Submundo

Submundo S. D. Perry

Resenhas - Submundo

Well 09/04/2021

Bem original!!
Há o retorno de três personagens conhecidos da saga (Rebecca, Claire e Leon) e outros sobreviventes do livro autoral (David e John), há o esqueleto tradicional de Resident Evil nos livros - tensão + sub-objetivos antes de cumprir o principal objetivo + criaturas bizarras e, há um problema que realmente impacta no Resident Evil e explica coisas que ocorrem na história do jogo.
A dinâmica do livro, ao contrário dos outros, não separa os personagens. Eles agem, finalmente, como um esquadrão tático, finalmente mostrando porque eles são os S.T.A.R.S. Além disso, vemos nesse livro que a liderança do Leon também está começando a ser lapidada. Uma evolução natural do personagem.
O grande ponto de interrogação desse livro fica por conta do personagem enigmático "Trent". Por ser um personagem original, com o papel de ser um agente duplo, ainda não é possível verificar suas reais intenções e ainda, em qual momento as ações que ele toma pode impactar e se impactará na na transição entre a série dos games e a dos livros.
Embora o ponto forte dos livros autorais sejam os personagens, esse acaba pecando em um aspecto nas relações entre os personagens. Um relacionamento amoroso entre dois sobreviventes de um ataque zumbi não é necessariamente original e, talvez entre os fãs de Resident Evil, a Claire, definitivamente não deve ficar com o Leon, não que eu seja um entendedor de relacionamentos românticos literários, não consigo entender a maioria, mas me pareceu artificial esse clima.
Embora o segundo livro da série de Resident Evil também seja autoral, esse livro possui uma maior desenvoltura da autora. Parece que a mesma achou o tom da escrita quando se trata de Resident Evil. Algo frenético. Criaturas assustadoras e a sensação de urgência que não abandona o leitor em nenhum momento.
Pode parecer que eu, como leitor e fã, talvez não queira que a autora consiga alcançar os "livros já escritos" (ou jogos já jogados), um fã se classifica em dois: quando é feito algo que desrespeita a obra original ou não se alinha, ele rechaça e despreza. Agora, quando é feito algo que foge da obra original, mas é possível perceber o amor das pessoas que tentaram realizar algo diferente, o fã, fã mesmo, se identifica com aquilo e quer o seu bem e esse é meu sentimento quando se trata de Resident. Quanto mais livros autorais da S. D. Perry tiver, mais feliz eu ficarei. E espero ansioso para que seus livros autorais tenham o mesmo sucesso que os transcritos.

janierisonsantos 05/08/2021

Foi uma leitura razoável.
A história tem um roteiro legal, com cenários e vilões interessantes, a ligação entre os personagens foi muito boa de acompanhar - até mesmo os secundários -, mas senti que a obra acabou andando rápido demais e deixando alguns momentos um pouco raso, onde poderia ser possível ter um pouco mais de desenvolvimento.

Gostei do livro, mas não funcionou tão bem quanto os outros três anteriores.

Bruno.Bittencourt 14/04/2020

Livro muito bom, fala um pouco mais sobre a Umbrela.

Ramon 19/09/2021

...
"O verdadeiro soldado não aceita honrarias por um trabalho bem-feito; para ele, basta saber que fez direito..."

JP_Felix 04/05/2022

Bom livro
Última das histórias originais dos livros, e a que talvez mais aproveita bem o universo expandido nas novelizações. A equipe formada aqui é composta pelos personagens dos jogos, Claire, Leon e Rebecca, e por dois dos livros anteriores, John e David, e mais uma vez vemos como as adições são interessantes, já que a químida entre todos funciona muito bem.

David é claramente um líder nato, servindo como cabeça do grupo, e as garotas desenvolvem uma boa relação de amizade com ele e com John, da mesma forma que Leon e John, dois homens capacitados com níveis diferentes de experiência, acabam se tornando bons companheiros e agindo bem juntos.

A situação da vez diferente bastante do rotineiro. Não há um incidente de vazamento de vírus aqui, trata-se fe uma base de testes de armas da Umbrella, e com isso temos uma dinâmica interessante da ação, onde os personagens precisam passar por áreas com diferentes ameaças ate chegar ao que seria o último grande desafio, algo bem parecido com o que acontece nos jogos e que dá uma sensação de familiaridade.

Ainda assim, essa dinâmica é bem elaborada e justificada, e não limita-se apenas a isso. Vemos uma faceta nova, a dos funcionários que trabalham em lugares assim, mas desconhecem o propósito da instalação, e a participação de um desses funcionários em particular é uma ótima adição a um dos núcleos.

