O Trono das Sombras

O Trono das Sombras Jennifer A. Nielsen

Resenhas - O Trono das Sombras

Paulo Henrique 19/01/2022

Recomende essa série para iniciantes da Fantasia...
O protagonista, desde o primeiro livro, é cativante, astuto, inteligente e sempre com uma resposta na ponta da língua. As relações entre os personagens que essa série desenvolve é muito bem feita e você consegue sentir carinho por cada um daqueles que ajudam Jaron nessa jornada.
O volume final é quase perfeito, embora com 5 estrelas, não posso favorita-lo porque a autora decidiu voltar atrás em algumas decisões que tinha dado um peso importante para a história e que depois de anular elas, não pareceu tão sério e pesado quanto antes, embora tenha servido a um propósito.
Tinha medo da autora acabar fazendo as coisas acontecerem fácil demais para Jaron, ja que o livro é curto, mas pelo contrário, é tudo penoso, e mesmo com a genialidade de Jaron, ele precisou contar com uma parcela de sorte e ajudas improváveis.
Eu vou levar essa série no coração e sempre que alguém me disser que está procurando recomendações para começar a ler fantasia, não tenho duvidas que é essa história que vou recomendar.

Pérola XP 24/12/2021

A melhor surpresa dos últimos anos
Comprei os dois primeiros numa promoção da Amazon, e não poderia ter acertado mais. Foi uma trilogia que li em uma semana, a escrita é maravilhosa, totalmente leve e rápida, o humor da autora é simplesmente fascinante, os plots são ótimos, os personagens são bem construídos (uma coisa que eu AMO). Enfim, uma trilogia que indico de olhos fechados, e talvez um dia leio de novo. Maravilhoso. Único problema são as capas feias.

Rebeca 07/09/2021

Favoritado!
Uma das melhores trilogias que já li, com certeza! Conclui este último livro com a sensação de que vou sentir muita falta dessa história.

Acho que nunca me divertir e surpreendi tanto com um personagem como o Jaron. Tão novo e sábio, altruísta, amigo, divertido, inteligente, um rei digno da coroa. Cada personagem surpreende com seu caráter e lealdade. Além de ser um história incrível e fluída, podemos tirar vários aprendizado e frases marcantes desse livro.

Neste último livro temos Jaron mais uma vez passando por situações em prol do Reino e do seu povo. Seguimos nos surpreendendo com a decisões sábias e inteligentes do personagem. Vemos o quanto o relacionamento dele com seus amigos e suditos, Tobias, Mott, Roden, Amarinda, Fink e Imogen, cresce e se torna lindo, leal e familiar. Além de esperar pelas surpresas por traz de cada capítulo.

Nota para o agradecimento da Jennifer Nielsen, no final do livro, que eu achei lindíssimo! Digno de uma autora que escreve um personagem como rei Jaron de Carthya.

Pedir por uma continuação seria demais, meus amigos?

july 16/08/2021

Sentirei saudades
É difícil escrever sobre o final de uma trilogia que te surpreendeu demais. Eu comecei o livro sem esperar nada e acabei amando. A narrativa da autora é simplesmente deliciosa. É leve, fluida e objetiva (não sou muito fã de narrativas muito descritivas, gosto de imaginar eu mesmA a situação, sem precisar de detalhes pra tudo). Eu me via rindo com certos pensamentos do Jaron, que deixava tudo mais leve e, claro, único. Falando em Jaron, ele é a verdadeira jóia dessa trilogia. Um garoto esperto, sagaz, atrevido, bocudo, mas astuto, altruísta e confiante. Sim, ele lembra um pouco da Aelin, é quase uma versão masculina dela. Enfim, esse livro pouco sossego tem. Já começa tenso, no meio tem um leve respiro, mas logo começa a ficar tenso novamente. Não me surpreendia tanto com as reviravoltas do Jaron (já acostumada que ele consegue se safar sempre kkk), mas ainda assim amei acompanhar. Aliás, esse livro pisou no meu coração em diversos momentos, principalmente quando Jaron quase desistiu por conta de um desses acontecimentos. Foi bem emocionante em vários sentidos. E eu amei a finalização dessa trilogia. Não achei que amaria tanto. Queria mais de Jaron e dos outros (acho que a autora escreveu mais um ou dois livros da serie, é isso mesmo, produção?), mas enquanto meu desejo não é atendido, fico satisfeita com o que li até aqui. Trilogia deliciosa, e ficou entre os meus favs ??

