Os Bons Segredos

Os Bons Segredos Sarah Dessen

Resenhas - Saint Anything

Thaís Gomes @folhasemlivros 20/03/2023

"Você não era invisível, não pra mim. Só pra você saber".

? É difícil a gente achar um livro onde o romance não é foco principal e além disso, ser uma boa história. Os bons segredos é assim. O foco é na protagonista e na sua vida e é uma leitura incrível! Um misto de altos e baixos de emoções: desespero, frustração, ansiedade, felicidade, amor, raiva. Tudo intenso. Na medida certa para ser fluído.

A mãe da protagonista é insuportável, já aviso! Deu vontade de entrar nas páginas e arrancar ela de lá em praticamente todas as cenas que ela aparecia. Mas, temos um grupo de amigos maravilhosos que compensa tudo e eu leria uma sequência com eles sem nem pensar duas vezes.

E já que tô dando avisos por aqui, lá vai mais um: você nunca vai ver batata frita sendo tão falada numa história como nesse livro. E sim, vai morrer de vontade de comer durante toda a leitura haha.

Os bons segredos é uma leitura contínua, sem muitas reviravoltas, mas ainda assim, é gostosa de acompanhar.

"O mais surpreendente não era o choro em si, mas do fato de eu ter chorado na frente de outras pessoas. Na verdade, só desabamos diante de quem sabemos que podem nos reconstruir".

Mais resenhas no instagram @folhasemlivros

Letícia Lopes 31/07/2020

"finalmente, pela primeira vez, eu não estava apenas vendo e registrando as mudanças. Eu também fazia parte daquele mundo em transformação."
Esse foi o meu primeiro contato com a autora e eu amei. A todo momento me senti envolvida na história, aos personagens e as questões que o livro aborta. Não é um livro com grandes acontecimentos, mas nem por isso, deixa de ser interessante, nos pegamos entendo a Sidney e se questionando que atitudes teríamos no lugar dela. É um livro que traz muito como as atitudes de uma pessoa tem um impacto muito forte e presente na vida de quem está ao redor e como é importante ter todos os lados da história.
os relacionamentos também são muito bem construídos, como podemos encontrar conforto mesmo no que achamos mais longe da nossa realidade. A amizade entre a Layla e a Sidney é incrível, a forma como elas se apoiam e se tornam essencial uma para a outra é lindo de ver. Eu amei esse livro, a escrita da Sarah é muito leve e cativante, a leitura avança que nem vemos, é uma ótima escolha para quem está a procura de algo envolvente e gostoso de ler.

Joyce 12/11/2015

Só amor!
Bom, bom, bom, como eu vou começar a falar desse livro? Resumindo em uma palavra: Espetacular!

Para Sydney ela sempre foi invisível para os pais. Tem uma boa casa, boa educação e pai que nunca deixaram lhe faltar nada no quesito “bens materiais”, mas quando se diz respeito ao que ela exatamente está sentindo em relação a sua família e a si mesma, a resposta é totalmente ao contrario de feliz.

Logo após o acidente causado por seu irmão Peyton, ela se sente cada vez mais perdida dentro de sua própria casa, escola e vida, carregando uma culpa/responsabilidade por toda a sua família.

Com isso resolve mudar de escola atrás de distância das coisas que aconteceram, mudanças e um pouco de paz. Chegando na nova escola ela conhece Irv, Eric e os Chatham (Layla, Mac e o restante da família). Layla com seu jeito doido, carinhoso e cativante se torna sua melhor amiga e Mac seu primeiro amor.

Sydney é acolhida pelos Chatham de uma forma incrível, mostrando que em uma casa cheia de gente pode existir muito amor e também de sobra para outras pessoas, mesmo com seus problemas, eles transformaram a vida de Sydney em um carrossel de emoções, fazendo com que ela se sinta muito mais importante para aqueles que mal a conhecem do que para sua própria família e em sua própria casa.

O mais incrível em Os Bons Segredos é a forma como todos os personagens com seus dilemas são vivos e reais, nos deixando entrar em cada pedacinho da história. Uma história que nos torna melhor amiga de Layla e primeiro amor de Mac (que por sinal é lindo e maravilhoso), sem contar nas referências gastronômicas dos personagens. principalmente Layla que tem uma paixão maior por batatas fritas e que acaba nos deixando com uma fome e até quem não gosta de batata frita vai passar a gostar.

Fora todas as coisas maravilhosas que contém o livro, confesso que fiquei com “cara de quê” quando cheguei no final. Sério. Não quero dizer que foi ruim, porque isso com certeza não foi, mas eu esperava um desfecho muito melhor para aquele momento. Era importante, essencial e merecia um pouquinho mais de atenção.

