50 anos do golpe

50 anos do golpe Aventuras na História

Resenhas - 50 Anos do Golpe

Rafaela.Cruz 02/07/2021

História
Pra quem quer uma introdução sobre o período ditatorial é bom. O interessante é que ele nos dá caminhos novos sobre assunto, como novas leituras, pesquisas.

Carla 29/09/2022

Bom livro pro entendimento do período da ditadura, nos resume bem esse momento histórico e primordial para o conhecimento de todo brasileiro.

Marquim 28/08/2023

#8 - 50 anos do golpe - A ditadura militar no Brasil
O livro trata-se de um compilado de reportagens sobre a ditadura que aparecem em alguns números da revista Aventuras na História, do grupo Abril. Eu tive a assinatura dessa revista por alguns anos e confesso que achava as reportagens bastante interessantes. Digo isso porque nunca tive muito interesse por História. Ler a revista tornava-a um pouco mais tragável, a meu ver.

A leitura das matérias foi dificultada justamente pelo elemento anteriormente mencionado. Pago um alto preço por não conhecer bem (ou o que seja básico) da história do nosso país. Não foram poucas as vezes em que tive de parar a leitura para fazer uma pesquisa rápida na internet. Claro que isso foi bom, pois me propiciou ter uma noção de alguns aspectos muito relevantes desse momento histórico.

O ponto alto do livro, para mim, é o momento de instituição do AI-5. Sempre me impressionou a enorme atrocidade pela qual muitos brasileiros tiveram de passar nesse período. Os relatos dos torturados me deixa boquiaberto toda vez que com eles mantenho contato. Dentre eles, o que mais me impressiona é a morte de Vladimir Herzog. Isso porque eu já lera uma obra (interessantíssima, por sinal) de um amigo desse jornalista: “Meu querido Vlado”. Que livro!

Por mais que tenha tido algum tipo de dificuldade com a leitura em decorrência de minha deficiência com a História, eu recomendo a leitura. Mais uma vez, como aconteceu com “Viva o povo brasileiro”, de João Ubaldo Ribeiro, fui motivado a desejar conhecer mais a história de nosso país. Tenho certeza de que isso me ajudará a amar ainda mais o nosso grande Brasil.

Vamos ler, galera!

opatoduck 04/02/2021

Coletânea de artigos publicados na revistas Aventuras na História. Por vezes redundantes, não formando uma coesão uniforme no todo.

pedro3015 06/03/2022

ótimo livro
3,5 estrelas.
Interessante como o livro é escrito de uma forma clara sobre os eventos. Senti falta de alguns temas que poderiam ser aprofundados, mas entendo a proposta que é justamente ser fácil de compreender para atingir todas as pessoas. Algumas partes são extremamente importantes como a herança deixada pelos militares para o Brasil e a atuação da juventude e dos estudantes no combate a ditadura militar.

mosh 01/11/2022

para o ignorante, o melhor remedio, triste pensar que, principalmente com tanta informação do passado, alguns continuem a achar que a ditadura é algo bom

louisepirani 09/02/2023

É uma boa compilação de dados e reportagens sobre a ditadura. Achei as citações dos livros muito boas.