Estudo Independente

Estudo Independente Joelle Charbonneau

Resenhas - Estudo Independente

Francienio 04/05/2016

Continuando...
Cia agora está na faculdade, o que não é motivo algum de alívio. Ela agora passa por novos testes, mais fáceis que "O Teste" do primeiro livro, mas não menos perigosos, uma vez que você pode morrer durante eles. Honestamente, pra mim, a autora pegou a mesma receita do primeiro livro e quis repetir neste, porém em um novo ambiente para a personagem principal. Continuei com aquela sensação de que os organizadores do teste e responsáveis pela faculdade são muito burros em querer matar todo mundo que não era inteligente o suficiente ou sortudo (no caso da personagem principal). Estranhei o fato de toda prova a Cia participava ela coincidentemente tinha lembranças de algo que aconteceu com ela no passado e que a faz saber sobre aquele assunto ou passar por aquele teste. Muitas vezes coisas nada a ver com a escola. Muito forçado na minha opinião. O livro não me trouxe angústia, ou medo, ou curiosidade, nada. Foi "mais ou menos" do início ao fim.

Nanda 08/04/2016

No segundo volume da trilogia O Teste, Cia Vale tem de escolher um lado. Parte da sua memória volta, e com ela os terrores vividos durante o Teste, fazendo com que ela precise decidir entre ficar calada e proteger aos que ama, ou revelar o propósito real do Teste e correr (mais) riscos. Dando continuidade ao primeiro volume, em Estudo Independente, os perigos e desafios que Cia tem de enfrentar são ainda maiores.

Em O Teste eu demorei um pouco a me acostumar com a história criada por Joelle Charbonneau, mas em Estudo Independente a autora veio com toda a artilharia para cima de mim. Isso fez com que eu considerasse o segundo volume infinitamente melhor do que o primeiro. Joelle estruturou a narrativa, ainda em primeira pessoa, de uma forma muito boa, fazendo com que eu não conseguisse desgrudar do livro até chegar ao fim.

Cia sabe que não pode confiar em ninguém, mas, ao mesmo tempo, ela tem que fingir que não se lembra. Como a visão da história é da protagonista, eu achei muito frustrante essa guerra de sentimentos e confusões. Mas isso não foi algo ruim, pelo contrário, possibilitou que eu sentisse na pele o que ela estava passando. Um personagem que não me desce é Tomas, não consigo sentir confiança nele. Em certa altura do livro parte desse sentimento foi fortalecido, por contas de suas atitudes.

As descobertas que Cia faz durante a história, além do acréscimo de personagens, são muito importantes. Além disso, uma nova visão da Comunidade é mostrada. Eu gostei muito de descobrir um outro lado nas autoridades, indicando que, se houver uma revolução, Cia não está sozinha. A confiança, assim como no primeiro livro, é chave principal da história. Saber em quem se pode confiar ou não é um dos grandes desafios da protagonista, além dos outros personagens.

O final do livro foi de tirar o fôlego, me fez querer logo o último volume. Em Estudo Independente, Joelle comprovou sua genialidade ao sair da zona de conforto das distopias. Os elementos básicos estão lá, mas a autora explorou todos de uma forma diferente, o que torna o enredo tão bom.

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2014/10/resenha-estudo-independente-joelle.html

Juliana 05/03/2016

opinião
Realmente Joelle Charbonneau conseguiu me prender... o que esperar por este livro?
reviravoltas! agora é Cia deve começar a universidade, mas não antes de passar por um outro teste e torcer para não ser redirecionado (que é o mesmo de ser morto), ter o amor de Tomas. Cia passa pelo teste mas é mandada para estudos governamentais, ela não entende o porque mas enfrenta o desafio, e não só por ser corajosa mas quer saber o que aconteceu com os outros no teste já que ela não se lembra, mas uma gravação a faz desconfiar de tudo.
Leia leia leia
Joelle faz você torcer ainda mais por Cia e seus amigos.

