O garoto no convés

O garoto no convés John Boyne

Resenhas - O Garoto No Convés

Rascunho com Café 18/06/2015

Uma aventura em alto mar
A História é contada pelos vencedores e do ponto de vista dos líderes – ou você já viu algum livro contando o descobrimento das Américas com a versão de quem limpava o chão das caravelas de Colombo? Ou falando sobre a conquista da Gália por quem cuidava dos cavalos dos legionários de César? Nesse livro vemos algo assim. É a História do motim mais famoso da História, contado pelos olhos do membro mais humilde da tripulação.

O começo lembra um pouco Oliver Twist, tal qual o personagem de Dickens, o protagonista é um um adolescente ladrão que vivia de pequenos furtos na Inglaterra vitoriana, seu nome John Jacob Turnstile. Sua vida começa a mudar quando ele é pego tentando roubar um relógio de um fidalgo, o Senhor Zela, o homem é bondoso e tenta salvá-lo mas a polícia não o perdoa e o leva julgamento, onde é condenado a servir durante um ano e meio no navio HMS Bounty da Marinha Inglesa.

O leitor facilmente sente simpatia pelo garoto, e torce que ele consiga superar as imensas dificuldades que lhe são impostas pelo destino. Além dele, há muitos personagens interessantes, como o capitão William Bligh que é um homem tão complexo e contraditório que provavelmente tinha transtorno bipolar. O livro não diz isso claramente, mas as mudanças drásticas de humor e reações exasperadas me parecem sintomas claro da doença.

Bligh é um personagem real, assim como a maioria da tripulação do navio que realmente existiu, e que sofreu um motim de verdade, que até hoje não foi bem esclarecido. Só que esta obra vai além dos fatos conhecidos. O autor John Boyne, que também escreveu O Menino do Pijama Listrado, escreve muito bem, somos jogados em alto-mar e sofremos junto com os membros que se mantém fiéis ao capitão. É uma leitura intensa, que prende o leitor de modo que ele terá dificuldades de largar o livro antes de terminar.

A história é narrada em primeira pessoa, por isso o narrador não é onisciente. Assim como em O Menino do Pijama Listrado, podemos perceber pela linguagem e pensamentos de Jacob que ele ainda mantém a inocência de uma criança, tem muito medo e vai aprendendo a se virar no navio. Esse é um recurso excelente para manter a surpresa e deixar a leitura mais tensa.

Mas, quando cheguei ao alto da escada e saí, olhei à minha volta, não havia terra visível; já estávamos em pleno mar! Escancarei a boca para gritar a algum dos homens que corriam de um lado para outro, mas a voz não saiu, e o rumor das ondas e a violência da chuva e do vento eram tais que ninguém ia me ouvir.

O livro me encantou em muitos aspectos, a linguagem é fluída, não é prolixa e sem
grandes descrições desnecessárias; há abundância de ações empolgantes, evitando que a história caia no marasmo; muitos personagens interessantes (reais ou fictícios). Enfim, é uma leitura mais que recomendada, espero que façam logo um filme dele.

site: www.rascunhocomcafe.com

Sarah 31/08/2015

O mestre Tursntile
John Jacob Tursntile é um jovenzinho esperto e sem muitas expectativas na vida que vive a furtar pelas ruas de Portsmouth. Em um belo dia, ele teve o azar de ser pego tentando roubar o relógio de um francês que estava em uma das lojas do local a fim de abastecer a sua biblioteca. O ato rendeu a Tursntile um ano de prisão. No entanto, com a ajuda do bondoso leitor, a vítima do furto, o prisioneiro é enviado a cumprir sua pena a bordo de uma fragata, o Bounty, servindo como auxiliar do capitão, William Bligh. Dessa forma, o menino torna-se O Garoto no Convés.
Através de uma narrativa cativante somos levados a sentir cada emoção da jornada desse menino até seu amadurecimento após tantas ondas e aventuras. Revemos como pequenas atitudes podem mudar a vida de pessoas que se sentindo no "nada" só precisavam de uma oportunidade para descobrirem que podem tudo.

