Sandman: Noites sem Fim

Milo Manara

Resenhas - Sandman: Noites Sem Fim

Matheus Oliveira 06/08/2022

Sandman: Noites Sem Fim
Nesse conto de Noites Sem Fim que é uma das mais recentes abordagens do universo de Sandman, Neil Gaiman nos apresenta uma incursão nas histórias dos 07 perpétuos. Confesso que esperava mais superficialidade, porém ele conseguiu passar profundidade, inclusive na relação entre os perpétuos e seus conflitos familiares, sendo explorados com bastante complexidade.

As ilustrações, diga-se de passagem, são MUITO bem construídas e conseguiram com maestria transpassar do papel o sentimentos com uma extensão impressionante.

O que dizer dos perpétuos?: Uma MORTE surpreendente amigável; DESEJO sapientemente indefinível; SONHO sentimentalmente humano; DESEPERO angustiantemente multifacetado; DELIRIUM Necessariamente reguladora; DESTRUIÇÃO Asperamente sedutor; DESTINO "escravizadamente" insoldável.

Minha maior surpresa foi com: SONHO (Sandman) por mostrar uma postura inerente à sentimentos naturalmente humanos, o que trás uma empatia e proximidade muito grandes com o personagem; E DELIRIUM que me deu uma outra perspectiva de sua necessidade, mesmo sendo um pouco confuso conseguir se debruçar em sua psique (acredito que seja o objetivo), as ilustrações (digo até que é a minha preferida desta obra) são um excelente subterfujo para nos permitir melhor explorá-la.
Daniel 06/08/2022minha estante
Ótima resenha, Matheus! Vou incluí-lo na minha lista de leitura.

Matheus Oliveira 06/08/2022minha estante
Opa! Obrigado Daniel! ????

Mateus 04/09/2010

Não sou um dos melhores leitores do mundo de histórias em quadrinhos, pois na minha infância o máximo que lia era Turma da Mônica e Mickey. Só a pouco tempo comecei a ler histórias de super-heróis, e Sandman apareceu de uma forma totalmente inesperada. A muito tempo queria ler algo do Neil Gaiman, e Noites Sem Fim foi extremamente bem-vindo.

Nunca pensei que iria gostar tanto assim de uma história em quadrinhos. Como havia lido mais HQ's infantis e apenas para passar o tempo, não esperava algo tão criativo e estarrecedor. Gaiman mostra sua genialidade em cada página do livro, pois tudo é extremamente inovador e maravilhoso. Suas histórias são incomparáveis e mágicas, como todos os seus livros. O fato de o livro ser ilustrado por vários artistas diferentes é o que mais o enriquece, pois nunca nos cansamos e ficamos o tempo todo querendo mais e mais.

Acredito que a única coisa negativa do livro seja a história do desespero, que é realmente desesperante e não dá pra entender muita coisa. Mas é um livro deslumbrante, cheio de detalhes. A primeira história foi para mim a melhor de todas. As outras são igualmente boas, cada uma com sua particularidade. Quanto às ilustrações, nem falo nada. Ilustrações mais perfeitas impossíveis.

Por ser meu primeiro livro do Neil Gaiman, foi extremamente marcante, e foi o primeiro de muitos outros... Mas uma coisa é certa: Sandman é uma das melhores histórias em quadrinhos de todos os tempos.

Rosa Santana 13/04/2011minha estante
Gostei do livro, achei muito moderno na sua forma, mas com tema tão universais e eternos - (Perpétuos!!). A união mitologia + ficção + história achei muito bem bolada.
E alguns retratos da "Desespero" deveras, me desesperaram, de tão reais!!
excluindo...

Janus 10/04/2009

Desejo ......
Desenhado pelas mãos de Milo Manara, não tenho palavras para descrver tal beleza e esplendor.
So o conto sobre desejo, vale o livro inteiro.

Anezio 28/12/2023

Universo com infinitas possibilidades
É impressionante quantas possibilidades há nas histórias escritas no universo de Sandman.

O autor sabe realmente lidar com as palavras. Consegue ser simples e sofisticado com, aparentemente, muita facilidade.

Vale demais a leitura!

Jards 30/12/2021

Uma história para cada Perpétuo. Com um desenhista própria para cada, como foi sendo os arcos de Sadman do Gaiman. Foram bem legais, alguns confusas.

