Lendas Africanas dos Orixás

Lendas Africanas dos Orixás Pierre Fatumbi Verger

Resenhas - Lendas africanas dos Orixás

Phelipe Guilherme Maciel 17/08/2017

Laroyê Exu... Exu é Mojubá! Conheça um pouco da cultura Africana e esqueça a demonização da religião!
É muito comum na nossa cultura a demonização da religião afro ou afro descendente. Há um numero excepcional de religiões cristãs que usam as figuras dos Orixás, ou seja, das divindades (ou forças emanadas de Deus, dependendo do culto) somente para o mal. Somente como demonização.
Foi algo que iniciou-se na Igreja da Inglaterra e se expandiu para nossas terras com a colonização, e obviamente, com a catequização dos Negros e Índios.
Era importante subjugar esses povos em todos os aspectos, PRINCIPALMENTE no religioso. Quão perigoso seria um povo inteiro encontrando forças em suas religiões ancestrais para suportar o peso dos grilhões? Melhor ensiná-los a sua própria religião e demonizar os deuses de seus pais.

Começamos o livro com Exu (Laroyê Exu! Exu é Mojibá), que é a figura maior em caráter de demonização. É extremamente comum vermos Igrejas que dizem estar expulsando Exus e Pomba-giras do corpo das pessoas, mas a grande realidade é que na cultura Iorubá, Exu é um Orixá extremamente poderoso.

Iremos conhecer a história de Oxalá, de Xangô, de Iemanjá, de Ogum, de Oxum, de Iansã, e de tantas outras divindades sob o viés da cultura Iorubá, ou seja, um pouco diferente do modo como ela é ensinada no Brasil pela Umbanda e até mesmo pelo Candomblé.

Além dos Orixás em si, temos um vislumbre do modo como este povo africano vê o início do mundo, de seus povos, e a criação das coisas. Tem passagem de contendas entre Orixás, guerras entre Orixás, discussões sobre qual Orixá tinha domínio sobre o quê, qual Orixá teria criado qual coisa, e relatos até sobre a criação do mundo.

É um livro interessantíssimo que deveria ser lido por todos. Exterminar os preconceitos é a base do amor ao próximo. Pratique!
raphaeltf 17/08/2017minha estante
Que resenha maravilhosa!

Phelipe Guilherme Maciel 17/08/2017minha estante
Rapha, obrigado pelo comentário :D

Cláudia 17/08/2017minha estante
Phelipe, suas resenhas são sempre sensacionais e é uma prazer lê-las!

Cláudia 17/08/2017minha estante
Phelipe, suas resenhas são sempre sensacionais e é um prazer lê-las!

Cláudia 17/08/2017minha estante
E que tenham mais livros e outras mídias esclarecedoras a cerda das religiões de matriz africana, quem sabe um dia estes preconceitos criados na época da colonia sejam apenas memória

Phelipe Guilherme Maciel 17/08/2017minha estante
Claudia, fico honrado com seu comentário, especialmente vindo de uma booktuber. :)
Procuro resenhar apenas livros que não possuem resenhas ou possuem poucas e são bons, Ou aqueles que me apaixonei mesmo, desde que não haja mais de 1000 resenhas, como é o caso de Harry Potter p. ex.

Realmente, precisamos de mais mídia sobre a cultura e a religião africana, desmitificar as bobagens que contam, pois é um povo lindo e amoroso, e na maioria das religiões africanas nem tem esse conceito de inferno, sofrimento eterno, e etc. É muito agregador. Vale a pena, mesmo.

Idolatria aos livros 28/07/2020minha estante
Fiquei curiosa, vou ler!!!

Lopes 30/05/2021

Lendas africanas dos Orixás
Cumpre o que se propõe. São várias lendas dos Orixás, a escrita é boa, poucas páginas, leitura fácil e ágil.

alissonferreira.c1 28/06/2020

Um livro bem divertido
Eu comecei lendo esse livro com um pouco de dificuldade devido aos termos utilizados, mas aí eu fui jogando no Google o que eu não compreendia e aos poucos a leitura foi se tornando mais proveitosa.

Eu achei o livro muito divertido e didatico. Talvez eu tenha lido cedo demais. Gostaria de ter lido sobre os costumes do culto aos Orixás antes para absorver melhor o conteúdo. Mas com certeza eu vou ler esse livro novamente.

Pams 28/07/2020

Adorei
Adorei os contos, muito interessante entender um pouco mais sobre os Orixás.

Karinne 11/09/2020

Com ilustrações e lendas incríveis podemos conhecer um pouco mais sobre uma parte da cultura afro-brasileira.