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 30/01/2016

O teste continua...
"A desconfiança e a raiva levaram governos a gritar palavras furiosas. Palavras furiosas fazem com que bombas sejam jogadas. Um mundo destruído." (página 149)

Como é o segundo livro da trilogia, precisarei fazer um breve resumo do primeiro livro, mas fiquem tranquilos que não há spoilers. Sendo uma distopia, a história se passa num futuro onde guerras nucleares e a consequente fúria da natureza mudaram drasticamente o planeta, e a parte da população que sobreviveu precisa restaurar a terra, contando com a inteligência dos formandos da universidade. Para entrar na universidade, alguns dos alunos mais notáveis são selecionados para fazer o Teste na capital, Tosu City, os que são aprovados tornam-se os futuros "cientistas, médicos, professores e oficiais do governo".

Quando tinha 16 anos, Cia (Malencia Vale) foi selecionada para o Teste e ficou muito feliz com isso, já que ir para a universidade era seu sonho, mas o Teste foi algo muito mais cruel do que as provas escritas e físicas que ela esperava. Um teste de uma crueldade que não era de conhecimento de toda a população, já que a memória dos candidatos era apagada após o fim da prova. Ela sobreviveu (afinal, ela é a protagonista e se não sobrevivesse, não teria como a trilogia ter continuação), e o segundo livro começa alguns meses após o fim do primeiro, quando Cia, aos 17 anos, era uma das calouras da universidade.

Mesmo tendo suas memórias apagadas, Cia tinha dúvidas, e uma necessidade enorme de saber se seus colegas e professores haviam realmente sido capazes de fazer as coisas que ela suspeitava. Sua situação ficaria mais complicada ao perceber que após entrar para a universidade, continuaria tendo que enfrentar provas muito mais complexas do que questões sobre ciências, história ou matemática, provas que poderiam tirar a sua vida e a de seus colegas, já que boa parte dos universitários não chegava a se formar. Esse baixo número de formandos estava levantando questionamentos da presidente da Comunidade das Nações Unidas, e talvez Cia pudesse encontrar provas que levassem ao fim do Teste e, consequentemente, impedissem que uma nova guerra acontecesse na Comunidade das Nações Unidas. Mas até onde ela poderia se arriscar? Em quem ela poderia confiar?

Eu amei o primeiro livro e estava ansiosíssima pelo segundo. Há erros de revisão, demorei para distinguir os novos personagens, gostei mais do primeiro, e ainda assim dei 5 estrelas para "Estudo Independente" no Skoob! Por que? Porque ele me fez gostar ainda mais da história escrita pela Joelle Charbonneau! Me tornei ainda mais fã da Cia; uma garota que nasceu e foi criada em uma pequena colônia onde a família, os amigos e a restauração da natureza eram as coisas mais importantes, e que tem que aprender a se adaptar em um novo cenário, onde chegar primeiro, tirar as maiores notas e tentar não sair da obscura linha traçada pelos donos da universidade parece ser o mais importante, e mesmo tento sangue nas mãos, a Cia não abandona totalmente os seus valores.

"- Os líderes não esperam pelos outros - Damone chuta uma pedra e faz com que ela voe sobre o parapeito.
- A Cia esperaria - diz Will. - Os verdadeiros líderes vão além de se esforçar para chegar à frente de todo mundo.
- Ninguém chegue quem chega por último. Você seguiria?
Não sei. A dúvida sobre a minha resposta faz com que eu acelere o passo." (página 102)

Gostei que o segundo livro trouxe algumas respostas sobre coisas que haviam me deixado em dúvida no primeiro: eu havia achado absurdo deixar que parte dos melhores alunos selecionados para o Teste morressem, afinal, por que não deixá-los livres para trabalhar em outras áreas se eles eram inteligentes o suficiente para serem selecionados e o planeta ainda estava em reconstrução? O problema era justamente a inteligência desses candidatos, que os organizadores do Teste não queriam que fosse utilizada sem que estivesse sob o controle do perverso sistema deles. Lendo o segundo livro, ficou mais claro para mim o perigo da autonomia dada pelo governo ao Teste.