Shana 14/02/2011

Noite Sem Fim se compõe de 7 contos, cada um sobre um dos Perpétuos, uma família bem diferente. O meu predileto entre os irmãos é Destino. Destino que cheira a livros, Destino que é cego, Destino que possui o livro que contém cada detalhe de sua vida, Destino que continua seu caminho.... Destino me lembra as fiandeiras, que me lembram Uthred, que lembra: O destino é inexorável. Minha citação predileta. É como voltar para casa.

Rosa Santana 13/04/2011minha estante
Destino lembra também Aracne e sua arte de bordar a vida e seus atos...

André L. Pavesi 22/07/2021

Noites sem fim, sonhos sem fim
Tem o nome do Gaiman envolvido, pode ler sem medo! 7 contos geniais, revisitando os Perpétuos de uma forma que apenas um velho amigo muito próximo poderia fazer.

Coruja 29/04/2015

Sandman: Noites sem Fim é mais um dos spin-offs da consagrada série de quadrinhos escrita por Gaiman entre 1989 e 1996. Nesse volume, acompanhamos, em cada um dos sete capítulos, um dos irmãos Perpétuos em uma narrativa-solo, independentes da série original.

Temos Morte servindo de musa para um soldado pessimista e ao mesmo tempo tentando penetrar num reino isolado por mágica numa das ilhas de Veneza – um conto que muito me lembrou A Máscara da Morte Rubra de Poe.

Desejo vem em seguida, num dos meus contos favoritos do livro, onde uma jovem apaixonada acaba por se tornar numa figura de sedução mortal. Eu torci pela narradora, vou confessar, e adorei a forma como ela manipulou os guerreiros para conseguir sua vingança no final. Aliás, essa história conta com ilustrações do polêmico Milo Manara – e elas são magníficas, a arte de que mais gostei em toda a antologia.

Sonho, para variar, apresenta-se como um amante frustrado – e cá entre nós, Lorde Morpheus definitivamente não tem sorte no amor... O mais interessante nessa história é que ela parece possuir sementes do que seria mais tarde o brilhante Stardust, mais um dos meus favoritos do Gaiman...

Desespero não estrela exatamente uma história, mas pequenas vinhetas mostrando faces e corações partidos pelo desespero. As palavras são secundárias aqui, chamando mais atenção sobre o trabalho de Dave McKean e Barron Storey, os dois artistas envolvidos nas composições angustiantes desse conto.

A quinta narrativa dá um certo nó na cabeça, afinal, seus personagens são todos doentes mentais, que chamados por Sonho, procuram pela caçula dos Perpétuos, Delírio, que se perdeu em seu próprio reino.

O enigmático Destruição está no penúltimo conto, num papel apenas periférico, mais que ainda assim se encaixa perfeitamente no potencial destrutivo do que se está escavando no sítio arqueológico em que a história se passa. E, fechando o livro, damos um breve passeio pelos jardins de Destino.

O interessante desse volume é que ele nos dá uma chance de encarar com mais profundidade personagens e situações que enxergamos, por vezes, quase que só de vislumbre na série principal. Todos os Perpétuos têm suas próprias histórias, influenciam as vidas que tocam e foi muito bom ter essa percepção em Noites sem Fim.

Cá entre nós, eu passaria o resto da vida lendo histórias no universo de Sandman, mas, infelizmente, isso não é possível. Mas, entre um especial e outro lançado por tio Neil, vamos levando...

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2015/04/para-ler-noites-sem-fim.html

bardo 08/06/2021

Uma pequena coletânea onde o universo de Sandman é revisitado, mas ainda que seja óbvio o objetivo da publicação o conjunto em si ainda que visualmente impressionante está uma tanto aquém do material original. Simbolicamente funciona, mas pode-se dizer que tirando as histórias de Desejo e Sonho as demais vão gradualmente perdendo a força, elas encerram a essência do Perpétuo representado mas estão longe de cativar. De longe a melhor história do volume é a envolvendo Sonho, que além de visualmente linda é extremamente poética e simbólica.

