Rainha de Copas

Rainha de Copas Colleen Oakes

Resenhas - Rainha de Copas

Cristiane.Andreola 26/06/2017

Sobre a princesa
A rainha de copas me encanta pela capa, pelas folhas amarelas e pela história. Ando cansada da releituras "darks" de qualquer história, mas sobretudo do País das maravilhas! Gostei da construção da personagem da princesa, em si achei óbvia a trama, mas como deixa um final aberto, torço para que tenha uma continuação. Esse livro fez algo que a tempos um livro não fazia, me fez chorar! Então ele é um dos favoritos agora!

@plataformadolivro 12/06/2017

"Ela não seria como as pessoas comuns que apreciavam observar a queda do machado, o jorro do sangue vermelho. Mas ela também não seria como as mulheres da realeza, que desviavam o olhar e cobriam os rostos com seus lenços com um suspiro soluçante".

Rainha de Copas é o primeiro volume da série Queen of Hearts e uma releitura de "Alice no país das Maravilhas". Nele conhecemos a Dinah, a princesa de copas, que é uma personagem APAIXONANTE. Sempre ressentida pelo desprezo de seu pai, Dinah descobre no seu aniversário de 15 anos que tem uma meia-irmã. Vittiore, a filha bastarda do rei, embora Dinah não a suporte, é um amor de pessoa o livro todo e esconde um segredo (que preciso descobrir no livro 2).
A mãe de Dinah morreu quando ela tinha dez aos e tudo que ela tem são seu amigo Wardley, seus servos Emily e Harris e seu irmão Charles, o chapeleiro louco (muito amor por esse personagem).
Até que um dia Cheshire, o braço direito do rei, lhe revela uma passagem secreta que a leva para fora dos limites do castelo (Aí que a coisa fica mais legal ainda).
Dinah sempre foi apaixonada por Wardley, seu amigo que treinava para ser o novo valete de copas. um amor infelizmente não correspondido.
Quando ela recebe um bilhete escrito "coma-me" e junto disso um pequeno frasquinho de vidro com um papel que dizia "Faina Baker, as Torres Negras", decide ir investigar mais a fundo o que essa mulher tem a lhe dizer e acaba descobrindo coisas terríveis.
O nome dos personagens foi uma coisa que chamou muito minha atenção, nomes diferentes e originais, como: Fellen, Roxs, Tatcher, Quizzer, Yoous.
Sem dúvidas o rei foi o único personagem no livro que eu consegui odiar. Um homem frio, egoísta, manipulador e perverso. Dinah não vê a hora de sua coroação para acabar com toda a tirania de seu pai. Será que ela consegue?
Leia para descobrir.

"Estava aprendendo rapidamente que, o que era certo e o que precisava acontecer, nem sempre eram a mesma coisa".

borgeslivia 09/03/2017

A História de uma Princesa que virou vilã
PARA TUDO, que livro foi esse?!?
E eu quero muito a continuação!!!
??????
Hoje vamos fazer a resenha do livro "Rainha de Copas" da autora Colleen Oakes e publicado pela editora Universo dos Livros.
? Esse livro conta a história da Rainha de Copas, isso mesmo, aquela do Alice no país das maravilhas, antes dela se tornar má e antes mesmo dela se tornar uma rainha.
Dinah, uma adolescente, que era a princesa do país das maravilhas, está prestes a ter sua coroação para se tornar rainha, mas antes disso, ela vive em seu castelo em dias entediantes, muitos chás, jantares, tortas e sempre sofrendo humilhação de seu pai, o atual Rei de Copas. Porém, quanto mais chega perto dos dias de sua coroação, vários eventos sangrentos acontecem e Dinah sabe que algo de muito errado está acontecendo por ali. Com isso, a princesa precisa descobrir todos esses mistérios antes mesmo que "ela perca a cabeça para um inimigo sagaz".
Nessa história, também há Wardley, o futuro Cavaleiro de Copas e o grande amigo e amor de Dinah. Ademais, personagens como Gato de Cheshire, o Coelho Branco e o Chapeleiro Maluco estão presentes na história.
Não deixem de conferir "a história de uma princesa que virou vilã".
Esse livro ganhou o Next Generation Indie Book Award para jovens adultos em 2014.
Comprei esse livro, além de gostar muito de "Alice no País das Maravilhas", por motivos de preço e adorei demais!!! Com certeza ele merece cinco estrelas ??????????
Estou muito ansiosa com os próximos..

