Saint Anything

Saint Anything Sarah Dessen

Resenhas - Saint Anything

Vic 06/05/2020

Leve e reflexivo
Ao mesmo tempo que ele o livro é leve, fluído e gostoso, também é muito reflexivo e traz temas importantes. Senti muita raiva dos pais da Sidney, mas também consegui entendê-los após tudo que passaram com seu filho mais velho. E o mais impressionante é a paciência da Sidney com tudo que ela estava passando, principalmente com Ames.

Hugo Sales 20/04/2020

Coming out age
A literatura tem esse poder de conversar com o leitor e levá-lo para um passeio empírico, numa caminhada onde, através das experiências de personagens fictícios, traz reflexões sobre as personas que com eles se identificam.

A identificação em "Os Bons Segredos" acontece, principalmente, voltada para quem é — ou foi, na adolescência —, uma pessoa invisível, mas sem ver, a princípio, as vantagens imbuída nisso. No livro é explorado a parte mais dolorosa de ser o segundo filho, o amigo menos interessante, a pessoa que se dá o papel de coadjuvante e nada além.

Porém todos têm sua importância, suas peculiaridades e precisam lutar para colocar si própria acima da invisibilidade auto-imposta. Como a personagem Sidney demonstra em sua jornada de crescimento dento da história — o grande atrativo do livro.

Sarah Dessen consegue criar uma narrativa poderosa de auto descoberta que, embora não apresente uma construção fora da curva, é muito competente ao que se propõe. A escrita da autora não tem pressa de construir e explorar seus conflitos. A história contada em primeira pessoa torna ainda mais fácil de simpatizar com a personagem-narradora.

"Os Bons Segredos" é um ótimo exemplar de literatura come out age. Uma boa indicação para quem gosta de YA, principalmente, para quem encontra-se numa faixa etária igual a da personagem Sidney.

site: https://www.instagram.com/p/B5fXqnWj1NP/

@literariame 11/04/2020

Esse livro se tornou um dos meus favoritos há alguns anos. É uma história fofa e carregada de mais importância do que a superfície aparenta.

O livro narra a história de Sydney, que se vê obrigada a mudar de escola devido aos atos de seu irmão mais velho.

Como em todo bom romance, a mocinha faz uma melhor amiga, que por sinal, é filha do dono de uma pizzaria e tem um irmão bem interessante (se é que me entendem).

Sydney acaba indo trabalhar na pizzaria com Layla e sua família, de forma que se aproxima dos Chatham e cria inesperados novos laços.

É uma história surpreendente! Você olha a capa e espera que seja "somente" um romance fofo e é incrível descobrir que é mais do que isso.

O livro tem tudo do melhor para se formar uma boa história. Tem romance, amizade, famílias problemáticas, segredos e momentos inesperados. Além da doçura inerente aos livros da Sarah Dessen, é claro!

TCN 08/04/2020

Este livro é tocante! Nos faz pensar sobre perdão e sobre como lidamos com nossas relações familiares. Família, amizade, perdão, batatas fritas... Como não amar essa livro ?

Samuka Corrêa 19/02/2020

Uma história de conflitos jovens... para jovens!
A trama de "Os bons segredos" conta a história de Sydney, uma adolescentes, que num piscar de olhos tem sua vida modificada por uma porção de conflitos, iniciados pelo irmão, Peyton. A autora consegue representar a história de uma maneira tão verossímil, que o leitor sente na pele os anseios da protagonista, onde o leitor quer e crê que tudo pode melhorar, simplismente, porque a personagem merece.

Anna 24/10/2019

Leve e gostoso
Apesar de não ser meu estilo preferido de leitura e por não ter muita identificação, esse romance foi uma bela surpresa.
Aborda uma temática importante, através de uma narrativa leve, mas com passagens profundas.
Leitura muito prazerosa.

Feh 09/10/2019

Uma boa leitura
Não é um livro que vai marcar a minha vida, mas foi ótimo pra passar o tempo.

Eu sentia falta de ler livros mais jovens, depois de uma sucessão de livros mais adultos, então essa foi a minha escolha.

