Cure Meu Coração

Cure Meu Coração Melissa Walker

Resenhas - Cure Meu Coração

Moonlight Books 29/03/2015

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net

Cure Meu Coração, de Melissa Walker, publicado no Brasil pela Editora Farol Literário, é um típico livro que classifico como leitura de verão. É aquela história que acontece nas férias, banhada de sol e muitas oportunidades, sempre que leio livros com este clima eu penso em ritos de passagem, superação e amadurecimento e, além disso, este livro trouxe algo mais, a ideia de irmos em busca de nós mesmos e de perdão.

site: Leia o restante da resenha em http://www.moonlightbooks.net/2015/03/resenha-cure-meu-coracao.html

Lane @juntodoslivros 25/03/2015

Eu sou real...
Quando seu coração é magoado, você tende a se fechar. Mas, e quando você acaba por magoar sua melhor amiga no mundo e se sente magoado por ter feito isso?
A adolescência é uma fase complicada, com muitos pensamentos e sentimentos confusos. Onde cada mínimo detalhe influencia em seu humor e atitude.

Clementina não foge a regra. Ele é a típica adolescente de 16 anos com suas dúvidas e ânsias. Acaba de sofrer uma dor no coração: perdeu a amizade de sua melhor amiga-alma gêmea, Amanda. Clem fez algo terrível com Amanda e ela acredita que não mereça seu perdão. Porém, isso não quer dizer que Clem não queira voltar às boas com ela.

Depois de um ano escolar difícil para Clem, seus pais decidem fazer uma viagem de verão no veleiro da família, o “Tudo é Possível”. Quem sabe 3 meses longe não farão com Clem melhore? Adorei os pais de Clem, eles são carinhos e compreensivos. Dando o tempo que ela precisa para descarregar sua raiva e frustração, e esperar ela se sentir a vontade para finalmente compartilhar suas emoções com eles.

“Primeiro no ombro da minha mãe, depois na manga da camisa do meu pai, quando ele se estica para passar um guardanapo.” Página 153.

E ainda tem irmã de Clem, Oliver. Que criança mais fofa! Oliver tem 10 anos, mas aparenta ser mais velha. Ela tem uma sensibilidade apurada. Ela sabe que a irmã está triste por algo e tenta fazer de alguma forma com que ela volte a sorrir.

“Abro os olhos e vejo minha irmã, que aguarda solene.
- O quê?
- Estou feliz por você ter parado de chorar.” Página 14.

Durante a viagem, Clem conhece o simpático casal de idosos, Ruth e George. Além do James, um rapaz excessivamente feliz. Os dois acabam se conhecendo em um momento doloroso: eles acabam se esbarrando no armazém. Um momento que envolve banana e assassinato em dose dupla. (brincadeira). James está sempre com um sorriso no rosto, como se nada no mundo pudesse abalá-lo.

“Também é muito alto e tem um sorriso que engole seu rosto.” Página 27.

Ele e o pai também estavam viajando pela mesma rota que Clem e a família, assim os dois acabaram por se aproximar e conhecer as verdades da vida juntos.

“- Tá muito bom. Mas você vai dar isso pra mim?
- Pra você se lembrar do que é real.” Página 164.

O livro é contado em duas fases: presente e passado. Clem nos conta como conheceu Amanda e vai até a situação desagradável de como perdeu a amizade dela. A autora foi muito sensível em nos falar da perda de confiança, traição e perdão. Principalmente o perdão. Às vezes é mais difícil se perdoar do que perdoar o outro.

Ninguém pode ser sempre feliz, sempre triste, sempre raivoso. Na vida não existe um “sempre”. As divergências ocorrem e cabe a nós reagirmos a elas. Superar ou sucumbir. O que nos torna forte é o modo como desejamos superar os momentos difíceis para encontrar a verdadeira felicidade.

Acredito que esse livro é uma boa pedida para quem está na fase da adolescência. Porém, é recomendado para todos os leitores. Vocês vão querer dar colo e, ao mesmo tempo, querer dar uns cascudos em Clem. ;D

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2015/03/cure-meu-coracao-melissa-walker.html

@APassional 07/03/2015

* Resenha por: Elis Culceag * Arquivo Passional
*Ouça a Playlist da história e participe do Sorteio de um exemplar desse livro, o link está no final da resenha!!!

Cure meu Coração é um livro foférrimo, assim como a capa *linda* e o título escolhido pela autora, Melissa Walker. Quem (ou o quê) detém o poder de curar nosso coração? O Tempo? A família? Os amigos? Um novo amor? Nós mesmos? É o que descobriremos com Clementina Williams, ou somente Clem.

No verão de seu 16º aniversário, Clem embarca no veleiro Tudo é Possível para uma viagem de férias com a família. Porém ela está sofrendo e sente-se extremamente culpada por algo que aconteceu há poucas semanas. A viagem pelas memórias recentes de Clem revelará o que rolou durante o 2º ano do Ensino Médio, que culminou na ruptura da amizade com sua melhor amiga Amanda; já a viagem de barco pela Great Loop (rota de navegação escolhida pelos Williams), nos mostrará como a adolescente está lidando com as consequências de seus atos e com tudo o que perdeu.

Começamos a leitura percebendo uma Clem totalmente deslocada emocionalmente da realidade ao seu redor. O verão está lindo, o veleiro está pronto, seus pais e sua irmã estão felizes com a ideia das férias em família, mas o interior de Clem assemelha-se a um ciclone de tristeza, culpa e mau-humor. Sua vontade seria ficar quieta e isolada num canto, o que será impossível durante a viagem.