Attraverso le Pagine 06/03/2017

O que dizer de uma releitura de Alice no País das Maravilhas? Bom, se for Rainha de Copas, digo simplesmente que é genial.
O livro nos conta a história de Dinah, primogênita do Rei de Copas. Ela nunca foi muito amada por seu pai, (não digo o motivo, pois seria um mega spoiler), então vive na tentativa de agradá-lo, de forma que não consegue; assim, não aguentando mais ser humilhada por ele, resolve tomar uma atitude.
Junto com Dinah, temos alguns personagens que são importantes para o enredo, como:
Seu irmão menor, Charles, o chamado Chapeleiro Maluco, que é uma criança que faz lindos chapéus e tem uma genialidade e loucura aparentes; por este motivo, Charles não será o sucessor do trono e sim Dinah.
Wardley, seu melhor amigo e grande amor, que entrou para as Cartas, como eles chamam os soldados, do Rei. Com Wardley Dinah vive aventuras e um romance muito fofo.
Vittiore, a filha fora do casamento do Rei, que deixa Dinah furiosa, pois seu pai não esconde sua preferência pela nova filha. (Até agora neste primeiro livro, na minha opinião, Vittiore parece ser legal, o problema é toda essa implicância de Dinah com a irmã recém chegada).
O Rei, um homem bruto, forte, cruel e que tem um certo apreço exagerado por bebidas, simplesmente odeia Dinah e Charles, porém adora Vittiore. Muitos mistérios envolvem o Rei, só que ficou tudo para a continuação.
Cheshire, o homem de confiança do Rei de Copas, é um personagem que não consegui identificar de que lado está, se é da filha do Rei ou do próprio Rei, ou de si mesmo. Deve ser melhor desenvolvido no próximo livro.
Os dois servos de Dinah, Harris, referência ao Coelho Branco, e Emily, são sempre muito fiéis e carinhosos com ela.
E a Rainha Davianna, mãe de Dinah e Charles, mas que morreu um tempo depois do nascimento do filho.
Bem ambientado, com uma personagem forte e corajosa, com momentos de tensão, lugares aterrorizantes, e claro, muitas cabeças rolando, Rainha de Copas se tornou um dos livros que achei mais interessantes nas minhas leituras do ano.
Ao lerem, esperem encontrar muitas dúvidas em relação ao que acontece com cada personagem, pois o que fica claro é só que terá continuação, devido a muitos fatos não serem resolvidos. Mas nada disso impede que a leitura seja fascinante: é o tipo de livro que você não consegue parar de ler.

(Resenha por Naila)

site: http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/2016/06/recensione-livro-rainha-de-copas.html

Fran372 10/01/2017

A historia de uma princesa que se tornou vilã
Essa frase praticamente conta tudo Kkks.
Eu como uma Alicenatica (Fanática por Alice no País das Maravilhas) sempre quis saber a história por trás da Rainha e por isso esse livro chamou minha atenção.
Dinah não nos prende a princípio, porem a partir de uma misteriosa mensagem a história começa a se desenvolver.
Conta com personagens já conhecidos como Cheshire, Chapeleiro Maluco e uma grande traição.
Confesso que comecei a ficar entediada ks mas quando ele acabou eu sofri calada.
Essa historia não termina nesse livro; ele conta com mais 2 volumes ainda não lançados no Brasil. Isso significa que eu quase morri de ansiedade ??????