Enfim, em "Estudo Independente" temos novos e surpreendentes personagens, temos provas tão difíceis quanto as do primeiro livro (ainda que com uma duração menor), temos a Cia provando que realmente pode ser uma líder, além de muitas surpresas e reviravoltas durante toda a trama. "Estudo Independente" tem um ritmo um pouco menos acelerado e desesperador (no sentido de deixar o leitor com "o coração saindo pela boca") que o primeiro livro, no segundo livro a Cia tem que usar um pouco mais a cabeça, a inteligência, do que a agilidade física e a emoção, mas o final me deixou com muita vontade de ler o último livro, "A Formatura" (já lançado no Brasil), ainda que não me sinta preparada para me despedir dos personagens.

A parte visual segue o padrão do primeiro: a capa traz elementos que tem a ver com a trama, eu achei ela bonita (mas a do primeiro é mais), o título e a imagem central são em alto-relevo, vem um marcador para destacar na orelha. A diagramação está boa, com margens, letras e espaçamento de bom tamanho, as páginas são amareladas e com uma textura porosa e, como dito anteriormente, a revisão poderia ser melhorada.

Por hoje é só, espero que vocês tenham gostado da resenha e que leiam a trilogia se tiverem a oportunidade (alguém aí já leu?). Fica minha recomendação tanto para quem gosta de distopias quando para quem não é muito fã do gênero (eu leio poucas distopias, mas essa é minha favorita até agora), recomendo também para quem gosta de histórias que prendem o leitor, que fazem com que mergulhemos na trama e devoremos os capítulos rapidamente (a escrita da autora é super fluida) e para quem gosta Young Adults e de histórias com personagens femininas inteligentes.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2016/01/resenha-livro-estudo-independente.html

Portal JuLund 21/01/2016

Estudo Independente, @EditoraGente
ia conseguiu sobreviver ao Teste e agora está oficialmente na Universidade, não no curso que ela pretendia (o que é uma surpresa), mas nada que ela não consiga sobreviver, a não ser pelo fato de os coordenadores da Universidade estarem fazendo de tudo para que ela não consiga concluir seus estudos, ela é a aluna com mais número de matérias, trabalhos e seu estágio pode ser considerado o mais importante para uma aluna de Estudos Governamentais (já que ela vai ser a secretária da própria presidente.

Claro que vai ter mais alguns desafios para os estudantes, mas no momento isso é o que menos importa para Cia, pois ela também está contribuindo para um bando de rebeldes acabarem com o Teste sem precisar de derramamento de sangue, mas isso será bem difícil, pois nem tudo é o que parece.

Resenha completa no

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/estudo-independente-editoragente

Minha Velha Estante 31/12/2015

“Enquanto meus colegas estão preocupados que o Teste possa afetar os anos que vêm pela frente, estou preocupada de não chegar viva no final do dia.”

Oi, gente,

Hoje vamos retomar a história de Cia, a heroína com nome estranho rsrsrsrsrs. Estudo Independente é o livro 2 da Trilogia O Teste. O primeiro livro, O teste, já foi resenhado aqui no blog. Farei o possível para não liberar spoilers, mas quando se trata de uma continuação sempre haverá alguma informação do livro anterior.

Nessa continuação encontramos Cia após os Estudos Preliminares esperando a definição do Governo de qual será o seu destino acadêmico e, consequentemente, que papel ela terá na Comunidade das Nações Unificadas. O seu sonho é ir para a Engenharia Mecânica e revitalizar o sistema de comunicação entre as cidades que foi destruído durante a Guerra dos Sete Estágios. Mas qual não é a sua surpresa quando ela é designada para o Governo.