Meu primeiro contato com a autora e não foi ruim, gostei bastante de como os personagens foram explorados e descritos, senti um pouco de agonia com a família da protagonista, sempre me pondo no lugar dela. O mocinho é um fofo, mas não tira o mérito da mocinha, já que o livro é contato sobre ela.

Não dou cinco estrelas porque eu achei que ficou muitas pontas soltas e isso incomoda uma pessoa ansiosa como eu, mas de resto, eu gostei bastante.

Luisa 20/08/2019

É um livro que tinha tudo para ser incrível mas o ápice nunca chega e acabou sem ter uma grande emoção. Fiquei esperando o livro todo pelo momento em que ela desafiaria seus pais e finalmente mostraria que tem seu valor mas isso não aconteceu, a cada briga esperava que ela fosse se impor mas ela simplesmente acata as ordens mesmo sem concordar e só guarda a raiva que sentia pela situação para si mesma.

Taynara Lima / @taaynaralima 19/08/2019

Os Bons Segredos | Autora: Sarah Dessen | Editora: Seguinte | Nota: 4,0/5
Meu primeiro livro da Sarah Dessen, não conhecia nada sobre a autora e acabei escolhendo esse para começar e não me arrependi.

Sydney é uma jovem de negligenciada pelos pais que vive a sombra do irmão mais velho, Peyton. Ele é mais bonito, mais inteligente e na visão de Sidney, sempre teve a preferência dos pais, o que ao longo do livro vemos que isso é verdade. Quando criança eles até eram amigos, porém, depois que foram crescendo eles se distanciaram.

Porém o zelo e proteção em cima de Peyton o “estragaram”. Ele começou a causar muitos problemas, foi preso, frequentou clínicas de reabilitação e suspensões no colégio. Até que ele atropelou um adolescente depois de beber. Peyton foi preso e condenado.

Depois que o irmão é preso, Sidney decide ir para uma escola pública, um pouco mais longe de casa onde ninguém a conhece. E lá sua vida começa a mudar.

Sidney conhece a família Chatam e aos poucos adota a família e também é adotada por eles. Ela encontra o carinho e a atenção que não tem em casa. E enfim alguém que passou a vida inteira sem ser notada vivendo na sombra do irmão começa a ser notada, por quem ela menos espera.

A superproteção da mãe de Sidney com o irmão chega a ser irritante. Mesmo o irmão tendo sido julgado por deixar um garoto na cadeira de rodas ela tenta de qualquer jeito justificar o injustificável. Já o pai é omisso demais. UÓ!

É um livro com temas complexos, porém a autora trata com certa leveza. Gostei bastante.

Nayara - @nay.e.os.livros 18/07/2019

OS BONS SEGREDOS
“Toda amizade, em algum momento, traz um teste. Porém, nunca na vida⁣
eu tinha passado por algum que envolvesse comida. Tudo tem uma primeira⁣
vez, pensei, e segui as instruções”.⁣

⁣“E sempre que eu achava que as coisas estavam perto de se ajeitar, como tinha pensado momentos antes, algo acontecia para lembrar o universo que eu não⁣ merecia, não ainda”.⁣

Meu primeiro contato com a autora e eu amei a sua escrita, a leitura flui muito rápido.⁣
O título do livro deixa a entender que a história vai ter uma teia mirabolante de segredos, mas infelizmente isso não acontece, o ponto negativo pra mim da história é exatamente isso, fiquei o livro todo achando que ia ter algo mais forte e não teve, mas, o livro em si é bom apesar disso. ⁣
Sidney é uma adolescente boa e normal, mas que vive a sombra do irmão que é o queridinho dos pais, apesar de todas as coisas erradas que ele fez.⁣
Gostei dela, mas me irritou várias vezes o fato de ela não contar aos pais o que sentia e o que se passava com ela, essa omissão em excesso me desagradou várias vezes.⁣
O ponto alto do livro foi à família Chatham, pessoas cheias de problemas e dificuldades, mas com um amor incondicional um pelo outro, e o que seria da Sidney sem o apoio que ela encontrou neles. ⁣
Uma dica sobre esse livro é não ler com fome, eles falam em comida o tempo inteiro, você fica desejando comer desesperadamente hahaahahahah.⁣

site: https://www.instagram.com/p/B0CCR8-jSZ7/

Fernanda 14/07/2019

Sarah Dessen é conhecida como a rainha do YA contemporâneo e enfim pude conferir um pouco de sua majestade. Com fortes indicações nas redes sociais e ótimas notas no goodreads, sempre tive curiosidade de ler algo da autora mas sempre tinha alguma prioridade na frente.

