Muito Além do Arco-Íris

Muito Além do Arco-Íris Klecius Borges

Resenhas - Muito Além do Arco-Íris

Águida Moreira 06/05/2021

A proposta do livro que me chamou a atenção
O fato do livro abordar os relacionamentos de modo homoafetivo é o que mais chamou a atenção neste livro. No entanto eu senti falta de mais casos sobre lésbicas.

LeonardoGS89 18/10/2021

Leitura rápida
Livro muito bem escrito que traz casos reais "retrabalhados" pela ficção dos nomes e idades imaginadas pelo autor, ele compartilha situações vividas na psicoterapia com solteiros e casais homossexuais, explica o porquê de determinadas coisas acontecerem e os padrões de comportamento que se repetem, questões de aceitação, traição, amor, entre outras, são abordadas, muito bom.

SóCarlos 16/01/2022

UTILIDADE PÚBLICA
Só posso dizer que esse livro é necessário para qualquer pessoa LGBT (principalmente, para os homossexuais). Além de ser leve e de fácil compreensão, consegue expor e explicar vários estereótipos presentes socialmente e que conseguem penetrar no nosso psicológico seja direta ou indiretamente, desde o machismo até a homofobia.

RPericelli 24/05/2020

Farol-guia de representatividade nos relacionamentos
Relacionar-se é permitir trocas, estar à disposição de outra pessoa e com ela compartilhar altos e baixos, desavenças, dificuldades, amizade, respeito e amor. Sob a heteronormatividade um relacionamento complicado, cheio de dúvidas e questionamentos dos envolvidos pode ser analisado e interpretado com base em tudo o que assimilamos de nossa criação, das mídias e da cultura que consumimos.

Em relacionamento heterossexuais, lidar com suas próprias dúvidas e com as do parceiro já é complexo; o relacionamento homoafetivo, muito pouco explorado em todos os meios dos quais somos diariamente bombardeados, surge como algo tão complexo quanto, e que deve ser trabalhado na sociedade moderna.

Apesar de curtas, a variedade das histórias retratadas por Klecius Borges, baseadas em suas análises clínicas, servem como lentes para que entendamos que as complexidades de relacionamentos homossexuais se equiparam a quaisquer “relacionamentos-padrão”. Seus relatos são pequenos faróis-guia, referências, que ajudam a iluminar a natureza do relacionamento homoafetivo e a ressaltar como a homofobia, a falta de representações sociais e, muitas vezes, a dificuldade de autoaceitação podem dificultar a criação de relacionamentos saudáveis, hoje ainda restritos às barreiras da orientação sexual.

Maria.Samira 18/02/2022

Perfeito
Nos proporciona muitas reflexões sobre as relações homoafetivas. Além de análise de casos na terapia homoafetiva.

Lecticia.Nunes 10/07/2022

Visibilidade Bissexual Zero
O autor realmente é a referência nacional em terapia afirmativa, mas ainda peca ao dar muita ênfase aos estudos e casos de homens gays (inclusive generalizando o termo gay para mulheres também), sobrando pouco espaço para as lésbicas e invisibilizando as pessoas bissexuais (nenhum caso sobre alguma pessoa bi!!!). Nesse livro em especial não entendi o uso de alguns termos, como quando ele usa "sua psicologia" pra falar sobre os pacientes, um termo muito vago pra ser usado num livro direcionado para profissionais (embora talvez tenha escolhido esse termo para alcançar pessoas que não são psicólogas). Mas ainda sim é um livro que vale a pena ser lido para quem quer atender pessoas não heteronormativas. Entre esse livro e o livro específico de Terapia Afirmativa, recomendo ler primeiro o outro, já que serve como base para fazer outras pesquisas sobre o assunto.

Luciano74 19/03/2024

Bastante interessante ter contato com recortes de diferentes histórias homoafetivas. A variedade de temas é grande e quem é LGBT, como eu, pode se reconhecer em muitas delas.

Gostaria que o livro pudesse aprofundar as questões que apresenta, mas de qualquer forma, já nos ajuda a ter um outro olhar sobre elas.

Renata1004 11/06/2021

Acho que esse livro é importante para todes.... como é sensível e importante, mostra como os viéses e estereótipos fazem parte de nossa vida, de nossa cultura e inconsciente

Gabi Sergilo 24/06/2021

Esse livro mostra diversas perspectivas e diversas dinâmicas de relacionamento que são muito interessantes pra todos (nem que seja apenas por compreensão)

fev 06/04/2022

É diferente do que eu estava esperando. O autor apresenta alguns casos e a forma que ele trabalha/trabalhou com os seus pacientes sobre as questões que eles apresentavam. Há uma boa base sobre o reflexão da sociedade e tudo aquilo que nos afeta, mas estava esperando por algo menos superficial. Apesar disso tive alguns insights para refletir sobre a minha vivência.

Mari 09/02/2023

Gostei do livro, um bom livro para começar
O livro é interessante e conta casos terapêuticos de pessoas da comunidade LGBTQIAP+. O que senti falta no livro foi de aprofundar mais nos assuntos. Achei que ficou tudo muito vago e superficial. Mas é um livro de leitura fácil e que pode ser um bom começo.

Selene.Leal 25/06/2023

Abrangência na abordagem
O livro aborda muito mais relacionamentos gays e vivências masculinas do que relacionamentos lésbicos e vivências femininas. A questão da visão bissexual nem é presente. Então apesar de ser um livro interessante ressaltando essas vidas, senti muita falta de ser mais abrangente, afinal no começo ele inclui gays, lésbicas e bissexuais.
O livro é legal, mas criei uma expectativa que pudesse incluir a todos e no final senti muita falta de representantes dos outros nichos, o que gerou uma sensação de exclusão.
Não deixa de ser um livro interessante, colocando em destaque os diversos preconceitos enraizados culturalmente de que relacionamentos homoafetivos não são duráveis, não são sérios, não tem perspectiva de família e são voltados apenas para o lado sexual. Essa cultura é difícil de mudar e muitas vezes carregamos essas ideias inconscientemente.