"- A balança de dois pratos representa todos os alunos dos Estudos Governamentais - ele estende seu pulso e vejo que está usando um bracelete gravado com um desenho que representa a mesma balança. Abaixo da balança, há uma forma crescente. - O símbolo foi escolhido para nos lembrar que o governo deve equilibrar humanidade e bondade com lei e justiça. O desequilíbrio desses princípios provocou os Sete Estágios da Guerra. É nosso dever, e dever de todos os oficiais da Comunidade Unida, restaurar o equilíbrio e zelar para que a balança nunca volte a se desequilibrar".

Com saudades de casa, da família e dos amigos, se sentindo sozinha, pois o seu grande amor, Thomas, será designado para uma área diferente da sua provocando o afastamento dos dois e confusa com a sua designação... Pois é, quando você pensa que Cia já passou por tudo de ruim que ela poderia aguentar, você vai descobrir que ainda vem muito mais por ai. Narrado em primeira pessoa pela própria Cia, Estudo Independente vai revelar muitos segredos que surgiram em O Teste, mas trará outros tantos a serem desvendados no próximo livro.

Não bastasse tudo isso, Cia vai ficar intrigada com algumas lembranças esporádicas do seu Teste e descobrirá uma gravação que conta coisas inacreditáveis em relação ao Teste e a pessoas muito próximas. Tendo que escolher entre acreditar no que vive e no que supõe ter vivido, Cia ainda terá que lidar com uma carga excessiva de estudos e um estágio super importante sem despertar o interesse dos seus líderes. A ajuda surgira sim, mas ela terá que escolher em quem acreditar, ou seguir o conselho de seu pai: “Nunca confie em ninguém”.

"O fato de a gente pensar que uma coisa é verdadeira não faz com que ela seja. A percepção é tão importante quanto a realidade".

Com a entrada de novos personagens e o afastamento de Cia de alguns dos seus amigos por causa da divisão de áreas, alguns personagens do primeiro livro não aparecerão com muita frequência e até o romance ficará um pouco esquecido nesse livro já que o foco de Cia será desvendar mistérios e entender tudo o que está por trás do Teste.

“Apenas a suavidade da mão de Tomas na minha e a esperança de que o plano de Symon ponha um fim a um sistema que segue contra os princípios defendidos por nosso pais reconstruído, me mantêm nesta sala, nesta universidade.”

Um dos personagens mais interessantes nesse livro é a Presidente da Comunidade Unida, Anneline Collinda. Ela tem uma personalidade incrível e é a presidente que todo mundo gostaria de ter. de mente aberta, com ideias revolucionárias, ela também será o alvo de uma grande conspiração em uma guerra contra o governo.

“Quem depende do conhecimento de outra pessoa para decidir o que é possível é facilmente manipulado.”

Vamos descobrir que o movimento rebelde também está dividido e que nada é o que parece. Cheio de ação, suspense, mistério, conspiração e com uma forte crítica aos governos de um modo geral, o livro te traz inúmeras questões à tona, como o porquê da guerra, o porquê da divisão gritante entre os que têm muito e os que têm quase nada. Impossível não trazer todo esse questionamento para a nossa realidade.

“A desconfiança e a raiva levaram governos a gritar palavras furiosas. Palavras furiosas fazem com que bombas sejam jogadas. Um mundo destruído.”

Com uma capa fantástica que retrata o novo símbolo de cia na universidade, o livro peca apenas em sua revisão com alguns erros de concordância, de português ou a sensação de alguma palavra faltando. Mas nada que comprometa a história fantástica que temos nas mãos.
Uma escrita inteligente, bem amarrada, que faz com que você fique na ansiedade por Graduation Day, a continuação da história para ontem! Super recomendo!!!

