Tarô Oráculo e Métodos

Tarô Oráculo e Métodos Nei Naiff

Resenhas - Tarô - Oráculo e Métodos

Denise 01/02/2023

Volume 3
Li a trilogia como curiosa no assunto, não sou profissional e não pretendo. Gostei bastante do conteúdo, para quem não tem familiaridade é muito bom, como um conteúdo básico/introdutório mas com uma linguagem acessível. Recomendo a leitura.

Diego Piu 27/08/2019

Naiff fecha a trilogia de Estudos Completos do Tarô com um livro focado em metodologia oracular com o Tarô, nele temos orientações de como utilizar o oráculo (como perguntar, escolher tiragem, com interpretar, geometria das tiragens, etc). Após a parte de orientação, o livro apresenta os seguintes métodos:

- Básico (apenas os arcanos maiores);
- Europeu (Pra cada arcano maior disposto na tiragem, adicionamos menor, que são embaralhados separadamente);
- Americano (arcanos maiores e menores embaralhados juntos) e;
- Italiano (método do Papus, onde os arcanos menores tbm são separados por nipes e usados conforme o aspecto das perguntas).

O Livro traz vários exemplos de tiragem pra cada método informado acima, explorando em especial, tiragens bem conhecidas nas mesas de tarô como o Peladan, a Cruz Celta e Roda Astrológica.

Aqui também encontramos uma sessão com uma atenção especial (e muitas tiragens) sobre dois temas muito presentes nas consultas: AMOR e DINHEIRO.

- Na Sessão sobre AMOR, o autor informa o significado dos Arcanos Maiores diferenciando quando eles aparecem para pessoas 'solteiras' ou 'casadas'.
- Na sessão sobre DINHEIRO, traz significados diferentes, apenas dos Arcanos Maiores tbm, para pessoas 'empregadas', 'desempregadas' e tbm o aspecto 'financeiro'.

Impressões e dicas pessoais: é um estudo bacana e um livro interessante (acho importante, no mínimo, conhecer e compreender os diferentes métodos, depois cada um escolhe o que for mais confortável pra si). O livro é bem organizado. Mas acho legal estudar em paralelo com outros livros ou avançar conforme vai praticando (praticar é sempre muito bem vindo), pois chega um momento que cansa de ver uma tiragem atrás do outra. E mesmo que eu nem sempre concorde com alguma coisa ou outra do Naiff, é sim um bom livro pra se ter por perto e já me ajudou bastante em algumas consultas.

Ross 02/06/2023

A trilogia Estudos completos do tarô tem como objetivo ensinar o conhecimento básico das cartas (história, simbologia, sistematização e interpretação), uma inigualável fonte de estudo e de pesquisa para o tarólogo contemporâneo. Este volume é destinado à chave oracular; nele são expostas as metodologias latino-americanas e europeias no trato da taromancia. O leitor entenderá as regras de lançamento para as cartas invertidas, para a combinação aos pares ou, ainda, como ler o antigo método italiano. É explanada a importância da estrutura de uma tiragem (geometria divina) e do posicionamento das cartas, bem como de sua relação com a pergunta ?como interpretar??. Além disso, esclarece quais aspectos são superstições e quais são verdadeiros. Nei Naiff também revela linguagens avançadas sobre dois temas recorrentes em consultas: amor e dinheiro. O livro traz conselhos importantes para uma boa leitura e interpretação correta do oráculo.