Duas Luas

Duas Luas André Diniz

Resenhas - Duas Luas

Kris Monneska - Conversas de Alcova 10/08/2015

Um passeio pelo mundo dos sonhos
Escrito por André Diniz e ilustrado por Pablo Mayer, Duas Luas têm 136 páginas e publicado pelo selo Gibiz da Giz Editorial. Duas Luas foi uma breve leitura que sem dúvidas me tirou da minha zona de conforto, não apenas por ser uma HQ, mas também pelo conteúdo completamente Junguiano da trama, algo que era inesperado. Logo na apresentação da obra o autor revela que ao escrevê-la sentia-se desafiado a fugir a tendência das HQs, que costuma limitar o desenho a explicar o que está acontecendo no enredo. Sendo assim com Duas Luas acontece totalmente o oposto Pablo Mayer teve a liberdade de desenhar um universo tão lúdico que beira a teatralidade, onde o leitor precisa descobrir onde para a realidade e começa o delírio e vice-versa.

Na trama o protagonista Nilo cuida do bar que herdou do pai, mas deseja mudar de vida e largar aquilo para ir viver em Araruama, com a namorada que está gravida e a quem inicialmente ele propôs um aborto, o que resultou em uma grande briga. Resolvido então, coloca o bar a venda, nesse meio tempo outras situações acontecem e passam lembra-lo de coisas do passado que o fazem sentir culpa por ter magoado o seu falecido pai, a quem ele têm como exemplo de integridade e honestidade. Isso tudo leva Nilo a um quadro grave de pesadelos, insônia e consequentemente a lapsos de sono ao longo do dia, o que o faz sonhar em lugares e horários indevidos. E esse é o elemento que mescla a realidade da vida no morro ao ambiente onírico dos sonhos, onde o seu subconsciente tenta, a partir de elementos que aparecem nos sonhos, levar Nilo a evoluir e tomar as rédeas da sua própria vida, deixando de viver segundo os preceitos que o pai desejava para ele.

A diagramação da Editora Giz é muito bonita as páginas são resistentes como as de um livro comum, a capa é brochura mais resistente que a das HQs comumente encontradas no mercado e com grossas orelhas. A ilustração da obra nos leva a mergulhar nesse universo de sonhos e a coloração azulada usada para compor os desenhos intensifica ainda mais essa sensação. Recomendo a leitura!
Juliana.Arantes 26/07/2019minha estante
Adorei tua resenha!! Esse livro tava na minha lista de quero ler ,mas estava sem ânimo nenhum,agora q li tua resenha fiquei empolgada. Começo amanhã mesmo!

Kris Monneska - Conversas de Alcova 29/08/2019minha estante
Oi Juliana, ah que bom. Faz tempo que li, mas foi bem divertido