Dâmares Dias 28/12/2016

Rainha de Copas - Colleen Oakes
Para começar: que capa linda!!!
O livro "Rainha de Copas" faz parte de uma linha que vem fazendo cada dia mais sucesso, que são os contos de fadas para adultos... O livro segue uma estilo bem parecido com o da conhecida série "Once Upon a Time" e a Saga "Encantadas", de Sarah Pinborough...
Aqui como percebemos, a heroína ou vilã, como você preferir chamar, é Dinah, a Princesa de Copas, e futura Rainha de Copas do País das Maravilhas...
A história conta a vida de Dinah desde a sua infância, com a morte de sua mãe a princesa não possui um bom relacionamento com o Rei de Copas, seu pai. A cada dia que passa, Dinah percebe que há uma conspiração no mínimo estranha que envolve o castelo...
Quanto mais próximo está o dia de sua coroação mais coisas estranhas acontecem, e Dinah precisa da ajuda de seu melhor amigo Wardley, para tentar descobrir o que está acontecendo.
O livro prende a atenção do leitor, porque vamos acompanhando as aventuras de Dinah ao tentar descobrir de onde vem o mal que parece cada vez mais palpável, conforme a trama vai se desenrolando...
Encontramos no livro alguns personagens de "Alice no País das Maravilhas", só que sob outras formas, não vou dizer aqui quem é quem, mais posso adiantar que achei superinteressante o lugar que a autora achou para o "Chapeleiro Maluco" nessa história...
Esse livro é um daqueles que a gente lê do começo ao fim de uma só vez, sem parar pra respirar, de tão cativante que é a história...
Cheguei ao fim já querendo a continuação, só que pelas pesquisas que realizei o segundo livro da série não está disponível ainda em português... Infelizmente...
Enquanto a continuação não vem, vamos nos deliciar com mais esse conto de fadas sem um felizes para sempre...

site: lifalei.blogspot.com.br

Pri 15/11/2016

{Resenha} Rainha de Copas - Blog As Meninas que leem livros
Primeiro livro da Série Rainha de Copas, não esperava me prender tanto à estória quanto me prendi. A leitura é simples e quase musical, segue um ritmo gostoso que não fica exaustivo conforme as horas de leitura passam e você só deseja ler mais um capítulo, sem parar.

A autora teve uma criatividade ímpar ao pensar nas razões que deixaram a Rainha de Copas, no livro chamada Dinah (se não me engano é o nome da gata da Alice, não é?), má. Um pai opressor, uma vida distante dos súditos do reino cercada apenas das histórias que seus tutores lhe ensinaram. Filha mais velha de um casamento infeliz, perdeu a mãe ainda jovem. Aprendeu a temer o pai ao invés de amá-lo, um rei que mantém oculta a tirania de seu governo com entretenimentos banais.

Coleen criou até mesmo o sistema de “castas” das cartas, com cada naipe sendo responsável por uma tarefa: Copas são os governantes e os guardas reais; Paus são representantes da justiça; Ouros são aqueles que cuidam do tesouro e Espadas são o exército durão, ex-ladrões, assassinos, mercenários e toda a escória que o rei contrata para lutar ao seu lado. São eles quem controlam as Torres Negras, as prisões divididas em sete torres de acordo com cada crime cometido. Há lendas terríveis sobre o lugar. A autora também apresentou outros locais do mundo, o que deixou bem interessante pensar sobre a política de Wonderland.
[...]
Continue lendo no blog!

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2015/09/rainha-de-copas-colleen-oakes.html

lhngrc 22/06/2016

Rainha de Copas
um livro que conta a verdadeira história safadinhas má, ou melhor dizendo, porque ela se tornou má! recomendo! ?

Vanessa Sueroz 22/06/2016

Neste livro vamos conhecer melhor a vilã Rainha de Copas, ou melhor, Dinah, a princesa do País das Maravilhas. Sua mãe faleceu há alguns anos e seu pai governa o país a ferro e fogo. Pelas leis do país, quando um dos governantes morre o trono é passado para o primogênito quando ele completar 18 anos automaticamente.

Neste caso o primogênito é Charles, o chapeleiro Maluco. Ele ficou doido há alguns anos e não esta apto a assumir o trono, então Dinah acaba sendo a próxima rainha e o livro se passa quando falta pouco para ela assumir o trono.

Dinah de desengonçada e alvo de chacota das empregados, uma menina feia e pior que isso, seu pai a odeia e a trata muito mal.

“Um dia, esse será meu Grande Salão. Todas essas cartas irão se curvar diante de mim, quando eu reinar ao lado de meu pai, e cortarei cabeças de quem rir ou até de quem olhar pra mim.”