O vilão da vez talvez seja o mais interessante. Não é um cientista louco e não tem um plano grandioso, ele quer apenas fazer bem seu trabalho e ser reconhecido, mas está basicamente sozinho para lidar com os invasores, e quando vê que está em desvantagem, age de uma forma bem orgânica, se desespera, pensa mil saídas, mesmo que tenha que simplesmente fugir da própria Umbrella por medo.

Os elogios são basicamente os mesmos dos livros anteriores, é uma boa história, bem escrita, bem narrada, e desta vez é contida e adicona bastante coisa, principalmente sobre o misterioso Trent. Talvez o livro mais carismático até então pela sua originalidade e boas ideias, empatado em melhor história com Cidade dos Mortos.

Camaradalopes07 28/08/2021

Ótimo!
O quarto livro da franquia é excelente e vale a pena ler essa saga maravilhosa e é edição para fã e vale muito acompanhar e curtir essa leitura fácil e fluida.

aleef moraes 23/12/2021

Totalmente fora das expectativas
A expectativa de leitura estava bem alta, por conta dos três primeiros livros que li anos atrás. E a decepção veio um pouquinho. rs

O livro é bom, os desafios foram bem criativos, as cenas de ação são boas, gostei que os "zumbis" que aparecem nessa história são diferentes dos que vieram nos livros anteriores. Além disso, alguns elementos me lembraram um pouco de Jogos Vorazes e eu amei isso.

Porém achei tudo muito rápido. Eles passam por muitos desafios dentro da história, mas parece que tudo se resolve em três páginas, não dando muito tempo para criar um apego aos momentos. Isso também reflete nas personalidades e motivações dos personagens. Foi difícil me emocionar com as cenas mais impactantes, porque parecia que não tinha dado tempo ainda de eu ter nutrido apego a qualquer um deles.

Por fim, recomendo sim a leitura, foi divertido e empolgante, apesar de curto. ?

Naimica 08/01/2022

História inédita com 3 personagens conhecidissimos
Eu gostei.
Sério.
Achei divertido, tem ação e um pouco de complexidade, nem tudo é fácil para quem mexe com a Umbrella...
Ou melhor, nada é fácil.

Gostei dos personagens sendo eles mesmos.
Só não gosto muito do Trent kkkkk mas sei lá, coisa minha

@bardoriano 20/11/2017

Sensacional
O que você faria se estivesse preso em um laboratório secreto da Umbrella?

E quando a melhor equipe do S.T.A.R.S se junta com Leon e Claire para juntos lutarem contra a Umbrella, pode se preparar, pois é muito tiro e ação garantida.

A equipe é subitamente retirada de seu destino, que era a Europa atrás de Jill, Chris e Barry. Mas o motivo é que eles poderiam está perdendo a chance de ouro se não fossem pra Utah.

Mais um vez orientados pelo misterioso Trent, eles terão que ir para Utah em mais uma instalação da Umbrella, lá existe um livro de códigos com documentos secretos da empresa e eles precisam pegar esse livrinho preto.

Sem alternativa David, John, Leon, Claire e Rebecca vão ter que mais uma vez enfrentar as criaturas da Umbrella. Como de esperado, na teoria é fácil, mas na prática o bicho pega.

Chegando lá uma separação acontece. David, Claire e Rebecca vão enfrentar o esquadrão da Umbrella e alguém vai acabar mal. John e Leon vão acabar no Planeta, um programa de testes experimentais da Umbrella.

Com a melhor equipe que você respeita, um cientista ambicioso e um programa de testes mortal, assim é Submundo.

Opinião

Mas uma história inédita do livro.

Não teremos só um principal, todos são. Dois personagens novos ganham narração, Henry Cole (eletricista) e, Jay Reston (cientista), importantes para trama.

A leitura é bem dinâmica, como o grupo tá separado vamos ser levado a cada um, o que está acontecendo e tal, é de boa e você não se perde, eu não senti dificuldade nisso. Nos dois grupos tem ação, porém lá com John e Leon no programa de testes é mais foda.

Acredito que no jogo tenha, mas eu só vi no filme, pra quem assistiu Resident Evil 5 - Retribuição, lembra daquelas simulações das cidades Tóquio, Moscou, etc? Pronto, o programa de testes aqui no livro é na mesma vibe, lógico, é completamente diferente, só citei exemplo de como funciona o programa de testes.

São 4 fases, 1° Floresta, 2° Deserto, 3° Montanhas e 4° Cidade. Eles terão que passar pelas 4 e enfrentar os brinquedinhos da Umbrella que não será fácil. É tenso, foda e eles não têm descanso. E você também não. David e as meninas passam por maus bocados também.

