O garoto no convés

O garoto no convés John Boyne

Resenhas - O Garoto No Convés

Ivonir0 04/09/2020

Lembranças
Certamente, em outra vida, também navegava em misteriosas aventuras no imenso Mar.

Esse livro realmente fez com que pudesse viajar em devaneios a bordo do Navio Bounty. Sentir a briza do mar, a fúria do vento, o enlouquecer da fome, a tristeza da perda de um marujo.

Dias, noites, oceano, mar, fome, mar, dia, noite, sede, mar e mais mar. CAPITÃO.

Um garoto, Turnstile. Perdido em seus próprios pensamentos. Dezesseis anos, sem família, sem rumo, criado nas ruas, batedor de carteiras, acolhido por um interesse. Vendido!

Narrativa a qual descreve a História de um garoto em 1787, cujo sua vida miserável e cheia de aflições, se depara com uma alma generosa, com que o faz entrar em uma expedição em alto mar, que mudaria sua vida.

História fascinante, intrigante, muito gostosa de ler. História que te prende, te arrepia, te faz refletir..

Recomendo!
By Ivonir Oliveira

letícia 02/09/2020

o melhor.
digo com convicção de que esse livro foi o que mais me marcou até hoje. minhas expectativas estavam muito baixas, mas, depois que peguei o ritmo, não conseguia mais parar. eu devorei as páginas em dois dias, e a cada vez que me aprofundava, sentia que aquela história já pertencia ao meu coração! chorei (como sempre) no final, e acho que o que mais me marcou foi a lealdade do john para com o capitão e a consideração do capitão para com o jovem ?tutu?. uma história linda. pretendia reler, mas creio que esse livro é daqueles que você lê uma vez e nunca mais se esquece do porquê fora tão marcante.

Val 23/08/2020

John Jacob, um rapazinho de excelente humor
John Jacob Turnstile apesar de todas as adversidades é um garoto de excelente humor e foi isso que me cativou. A primeira parte da leitura, foi bem arrastada, várias vezes pensei em desistir, mas ..... venci rsrs e a a maneira que ia conhecendo mais o Tutu, toda a equipagem e o Bounty, minha curiosidade aumentava e queria saber como a história terminava. O Garoto no Convés é uma história sobre liderança, esperança e otimismo.

Matheus Figueiredo 05/08/2020

Incrível
Não vou mentir, achei a leitura um pouco cansativa, se for comparar com os outros livros do Boyne que li, porém a história em si é incrivelmente envolvente.
Foi uma leitura muito boa, John Boyne está entrando para os meus autores favoritos.
Em relação a história, é fantástico acompanhar o dia a dia de John Jacob Turnstile após ser optar por uma viagem de 2 anos, em substituição a uma pena imposta pelo delito de furto.
É muito envolvente e tensa as partes após o fato ocorrido no meio do livro, tu consegue imaginar o sofrimento que todos aqueles 18 homens, que se manteram leias, passaram no decorrer dr todos aqueles dias a deriva no oceano, em uma pequena barca.

Duana Rocha 31/07/2020

Maravilhoso!
Uma aventura marítima pra ninguém botar defeito. Recomendo demais!

Susan.Appilt 29/07/2020

Desventuras em alto mar
Finalizei essa leitura pensando: "como eu não li esse livro antes?" Faz anos que comprei e nunca tinha dado o devido valor para essa história, que me surpreendeu muito.
No início, é um pouco arrastado o desenrolar dos acontecimentos, mas conforme vamos conhecendo melhor Tutu, nosso protagonista, vamos acompanhando sua nova vida e aventuras a bordo do Bounty, além de tomar conhecimento aos poucos de como era sua vida na Inglaterra. A leitura me proporcionou momentos de tristeza, aflição, ansiedade, e algumas risadas com os momentos de descontração.
O fato da narrativa ser inspirada em um caso real só enriqueceu a experiência.
Só não vou dar cinco estrelas, pela edição do livro, que tem a fonte bem pequena e alguns erros ortográficos. Fora isso, recomendo a leitura!