Resenha completa:

site: http://blog.vanessasueroz.com.br/rainha-de-copas/

Juliana.Chaves 29/05/2016

Resenha:Rainha de Copas blog A Doce Raposa
Confira a minha opinião sobre o livro

site: https://adoceraposa.blogspot.com.br/2016/02/livro-rainha-de-copas.html?m=1

LM² 27/04/2016

A futura Rainha de Copas
Um dia desses estava procurando por uma releitura de Alice no País das Maravilhas para não precisar escrever alguma coisa - pois é... Já cheguei a esse ponto. - e foi quando encontrei Rainha de Copas, de Colleen Oakes, que não só saciou minha vontade literária mas aguçou para ler mais.
Como a própria sinopse já dizia: " nem todo conto de fadas tem um final feliz". Essa é umas das frases que resume a incrível história de Dinah no fantástico País das Maravilhas.
Em Rainha de Copas conhecemos a verdadeira história de Dinah em sua trajetória a sucessão do trono. Realmente adorei o modo que foi tratada a história, já que podemos ter um ponto de vista diferente a respeito da vida da Rainha de Copas.
Dinah, a princesa de Copas, é uma garota sonhadora que vive tentando fugir da monotonia do Palácio de Copas onde sua vida é inteiramente controlada para ser a futura Rainha. Junto a seu melhor amigo Wardley, ela parte atrás de aventuras pelos corredores do castelo e a cozinha famosa por suas tortas adocicadas. Mas essa, é só parte da sua vida a qual ela não inclue sua família descentrada, que é uma fachada Feliz para o povo do País das Maravilhas. Seu pai, o Rei de Copas, a odeia simplesmente por ela não ser a futura Rainha perfeita. Ele a vê como uma criança ingênua, insensata e descontrolada, quando na verdade ela é uma garota esperta que sonha ser a melhor Rainha do País das Maravilhas sendo totalmente diferente de seu pai que não é amado por seus súditos e sim temido, além de ser autoritário, arrogante, cruel e impiedoso, uma figura Forte que não vê nos filhos alegria e sim vergonha. Porém, esse não é o maior problema e sim um auxilio para o início dele. Um dia, o Rei convoca todos os membros da côrte, inclusive Dinah, para fazer um comunicado importante que ele tem uma nova herdeira, Vittiore, uma garota linda, bondosa, meiga e gentil coisas que Dinah nunca conseguiu transparecer. A nova filha assume o posto de Duquesa além de ser acolhida pela Feliz Família Real. Todos amavam Vittiore inclusive o próprio Rei, o que fez a raiva de Dinah aumentar, porém ela sabia que senão controlasse acabaria tendo a única herança de seu pai, a raiva, então decidiu permanecer a distância. É então aí que começam aparecer os segredos do Reino de Copas que necessitam ser esclarecidos antes da coroação de Dinah. É aqui que inicia a história de Dinah, que passa ter a tarefa de revelar os segredos antes que seja tarde demais.
Eu adorei o modo que a personalidade de Dinah é passada. Temos a visão da Rainha de Copas como sendo maluca, sem senso, descontrolada que tenta reinar justamente quando na verdade quer matar qualquer um que vá contra ela. Em Rainha de Copas, temos Dinah sendo uma garota sonhadora, ingênua que tem seu lado sentimental apurado mas sabe ser forte e firme quando necessário. Meio que isso me fez lembrar um pouco a personalidade de Katniss e Tris, mesmo sendo em contextos totalmente diferentes. Ela sabe quando ser a garota impassível e destemida. Acho interessante o modo que ela controla os excessos de fúria, deixando que os próprios pensamentos deem conta. Ela tem características fortes mas que não a controlam como no caso da Rainha de Copas de Lewis Carroll.
Outra parte que gostei bastante foi o modo que os personagens clássicos de Carroll são inseridos na história. A autora os deixou mais real e humanos. Fantástico. Amei o Chapeleiro Maluco, Charles, ele é autêntico, genial, maluquinho e muito fofo. Também aparecem o Gato de Cheshire ( que nunca sei como pronuncia o seu nome) e o Coelho Branco. Tem o Wardley, o seu melhor amigo, que nos faz ama-lo assim como Dinah.
Bem, é um livro fantástico, uma das melhores releituras que eu já li e não vejo a hora de ler a continuação. Algumas pessoas dizem que não vê a hora de entender como Dinah chegou ser a vilã, mas como o próprio subtítulo do livro já diz: "A história de uma princesa que se tornou vilã." e realmente isso já acontece no fim da história. Eu gosto dessa personalidade de Dinah e particularmente essa releitura me fez gostar da Rainha de Copas pelo modo que ela é, e acho que não é necessário fazê-la ser do modo de Lewis Carroll.
Esse é o primeiro livro da trilogia "Queen Of Hearts" com o título original de "The Crown". O segundo livro ainda não foi publicado no Brasil, mas a editora Universo dos Livros está o traduzindo. O terceiro ainda não tem título. Porém quem quiser se aventurar em inglês procure por " The Wonder" que ainda não sei se terá outra tradução da original como no caso de Maze Runner. Para a nossa alegria também há boatos a respeito de uma suposta adaptação ao cinema, agora aguardamos para ver a sequência da vida de Dinah nas telinhas.
Espero que tenham gostado assim como eu e se aventure nessa nova versão do País das Maravilhas. Obrigada por ler.

