O Filósofo Peregrino

O Filósofo Peregrino Marcos Bulcão

Resenhas - O Filósofo Peregrino

Tina 04/11/2023

Haja pé pra andar tudo isso
Não me prendeu muito de início (a parte francesa) mas logo comecei a me imaginar seguindo a mesma aventura que ele, pesquisando as cidades e me perguntando o que faria em dadas situações (as vezes querendo comer seja lá o que estivessem servindo). Como alguém que sempre está no limbo entre viver a vida de andarilha e me assentar em um só lugar, foi uma otima leitura.

JOJo 25/02/2019

Sobre o caminho
Um livro inusitado, que a princípio acreditei se tratar apenas de breves descrições sobre lugares que eu mesma espero poder conhecer um dia.
Mas muito melhor que o esperando, o autor muda ao longo do livro e devagar as mudanças dele de alguma forma refletiram sobre mim mesma!

EU QUE TENHO DESEJADO CAMINHAR E ME REDESCOBRIR.

denis.caldas 20/04/2024

A Via Francígena por um brasileiro
Como que pequenas coisas geram coisas cada vez maiores, passo a passo, degrau por degrau, é incrível, né? Um avalanche começa com uma pequena pedra ou um floco de neve, e é isso que aconteceu para eu ler inesperadamente este livro: uma amiga minha que gosta muito de caminhar em meio à natureza falou de um sonho distante que tem, em caminhar na Via Francígena, que eu nunca tinha ouvido falar, me fez comprá-lo para presentea-la, mas, como oportunista de leituras que sou, recebi o livro pelos Correios e resolvi lê-lo antes de enviar... Não arrependi, pois até eu fiquei com vontade de caminhar ao menos alguns quilômetros nesta Rota de Peregrinação desconhecida (pelo menos em 2005) quando o autor foi o primeiro brasileiro a fazê-la inteiramente desde a Inglaterra até Roma, na Itália.

Interessante que, como Marcos Bulcão é filósofo de formação, ele compartilha além das informações técnicas sobre a rota em si, de maneira simples, questionamentos e divagações sobre a própria vida, sobre o que o motivou a percorrê-la, sempre na eterna dúvida entre ser nômade ou ser sedentário, conhecer novos lugares, novas pessoas e novas culturas, ou ter conforto e se fixar num lugar, tendo um círculo conhecido de amigos e familiares.

Como sou apreciador do meio ambiente, senti falta de observações sobre a fauna e flora locais na rota, mas daí é exigir demais de um urbanoide com formação em ciências humanas. De qualquer maneira, parabéns ao autor pela conquista e pela capacidade de transmitir tudo o que sentiu e fez na Via Francígena a nós, meros leitores que mais sonham do que realizam.

Allan.Leite 10/03/2021

Como esperado, me senti na Via Fracigena, senti, desejei, torci, ri, adverti, quis estar lá, o som dos passos quando se faz este tipo de caminho, fica na memória, e hoje eu posso ouvi-los. Obrigado por este livro, daqui a algum tempo serei eu a percorrer esta via.