Luana 18/07/2020

Confesso que esperava mais do livro, fui com muita expectativa. Mas não deixa de ser uma história boa e envolvente.

Adrianaa 12/07/2020

Maravilhoso
Muita aventura nessa história maravilhosa do menino Tutu.
Ameiii, o John tem me conquistado mais e mais a cada leitura concluída.

MahFrozen 07/06/2020

O garoto no convés
Sempre ouvi falar muito bem de John Boyne, e tenho muita vontade de ler O Menino do Pijama Listrado, mas tive a felicidade de ter este livro resenhado como o primeiro que leio deste autor.

O tema do livro em si não me atrai muito: navegações, mar, marinheiros, capitão. Mas a história fala em si de esperança e otimismo, coisa que aprecio demais nos livros.

Conta a história de Turnstile, um ladrãozinho barato (e outras coisas mais profundas sobre ele) que troca 12 meses de cárcere por 2 anos navegando como criado do capitão de um navio.

O livro tem seus altos e baixos. Tinham momentos em que eu ficava olhando no relógio e olhando o número de páginas para saber se já dava para largar (afinal tenho meta de páginas por dia), e em outros momentos eu nem sequer percebia que já havia passado da cota diária. Mas é engraçado porque o próprio Turnstile, que narra o livro, deixa bem claro que toda a história seria assim mesmo. E isso que ele pula vários dias da navegação por conta de não ter nada de interessante para contar...

O problema mesmo foram nas últimas 100 páginas. Foi quando eu realmente não conseguia largar. A princípio, a ideia era dar 3 estrelas para o livro, mas as últimas 60 páginas mais ou menos valeram o livro inteiro e renderam mais uma estrelinha na avaliação final.

Eu chorei, me alegrei e senti medo. Me comovi muito com o capitão, e fiquei impressionada com a bondade de tal. Mas é como Turnstile diz no livro: fica em prol da pessoa a opinião que ela terá sobre o capitão. Afinal, para muitos ele foi o vilão e para outros ele era o herói. Pra mim, todo herói tem um pouco de vilão dentro de si, e toma decisões que podem deixar muitas pessoas com raiva, mas no fundo é sempre para o bem de todos. Então o capitão é o herói, na minha opinião.

Recomendo a todos lerem o livro e depois me digam se o capitão é ou não um herói.

Jú Rodrigues 25/05/2020

Uma aventura épica.
Não achei que ficaria tão presa ao jovem John Jacob quando iniciei a leitura. Mas uma aventura é sempre uma aventura, em alto mar, é ainda melhor. E a evolução da narrativa do garoto que sob as intempéries da vida e do mar, se transforma em homem, é louvável e fascinante. É um livro divertido, reflexivo, e memorável.

Mari 13/05/2020

O Garoto No Convés
Um ótimo livro, a escrita é fluída e envolvente e eu gostei muito de conhecer a história pela visão do jovem personagem. Seus comentários eram ótimos de acompanhar. Para mim valeu muito a pena!

Vanessa 28/04/2020

O que falar....
Eu poderia vir aqui e escrever algo imenso para mostrar o que eu senti e vivi lendo esse livro, mas perderia toda a graça para os futuros leitores.
John Boyne escreve com maestria todas as palavras e se confirma como meu escritor favorito, esse livro só pode ser definido a partir da leitura e contemplação da obra, assim como suas outras escritas.
Uma recomendação maravilhosa para todos.

Taisa 21/04/2020

Acredito que um dos livros que me deu um misto de sensações. Angústia, tristeza, reflexão sobre os mais frágeis, mas também muitos sorrisos, gratidão e um grande abraço em meu coração. Se vc quer viver isso junto com uma aventura e tanto. Leia!

Bruna 02/04/2020

Um livro com uma riqueza de detalhes e uma história extraordinária! Vale muito a pena (apesar de bem extenso!)

Nanda 25/02/2020

Excelente
Aquele livro que fiquei pensando pq demorei tanto p ler.
Quando comecei a leitura não conseguia mais parar de ler.
Recomendo muito. Adorei conhecer a história de Tutu rsrs