Enquanto Clem remói sua dor, nossa curiosidade cresce a cerca do que aconteceu, mas essa informação virá em flashbacks do passado revelados aos pouquinhos... Portanto, o melhor a fazer é curtir o passeio e aproveitar a companhia animada da Julia e do Rob (os pais da Clem), e de Olive (a irmã mais nova da Clem), uma garota que é toda entusiasmo, inocência e otimismo. Sério gente, a Olive é uma fofa, pentelha como toda irmã caçula, mas totalmente carinhosa e compreensiva, pois ela sabe que Clem está mal e nem sempre foi ranzinza assim.

Então eis que surge um raio de sol capaz de transpassar a nuvem negra que paira sobre Clem! Durante a parada numa marina para compra de suprimentos, ela conhece James na mercearia do cais: um carinha ruivo de sorriso radiante, que acabará encontrando novamente em várias outras paradas ao longo da viagem, pois ele e seu pai utilizam a mesma rota que os Williams para velejar.

James, Olive e os pais da Clem são tão "coloridos" e de bem com a vida, que mesmo a narrativa sendo em 1ª pessoa na voz de Clem, a história mantém-se leve e fluída. É impossível para Clem manter-se imune a tanta energia positiva, e sentimos a sua transformação a cada dia.

Durante a viagem, Clem irá repensar o que fez e avaliar a sua real "culpa" na situação. A autora soube revelar o passado de forma delicada e totalmente humana, de forma que eu não consegui condená-la por seu erro. Quem nunca errou que atire a primeira pedra, porque eu a perdoei antes dela mesma. Se bem que se eu fosse a Amanda... confesso que o perdão não viria tão rapidamente.

A diagramação do livro também está uma graça, a Clem escreve um diário e no começo de alguns capítulos, há trechinhos de seus desabafos direcionados a Amanda, Ethan, James ou simplesmente a si mesma. A fonte utilizada nesses trechos é a mesma do título na capa, um cuidado gracioso. Mas quem é Ethan? Isso vocês terão que descobrir durante a leitura rsrsrs...

Cure meu Coração é uma história que fala sobre amizade, família, amor, perdão, carinho e união. Daquelas que deixam o nosso coração calmo, quentinho e um sorrisinho involuntário e bobo no rosto. Recomendo!

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 07/03/2015.

site: http://www.arquivopassional.com/2015/03/resenha-cure-meu-coracao.html

Kel Costa 19/02/2015

Antes mesmo de iniciar a leitura eu já sabia que tipo de livro Cure Meu Coração seria: daqueles que chegam de mansinho e contam sua história com sutileza. É um livro delicioso para se ler durante o verão, ele faz o leitor se sentir velejando com os personagens, sentindo o balanço do mar e o sol aquecendo a pele enquanto se estica em alguma toalha estendida pela proa.

Eu adoro livros que seguem essa linha e não foi diferente com a história da Clem. Ela é uma menina que está bastante perdida. Fez uma besteira daquelas que a gente sempre se arrepende enquanto ainda tá acontecendo, mas que simplesmente não consegue parar de fazer. Clem também está naquela fase da adolescência em que toda onda vira uma tempestade em copo d’água, como se um erro qualquer fosse te marcar pelo resto da vida. Mas não importa, na verdade, porque para ela, aquele problema é o destruidor de sua vida e a está consumindo.

Então Clem se fecha numa concha, se esconde do mundo e passa a se enxergar como a pior pessoa que existe; alguém que não merece ser amada nem respeitada por ninguém. E, aos poucos, ela deixa o leitor descobrir o que aconteceu de verdade. Através de capítulos alternados entre o presente e o passado, descobrimos a história toda. Ela apenas cometeu um deslize e foi julgada severamente por isso. Foi muito bom acompanhar a catarse pela qual a personagem passa no decorrer do livro. Melhor ainda foi ver como a ocasião foi essencial para a “cura” dela. Os momentos em família, o apoio incondicional dos pais e da irmã, até mesmo uma nova paixão!

Sobre a família, eles são todos fantásticos, mas o destaque aqui fica para a irmã caçula, Olive. A menina é excepcional, foi a cerejinha do livro, na minha opinião. É incrível como ela é tão nova (tem 10 anos), mas entende que a irmã está passando por um momento ruim e que precisa de apoio. Os pais da Clem merecem um troféu por serem tão pacientes com a filha adolescente irritadíssima trancada num veleiro. Por mais que eu entendesse que a menina precisava de espaço e estava sofrendo, ainda a achava estressadinha demais. No entanto, ela é uma garota fofa, amável, que só está passando por uma fase ruim. É compreensível. E o James… ele é um fofo! Aquele garoto bonzinho que toda mãe sonha em ter como genro rsrs

A edição está linda, bem caprichada e a capa do livro é belíssima. Gostei muito da escrita da Melissa Walker, ela me contou a história com muita naturalidade e facilitou minha “viagem” pelo veleiro de Clem. Eu que nem sou muito amiga de barcos morri de vontade de me juntar à família rsrs. O livro é uma gracinha e recomendo para quem curte romances mais leves.

Fica a lição de que, não importa o que façamos, nós sempre teremos que conviver com as escolhas que fazemos ao longo da vida, sejam elas certas ou não. A vida não acaba por causa de um passo em falso. Precisamos continuar, um dia de cada vez, até superarmos o ocorrido. A questão é que tudo passa. Por mais destruídos que estejamos naquele momento, a vida não vai fazer uma paradinha básica para nos esperar. Vai doer, vamos sofrer, mas teremos que aceitar e aprender com os erros para que continuemos os nossos dias. Simples assim.

site: http://www.itcultura.com.br/2015/02/cure-meu-coracao-melissa-walker/