A Cilada

A Cilada Daniel Polansky

Resenhas - A Cilada

Naty__ 27/08/2014

As pessoas parecem bastante com as moscas.
Como assim?
Ambos morrem facilmente (p.15).

A Cilada é o segundo livro da série Cidade das Sombras de Daniel Polansky. O primeiro livro, O Guardião, você pode conferir a resenha aqui. A continuação da série se passa na cidade de Rigus e na Cidade Baixa. Rigus é um lugar suntuoso e totalmente rico, enquanto na Cidade Baixa as pessoas vivem na calamidade; é a região considerada sombria em que o perigo e a criminalidade predominam.

O querido e amado personagem Guardião reside na Cidade das Sombras, o lado obscuro e pobre da região. Ele é um negociante de drogas e usuário. Não dispensa meia ampola de Sopro de Fada e não deixa de fumar vinonífera. Sua maneira de fazer justiça é com as próprias mãos, afinal, aquele lugar sombrio é coberto por irregularidades e o Guardião tenta minimizá-las de alguma forma, nem que para isso use sua melhor especialidade: matar.

Todos somos marionetes, mas prefiro que minhas cordas sejam menos visíveis (p34).

Nesse livro sua missão é outra: ele é convocado pelo general Edwin Montgomery para desvendar a verdade sobre a morte de Roland, ex-presidente da Associação dos Veteranos da Grande Guerra. Ele foi encontrado morto em um bordel na Cidade Baixa.

A irmã de Roland, Rhaine, é uma adolescente que sai de casa e vai em busca de respostas para o assassinato do seu querido irmão. Ela enfrentará sérios riscos, pois se envolverá com pessoas perigosas e nem mesmo o Guardião será capaz de defendê-la.

A verdade é que o homem que segura o chicote diz que é, e justiça é o que o forte faz com o fraco. Você pensa diferente porque viveu sua vida toda numa bolha feita de dinheiro. E você deve voltar para ela o mais cedo possível, antes que o mundo tire de você a sua inocência de maneira brutal (p.123).

O Guardião é obrigado a convencer Rhaine a voltar para casa. No entanto, a teimosia da garota predomina e, agora, ela terá de enfrentar um mundo totalmente desconhecido e cruel. Será que ela conseguirá sobreviver?

O enredo é repleto de personagens, porém, ninguém é digno de confiança, nem mesmo o detetive. A trama fica cada vez mais densa. Todo mundo é suspeito e ninguém sai ileso na história.

[...] Esta é a Casa Negra. Nós mandamos na cidade. Mandamos no país. Mandamos no céu e nos mares. Se existe algum lugar para o qual você vai depois de morrer, nós mandamos lá também (p.214).

Mais mortes são evidenciadas na obra. Dessa vez, a descrição amenizou um pouco, porém, continua emocionante e a adrenalina é incrível. Garricha continua com seu jeito astuto e sabido. Contudo, o Guardião descobre que o menino é dotado de poderes que precisam ser aperfeiçoados e o leva até a poderosa Mazzie.

Polansky mantém a mesma linha de narrativa do primeiro livro. Quem gostou do anterior, certamente irá gostar desse. Não considero que tenha algo novo e surpreendente. No entanto, a obra consegue ser tão envolvente quanto a anterior. É impossível não se envolver na escrita do autor. Ele cria os personagens de forma cativante e nos prende na história.

Nenhum homem é inteiramente uma coisa ou outra, um poço de bravura ou um covarde. Não sei o que é um herói, mas conheci um bando de covardes (p.367).

Devo confessar que a primeira capa tinha me atraído muito, porém, o trabalho da segunda me conquistou ainda mais. Os detalhes estão bem melhores e ela está mais chamativa. A diagramação continua ótima, com as páginas amareladas e a letra em um tamanho perfeito para uma leitura agradável e ágil. Nessa obra, notei menos erros de revisão e de tradução.

Para quem está interessado em conhecer mais sobre a fantasia noir, mais do que indico essa obra. Levem-no para casa o quanto antes. Valerá a pena ler e fantasiar esse mundo sombrio, porém, totalmente incrível, criado por Daniel Polansky.
As pessoas não gostam de números; gostam de pessoas e se confundem quando pessoas se transformam em números (p.375).
Julielton 30/08/2014minha estante
Não conheço o autor e nem mesmo seus livros, gostei da resenha e fiquei interessado em conhecer-los, gosto de fantasia, e cilada parece ser um bom livro pra se ler, é claro que para isso, antes devo ler O Guardião.
Adorei ler que a muitos personagens, mas também que há muitas mortes, acho que é necessário saber apresenta-las, e você menciona que a descrição foi amenizada, uma pena, adoro livros pesados, com descrições fortes e marcantes.

Tarcisio 22/10/2014minha estante
acabei de ler o primeiro e estou na metade desse. quero garantir o próximo, mas nem sei se já lançou. vc teria alguma informação? obrigado e excelente resenha.

Adriana 25/11/2014minha estante
Estou bastante curiosa em relação a esta trilogia e a resenha ajudou muito, obrigada!!