O menino da lista de Schindler

O menino da lista de Schindler Leon Leyson...

Resenhas - O Menino da Lista de Schindler

Mandy 27/07/2022

INOMINÁVEL. "Se isso for o pior a acontecer... Quem dera."
Bom, eu não sei como iniciar.
Mas gostaria de que ficasse claro que esse livro faz-te viajar sobre o Holocausto e as agruras dos judeus em frente ao antisemitismo, então, se você tiver um mínimo gatilho nesses assuntos, não leia!
O livro tematiza a vida do pequeno Leon, um garoto que tinha apenas dez anos quando sua vida despencou.
Vislumbrando acontecimentos e diversos tipos de humilhações, é possível achar uma luz no fim do túnel, uma mão nazista que era "amiga", Oskar Schindler.
Este homem salvou diversos judeus, arriscando sua própria vida. Presumo que o motivo para ele fazer isso mesmo sendo considerado nazista era o fato de que ele condoía-se com a trajetória dos judeus na humanidade. Como eles sempre foram menosprezados e postos como "inferiores" defronte a outros povos.
Leon irá detalhar de forma efusiva diversos acontecimentos inomináveis da sua vida, propondo também, outros momentos de vitória, que traz suprassuma alegria ao leitor.
Durante esse livro eu chorei, compadeci-me, desconcertei-me, surpreendi-me, entristeci-me, assustei-me, emocionei-me, alegrei-me (poucos momentos, mas sim.), entre outros sentimentos inexplicáveis. "Se isso for o pior a acontecer... Quem dera."
Recomendo a ti, que talvez tenha uma atração (não felicitando-se com o Holocausto, nunca!) por História e tais assuntos, este livro te fazerá compreender alguns embalos exercidos obrigatoriamente pelos judeus. A história vai além do fim da guerra, propondo também conhecimentos de como os judeus foram inclusos e recebidos novamente na sociedade após tamanho afastamento.

Tenha uma boa leitura, é surpreendente. Beijos!!!!! ??

Rosinha.Correia 25/07/2022

Todo livro que fala da segunda guerra mundial é difícil de ler, mas esse aqui a leitura é fluída, em cada página vemos esperança ??

Aniiiiii 15/07/2022

Um herói é um ser humano comum
Extremamente importante, muito triste e desumano tudo que aconteceu com eles e com todos os outros. Uma pessoa conseguiu salvar a vida de tantas outras enquanto a maioria fechou os olhos, inacreditável.

Paula 15/07/2022

O livro conta a história vivida por Leon (Leib) Leysson, que é um dos sobreviventes do Holocausto. Você consegue ter uma real dimensão das torturas e do que era vivido pelos judeus na época. Como no Diário de Anne Frank, a história é narrada pela própria vítima, então você se conecta até mesmo com os sentimentos e pensamentos dele.
Recomendo pra guem gosta de ler sobre o assunto.

Jamile 11/06/2022

Sem muitos detalhes
Livro curto, a gente lê rápido e nem percebe quaando está no final.
Não tem como escolher uma nota ou fazer uma resenha pra uma história que é real. É a experiência da pessoa que está sendo retratada, porém acho que faltaram detalhes das passagens. Talvez pelo livro ter sido escrito anos depois, as memórias não fossem tão apuradas pra esse tipo de detalhe. Recomendo.

Arieska 29/05/2022

Emocionante
Pra quem assistiu "A Lista de Schindler" é impossível não se emocionar com a história narrada por esse personagem incrível. Aconselho que observem todas as fotos, leiam TUDO, todas as legendas, inclusive capítulos complementares ao final, essa é uma obra que vale a atenção a todos os detalhes.

A_Sarah_Soares 21/05/2022

O menino da lista de Schindler
O mais bonito de toda essa história é ver que Leon não se deixou resumir com o que fizeram a ele, como vingança viveu uma vida plena da melhor forma possível.
Contado sobre a perspectiva de uma criança o livro é até certo ponto leve e inocente, realmente imaginei como todas as crianças judias viam tudo aquilo, quem poderia imaginar tanta maldade?
Meu alívio ao ler era saber que ele foi um sobrevivente que teve a "sorte" e a determinação pra aguentar o máximo possível e poder ver o fim de tudo aquilo
Muito emocionante e visível o ponto em que maldade humana chega

Matheus1102 08/05/2022

O menino da lista de Schindler
De início, talvez se não fosse uma indicação escolar, eu não teria me interessado, por ser um dos gêneros que pouco me interesso, porém, o enredo me interessou muito e consegui me prender ao livro do início ao fim. As terríveis torturas tanto física e mentalmente, concomitantemente, junto da fome e miséria, fizeram com que eu tivesse mais um olhar sobre a guerra, é deplorável saber que ainda existem pessoas que defendem tal atrocidade, porém, cada um com suas burrices. Talvez a partir de agora eu comece a me interessar mais por livros que retratarem acontecimentos marcantes, veremos...
??
Mari 04/06/2022minha estante
Q resenha formal e chique

Matheus1102 06/06/2022minha estante
amaste amg?! (era livro pra escola) ?

