Iniciação à História da Filosofia

Iniciação à História da Filosofia Danilo Marcondes

Resenhas - Iniciação à História da Filosofia

Pedralto 27/02/2023

Ótimo panorama histórico da filosofia
O livro contém todas as informações necessárias pra se adquirir um conhecimento geral das principais correntes e pensadores da história da filosofia, dos pré-socráticos a Wittgenstein, como o próprio autor apresenta.

É uma leitura densa, repleta de informações sobre o contexto histórico no qual as ideias foram concebidas, fundamentais pra compreender as próprias ideias.

É uma obra excelente para quem quer compreender o desenvolvimento da filosofia.

Romeu Felix 18/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Iniciação à História da Filosofia" é um livro que busca introduzir o leitor no mundo da filosofia, abordando desde os filósofos pré-socráticos até os principais pensadores do século XX, como Wittgenstein. O livro é organizado em capítulos que seguem a linha cronológica dos pensadores, com cada capítulo dedicado a um filósofo ou a um grupo de filósofos que compartilham características em comum.

O autor apresenta de forma clara e didática as principais ideias e pensamentos de cada filósofo, destacando suas principais contribuições para a filosofia e a história da humanidade. Além disso, o livro também traz notas explicativas e sugestões de leituras complementares para quem deseja se aprofundar nos temas abordados.

Danilo Marcondes também faz reflexões sobre a evolução da filosofia ao longo do tempo e mostra como as ideias de um filósofo podem influenciar pensadores de outras épocas, criando assim um diálogo entre diferentes períodos da história da filosofia.

Com uma linguagem acessível e direta, "Iniciação à História da Filosofia" é um livro indicado para quem deseja começar a se aventurar no mundo da filosofia, sem perder de vista a profundidade e complexidade dos pensamentos e ideias dos principais filósofos da história.

Palavras-chave: filosofia, pré-socráticos, história da filosofia, Wittgenstein, pensadores.

Opinião:

O livro "Iniciação à História da Filosofia" é uma obra fundamental para quem deseja ter uma visão panorâmica e didática da evolução do pensamento filosófico. O autor consegue apresentar de forma clara e concisa as principais ideias e conceitos de cada filósofo abordado, sem deixar de lado a complexidade e profundidade das reflexões filosóficas.

Além disso, o livro é muito bem organizado, com capítulos que seguem a linha cronológica da história da filosofia, permitindo ao leitor ter uma visão geral e integrada da evolução do pensamento filosófico ao longo do tempo.

No entanto, é importante ressaltar que "Iniciação à História da Filosofia" não é um livro superficial, e exige do leitor um certo nível de concentração e dedicação para compreender as ideias apresentadas. Mas, mesmo assim, é uma obra essencial para quem deseja se aprofundar no mundo da filosofia, sem abrir mão da clareza e didática na exposição das ideias.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Edu 06/11/2022

Este pequeno tradado de história da filosofia, visa introduzir aquele que tem curiosidade sobre o processo de desenvolvimento da reflexão filosófica ao longo dos séculos.

O Prof. Dr. Danilo Marcondes reuniu suas diversas notas coligadas a mais de quinze anos de aulas, palestras e conferências nas universidades por onde passou (PUC-Rio, UFF e UFRJ).

O autor divide a história da filosofia em as origens, em que mostra a transição do pensamento mitológico para o filosófico científico inciando com Tales de Mileto e faz um panorama até Sócrates e os Sofistas.

No período Clássico ele vai abordar a filosofia de Platão, Aristóteles e as principais correntes da filosofia helenista.

Na filosofia medieval, o autor priorizará Agostinho, Tomás de Aquino e Guilherme de Ockham.

Na filosofia moderna falará sobre o contexto que favoreceu o surgimento da filosofia moderna como o renascimento, a descoberta das américas, reforma protestante e a revolução cientifica. Depois apresenta um panorama de Descartes até a crise da modernidade encerrando com Nietzsche.

Na filosofia contemporânea cobrirá correntes filosóficas como Husserl e a fenomenologia, Sartre e o existencialismo, a filosofia analítica cujas raízes remontam a Leibniz, representada por nomes como o de Ludwig Wittgenstein. E sobre a escola de Frankfurt cujos principais nomes são: Adorno, Horkheimer e Walter Benjamin. O autor ainda traz um resumo dos filósofos mais recentes,(final do século XX) como Foucault (1926-1984), Deleuze (1925-1995) e Jean- François Lyotard (1924-1998).

"Uma iniciação à história da filosofia como esta não pode ter propriamente uma conclusão. Se olharmos em retrospecto para a tradição filosófica, descobriremos apenas que a filosofia está sempre ainda por fazer. Os grandes filósofos nos legaram sobretudo um conjunto de questões a serem retomadas e um instrumental teórico e conceitual para rediscuti-las. Nossa tarefa é seguir esses caminhos, buscando, ao mesmo tempo, novos caminhos"(p.283)

Rafa 22/04/2022

Introdutório
O livro foi essencial para que eu conseguisse iniciar os meus estudos em filosofia. Me ajudou muito em assuntos introdutórioa. Entretanto, não gostei nada da explicação de alguns assuntos, principalmente os dos últimos capítulos, já que achei muito bagunçado, pesado e de difícil entendimento.