvoso!

Mais resenhas em: Vivendo vidas alheias - http://vivendovidasalheias.blogspot.com/

Coruja 13/10/2010

Como não se apaixonar?
Confesso que sou uma manteiga derretida. Choro à toa com filmes, com livros, com músicas. Mas desafio qualquer um a ler Dewey: um gato entre livros até o final e não se sentir emocionado.

Ganhei esse livro mais ou menos um ano atrás, da Ísis. Ele estava na pilha para ler no começo do ano, mas aí entrou na minha lista para o Desafio Literário e eu o enfiei na estante para só tirá-lo em outubro. Quase me arrependo de não ter lido antes – mas como nunca é tarde demais, fico feliz de tê-lo lido agora.

Dewey conta a história real da relação de Vicki Myron, bibliotecária-chefe da Biblioteca Pública de Spencer, no Meio-Oeste americano, com Dewey Readmore Books, um gato encontrado na caixa de coleta da biblioteca na noite mais gelada do ano, que sobreviveu e tornou-se mais que um mascote, o símbolo de uma cidade, de um povo, de solidariedade.

Na verdade, o livro trata mais do que a relação de Vicki e Dewey, mas da inserção do gato na comunidade e memórias da vida de Vicki. O tom é intimista – me lembrou bastante a forma como a história é contada no livro do mês passado no Desafio, A Sociedade Literária e a torta de Casca de Batata. Eu tive a impressão de estar na biblioteca, de ter tido o prazer de ser escolhida por Dewey para tirar uma soneca em meu colo, de ter caminhado pela Grand Avenue e ouvido a história do Grande Incêndio enquanto tomava chá com biscoitos no Sister’s Coffe. Você termina o livro com a impressão de que conheceu pessoalmente todos aqueles personagens.

Mas qual é a grande lição que se pode tirar de um livro em que um gato é a estrela do show? Adotem gatinhos que eles farão sua vida mais feliz?

Acho que a história de vida de Dewey – e Vicki e a inteira cidade de Spencer incidentalmente – é a capacidade de se importar, de ultrapassar obstáculos, de sobreviver mesmo nas situações mais difíceis, de lutar por aquilo que se acredita e, claro, de união.

Bem diz o ditado que ‘a união faz a força’ e Dewey seguiu como um ponto de inspiração e união da comunidade, especialmente numa época crítica, como a Depressão da década de 80, que em Iowa atingiu de forma ainda mais forte os agricultores familiares, que compunham quase toda a população da região.

Terminei o livro com vontade de adotar um gatinho vira-lata. Contudo, moro em apartamento; eu e minha mãe somos alérgicas e ela não suporta gatos. Mas tenho certeza que até ela se apaixonaria por Dewey.

E como não se apaixonar?
(resenha originalmente publicada em www.owlsroof.blogspot.com)
mateusmfs 12/11/2010minha estante
Mesmo sendo homem, chorei no fim do livro, pois amo gatos e me apaixonei por ele. =*

Raquel 11/09/2014

Um gato especial.
" Há dúzias de gatos de biblioteca nos Estados Unidos, mas nenhum chegou perto de realizar o que Dewey fez. Ele não era apenas um outro gato para as pessoas afagarem e sorrirem. Cada usuário costumeiro da biblioteca, cada um deles, achava que tinha um relacionamento exclusivo com Dewey. Ele fazia com que todos se sentissem especiais." (Dewey- Um gato entre livros, pág.208)

É com este pequeno trecho que quero começar hoje, vamos conhecer um pouco sobre este livro. Sempre tive um pouco de dificuldade em ler livros ou assistir filmes sobre animais, não é muito do meu gosto, em compensação este livro chamou-me atenção, principalmente a capa do livro, um belo gato laranja fazendo pose, muito fofo, amei desde que vi. Não me arrepende de o ter comprado e também recomendo. Uma ótima leitura, recomendo para todas as idades.

N.a.T.z 28/01/2010

Avaliação
Bem... Não posso dizer que o livro não é encantador. Mas, tenho que dizer que ele não me agradou tanto pois é muito repetitivo em certas afirmações, como se não tivesse o que escrever, a autora repetia muito o que dizia. Comparando a um livro do gênero (Marley & Eu), devo dizer que este deixou a desejar. Minha avaliação vai ser bom porque além de adorar animais, Dewey me conquistou pelo seu jeito diferente e fofo de ser, além de suas belas travessuras. O que faltou no livro foi uma narrativa melhor elaborada.

Mona 07/04/2010minha estante
Sou da mesma opinião que a maioria de meus colegas de leitura... O livro poderia ser bem melhor se o enfoque principal fosse Dewey e não a cidade. A impressão que se tem é de que o gato só é citado quando na cidade não há nada acontecendo...

Kalipos13 30/09/2020

Leitura para todos, mas especificamente para dono de gatos.
"Dewey: Um gato entre livros" é um livro que te cativa do início ao fim, fazendo com que você se apaixone por cada personagem, conta tanto a história de Vicki, a bibliotecária, quanto de Dewey

Recomendo totalmente para qualquer um que deseja uma história viva e cheia de emoções!

Kewllyta 11/02/2021

Um mimo
Amo gatos, então não foi difícil gostar desse mimoso ^_^
Fiquei encantada com a dedicação da tutora e o acolhimento que a cidade inteira teve com ele, me lembrou muito a história do cachorro do filme Para Sempre Ao Seu Lado. Lembro que chorei muito no final e em especial com a homenagem linda que fizeram para ele.

Nessa Gagliardi 26/05/2009

Ahhhh, que delícia de gatinho!!

Deu até vontade de adotar um... :)
vsc80 18/08/2009minha estante
Então pq não adota?

Os gatos são sim companheiros, porém, precisamos receber sua independência! Quando eles estão a fim de contato, pode ter certeza, que ficará ao seu lado. Se não, não o rejeite, ele só quer um pouquinho de privacidade.

Nessa Gagliardi 23/06/2010minha estante
Não adoto por causa da minha alergia. :(
Já tentei ter um gatinho, mas quase morri de tanto espirrar e com tanta coceiras...

Lulu 28/03/2009

Para quem gosta de animais!
Boa leitura e interessante no sentido de se aprender sobre uma outra cultura, sobre o valor dos animais e sobretudo sobre tolerância.
A leitura é leve embora um pouco repetitiva e a autora puxa um pouco demais a sardinha para o assunto biblioteca e bibliotecário(a)s, mas dá pra seguir em frente trnquilamente. Recomendo para todas as idades.

vsc80 18/08/2009minha estante
Ela não puxa sardinha, pelo contrário, ela tem que falar da biblioteca porque foi o lugar que Dewey viveu e cativou pessoas.

Lysi 28/10/2009minha estante
Concordo que ela puxa mesmo a sardinha pra assuntos desinteressantes, isso me fez abandonar o livro duas vezes... :P

jersica 27/12/2010

lindo livro! as vezes a autora exagera na narracao, mas talvez foi isso q tornou esta uma grande história. fiquei um pouco decepcionada com o final pq ficou meio espírita e tal... mas ngm eh perfeito, né?!