Sarah Dessen aborda assuntos importantes e polêmicos como drogas, relação familiar e abuso sexual aos olhos de sua personagem principal de uma forma leve, delicada, com um drama gostoso de ler, alguns momentos nos divertindo, mas não deixando de ser firme e direto ao ponto principal.

Em quanto estava lendo, me lembrei muito de “As Vantagens de Ser Invisível” – mesmo as histórias sendo diferentes- os dois falam da importância de sermos abertos para as oportunidades que a vida nos da e também a importância de termos sim amigos verdadeiros para nos apoiar e nunca em hipótese alguma achar que estamos completamente sozinhos na hora dos problemas.

Então, deixo aqui o meu muito obrigada para Sarah Dessen, por nos mostrar todas essas possibilidades em Os Bons Segredos.

site: https://joyceaquiino.wordpress.com/

KKbarros82 09/11/2015

Os Bons Segredos
Mais uma vez Sarah Dessen não me decepciona. Mais uma vez, ela prova porque é a autora best-seller de livros jovens adulto contemporâneo e mais um vez ela me encanta com um dos seus livros.

Em Os Bons Segredos, Dessen aborda temáticas atuais como, solidão, drogas, conflitos familiares e assedio sexual pela perspectiva da sua protagonista, Sydnei que vive a sombra de seu irmão mais velho, Peyton. No entanto ao dirigir bêbado, ele causa um acidente deixando um garoto de 15 anos paraplégico e vai para a prisão. Agora Sydnei se sente completamente perdida, sem seu irmão como referência e seus pais não querendo ver a gravidade do acontecido, além de dedicar todas as suas atenções para Peyton. Logo ela decide mudar de colégio onde ninguém a conheça e muito menos o ocorrido com seu irmão. Um novo começo é o que Sydnei encontrará, novos amigos, novas experiências e porque não, o seu primeiro amor.

Claro que as coisas não serão tão simples assim, Sarah Dessen usa sua personagem apática e sem atitude para mostrar ao leitor jovem adulto toda a complexa teia de temas que seu livro, Bons Segredos, possui. A escrita da autora é outro espetáculo a parte, com uma narrativa envolvente, delicada e até certos momentos poética e melancólica, mas sem deixar uma pitada de humor, ela  faz com que o leitor sinta todos os dramas que ocorrem na vida da Sydnei e deseje até a última folha que ela consiga superar todas a dificuldades, como se aquela vida agora, fosse sua também.

Com isso, Sarah Dessen transforma, a partir da complexidade do tema e dos personagens abordados, a leitura do seu livro em uma experiência única e fantástica que todos os leitores deveriam experimentar. Leiam, Bons Segredos, Just Listen, O que aconteceu com o Adeus, A caminho do Verão e Aquele Verão, todos já lançados no Brasil, vocês não irão se arrepender.

Nota: 5/5

Página 94 01/07/2021

Peguei esse livro para ler despretensiosamente. Inclusive, fiquei um pouco intimidade pelas 400 páginas, pois não estava tendo um bom ritmo de leituras. Para minha surpresa, encontrei uma história super gostosa de ler (apesar de tratar de temas sério), com personagens cativantes e uma trama que conseguiu me envolver.
     Por fim acabei lendo umas 100 páginas por dia, isso porque eu me forçava a parar e ir dormir rs.
     Nessa história, vemos o quanto as atitudes inconsequentes de um jovem acabam impactando sua família de várias maneiras diferentes.
     Já tinha lido outro livro da Sarah Dessen antes, mas esse me fez virar fã e querer ler outros títulos.