No entanto, graças a um evento sobre YA que terá na cidade em breve, me dispus a ler “Os bons segredos”, que recebi há um tempo da editora Seguinte e... socorro... foi amor a primeiro livro!
A narrativa de Sarah Dessen é tão fluída e confortável, mesmo enquanto narra um drama meio pesado, que parecia que eu estava ouvindo a história de uma amiga.

“Os bons segredos” nos apresenta Sydney e sua família quase perfeita. Pelo menos era o que costumava ser.
Os Stanford era uma daquelas famílias que faziam tudo o que deveria ser feito. Um pai bem sucedido, uma mãe participativa, uma irmão bonito e talentoso e uma doce garotinha.
No entanto, tudo começou a desmoronar quando Peyton, o irmão mais velho de Sydney, se mete em vários tipos de encrencas. Começa com pequenos delitos que vão tomando proporções desastrosas quando Peyton é preso por causar um acidente que deixa uma pessoa paraplégica. Sydney, que sempre esteve a margem por causa de seu irmão, se vê novamente deixada de lado por seus pais. A prioridade sempre foi Peyton e ela já aceitou seu papel nesse roteiro.

Sydney então muda de escola para tentar uma nova rotina – e ajudar os pais com as despesas – e lá conhece Layla. Por conviver com Peyton, Sydney sempre soube identificar uma pessoa solar; dessas que atraem as pessoas, e Layla é com certeza uma delas. O grupo de Layla acaba se tornando o grupo de Sydney e ela, de repente, se vê parte de um todo. Com a amizade de Mac, Eric, Irv e, claro, Layla, Sydney vai ter outra perspectiva do mundo. Afinal, novas pessoas sempre trazem consigo novas experiências para a vida.

Sydney fica bem envolvida com as novidades de sua nova vida. Ela frequenta muito a pizzaria da família de Layla e Mac, e acaba tendo a oportunidade de ajudar Mac com a entrega de pizzas. Dessa forma, ela pode ver pequenos fragmentos da vida das pessoas e perceber como tudo é singular.

O processo de amadurecimento de Sydney é retratado de uma forma tão honesta que é impossível não se envolver com sua vida, suas dificuldades e suas dúvidas. Sarah Dessen traz um livro muito bonito de se ler e algo mais; uma reflexão importante sobre como a vida pode mudar de repente e nada podemos fazer a respeito.
O interessante é que Sydney, mesmo sendo a protagonista da história, não foi a causadora dos fatos do enredo. E isso é muito familiar a qualquer ser humano. Nem sempre nós somos os responsáveis por grandes mudanças mas somos obrigados a mudar junto com as circunstâncias.

“Os bons segredos” é o primeiro de muitos livros que, com certeza, lerei de Sarah Dessen. A autora me ganhou com sua escrita harmoniosa e com seu olhar empático para os problemas de jovens adultos. Por tudo que já ouvi falar, seus livros são muito fáceis de amar e claramente sou mais uma apaixonada.

site: http://www.garotapaidegua.com.br/2016/06/eu-li-os-bons-segredos-sarah-dessen.html

