Lisístrata

Lisístrata Aristófanes

Resenhas - Lisístrata

Nadson Jesus 05/04/2023

Lisístrata: A Greve do Sexo
A obra é uma comédia que retrata de forma “irônica”/crítica diversas problemáticas, mas a mais nítida e enfocada é a de mostrar o quanto o pensamento “patriarcal” trata a mulher como “abaixo do homem” e diretamente submissa aos seus desejos, algo que permanece impregnado em boa parte da sociedade contemporânea. Dessa forma, é possível conceber Lisístrata como uma representante da causa, que luta não só por paz (para a guerra), mas pelos direitos que as mulheres merecem.

Francisco.Guimaraes 29/07/2023

Mais atual impossível
Impotência, adultério, fracasso do casamento, estereótipos do que seria uma boa esposa; difícil acreditar que encontraríamos esses e outros temas em uma peça escrita há mais de 2500 anos.

Mas eles não jogados na cara, estão camuflados por metáforas, palavras de duplo sentido e expressões cômicas.

Enzo.Baleeiro 03/09/2020

Comédia ou Tragédia?
Lisístrata foi um dos poucos livros que restou do renomado grego Aristófanes. "vimos suportando, normalmente, isto, em silêncio e humildade, como vocês inventaram que é próprio das mulheres, a tremenda estupidez das ações masculinas. As regras patriarcais impõem que a mulher não deve abrir a boca" " a canalha masculina, cuja superioridade se define toda num pau endurecido" " Muitas vezes ouvíamos vocês discutindo, decidindo a vida e a morte do povo a sorte e a felicidade dos nossos cidadãos ... indagávamos :" querido,
na Assembleia, hoje, você falou alguma coisa pela paz?" "Pra que?", a resposta vinha como um trovão, pois vocês sabem tudo. "Que é que você tem com isso? Isso é da sua conta? Onde é que se viu mulher se imiscuir em interesses públicos? Cala a boca!"". Bem, teoricamente Aristófanes escreveu uma comédia. Seria até cômico se não fosse trágico. Essa foi uma leitura bem rápida e muito voraz, o título do livro "a greve do sexo" já diz muito a respeito do enredo, abordando política, sociologia, sexo...

Para quem gosta de um retrospecto na vida grega por um olhar periférico, de alguém que não é considerado cidadão de Atenas, esse é um ótimo livreto. Indico muito.

Roneide.Braga 17/01/2021

A Greve do Sexo ou Lisi?strata - Aristo?fanes
Uma come?dia que expressa o papel poli?tico da mulher em meio a sociedade grega que na?o considerava a mulher como um ser poli?tico.

Descric?a?o: A pec?a, escrita em 411 a. C.(ha? quase 2.500 anos atra?s), retrata o movimento liderado pela ateniense Lisi?strata que convoca todas as mulheres da Gre?cia a instituir uma greve de sexo ate? que os homens decidam parar uma longa guerra e restabelec?am a paz.
Documento vivo da liberdade de expressa?o que vigorava na Gre?cia cla?ssica, esta come?dia de Aristo?fanes surpreende pela ousadia e tratamento dos temas "sexo" e "emancipac?a?o".

#livros #leitura #comedia
Marina 18/01/2021minha estante
Li alguns trechos na aula de grego da faculdade. Achei super divertida (e relevante)

Roneide.Braga 18/01/2021minha estante
Sim sim!!
Fiquei decepcionada porque uma amiga, que também fez grego, disse que todas são adaptações, cheia de cortes, que a peça original é bem mais ousada. Mas, adorei a leitura!

Christine.Cardoso 18/07/2023

Obrigatória da UFRGS #1
Resolvi fazer a leitura por conta de ser uma das 12 obrigatórias da UFRGS 2023, tive uma vontade reforçada de ler depois de ouvir o Leon do coisa de nerd falando sobre. Um livro interessante sobre a guerra do peloponeso e como ela poderia ter acabado.
LeAl21 18/07/2023minha estante
É ótimo!

Tito 05/11/2012

"My pussy é o poder." POPOZUDA, Valesca (feat. Lisístrata).

Hainelde 16/04/2012

Viva á fúria feminina.
O livro descreve em minúcias as artimanhas de lisístrata que exausta da vida que lhe era imposta, resolve liderar uma greve inusitada e que para tanto precisava da adesão de todas as mulheres, para dar um basta na situação das frenéticas batalhas dos homens,então ela recorre o mais primitivo e não menos importante recurso que lhes é dado; o sexo, e é através dele que tudo se desdobra, pois ela entende que ao retirar o prazer deles teriam voz no século onde as mulheres eram vistas como ''objeto'' de prazer, elas propuseram uma troca e assim as suas reclamações foram aceitas, então cessaram-se as guerras e a greve.

vá p. 08/07/2023

Eu gostei muitooooo!!
O livro e escrito na forma de peça teatral, então se torna muito fácil de ler e o linguajar não é nada complicado.
Parece um livro muito atual, até pelo jeito que as mulheres são representadas de forma resistente. Eu achei muito bom, gostaria de assistir uma peça assim.

Francisco240 15/05/2022

Curioso é muito interessante...
O livro é super interessante, mesmo tratando de um assunto relativamente sério a história é conduzida com amor bem cômico.
Registrada é uma mulher decidida a lutar e persuadir os homens e as mulheres em busca da paz o que acaba por culminar em uma comédia bem humorada e ao mesmo tempo crítica no estado de coisas de um tempo.

R.Sanches 06/02/2021

Cômico
Uma história deliciosa sobre como terminar com uma guerra e mostrar a "verdadeira necessidade" dos guerreiros.

babalu 10/07/2023

Esse livro é muito bom eu já conhecia um pouco da história, mas agora lendo foi muito bom, achei a leitura fluida e divertida. gostei muito

albrekker 03/04/2023

As sábias mulheres.
Foi uma boa surpresa me deparar com esse texto em formato de peça teatral.
A tradução estava ótima de acordo com o contexto e acho que conseguiu passar uma boa ideia da obra original.

É simplesmente cômica e absurda.

amalauxen 07/06/2023

1 - Leitura obrigatória UFRGS
Primeira leitura obrigatória da UFRGS, então acredito que tenha sido um bom começo. O livro é bem irônico mas faz um retrato perfeito da antiguidade. O objetivo, ao meu ver, é provocar e ironizar a guerra, colocando as mulheres em um papel de destaque. Bem interessante entender a visão de que a única coisa que a mulher tem a oferecer é o sexo, que os homens dependem dele e que isso foi a causa de uma revolução. Realmente pra nos fazer refletir.

Joaquim 03/04/2021

Divertido!
O humor da obra possui um nível altíssimo e coloca as mulheres numa posição de protagonismo com maestria. Diverte e faz refletir.
Aninha 03/04/2021minha estante
Fiquei curiosa sobre essas história desde que foi mencionada num podcast sobre mitologia. Vou procura!

Maria Clara 28/02/2023

Leitura para vestibular nem sempre é tediosa!
"Lisístrata - A Greve do Sexo" é uma comédia que tem como seu contexto histórico a Guerra do Peloponeso.
Lisístrata, uma mulher a frente do seu tempo, usa de sua inteligência para mostrar como mulheres podem facilmente descartar o rótulo de "sexo frágil". Exemplo de sororidade, união, estratégia e aspereza.
O humor presente utiliza da metáfora, figura de linguagem cuja função é estabelecer uma relação de semelhança entre dois elementos diferentes (o que deixa tudo muito melhor!).