A psicoterapia em situações de perdas e luto

A psicoterapia em situações de perdas e luto Maria Helena P. F. Bromberg

Resenhas - A psicoterapia em situações de perdas e luto

Ederson.Lima 29/09/2021

Uma ampla visão sobre os tipos de luto
A autora que atualmente não utiliza mais o sobrenome Bromberg é especialista no tema do luto. O livro nós trás diversas referências sobre os tipos de luto e possíveis abordagens para lidar com eles bem como algumas teorias em relação ao luto e exemplo de como fazer um estudo nessa área, mesmo que boa parte do referencial teórico seja de origem estrangeira. A obra deixa claro que não foi finalizado o tema do luto e que mais estudos devem ser feitos até mesmo para ampliar os resultados encontrados e reforçar o que já se tem.

Yasmin.Rosas 10/10/2022

entao
boy acho q terapia familiar n eh pra mim. porém gostei de saber mais. sei lá, chorei várias vezes lendo pois tive alguns deja vus parecido com minha família.

Cesar270 14/07/2023

Luto é um processo social e compartilhado
A autora apresenta visões da perda para criança, adultos e idosos e o manejo do luto, apoiado pelo psicoterapeuta, para essas diferentes situações. Temas como o "tempo decorrido entre a morte e o início da terapia", "conexão entre queixa e necessidade de atendimento familiar, "resultados obtidos quanto a mudanças nos sintomas, "avaliação quanto aos fatores de risco, "uso de rituais e a "atuação do psicoterapeuta". Interessante pontuar a diferenciação desta abordagem com a teorização padrão da psicanalíse freudiana ("Luto e melancolia") que individualiza e torna totalmente interior o processo de luto.