O Médico Alemão

O Médico Alemão Lucia Puenzo

Resenhas - O Médico Alemão

Taty 29/01/2022

Finalizado 29/01
Eu gosto de livros que relatam fatos históricos, porém nem todos são fáceis de ler, como é o caso deste.

O livro conta a história de José um médico nazista que está fugindo desde a queda de Hitler. Ele conhece uma família e acaba morando na hospedagem que eles possuem, tudo isso com o interesse de estudar a família, em especial a filha de 12 anos que é muito menor do que todas as outras crianças de sua idade, e a gestação gemelar da mãe de lilite também o interessa muito.

Poucas páginas para mim levaram mais tempo do que o normal para serem lidas devido o peso que a história carrega. Sendo baseado em fatos reais é muito difícil pensar nas atrocidades relatadas.
Os pensamentos sádicos, cruéis, nojentos e aterrorizantes que José tem principalmente sobre Lilite nos faz pensar em como o homem pode ser a pior espécie dos animais. A forma como a garota de apenas 12 anos se vê envolvida, e como em alguns momentos até chega a gostar dos olhares de José sobre ela, só mostra o quanto esse tipo de abusadores podem ser manipuladores ao extremo, com sua máscara de bom homem, extrovertido, elegante e inteligente.
Um livro pesado, mas que relata acontecimentos da época do nazismo na visão do próprio causador de sofrimento.
Rafael Kerr 29/01/2022minha estante

Marcelo 06/03/2023

Boa Leitura
O livro tem uma escrita que me agradou e me manteve focado na leitura. O ritmo da narrativa me deixava sempre querendo devorar o capítulo seguinte. A história baseada em fatos deixou tudo mais interessante. Temos a narrativa de um período da passagem do criminoso de guerra Mengele pela Argentina e sua interação com uma família local. Perturbador para dizer o mínimo.

Karine.Medeiros 12/07/2020

Normalmente os livros sobre holocausto são focados nas vítimas, mas esse mostra o outro lado e é muito interessante. No final fiquei sem entender, mas por gostar tanto da narrativa fui atrás da história e gostei mais ainda. Recomendo.