Jociane Silva 06/09/2015

Aventura
Esse livro é simplesmente aventura pura, o autor soube fazer uma escrita muito boa, quanto a estoria esta ficando entediante, logo se inicia um novo capitulo com uma estoria mais envolvene, o livro conta a estoria de um garoto de 14 anos q é orfao e que vive em uma "abrigo" ele tem uma complicaçao, e com isso resta duas opcoes ou ir pra cadeia por 12 meses ou passar 2 anos a abordo de um navio, ao ler o titulo do livro podemos ver o q realmente ele escolheu, ai começa suas aventuras, ao longo do livro podemos ser o seu amadurecimento de um garoto de 14 para um jovem de 16 anos e o carinho e o respeito pelo seu capitao. Confesso q teve algumas revelacoes da vida do "Tutu" que me deixaram chocada mas é algo q vem acontecendo com os nossos garotos tambem. O final foi muito bom. So n gostei de nao saber o q realmente aconteceu com o vilao. Mas eu amei a Estoria e Recomendo.

Prof. Angélica Zanin 19/09/2015

Dever, Lealdade, Bom Serviço e Amor!
A história narrada por John Jacob Turnstile conta sua vida, desde que saiu do submundo de Portsmouth em 1787, ainda adolescente, até se tornar um capitão da Marinha Britânica. O protagonista é esperto, inteligente e sagaz o que faz com que seu relato seja envolvente e revelador. Além de dois anos, no mar a bordo do Bouth, ele relata a passagem por Otaheite (Taiti) e sua tentativa de sobrevivência em uma pequena lancha. Baseado em fatos reais, relata um dos maiores Motins de todos os tempos na Marinha Britânica. Mas, nada se compara ao seu relacionamento com o Capitão Willian Blight que ajudou Turnstile a descobrir suas verdadeiras aptidões através de seu exemplo, cuidado e amor. Um encontro fez com que nosso protagonista percebesse que era bem mais do que as ruas de Londres o fizeram acreditar que fosse. "Certas coisas que acontecem, na vida de uma pessoa, ficam tão impressas, na memória, e tão gravadas, no coração, que é impossível esquecê-las."

skuser02844 08/12/2015

Leitura rápida que nos prende em cada página.
Quando iniciei a leitura de "O Garoto no Convés", estava com certo preconceito, pois imaginava um livro com teor melancólico como "O Menino do Pijama Listrado" (apesar de ser um excelente livro). Porém, felizmente, estava enganado.

Adorei a evolução do personagem principal, um garotinho pobre e ladrãozinho, que após algumas circunstâncias interessantes, acaba sendo levado para trabalhar como auxiliar do capitão do HMS Bounty. Lá o rapazinho é testado no limite da sua integridade física e psicológica, mas apesar dos pesares, aprende a lidar bem com a vida no mar e passa a nutrir grande admiração pelo capitão.

Muitos acontecimentos irão badalar a viagem do Bounty até o término de sua viagem em direção ao Taiti e as tão cobiçadas nativas pelos marujos, que há tempos não sabiam o que era estar nos braços de uma mulher.

Theu 30/01/2016

O Garoto no Convés
Uma aventura incansável.
Cheia de descobertas, mistério, humor , ação e muita emoção.

lili 01/02/2016

o garoto no convés
um desfecho maravilhoso .....amei:'(:-D?

Anne.Elise 06/03/2016

Muito bom mas o começo cansa
Demorou um pouco para que eu entrasse no clima do livro, o início não é lá tão fascinante mas a trama vai melhorando com o passar a páginas e nos capítulos finais não consegui desgrudar do livro.

suellem 10/03/2016

o garoto no conves
Baseado em fatos reais, temos uma aventura pelo mar contada por um personagem jovem, Jhon Jacob Turnstile, que tem uma vida bastante triste órfão de pai e mãe é criado por um senhor que abriga jovens para que eles roubem e se prostituam para levar-lhe dinheiro. Após um dia roubar um relógio de um senhor francês, John recebe pena de 12 meses na cadeira, porém a vítima do roubo o livra da prisão e em troca o coloca para velejar 18 meses servindo ao capitão Bling em missão para colher fruta pão no Taiti. Ao aceitar ele tem em mente fugir na primeira oportunidade, porém se surpreende com o que encontra ao navio, um capitão bondoso e digno de toda lealdade. Porém após desfrutarem de uma Ilha maravilhosa cheia de prazeres alguns homem se rebelam contra o capitão roubando-lhe o barco e deijando-o para navegar em um pequeno bote com 18 homens que lhe permaneceram fiel. Após 48 dias e algumas perdas, a vida de John muda muito, e graças a um francês ele teve a sorte de se tornar um homem melhor e com um futuro digno.
Um livro bem aventureiro, cheio de momentos que te fazem rir, e se deliciar com o livro, uma história que mostra as loucuras da adolescência como o primeiro amor e a perda dele, a amizade, e a lealdade de algumas pessoas. Uma história muito bonita. Um pouco repetitiva, e o começo cansativo. Mais depois que vc consegue entender John a história toma um outro rumo...

