Território V

Território V Giulia Moon...

Resenhas - Território V

Pandora 09/07/2011

Um resgate aos antigos vampiros
Mais resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Território V nasceu da idéia do escritor Kizzy Ysatis (de O clube dos imortais e Sibila rubra, ambos com resenha no blog) de reunir escritores consagrados e jovens talentosos para escrever sobre vampiros.
Não aqueles vampiros de agora, esses que caíram nas graças de pré-adolescentes que ainda acreditam em príncipes encantados, mas os vampiros antigos, aqueles seres sedentos, sem piedade, belos em sua horrenda existência.

Preciso também falar sobre a arte do livro. A cada novo conto, as páginas em negro trazem o esboço da fisionomia do autor e o início de seu conto. Achei muito bem feito, o livro é lindo, graficamente.

Dos 20 contos reunidos, a maioria deles eu considerei medianos e alguns achei bem fracos.
Mas, em meio à massa, sempre existe aqueles que realmente se destacam e é pra esses que darei mais atenção:

O AMOR É UMA NECRÓPSIA, de Fábio Fabrício Fabretti
Logo de cara o título chamou a minha atenção.
E o conto...foi tão poético! Mexeu comigo, achei sensível e delicado. Um tema até bizarro, retratado com uma leveza impressionante.
O autor tem futuro, vou prestar atenção em futuras publicações.

BOAS VIDAS, de Raphael Draccon
Conheci o Raphael Draccon em um workshop para jovens escritores. E, quem diria, que aquele carinha cheio de piadas toscas escondia dentro de si uma sensibilidade tão ímpar?
Boas vidas é singular. Não tem outro modo de falar sobre esse conto.

AS VAMPIRAS DE KENSHIN, Giulia Moon
Giulia Moon (Vampiros no espelho & outros seres obscuros e Kaori, ambos resenhaos no blog) não surpreendeu no conto, mas utilizou muito bem suas ferramentas já exploradas anteriormente.
Como sempre, há mestiços no livro e batalhas mortais com armas brancas. Um conto bem sensual e violento.

A COR DA LÁGRIMA, de Lizy Tequila
Um vampiro que luta consigo mesmo. A consciência que assola um ser imortal.
Lizy Tequila é ainda uma escritora que batalha por seu lugar ao sol (ou longe dele, como queiram), mas já provou que tem talento. Também ficarei de olho em publicações dela.

CAJITA DE CIGARRILLOS, de Kizzy Ysatis
Acho que quando se organiza um livro com outros autores, a maior pressão recai sobre o organizador.
Eu, pelo menos, estava esperando muito do conto de Kizzy. E posso dizer que ele fechou o livro com maestria.
É tão absurdamente repugnante e ao mesmo tempo tão belo e delicado.
Kizzy já me tinha como fã, agora ele só reforçou.

Recomendo o livro para os amantes desses seres noturnos à moda antiga, onde os vampiro espreitam às sombras e matam e não frequentam escolas e se misturam às pessoas comuns. Afinal, "alcatéias são para lobos" e os vampiros são deuses.