Henry irá ajudar, apesar de que foi ele que colocou eles lá, você acaba gostando dele. Jay é um ser desprezível que como todos querem ser a menina dos olhos da Umbrella e deixa a ganancia falar mais alto.

Sobre o Trent não citei nos outros, mas ele vem ajudando discretamente os ex-S.T.A.R.S desde o primeiro livro com informações sobre a Umbrella e no Epílogo desse você descobre quem ele é, fiquei chocado.

Trama envolvente, cenário incrível, personagens só amor e muitas reviravoltas aqui. Gente sério, quando você pensa que as coisas não poderiam piorar, vem a autora e mostra que pode ficar pior, é cada situação que você se pergunta como eles irão sair. A Umbrella não tem controle, só piora a cada livro.
Nanda Henriques 20/11/2023minha estante
Eu senti a mesma emoção e paixão por esse livro, assim como você. Esse livro é perfeito!

@bardoriano 20/11/2023minha estante
Aaaaah, muito maravilhoso né? Chega deu saudade.

Nanda Henriques 20/11/2023minha estante
Demais! Um dos meus favoritos até agora.

Tati 15/04/2020

Ameiiii
Eu confesso que o começo não foi tão empolgante , mas antes do meio da história as coisas começaram a andar e não parei mais de ler e acabou não me decepcionando. Continuo amando a série e indicando .

John 28/01/2021

Uma segunda história original
Esse livro é o segundo original do universo de Perry e foi bem interessante a jornada. Os sobreviventes de Raccoon City se uniram aos de Caliban Cove para se infiltrarem novamente em uma instalação da Umbrella, dessa vez em Utah, procurando pelo Sr. Azul e um caderninho que ele guarda, às ordens de Trent. Eles acabam se separando e Leon e John se juntam ao eletricista Henry Cole, presos em um ambiente de testes e precisam encontrar um jeito de sair, enquanto David, Claire e Rebecca se escondem dos mercenários da Umbrella e tentam ajudar seus companheiros de alguma maneira.

O livro mostra uma variedade de novos B.O.W.'s incluindo uma nova espécie de Tyrant de arrepiar. Além disso, no Epilogo é mostrado um pouco sobre o passado de Trent e os conhecemos um pouco melhor. Não foi a melhor leitura da franquia, mas de fato é muito boa e merece ser lida!

Anninha 23/05/2023

Antes de entrar no elevador, verifique se ele se encontra...
Mais um livro delicioso da S. D. Perry!

Sério, é um prazer ler os livros dela, até me entristece saber que foram tão poucos, queria que ela tivesse escrito por mais tempo (por favor Capcom!!!).

Submundo é uma deliciosa narrativa, fluida, sem barrigas que deixa a história mais lenta, se você estiver com tempo livre consegue lê-lo em apenas uma tacada.

Por mais que a história seja muito boa e eu esteja maravilhada com o quinteto principal e com a participação, não tem como, Cleon foi o maior destaque pra mim, adorei os momentos de interações entre o Leon e a Claire! Se tivesse tido mais séria perfeito, mas fiquei satisfeita com o que teve, amo muito esses dois hehehe.

Joe 08/01/2021

Recomendo para fãs (?)
Como fã queria ter gostado deste volume, mas foi o pior que li dá série até o momento. Os diálogos são genéricos, a ação usa recursos questionados para dar uma guinada no enredo e o terror ao meu ver quase não existe. Os personagens foram descaracterizados se comparado ao que já se viu nos livros anteriores e apenas Rebeca continua interessante. Fora isso o enredo parece uma cópia do que já se passou, o livro se vende como uma história inédita, mas de inédito apenas a localização onde ocorre mais do mesmo e se não existisse não faria falta porque não altera em nada a franquia, infelizmente.

Consagrada 22/08/2023

Mais uma história nova
Claire, Leon e Rebecca juntos em uma história baseada em fontes da cabeça da autora.
Não que o livro tenha sido de todo ruim, pois a originalidade e criatividade da autora me chamou atenção, só que não consigo ver como algo que realmente aconteceu (no universo de RE, óbvio). Sem falar de ter sido um livro mais lento que os anteriores.
Aqui temos monstros novos e duplas diferentes sendo formadas, além da ambientação toda em um laboratório gigante um pouco diferente do que vemos nos jogos.
Por mais legal que seja trazer uma história nova fora dos jogos, ainda prefiro os que adaptam os jogos para os livros.

Matheus 17/12/2020

Maçante
Eu quase não consigo ler esse livro, tinha horas que eu nem sabia mais o que eu estava lendo. Achei bem chato e desnecessário. Dou uma estrela só pela Claire por ser perfeita apenas em existir.