Bia 30/03/2016

Resenha publicada no Blog My Queen Side
Adoro contos de fadas, e um dos meus prediletos é Alice no País das Maravilhas. Confesso que nunca li o livro em si, a não ser aqueles contos distribuídos em escolas públicas. Os incontáveis filmes adaptados a partir da história original me fascinam. E, para falar a verdade, sempre achei tudo muito sombrio.

A grande vilã desse conto é a Rainha de Copas. Sempre tive curiosidade para saber mais a respeito dessa personagem e, quando a Fran me ofereceu a obra inspirada justamente nela, fiquei receosa (por pensar se tratar de uma romantização) e animada ao mesmo tempo. Ainda bem que não dispensei, pois a leitura não foi menos que maravilhosa.

Dinah é princesa no País das Maravilhas. Sua mãe falecera e, desde então, o país passou a ser governado exclusivamente por seu pai.
De acordo com as regras do reino, quando o rei ou a rainha morre, o trono é passado para o filho mais velho ao completar 18 anos. O filho mais velho do rei é Charles, o Chapeleiro Maluco, e sua loucura o impedia de assumir o trono. Assim sendo, Dinah seria a sucessora, e faltava pouco para isso acontecer.

Devido a influência dos grandes estúdios de animações, princesa em nosso cérebro é sinônimo de delicadeza e beleza excessiva. Não no caso de Dinah. A personagem é desengonçada, não é tão bonita, é alvo de chacotas dos empregados reais e dos demais moradores do País das Maravilhas. Não bastasse isso, seu pai parecia odiá-la. Não, na verdade ele a odiava, a maltratava e ainda fazia atrocidades com seu psicológico.

Um dia, esse será meu Grande Salão. Todas essas cartas irão se curvar diante de mim, quando eu reinar ao lado de meu pai, e cortarei cabeças de quem rir ou até de quem olhar pra mim. (página 17)

Sua salvação eram Emily e Harrys, os empregados designados a cuidar dela, e seu amigo Wardley, por quem era apaixonada.

Certo dia, o rei convoca a todos e apresenta Vittiore, sua filha, fruto de uma traição. Sendo mais nova, o trono ainda seria de Dinah; porém, ninguém imaginaria a raiva que nossa futura Rainha de Copas sentiu. Além do fato de ser revelado para todos do reino a infidelidade do pai, manchando a memória de sua mãe, ele tratava a irmã de forma diferente. Mais carinhoso e amável. Sem contar que Vittiore agradou a todos do reino com sua beleza e graça, demonstrando ser uma verdadeira princesa.

Reinar o País das Maravilhas não é para os de coração mole, e a coroa pesa, você sabe disso. (página 45)

Eu amei a construção da personagem Dinah. Ela não é hipócrita, tampouco uma princesa carregada de tanta bondade que deixa todos fazerem o que querem. Dinah é determinada, e acaba vendo que a melhor maneira de ser respeitada é se impondo. Esperta, inteligente e muito corajosa. A maldade existente à sua volta; está, de certa forma, influenciando sua personalidade. E não sei se acho isso bom ou ruim, pois algumas vezes gostei muito de ela ter agido com maldade com algumas pessoas.

Quando achamos que a história será apenas sobre uma princesa que não é aceita pelo seu reino, tampouco por seu pai, fatores sombrios e misteriosos tomam conta de tudo, nos trazendo novos rumos e surpresas.

É uma fantasia sombria, que nos traz outros subgêneros como romance e drama. Narrado em terceira pessoa, mostra ao leitor uma visão ampla do reino e de todos os personagens da trama. Acredito que, narrado dessa forma, nos permite tirar nossas próprias conclusões das situações e dos personagens. Sendo assim, foi o primeiro ponto positivo que enumerei.