Nena 23/04/2016

O livro narra a história real do motim ocorrido no navio de guerra da marinha britânica, HMS Bounty, sob o comando do capitão William Bligh, em 1789.
John Jacob Turnstile (personagem fictício) é um garoto de 14 anos, órfão, explorado e sodomizado por um homem q o ensinou a roubar. É preso e condenado sob a alegação de furtar um relógio de um francês. Essa mesma vítima do furto intercede em sua defesa, propondo a troca da penalidade de 12 meses de masmorra, por 24 meses a bordo do navio, sendo camareiro do capitão. O navio sofre um motim e parte da tripulação fica 48 dias à deriva. Foi uma das mais brilhantes façanhas náuticas q se tenha história. A narrativa é deliciosa, engraçada, emocionante e cativante. Uma vez iniciada, não tem como parar de ler.

Helder :) 14/05/2016

Livro Instigante
Esta incrível obre escrita por John Boyne, mesmo escritor de “O Menino do Pijama Listrado”, no ano 2008, nos conta as aventuras vividas por um adolescente na faixa de 15 anos que após um certo incidente na cidade onde morava, acaba tendo que ir viajar em um navio, cuja a tripulação é bem estranha e diversificada, para uma missão especial ao Rei.
A história é meio água com açúcar, é aquele livro que você pega pra ler quando não quer ficar pensando muito, apenas ler e admirar. O livro nos proporciona emoções em muitos momentos, principalmente quando o passado de John (personagem principal da historia) é descrito pelo próprio.
Fiquei preso por varias horas dos últimos dias nesse livro, apesar de não ter um grande significado ou querer passar uma grande ideia, se torna muito interessante devido a maneira que é descrita pelos olhos de John.
Mesmo tendo muitas paginas a leitura flui de uma maneira tão gostosa e natural que o tempo se torna aleatório ao momento da leitura.
Recomendo para qualquer pessoa ler, tem pouquíssimos temas mais pesados, mas em geral é uma leitura bem calma e que te prende em quase todos os capítulos.

Mandy 09/07/2016

O Garoto no Convés
E com uma premissa empolgante e intrigante nossa história começa em meados de Dezembro de 1787, o jovem John Jacob sai para mais um dia de seus delitos, mas mal pode imaginar como sua vida está prestes a mudar, ao tentar roubar um fidalgo francês, John Jacob é descoberto e levado pela polícia ao juiz, como não é a primeira vez que é pego ele recebe a pena de 12 meses trancado no calabouço, mas é salvo pelo mesmo fidalgo que lhe faz uma proposta, servir em um barco por 18 meses em vez de ficar preso, John Jacob mal sabe o que está prestes a fazer, já que vê ali a oportunidade perfeita para fugir do horrível Sr. Lewis e de sua vida miserável em Portsmouth.

John Jacob é um personagem fictício em uma história verídica, nesse livro somos levados até o HMS Bounty, um navio da marinha inglesa cuja missão é viajar até a ilha de Otaheite e colher mudas de fruta-pão para que sejam plantadas nas colônias inglesas, mas a viagem parece longe de ser simples, ao tentar contornar o caminho de Horn os tripulantes enfrentam uma horrível tempestade que os faz dar meia volta e seguir por um caminho secundário até que finalmente chegam ao destino.

"[...]. Eu não olhei para trás nem uma vez, não olhei à minha volta para guardar lembrança das ruas que eu conhecia tão bem, não perdi um segundo olhando para os paralelepípedos em que eu havia passado talvez mais de uma década roubando e furtando, não pensei nem de passagem no estabelecimento no qual tinha sido criado e no qual haviam me roubado a inocência uma centena de ocasiões. Só tinha olhos para o futuro e para as emoções peripécias que me esperavam.
Ah, que garoto ingênuo! Eu não tinha a menor ideia do que me aguardava." pág 52/53

