100 Gatos que mudaram a civilização

100 Gatos que mudaram a civilização Sam Stall

Resenhas - 100 Gatos que mudaram a civilização

Cris Paiva 27/11/2009

100 historias curtinhas de amor aos gatos. Algumas curiosas, como o do gato do faraó e até heróicas, como a da gata que enfrentou um incendio para salvar os filhotes, mas todas decididamente deliciosas!

Taci 28/06/2013

Livrinho fácil de ler, rapidinho, porém muito interessante. Claro que em muitas histórias descritas percebe-se como o ser humano pode ser um tutor irresponsável(especialmente lá em mil novecentos e bolinhas) e quanto sofrimento isso ocasiona aos aniamis. Mas outras histórias trazem informações interessantíssimas, além de engraçadas, vale a leitura.

Suzana 12/05/2015

Fofo
Muito legal! Conta várias histórias interessantes sobre os gatos, me diverti com algumas delas e descobri lugares para visitar afinal não é sempre que uma propriedade é deixada para um felino!!!!

Andreza 03/03/2013

Curiosidades felinas
Um livro bonitinho, bem feitinho, leve e muito interessante. 100 gatos que fizeram parte de acontecimentos que mudaram de alguma forma a história da humanidade. Sejam eles se passando por autores, cientistas, ajudando a elaborar teses, ou até mesmo levando a extinção uma raça inteira de pássaros. Para quem ama animais a livro é um prato cheio. Perfeito também para quem adora livros de curiosidades.

Gabriel Dummer 09/10/2020

Gatos curiosos
Gatos são criaturas fascinantes.
E conhecer 100 gatos que mudaram a civilização é inspirador.
O livro é dividido em cinco partes, cada uma indicando a área que os respectivos felinos tiveram sua influência. Temos desde gatos que tiveram sua influência na ciência e natureza, como o caso de Tibbles (o gato de uma ilha na Nova Zelândia que eliminou uma espécie inteira de aves), até gatos históricos e populares como Maneki Neko (o famoso gato que acena, representado como estátua e símbolo de boa sorte, e que apareceu no Japão por volta do século XVII).
Há também gatos que influenciaram escritores famosos, como Cattarina (a gata de Edgar Alan Poe), e verdadeiros gatos heróis, como Tommy, o gato que em 2006 ligou chamou a emergência pelo telefone para ajudar seu dono.

Diego 01/02/2018

As 100 histórias são contadas de forma bem sucinta, cerca de 2 - 3 páginas cada uma. Elas são divididas em 5 tópicos principais: ciência e natureza; história e política; arte e literatura; cultura popular; perfis corajosos. Já os gatos, assim como o autor Sam Stall indica em sua introdução, podem ser divididos em 4 aspectos: musas, pioneiros, anti-heróis e heróis.

Entre esses influentes gatos se encontram o espiritual Maneki Neko, gatos de pessoas famosas como Nikola Tesla e Edgar Allan Poe, além de gatos comuns de pessoas comuns, como o bichano que discou 911 para socorrerem seu dono.

Embora nem todas terminem com um final feliz (graças a ação humana), essas histórias curiosas e interessantes vão agradar qualquer um que goste desses bigodudos folgados.

Milena.Saleh 16/11/2020

Livro meia boca
Interessante mas meio forçado. Bom pra passar o tempo. Histórias curtas.

Tatiane Roff 02/11/2020

Divertida
Para apaixonados por gatos, recomendo que leia esse livro, é tão legal que você não quer parar de ler, muitas histórias que nunca imaginou pela sua cabeça o que um lindo gato pode fazer é deixar a sua marquinha na história da civilização.
Recomendo.

Gabriela709 18/06/2023

Para amantes de gatos
Ler é uma atividade que traz diversos benefícios para a nossa vida, e um livro em especial que me chamou a atenção é "100 gatos que mudaram a civilização", de autoria de Sam Stall.

Esse livro conta a história de gatos icônicos ao longo da história, desde o Egito Antigo até os dias atuais. Os gatos eram muito valorizados pelos antigos egípcios e seus pelos eram utilizados como um item de luxo. Na Idade Média, os gatos foram vistos como criaturas diabólicas e muitos foram massacrados durante as caçadas em nome da religião. Já na Renascença, os gatos se tornaram símbolos de elegância e nobreza.

O livro nos apresenta ainda gatos famosos como o da escritora Agatha Christie, que qutava com ela durante a escrita de seus livros, e o gato de Ernest Hemingway, que era polidáctilo, ou seja, tinha seis dedos nas patas.

O texto é muito bem escrito e a leitura é bastante fluida. Eu confesso que sou apaixonada por gatos, então esse livro foi uma ótima oportunidade de aprender mais sobre a história desses felinos tão adoráveis. Além disso, acredito que a obra traz uma reflexão sobre a relação dos seres humanos com os animais e como a perspectiva sobre eles pode mudar ao longo do tempo.

Em resumo, o livro "100 gatos que mudaram a civilização" é uma leitura tanto para os amantes de gatos como para aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre a história da humanidade, com uma pitada de humor e fofura. Eu realmente gostei e recomendo para quem quiser se aventurar nessa leitura.