Jovens polacas

Jovens polacas Esther Largman

Resenhas - JOVENS POLACAS: DA MISERIA NA EUROPA A PROSTITUIÇAO NO BRASIL

cid 09/08/2009

A culpa é da vitima
O mal existe. As vitimas acreditavam que estavam se casando, a familia pagava o dote e ela embarcava com o marido para o novo mundo. A bordo do navio muitas vezes descobria que o marido era um caften e que levava muitas outras moças para um prostibulo em terras distantes. A vitima estava indefesa em uma terra distante, sem falar o idioma sem parentes ou amigos. E o suposto marido, ficava com o dote, vendia a mulher e vivia do seu “trabalho”. Essas mulheres judias vinham da Polônia e da Europa Oriental, e ficaram conhecidas como polacas. Uma história triste que ouvi muitas vezes, e que associava prostituição, preconceito e judeus. Mas, o que não dá para aceitar, é que mesmo sabendo tudo isso, as vitimas não eram apoiadas, mas rotuladas de imorais, e segregadas das suas comunidades. Assim se uniram para construir uma estrutura de apoio e um cemitério já que eram indignas de enterro junto de pessoas honestas. Muitas desafiaram os opressores , foram a polícia , algumas morreram . Mas, a pergunta é como criamos um mundo tão injusto
Isotilia 23/07/2013minha estante
Leia 'Crença no Mundo Justo' de Melvin Lerner. As pessoas acreditam que o mundo é justo e querem continuar acreditando a qualquer preço. A vítima inoscente ameaça essa crença. Logo buscamos uma maneira de 'culpar' a vítima e fazer assim o mundo parecer justo de novo.

cid 25/07/2013minha estante
Gostei muito da dica. Vou procurar conhecer o livro,que deve dar muito o que pensar.Um abraço

Cami 23/06/2010

Simples e histórico
Um livro salpicado de fatos históricos europeus e brasileiros, de linguagem simples, até mesmo pueril em algumas partes.

Vale a leitura para que não se deixe cair no esquecimento e morte a triste história das pobres polacas.

Limão 18/04/2021

Interessante
Gostei do livro por ter me mostrado um lado da história do Brasil que eu não conhecia. Porém a forma que o livro é narrado não facilitou minha leitura... Há uma troca muito brusca de narrador e muuuuuitos nomes (não me dou bem com livros que tem muita gente rsrs). Então foi um pouco confuso, e nas últimas 100 páginas acabei lendo bem rápido pra chegar logo no fim. E o fim foi melhor do que eu esperava!! Adorei !

Kalica.Valentin 30/03/2023

É muito interessante, traz todo um contexto do cenário político brasileiro durante a época em q se trata a história. É contada em vários pontos de vista. Não é rápido de ser ler embora seja pequeno...
Sara.Nogueira 15/09/2023minha estante
É um livro muito interessante mesmo.

Sara.Nogueira 15/09/2023

Um tesouro encontrado por acaso
Para começar, quero deixar aqui registrado o quanto esse livro foi uma surpresa muito boa para mim. Eu o peguei gratuitamente durante minha ida à Bienal do Livro do Rio de Janeiro deste ano, no estande do projeto Gerando Falcões (busquem conhecer esse trabalho).
A obra aborda o tráfico de mulheres judias trazidas da Europa para o Rio de Janeiro no início do século XX.
Durante a leitura, pude ver (e rever) como estigmas dados às pessoas (neste caso específico, às mulheres) arruinam com a vida delas e o sofrimento se estende também às gerações seguintes.
Desperta mais uma vez também a reflexão a respeito do lugar e atuação da mulher em diversos contextos sociais e épocas.
E, ainda, possibilita um vislumbre quanto à situação política do Brasil e do mundo durante as épocas em que se desenrolaram a narrativa.
Ainda que baseado em fatos reais, ficção e realidade são mescladas. É um livro muito triste, mas tem seus momentos de alívio. Confesso que, sobre o final, ao mesmo tempo que eu gostei também fiquei levemente decepcionada com o desenrolar dos acontecimentos mas não sei explicar bem o motivo. São coincidências demais para eu engolir.
Por fim, pretendo relê-lo em outra ocasião para absorver mais informações e detalhes que deixei passar. Acredito que possa ser uma fonte de estudos para quem se interessa pelo tema. No final do livro há uma lista de referências utilizadas pela autora para o desenvolvimento da obra.
Sara.Nogueira 15/09/2023minha estante
Acabei deixando de acrescentar à resenha mas coloco aqui que, para mim, foi uma leitura bem fluida e rápida. Foi um livro que prendeu minha atenção, achei muito bem escrito e também foi uma leitura despretensiosa que fiz principalmente durante meus deslocamentos nos transportes públicos. Por conta principalmente disso que escrevi acima que pretendo fazer uma releitura em outro momento.

Virna 01/05/2024

Um livro com muita informação, muito contexto, História. Amei. Muito dura a vida dessas moças enganadas.