Mila F. @delivroemlivro_ 29/09/2015

Amei
Saint Anything, no Brasil Os Bons Segredos é o novo livro de Sarah Dessen, uma escritora americana muito popular e queridinha dos leitores e, apesar de ter vários livros publicados, no Brasil ela não é tão conhecida.
Até então ainda não tinha lido nada de Sarah Dessen, portanto abracei essa oportunidade e, particularmente, amei a experiência. Sarah Dessen tem um estilo de escrita que me encantou, tem uma leveza de narrar incrível, mesmo abordando temas que são conflituosos.
Os Bons Segredos conta a história de Sydney, uma adolescente que sempre foi invisível para sua família, pois vivia a sombra do irmão mais velho, Peyton. O irmão mais velho era muito problemático, vivia em confusão e usando drogas, então a família sempre deu mais atenção a ele, no entanto, um fatídico acidente acontece: Peyton acaba deixando um adolescente paralítico e é condenado à prisão.
Depois da prisão de Peyton, Sydney decide mudar de escolar para evitar os comentários das outras pessoas, ela quer mudar, na nova escola ela acaba conhecendo novos amigos, incluindo Layla e o irmão Mac, então ela passa a se considerar parte de algo e sente-se menos sozinha por ter amigos que a entendem e com quem sempre pode conversar.
Os momentos em que está na escola, isto é fora de casa, com os amigos são a salvação para a vida de total devoção à Peyton que ela vê em casa. Os pais de Sydney, simplesmente, ignoram a garota para viverem em função do filho preso. Ela sente-se reprimida e retraída em casa, simplesmente não consegue entender essa atitude dos pais.
Esse livro traz muito conflitos familiares, o peso dos silêncios e os medos. Além disso, Os Bons Segredos também traz à tona o valor da amizade e o quanto os amigos podem salvar sua vida, mas não para por aí, é importante frisar que o livro também aborda o primeiro amor, as descobertas da identidade. É fantástico como a autora torna os conflitos tensos em algo que nos faz refletir a respeito da confiança, diálogo, amor, a consequência dos nossos atos e a importância de ter responsabilidade.
Outro ponto que eu amei nesse livro é o fato dele ter me feito desejar pizza e batata frita o tempo todo, de tal forma que eu ficava com água na boca de tanto desejo. Os personagens são fantásticos e o mais impressionante é o fato deles se parecem bem maduros para a idade, apesar de isso ter a ver com a história de vida de cada um, pois no decorrer da narrativa ficamos a par da vida pessoal de cada personagem e isso dá profundidade e nos faz ficar na torcida por cada um deles.
Os Bons Segredos é uma leitura deliciosa, além de ter uma história fantástica vai deixar o leitor com água na boca.

site: www.delivroemlivro.com.br

Cintia Martins 02/09/2021

Um livro muito sensível e envolvente... não se assuste com o número de páginas, a escrita é tão fluída que em poucas horas vc concluí a leitura.
Foi meu primeiro contato com a autora e me surpreendi com a sua sensibilidade em criar personagens tão humanos, e um tema tão real... são experiências, boas e ruins, que influenciam o caminho dos personagens, impactando e criando prejuízos emocionais em suas famílias. Mas como muito amor e amizade é possível enfrentar seus monstros e encontrar o seu espaço...

Carol 10/04/2016

Deixou aquele gosto de quero mais, faltou alguma coisa...
Sidney leva a sua vida às margens das burradas que seu irmão, Peyton, cometeu. Com o seu vício em bebidas e drogas ele já se envolveu em vários pequenos delitos por isso já passou por várias reabilitações. Até que em uma noite resolveu dirigir embriago e atropelou David Ibarra, que acabou ficando paraplégico.

A garota não sabe o que se passa na cabeça de seu pai, mas na de sua mãe ela não tem dúvidas, pois ela deixa isso bem claro: Peyton é uma grande vítima nessa história. Sidney se sente culpada pelo irmão, pensa o tempo todo em Ibarra e não concorda com as atitudes e superproteção da mãe. Porém não adianta falar, Sidney é invisível, está coberta pelos grandes problemas do irmão.

Para ajudar os pais, que já gastaram muito dinheiro com o irmão em reabilitação e advogados, Sidney resolve sair da escola particular em que estuda e começar a frequentar uma escola pública da região. Em seu primeiro dia de aula, ela para em uma pizzaria no final do dia e lá será surpreendida por uma pizza deliciosa, uma grande amizade e por alguém que finalmente a enxerga.

"Os bons segredos" é o primeiro livro que li da autora Sarah Dessen e devo dizer que esperava mais...

O que chamou muito a minha atenção foi, realmente, a invisibilidade de Sidney e o personagem Mac, que é um fofo, aquele cara lindo, inteligente e centrado, que nem percebe todas as qualidades que tem.

É um bom livro, com uma escrita leve e fluída, porém acho que alguns detalhes poderiam ter sido mais aprofundados e melhor aproveitados. Sabe aquele gostinho de quero mais? Então, foi o que senti ao ler. E não, não é um gostinho de quero mais tipo quero uma continuação, apenas um gostinho de preciso de mais detalhes...

A capa, diagramação e todo o trabalho da Editora Intrínseca está muito bonito, muito mesmo. O marcador que vem junto com o livro, marca registrada da editora, também é uma graça!