Mari 07/06/2022minha estante
Lendo por obrigação um livro de 50 pág ? lendo por outra e espontânea vontade um livro de 550 em dois dias ????

Matheus1102 07/06/2022minha estante
KKKKLLKJJKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK DESSE JEITO AMG, JURO

lipelimma 05/05/2022

2.5*
Não é ruim, mas talvez não seja feito pra mim, não consegui sentir o que a maioria das pessoas sentiu nessa leitura.

Martony.Demes 03/05/2022

Um prisma de um jovem garoto de um fato escatológico
Bom, quem não conhece a obra e o filme a lista de schindler!? Se eu for falar dos meandros envolvendo todo aquele trágico periodo da humanidade estarei chovendo no molhado.

Porém, esse livro mostra esse acontecimento sob a ótica de um garoto qualquer de uma familia de judeus trabalhadores que cairam nas terríveis mãos dos nazistas!

O garoto narrada desde como era sua infancia, o comportamento peculiar de seu pai, o cuidado dele com a familia. Logo em seguida surge a perseguição aos judeus com a ascensão de Hitler ao poder e que veio a piorar com a declaração de guerra em meados de setembro de 1939.

O garoto passou por aqueles horrores que são apresentados na lista de shindler até que conseguiu se emergir, com alguns familiares e amigos do inferno dos campos de concentração para as fábricas desse excentrico nazista herói dono de indústria.

Depois é contado como foi o pós-guerra, por onde passou até chegar aos EUA e constituir uma familia.

Uma história de superação!

Tielli 02/05/2022

Emocionante
Não tem como não dar 5 estrelas para esse livro.
Um livro emocionante do início ao fim. É o terceiro livro que leio sobre a segunda guerra e assim como os outros me emociono ao ler. Livro narrado por Leon que ainda era uma criança na época. É de partir o coração saber que adultos e crianças passaram por tanta maldade. Queria entender como alguém pode ser tão cruel? Mas nesse livro descobri que no meio de tanta maldade tinha uma pessoa ajudando. Schindler mesmo nazista conseguiu salvar mais de 1.000 judeus. Não sabia que tinha até um filme. Com certeza irei assistir e recomendo a leitura desse livro. Apesar de triste, me trouxe a mensagem que não podemos perder a esperança e ter fé. Que mesmo que estejamos passando por algo ruim a ajuda pode vim de onde menos imaginamos. E que mesmo lendo acho que é difícil entender e imaginar o que os sobreviventes do holocausto passaram de verdade.

Camily 01/05/2022

O menino da lista de Schindler
Esae livro é extremamente interessante, chorei horrores. A história é muito comovente, ele era uma criança e passou por muitas coisas, eu recomendo bastante esse livro.

Stephany 28/04/2022

Necessário!
Esse livro é um dos muitos relatos sobre os horrores do holocausto. Aqui conhecemos a história de Leon Leyson (originalmente Leib Lejson), sobrevivente e que foi a pessoa mais jovem a ser salva por Oscar Schindler na Segunda Guerra Mundial. Curto, porém muito tocante, esse é um livro necessário e que todo mundo deveria ler.

Leon vai contar sobre sua vida antes da guerra, que era comum e feliz, e como tudo mudou drasticamente quando ele tinha 10 anos e a perseguição cruel aos judeus começou. Após a ocupação do território Polonês (onde ele vivia) pelos nazistas, foram impostas diversas proibições e sanções aos judeus, que não podiam por exemplo trabalhar ou frequentar a escola. Como única solução disponível para tentar salvar e proteger a família, o pai de Leon começa a trabalhar justamente na fábrica de um homem nazista, Oscar Schindler. O que Leon e sua família não sabiam é que graças a esse homem, eles e mais de outros mil judeus seriam salvos e sobreviveriam à Guerra.

A leitura é super rápida e fluida, mas ao mesmo tempo é dolorida. Leon passou anos sem revelar essa parte da sua vida, mas que bom que resolveu o fazer, pois é uma leitura enriquecedora, que nos leva a refletir e não querer jamais que a história se repita. Ele faleceu em 2013, mas deixou para gente esse valioso livro que conta uma história real de coragem, superação e que reitero aqui que deveria ser lido por TODO MUNDO!
Existem poucos sobreviventes do holocausto vivos, pois a Guerra ocorreu a mais de 70 anos, e eu tenho pra mim que é nosso dever como ser humano passar essas histórias adiante para que algo assim jamais aconteça novamente.
Por favor leia esse livro.

site: https://www.instagram.com/entre.mundos.e.paginas/