Camilo23 12/10/2023

Eu terminei o livro antes de acabar a história principal de sonho, gostei muito e consegui entender muito mais sobre os perpétuos. O livro apresenta 7 contos, cada um com foco em um dos perpétuos e com um estilo diferente de ilustração para cada. Os contos conseguem expressar bem os perpétuos em que se focam e os estilos de desenho complementam a história. É uma experiência super interessante, mesmo que você não planeje ler a história principal. Pessoalmente, todos os contos tiveram um grande impacto, em especial o de desespero, a expressividade é das mais notáveis que eu pude sentir.

Ana Paula 19/07/2022

me surpreendeu
já havia lido algumas coisas do universo de sandman. fã de neil e toda a sua mitologia e narrativa fui atraída pra ler mais uma de suas histórias.
confesso que esperava algo muito rápido e raso, um pequena introdução de personagens, recebi profundidade e muita coisa a se pensar. o jeito como a narrativa vai se misturando a cada página, o começo da história que parece estar meio perdida e ao fim, tudo faz sentido.

alguns fatos me reviraram o estômago assim como pensamentos, mas ainda assim uma ótima história lida desse autor fantástico
Matheus Oliveira 28/07/2022minha estante
Super concordo Ana Paula! ????

Lo 02/03/2013

1 história por dia
Nunca tinha lido nada de Neil Gaiman, e poucos quadrinhos tão adultos quanto esses. Contendo 7 capítulos, 1 para cada Perpétuo (Morte, Desejo, Sonhos, Desespero, Delirium, Destruição e Destino), todas as histórias são boas, exceto Desespero, que não gostei do estilo do desenho nem da história, mas aí é uma questão de gosto... O primeiro dos capítulos foi o que mais me atraiu e mais impressionou. Leitura muito boa, que você pode ler devagarinho e se entreter por pelo menos 7 dias, observando cada ilustração e percebendo detalhes e mais detalhes.

Fimbrethil Call 23/07/2015

Bom livros, com sete histórias, uma para cada perpétuo.

May Nascimento 27/02/2016

Já imaginou se em algumas situações que inevitavelmente vivenciamos estivéssemos cara a cara com Morte, Desejo, Sonho, Desespero, Delírio, Destruição e Destino? Situação bem confusa né!? Bem, esse é o cenário encontrado na graphic novel Sandman: Noites sem fim de Neil Gaiman.

Só esclarecendo, Sandman é uma série de HQ’s. Mas esta Graphic Novel é uma edição independente, então, quem ainda não conhece a série (assim como eu) pode ler tranquilamente e ter total compreensão do universo dos sete perpétuos.

Esclarecendo com as palavras do próprio Neil:

“Os Perpétuos não são Deuses. Pois Deuses deixam de existir quando as pessoas deixam de acreditar neles; mas, enquanto existir gente para viver e sonhar e destruir, para desejar ou se desesperar ou maravilhar ou perder a cabeça, para viver a vida e afetar uns aos outros, os Perpétuos estarão lá, desempenhando suas funções sem se importarem nem um pouco se você acredita ou não”.

Cada capítulo do livro foi marcado pela presença de um dos Perpétuos, alguns bem cativantes, outros que confundem bastante, mas cada um mostrando a sua essência com imagens e histórias pra lá de envolventes. Eles aparecem nessa ordem: Morte; Desejo; Sonho; Desespero; Delirium; Destruição e Destino.

Para mim, o melhor capítulo foi o do Sonho, que é o Sandman, nesse capítulo todos os perpétuos aparecem e interagem, possibilitando que conheçamos mais de cada um pelo ponto de vista de algum dos irmãos.

Outro capítulo que chamou a minha atenção foi o do (a) desejo, justamente por esse perpétuo ter essa dupla identidade.

De modo geral, posso dizer que gostei muito da leitura, o livro é muito lindo e as ilustrações de cada capítulo eram de encher os olhos! Eu poderia simplesmente não escrever nada e apenas deixar as imagens falarem.

Apesar de ser uma graphic novel, e tudo ser bem rápido, cada capítulo permitiu que eu retirasse alguma mensagem. E, mais uma vez consegui romper o velho preconceito literário e estou disposta a ler mais HQ’s e Graphic Novels daqui pra frente ... Inclusive já vou colocar na lista a série de Sandman! Sobre o Neil e a capacidade dele de criar e de nos fazer imaginar acho que não preciso nem falar né? Cinco estrelas é pouco para a beleza que eu encontrei. Essa foi a dica de hoje, espero que curtam e boa leitura!