Gabi 28/01/2023

Eu gostei, são algumas histórias de orixás, e é bem curtinho. Bom pra quem (tipo eu) gosta de ter uma ideia sobre outras culturas/religiões.

vferr 08/03/2022

Pode ser um pouco complicado, caso seja seu primeiro contato
[Terceiro livro lido na minha lista de religiões e mitologias.]

O livro é narrado através de contos, alguns com referências a um anterior, outros não.

Como uma introdução à religião, pode ser um pouco complicada a compreensão. São contos de apenas algumas das divindades, então é possível que partes importantes da religião não tenham sido abordadas.

Caso você conheça um pouco e esteja procurando se aprofundar, talvez o estilo mais lúdico desse livro possa ajudar.

giovanasilvx 23/12/2023

É realmente um negócio muito lindo ler algo que nos conecte com nossas crenças.
Cada lenda lida me dava a sensação de estar mais próxima dos Orixás que eu acredito e amo tanto.
Tenho certeza que essa foi a primeira leitura desse livro entre muitas ao decorrer da vida ??

Yin91 22/06/2020

Para vencer preconceito
Confesso que nunca tinha lido nada sobre as origens dos orixás, foi uma leitura rápida e fácil, que pode iluminar o pouquíssimo conhecimento que tinha.
Considerei a leitura muito boa para vencer a imagem negativa que temos, ou pelo menos tinha, de que cultos de matrizes africanas estão voltadas ao ?mal?. Conhecer o início da mitologia ajuda a entender como ela funciona.
Recomendo a leitura =)

Andrea238 15/03/2024

Uma riqueza de informações
Uma leitura rápida e concisa, destinada para aqueles que querem aprender mais sobre mitos e lendas do continente Africano.
O autor detalha cada traço das personalidade de cada orixa

Lucas 30/09/2022

As histórias são ótimas, mas o livro é bem confuso. Faltam contextualizações e mais notas de rodapé.

MarcosQz 30/10/2023

Uma obra curta e maravilhosa.
Gosto muito de Pierre Verger e Carybé, acabei conhecendo a livro por acaso e fui ler e gostei bastante.
As artes de Carybé são únicas, traços únicos, sua marca registrada.
Verger nos conta as lendas africanas dos Orixás, de seus amores e duelos, criações e nascimento. Exu, Iemanjá, Ogum, Oxum, Iansã, histórias incríveis de suas terras, de suas fundações, uma aula de história e religião africana que contribui muito contra o preconceito com as religiões de matrizes afro e desperta o interesse por conhecer mais.
Obra maravilhosa.

Joana.Amarante 11/01/2024

Livro muito bonito!
Entendendo que é uma tradição oral, esse trabalho de coleta e escrita, oferece um outro entendimento para uma mitologia complexa, cheia de nuances e percepções do mundo que vai além da visão e desse dualismo de outras matrizes religiosas.
Não realizei uma leitura muito profunda sobre cada orixá - me permiti uma leitura leve, mas várias histórias deram insights para entender sobre essa cosmopercepção.

Júlio 21/07/2020

Boa introdução para as matrizes africanas
Este livro foi meu primeiro para aprender mais sobre a mitologia africana e, para quem nunca teve contato com assuntos do tipo, é uma boa introdução.

Contudo tive dificuldades com dois pontos, que evitaram um entendimento maior sobre o tema:

1) Senti falta (provavelmente não é a proposta do livro) de uma estrutura do tipo início-meio-fim que permitisse um fluxo de eventos e acontecimentos, uma cronologia. Por exemplo e sei que não é o mais correto comparar, a mitologia cristã que inicia com a criação do mundo, da natureza, animais e ser humano e etc. Assim, o livro traz um compilado de estórias que nos apresenta as principais divindades e eventos relacionados a elas.

2) Minha maior dificuldade, no entanto, foi os nomes. O fato dos nomes serem diferentes dos que usamos ou estamos habituados me fazia não lembrar quem era quem ao longo da estória, logo, me perdi algumas vezes (mas sei que não é "culpa" do livro/mitos). Mesma dificuldade tive quando li sobre Maomé, que de todos os nomes árabes que aparecem por lá, é o único que consigo lembrar e nem é por causa do livro em si! Portanto, caso não tenha uma memória tão boa, recomendo ler com um bloquinho para poder fazer anotações e consultar sempre que necessário.

Finalizando, volto a afirmar que se o objetivo é aprender mais, evoluir e se livrar de preconceitos, este livro é um ótimo passo inicial para tal.