Ellie35 23/07/2021

Foi um livro legal mas com certeza não é o melhor da trilogia, para mim teve um plot twist um pouco esperado se você já entendeu o padrão do livro, mas acho que teve um desfecho legal

Jhenifer 20/04/2021

Primeiramente: eu amo essa trilogia!
Um livro melhor que o outro, cheio de ação, emoção, vontade de esganar os personagens, abraçá-los e dizer que tudo ficaria bem. Perguntar pro Jaron se tudo ficaria bem, né, porque olha, que personagem arisco. Terminei com um sorriso no rosto e uma certa tristeza por saber que esse é o fim, gostaria de ler mais sobre Carthya, sobre os piratas...
Me desesperei em vários momentos achando que finalmente seria o fim, que o Jaron não teria nenhuma carta na manga, fiquei triste junto dele por um certo acontecimento, fiquei feliz pelo Tobias, mais feliz ainda pelo Roden.
Sou muito emocionada quando o assunto são esses livros porque eles me tiraram de todas as ressacas literárias que entrei haha
Recomendo demais, duvido que vá se arrepender.

Elane.Magre 08/03/2021

Meu Deus que livro é esse.
Eu quase tive um infarto, mas também ri muito.
Super recomendado essa trilogia.

Dani 13/01/2021

Final com chave de ouro
No começo estava super animada, após o gancho do último livro, e eu algum momento no meio deu uma decaída, mas a autora de novo conseguiu surpreender - mesmo que dessa vez pelo menos eu já estivesse esperando que Jaron tinha mais cartas na manga do que ia revelar ao leitor - e dar um final que amarra perfeitamente todas as pontas que deram errado ao longo do livro todo. Na verdade até quase os últimos capítulos o livro é uma sequência interminável de acontecimentos catastróficos, até mais que os 2 primeiros. E adoro ver como Jaron já pensa em tudo desde o início dos livros, e mesmo quando parece ter acabado a esperança continua com um sorriso travesso, confiante que vai ser vitorioso.

Mah 13/12/2020

A história é simples e até previsível,mas adoro o Sage/Jaron e o seu jeito de resolver os problemas.Amei o livro.

Sam 03/08/2020

O Trono das Sombras
Desde já, declaro que a minha experiência com essa autora foi ÓTIMA. A trilogia completa é incrível, não decepciona e em todos os momentos nos deixa aflitos querendo devorar o livro. A história se inicia de uma maneira cativante e termina mais cativante ainda.
Os personagens todos bem trabalhados, cada um (dos que são bons rs) tem um espaço especial em meu coração, eu indico essa trilogia para todos, é mais que divertida e sofrida também, chorei nesse último livro e a todo momento a gente acha que vai dar errado, mas Jaron consegue achar uma forma de mudar a situação.
O romance também ganhou meu coração todinho, e os meus órfãos favoritos do mundo.
eu amo Jaron. eu amo esses livros.

Gabriela Novaes 09/07/2020

Um incrível fechamento para a "Trilogia do Reino".
Confesso que a trilogia acabou me surpreendendo.
O segundo o terceiro livros são mais inteligentes e possuem mais ação.as desde o primeiro, Sage (sem spoilers) conquista com sua sagacidade e inteligencia
O que mais gosto dos livros é a construção da relação entre Sage e as pessoas que cruzam seu caminho. Vale a leitura

Shirley Paulo 20/06/2020

Um livro que não tem como descobrir o próximo passo de Jaron. Eu estava decepcionada com a falta de estratégias dele no segundo livro, mas agora ele voltou com tudo, embora, a melhor estratégia dele e enganar o leitor. Kkkk muito bom, gostei muito, apesar de guerras não fazer muito meu tipo de livro.

Guedes 04/06/2020

Ação atrás de ação
A dinâmica desse livro é justamente isso, ação atrás de ação e as vezes você só quer respirar um pouco para administrar os fatos. Isso tem seus pontos negativos e positivos, deixa a leitura mais dinâmica mas ao mesmo tempo o final da uma sensação de correria onde algumas coisas simplesmente foram jogadas ali e vai ser assim e pronto. Gostaria de ter mais detalhes do final pós guerra, ter lido sobre certos encontros e sabido mais como foi elaborado o plano final por assim dizer.
Mas não se engane, o livro é muito bom sim e a trilogia é fantástica. Os personagens são muito bem feitos e você se apaixona pela história de cada um.
Recomendo a leitura e fica aquela sensação de saudade aonde terminar uma saga.