Praticamente delirava a cada vez que reconhecia um personagem do clássico. O Chapeleiro Maluco, o gato, o coelho... Foi ótimo revê-los sob um novo ponto de vista.

Acho importante ressaltar que se trata de uma série, e não ter o segundo livro em mãos foi a única parte ruim da leitura (rs). Amei a construção dessa nova história, a autora criou algo original e esplêndido, e estou aqui louquinha pela sequência. Foi uma das melhores perspectivas do País das Maravilhas que já conheci, com toda certeza.

Claro que uma futura Rainha de Copas merece meu coração. Favorito .

site: http://myqueenside.blogspot.com.br/2016/03/resenha-140-rainha-de-copas.html

Anna Gabby 26/03/2016

A sinopse pode te enganar, mas o livro é bom!
Dinah é a futura Rainha de Copas. Ao chegar aos dezoito anos a jovem seria coroada, mas algo (ou seria alguém?) vem fazendo de tudo para desestabilizá-la ou para evitar que a jovem chegue a seu lugar de direito. Talvez fosse apenas impressão, mas quando tudo conspira contra... Quando seu pai a detesta, quando a presença de sua irmã é insuportável e há menos de cinco pessoas em que ela pode confiar, tudo pode ser suspeito.
Além do mais, quanto mais se aproxima do dia da coroação, mais incidentes suspeitos acontecem e a jovem princesa descobrirá os segredos mais negros do coração do País das Maravilhas e do Rei de Copas, decisões deverão ser tomadas e talvez seja um caminho sem volta... Afinal, está é a história de uma princesa que virou vilã.

Alice no País das Maravilhas sempre foi uma das histórias que mais gostei e ler adaptações dos clássicos é um prazer que não me nego. Principalmente quando o foco deixa de ser a previsível protagonista e passa a ser a vilã. Neste livro conhecemos uma escrita épica que nos leva a conhecer os antecedentes da história que conhecemos.
Dinah é jovem sensível, mas diante de todas as humilhações vividas desenvolveu uma barreira que a protege ou ao menos minimiza dos danos, fazendo-a parecer dura. Ela sente que só pode confiar em seus criados de quarto e em Charles, mas este não pode ajuda-la contra o pai. O Rei de Copas é um homem cruel, mas ao mesmo tempo em que precisa reafirmar seu poder e controle sobre tudo, seus súditos o adoram (ou será temem?), um dos seus hábitos mais comuns é mostrar a filha, Dinah, o quanto ela é insignificante para ele. Vittiore é um enigma, sua doçura e gentileza é tão oposta a Dinah que não sabemos qual o papel dela na história. Outros personagens aparecem e sua versão é diferenciada, mas isso os torna mais interessantes, há aquela busca por descobrir quem são no original, eu conheço isso... será que ele é tal personagem?
Falando em enigmas, a maior impressão que tive ao ler a história foi de que ela é introdutória a série, uma espécie de prólogo para nos introduzir ao verdadeiro problema que virá no próximo volume da série, visto que cada acontecimento traz mais perguntas que respostas.
Então, a narrativa em terceira pessoa da Oakes traz a fantasia sonhada por Carroll e a torna mais real ao ser escrita como uma fantasia épica, mas o ponto de vista é sempre o de Dinah. A caracterização dos personagens é forte e marcante, não há características fracas. Dinah às vezes era rápida ao resolver os enigmas que surgiam a sua frente, mas muitas vezes não descobria algo que parecia básico ou nítido aos meus olhos.
Além disso, outro ponto que me incomodou foi a inserção do romance neste primeiro livro, pois ele não em convenceu. Acho que se a autora tivesse focado no desenrolar de alguns problemas ao invés do romance, o desenrolar da história teria uma atração maior.
Mesmo assim, ver essa versão da Rainha de Copas é interessante, pois ninguém vira um vilão sem motivo (eu acho), então ver o que aconteceu a Rainha para torná-la uma impiedosa vilã é muito instigante. Espero que a Editora lance em breve o segundo volume da saga e indico a todos que gostam de uma boa fantasia. Só se lembre que é uma introdução a uma trama que promete muito!