A Melhor Pior Desventura já Escrita

Resenhas - A Melhor Pior Desventura já Escrita

Gabriel 31/10/2015

A Melhor Pior Desventura já Escrita - João Marciano Neto
Sinopse:

A Melhor Pior Desventura já Escrita é uma comédia nonsense experimental de estreia de João Marciano Neto. A história é sobre Miguel, um homem desleixado e irresponsável que está tomando conta de sua sobrinha. Quando ele percebe que a esqueceu na escola, parte numa desesperada busca para encontrá-la e acaba se envolvendo numa enrolada, improvável, irreal e inesquecível desventura.

Olá pessoal tudo bem?

Quero pedir desculpa e nome de toda a equipe pelo nosso sumiço. Estávamos e ainda estamos super atarefados em virtude do ENEM e de outros vestibulares. Mas… vamos ao que interessa. Hoje que quero falar a vocês de mais um livro que recebemos de parceria com o autor, um livro muito diferente de tudo o que eu já li. E em primeiro lugar o que eu quero dizer é: este livro são para pessoas de mente aberta. Mais a frente eu explico o motivo.

O livro conta a narrativa de um homem chamado Miguel, um homem mega atrapalhado e sem sucesso na vida. Usuário de drogas ilitas, todavia um bom homem. (obs1: O livro em nenhum momento faz apologia ao uso de drogas, e em vários momentos podemos constatar mensagens moralistas falando sobre os maléficos das drogas). O Miguel recebe a difícil missão de tomar conta da sua sobrinha, uma menininha dócil e super comportada (sqn), contudo a única coisa que o individuo tinha que fazer era buscar a garotinha na escola. Contudo ele se esquece e que quando vai lembrar já é tarde de mais.

Basicamente é isso, ele vai tentar achar garotinha e no meio do caminho coisas extremamente fora do normal aparece, até mesmo uma zebra falante aparece no decorrer da narrativa, daí surgiu nome desventura.

No começo do post eu falei que este livro é para pessoas de mente aberta, sendo assim agora eu vou explicar o motivo. O livro foi elaborado para ser cômico, e vai ser bastante comum no decorrer da narrativa vocês observarem gírias, palavras erradas (detalhe isso não é erro de grafia do autor, mas sim um dos artifícios usados por ele). O livro foi escrito para fugir do comum, fugir daquelas coisas observadas em todos os livros, tanto é que, de fato o narrador é um personagem, e isso é descrito de um modo muito diferente, pois mostra ele em uma sala observando os fatos e contando. É muito comum ver os personagens pedindo ajuda ao rabugento do narrador. Sem falar no fato que o narrado ainda leva uma bala perdida… sem mais detalhes para não virar spoiler.

O livro apresenta várias repetições e quebra até mesmo da própria linguagem interna, isso pode ser observado em várias partes do livro. Outra coisa bastante interessante é o fato de durante a narrativa aparecer o personagem O Autor (representado pela Quimera) não é uma auto-representação, mas sim a caracterização do ego autoral, sua postura e até seu controle sobre a obra. A escolha do ser mitológico foi justamente por simbolizar o imaginário. Por isso que digo, você precisa ter uma mente aberta para desfrutar desta fantástica e inusitada leitura.
Queria poder falar mais, todavia não quero dar spoiler, pois meu intuito é deixa-los com vontade de ler. Espero que tenham gostado, e para os interessados em ler o livro, vocês podem clicar aqui e adquiri-los pelo site da editora.

site: https://geekiebooks.wordpress.com/2015/10/30/a-melhor-pior-desventura-ja-escrita-joao-marciano-neto/