Durante a viagem, o jovem Turnstile, "carinhosamente" apelidado pela equipagem do navio de Tutu enfrenta grandes aventuras e amadurecimentos em sua vida, por nunca ter velejado ele passa por momentos de terríveis enjoos e dificuldade em se acostumar a dormir em uma tarimba perto da cabine do capitão, estar sempre a disposição para arrumar e limpar a cabine do capitão, bem como lavar e passar sua roupa e cuidar de sua alimentação, mas não é apenas isso que o jovem Turnstile aprende, ele tira dessa viagem grandes lições de caráter, amor e esperança. Vindo de um passado triste John Jacob faz de tudo para esquecê-lo e fugir disso, mas com o passar do livro ele começa a mudar, não apenas deixando de ser um garoto de 14 anos para um homem, mas também começa a se afeiçoar aos amigos que fez e a vida no mar.Já na ilha de Otaheite ele descobre pela primeira vez o amor de uma mulher e também a decepção de um coração partido, e de como a alma humana pode ser facilmente corrompida pela ambição.

A narrativa de John Boyne é incrível, e nos conduz numa história intrigante e cheia de detalhes que é quase impossível não entrar de cabeça no livro, é uma história densa e em vários momentos ficamos aflitos com o que pode acontecer com John Jacob, e também ao longo da história vamos descobrindo mais sobre o passado obscuro dele enquanto vivia no estabelecimento do Sr. Lewis, a história do seu passado vai se construindo aos poucos durante sua viagem e experiencias no Bounty; embora não sejam apresentados muitos detalhes desse período da vida de John Jacob é impossível não imaginar tudo o que ele passou apenas por alguns aspectos que ele acaba relembrando ou contanto para o capitão Bligh. Os personagens além de John Jacob são muito bem construidos, o capitão se mostra um homem honesto e de bom coração, o Sr. Fryer também é um homem honesto, embora muito mais racional do que o próprio capitão, o Sr. Christian se mostra uma pessoa sem caráter desde o principio da história, logo de cara não simpatizei com ele assim como John Jacob, e é por ele que todas as reviravoltas do Bounty acontecem de maneira tão inesperada.Como já havia dito a história do Bounty é totalmente verídica, os fatos relatados no livro foram baseados em outros livros e anotações sobre esse acontecimento tão importante na história da marinha.

Um livro emocionante, divertido e cheio de aventuras.

"[...] "Mas eu pensei que tivesse morrido, sir" , contei-lhe, sentindo uma grande tristeza novamente. "Nos últimos dias na barca. Eu sentia a morte chegando. Sentia que a minha vida estava no fim, que não havia futuro para mim."
"Eu pensei a mesma coisa, garoto", disse ele sem se preocupar com o efeito da frase em mim. "De fato, houve um momento, algumas horas antes de chegarmos a terra, em que tive certeza de que você ia morrer e fiquei muito triste, muito triste mesmo. Mas você tem uma força que não sabia que tinha. Você a acumulou, garoto, não percebe? Durante o tempo que passamos juntos. Você virou homem" pág 467

A minha edição é a primeira que saiu pela Companhia das Letras, e é simplesmente linda, a textura da capa lembra muito a do O menino do pijama listrado, a leitura fluiu muito bem mesmo sendo um livro bem grosso, mas a diagramação e a escrita ajudaram muito nessa parte, a editora também lançou uma edição econômica com uma capa diferente, eu achei bem bonita, mas não troco a minha por nada nesse mundo.

"Do mesmo autor de O menino do pijama listrado, O garoto no convés é uma empolgante mistura de romance de formação, aventura marítima e reconstituição histórica. É também o tocante relato das descobertas de um adolescente que parte numa jornada perigosa para fugir de um passado traumático."

site: http://www.pequenosvicios.com.br/2014/08/resenha-o-garoto-no-conves-john-boyne.html
Bruno 18/08/2016minha estante
undefined

mihcruz 12/09/2016

O Garoto no Convés por Blog Blue Sky
Eu já tinha começado a ler este livro e abandonado umas 2 vezes, porém eu decidi que era agora ou nunca hahaha Eis que li o livro realmente com vontade de ler, não por obrigação, e prestei bastante atenção a cada detalhe. É um livro cheio de carga histórica, cheio de surpresas e casos inesperados. Uma história totalmente diferente do que eu estava acostumada a ler, mas que me chamou atenção e me prendeu de uma forma surpreendente.

site: http://we-bluesky.blogspot.com.br/

Vini 16/09/2016

Livro que no início não me cativou muito, mas no decorrer da história me surpreendeu bastante. Hoje em dia é um dos meus livros favoritos!!!