Para mim, que estava vindo de uma série de leituras cheia de lágrimas, foi uma ótima pedida, pois deu aquela leveza necessária, aquela calmaria depois de uma grande ressaca literária.

"Vidas felizes, normais, em que tudo acontecia de maneira feliz e normal num mundo que podia ser tudo, menos feliz e normal. Depois que se toma consciência disso, que passamos por algo que torna isso claro como água, não dá pra esquecer. Como um rosto. Ou um nome. Não importa como você descobre essa verdade absoluta: uma vez que você a aprende, ela nunca mais vai embora."

site: www.nossaressacaliteraria.blogspot.com.br

Codeina 16/11/2022

interessante
uma leitura leve e interessante, gostei do desenrolar do romance e do tempo que levaram as coisas, muito bom

Lia 19/12/2022

"Mesmo a pior das pessoas teve alguém que a amasse."
Achei sensível e muito fofo. Geralmente não leio young adults, mas depois de um livro com três (três!!!) assassinatos, eu precisava de alguma coisa mais leve mesmo. Não fui esperando muito drama ou emoção, então não me decepcionei. O livro é o que promete: uma história teen de problemas familiares com algumas pitadas de romance. Senti falta do Peyton na história. Durante o livro todo, ele foi só alguém mencionado de uma maneira distante, como se tivesse morrido. Queria ter visto a relação dele com a Sidney. Também esperava ler mais sobre o David Ibarra. Mas foi bom mesmo assim. A maioria dos personagens é bem legal e vou até sentir falta. Me identifiquei com a paixão da Layla por brechós e histórias de romances.
Enfim, um livro pra ler sem grandes expectativas, só como passatempo mesmo, pra quem gosta de um bom e velho final feliz.

Mari 11/06/2023

Acabei de terminar o livro, eu n li ele super rápido mas não foi uma leitura pesada .Fiquei muito triste pela Sydney, não é fácil sempre viver em segundo plano e ser sempre comparado ao seu irmão.
Uma das coisas que mais gostei no livro foi a relação da Sydney com o Mac, ela não é o foco principal mas você pode perceber que eles estão sempre ali um para o outro, fiquei feliz que a autora tenha citado que um relacionamento não pode resolver todos os problemas do mundo mas sim dar apoio. Em certos pontos eu achei o livro um pouco gordofóbico, mas talvez eu não tenha entendido direito o que a autora queria expressar.
Esse foi o meu primeiro livro da Sarah Dessen e pretendo ler outros, caso tenha a oportunidade eu recomendo essa leitura

Manu 09/07/2023

Para fuga de ressaca literária
Um livro sobre conflitos familiares, solidão, amizades e uma pitada de bons segredos.

O livro é narrado por Sidney, uma garota inteligente, uma amiga leal, uma filha obediente, uma pessoa com o coração do tamanho do mundo, mas totalmente invisível àqueles que a cercam. Seu irmão sempre foi o centro das atenções, e como boa menina, ela sempre aceitou seu lugar em segundo plano na família.
Após o envolvimento do irmão, Peyton, em uma série de ações criminosas, e por fim, ter causado um sério acidente que vitimizou um jovem alegre e querido por todos. A vida da família girou ainda mais na órbita de Peyton, influenciando negativamente no cotidiano e nas relações de sua irmã na escola que frequentavam.
Cansada de viver à sombra das memórias e ações do irmão, Sidney decide mudar para uma escola pública, ansiando por mudança e fuga das situações em que foi exposta devido as más escolhas de Peyton.
Em sua nova realidade, nossa protagonista acaba conhecendo Layla, e de brinde, toda sua família e a cambada de amigos. Essa nova rede de amizades, aliada a vivência e o contato que vai estabelecendo com todos, permite que Sidney se sinta cada vez mais acolhida e, principalmente, visível.
Vemos cada vez mais o amadurecimento da personagem, na medida em que nos envolvemos na história. As inseguranças e posição pacífica em situações em que deveria expor o que sente nos deixam muitas vezes angustiados (as), pois a autora nos da ciência do misto de sentimentos que sufocam Sidney em seu íntimo.
Os bons segredos é o tipo de livro que nos cativa pela simplicidade da narrativa e por viabilizar que entendamos a importância de boas amizades que potencializem o melhor de nós.

mrlagb 15/08/2020

Mais uma vez Sarah Dessen mostrando ser uma das melhores escritoras do estilo romance adolescente. Uma leitura leve, inspiradora.
O texto da resenha acabou ficando no meu histórico de leitura, porém recomendo de verdade esse livro. Principalmente para curar ressacas.