Mandy 12/07/2019

A história fala da vida de Sydney, uma jovem que tem um irmão bem irresponsável, e, por ser mais nova, sofre as consequências de suas atitudes. Seu irmão, Peyton, bebia, invadia propriedades, roubava, se envolvia com coisas erradas. Um dia está voltando para casa dirigindo bêbedo e atropela um garoto que acaba ficando paraplégico, assim, acaba sendo preso e transforma de vez a vida da família.
Após esse acontecimento, Sydney acaba sofrendo as consequências por conta desses fatos tanto socialmente quanto em sua família. Os pais, que sempre tiveram o filho mais velho como o queridinho, agora estão ainda mais atenciosos com o menino, e a mais nova não gostando nada disso, pois ela sentia uma grande culpa pelo menino que fora atropelado e os pais apenas preocupados em tirar Peyton da prisão, não o tratando como um adulto que deveria sofrer as consequências por seus atos. Além disso, a garota está sendo superprotegida e vigiada constantemente por seus pais, que temem que ela caia na mesma situação.
Com a finalidade evitar ser motivo de fofoca pela escola e por conta de problemas financeiros em casa, Sydney decide mudar de escola e, após seu primeiro dia de aula, ela vai a pizzaria Seaside, onde acaba conhecendo Layla. As duas acabam virando grandes amigas e logo estão muito próximas, como aquelas amigas que você sabe que pode contar. Sydney também acaba se tornando amiga de seu irmão, e acaba conhecendo sua grande família, os Chatam, que se torna muito importante para ela.
Sydney vai construindo laços com novas pessoas que conhece e tentando concertar as coisas com o irmão e recuperar os bons sentimentos por ele, e no meio disso também tenta entender a situação de seus pais.
Os sentimentos e o amadurecimento que a personagem sofre ao decorrer do livro me deixou apaixonada de cara. A personagem, ao conhecer a família Chatam, acaba aprendendo muito sobre amizade, amor, e também sobre família, e ainda sente como se ela existisse e consegue se encontrar. Sydney é como uma adolescente comum, e, como eu, você também pode acabar se identificando muito com a personagem e com seu modo de pensar.

Vanessa @LarLiterario 09/06/2019

Sydney está acostumada a ser invisível, vivendo a sombra de seu irmão Peyton. Acontece que Peyton começa a se envolver com situações perigosas e dar dor de cabeça aos pais. Até que, dirigindo bêbado, foi responsável por deixar David, que passava de bicicleta na rua, paraplégico. Desde então a vida da família Stanford muda radicalmente, Payton é preso, Sydney muda de escola e a mãe Julie se dedica exclusivamente à vida dos filhos.

Nessa nova escola, Sydney faz amizade com Layla, seu irmão Mac, os amigos Irv e Eric, além dos pais de Layla que se tornam a nova família de Sydney. Ela encontrou nele a falta que sente de atenção por parte dos seus pais, que agora, mais do que nunca, só tem tempo para o irmão.

Entre fugir de Ames, o amigo de Peyton esquisito que é amigo da família a qualquer custo, se adaptar a nova escola, manter as antigas amigas do antigo colégio e entregar pizzas na companhia de Mac e Layla, Sydney lida com os traumas deixados pelas atitudes de seu irmão. Com ajuda das conversas com a mãe de Layla, a protagonista consegue superar algumas questões e se sentir mais livre.

Esse foi meu primeiro contato com a autora e fiquei um pouco decepcionada. Sempre li críticas muito boas e estava com altas expectativas, mas foi frustrante. O livro é totalmente parado e sem nenhuma reviravolta ou fato interessante. Tinha tudo pra ser incrível, devido a tantos assuntos interessantes a serem explorados, mas a autora preferiu tratar de assuntos irrelevantes e superficiais.

Syd mal têm personalidade, vive em função do irmão por tabela porque desde sempre ela foi coadjuvante na família e na própria vida. Ela não concorda com o comportamento dos pais em relação a Peyton, que julgam inocente, e ainda se sente profundamente culpada sobre as consequências dos erros do irmão na vida de David... Mas pelo amor de Deus, ela é irritante. Sei que é uma personagem realista, cheia de falhas e que tem muitas pessoas que poderiam se identificar, mas ela apenas me irritou. Fiquei esperando o momento que ela confrontaria os pais em algum momento e nada. Totalmente passiva.

Esse livro seria muito mais interessante se a grande maioria dos personagens secundários fossem colocados no lugar da protagonista... Peyton, Layla, e principalmente a mãe de Mac e Layla são personagens maravilhosos, porém poderiam ter sido melhor explorados também. Mac é fofo e quase apaixonante, Layla sim tem personalidade, Peyton é interessante e a Mãe dos garotos é divina.

Os bons segredos é um livro ok, a trama é simples, realista e foi bem contada - mas não me conquistou. Acho que muitas vertentes poderiam ser melhor exploradas. Infelizmente, não funcionou pra mim.

site: https://www.instagram.com/larliterario/