"Só espero estar pronta para o que está por vir.”

site: http://www.minhavelhaestante.com.br/2014/08/leituras-da-drica-estudo-independente.html

Kethelyn 28/06/2015

Nem tudo é o que aparenta ser...
Gente, primeiramente QUE LIVRO FOI ESSE? Simplesmente amei esse livro. Gostei bastante do primeiro, mas o final desse livro foi lacrador demais. Todo o desenvolvimento dele me prendeu de uma forma, que não imaginei que me prenderia.
Porque eu disse que "Nem tudo é o que aparenta ser..."? Porque a autora simplesmente prega uma peça em você. Tudo nesse livro aponta para uma "direção" digamos assim, e quando chega no final... BANG!! A autora diz: "Você pensa que sabe qual o caminho dessa trilogia? Não sabe mesmo". Aquele final, vou ser sincera, me surpreendeu muito. Não imaginava que aquilo aconteceria, e fiquei um tanto chocada.

É uma leitura incrível, tão maravilhosa quanto o primeiro livro. E como eu disse, você pensa que sabe o que está acontecendo, quando na verdade não sabe. A Cia continua muito inteligente nesse livro, meu Deus, ela manja TUDO, entende TUDO, e eu amo a forma de raciocínio dela. Outro personagem que gostei bastante foi do Michal. E nesse livro aparece outro personagem, que acredito eu, vai criar bastante destaque em "A Formatura" que é o Ian, que sincera, também estou me apaixonando.
Porém, como nem tudo são flores, o Tomas ainda me irrita um bocado, e acho que ele meio que enfraquece a Cia, e não sinto aquela ligação entre eles, sabe? Enfim, não gostei muito desse par romântico, mas tudo bem, da pra relevar. Outra coisa que me "incomoda" um pouco é a escrita da autora, não que seja ruim, porém não me prende tanto sabe? O livro passa rapidinho, a história é incrível, mas a escrita não é tão incrível como o resto, porém é boa.

Estou louca para ler o próximo, porém vou esperar até que minhas expectativas abaixem um pouco, pois tenho medo de me decepcionar caso o final não seja tão bom, ou algo assim. Mas enfim, estou gostando muito da trilogia e super recomendo.
Larissa.Lara 28/06/2015minha estante
Tenho certeza que você vai amar A Formatura :)

Kethelyn 30/06/2015minha estante
Estou ansiosa pra essa leitura!!

Dreeh Leal | @dreehleal 30/05/2015

Estudo Independente - O Teste #2 - Joelle Charbonneau
Cia sempre sonhou em entrar para a universidade, para que pudesse ajudar na revitalização do seu pais, assim como seu pai. Mas agora que está prestes a começar o semestre mais importante da faculdade, aquele onde ela será designada para a área na qual trabalhará o resto da vida, ela já não tem tanta certeza se quer seguir em frente. Apesar do Teste ter terminado, a inteligência dos alunos continua sendo testadas a todo momento. A diferença é que os que fracassam são redirecionados para trabalhar nas colônias. Mas será mesmo? Até onde Cia tem conhecimento, fracassos são inaceitáveis...

Se o primeiro livro foi dominado pela ação, aqui encontramos uma tensão constante da primeira a última página. Fiquei vidrada e só larguei o livro quando cheguei na última página. Nem preciso dizer que já quero começar A Formatura, livro que fecha a trilogia. Apenas gostaria que a autora desse uma variada nos acontecimentos. Entendo que é preciso descrever para o leitor as provações pelas quais a personagem passa, mas enquanto algumas são envolventes, outras parecem apenas uma repetição, sem ter muito a acrescentar.

Finalmente os detalhes acerca da estrutura governamental começam a ficar claros. Se antes eu pensava que o governo era conveniente com os absurdos cometidos no Teste, agora sei que governo e educação são totalmente independentes. Uma medida que tinha de tudo para dar certo, se não fossem os pensamentos extremistas do Dr. Barnes. O intuito era que os lideres da Comunidade das Nações Unificadas fossem escolhidos por sua capacidade, sem que o processo sofresse qualquer influencia de pessoas poderosas. Mas bem, deu no que deu.

"Porque às vezes os melhores líderes são aqueles que não têm interesse em liderar. Estes são geralmente os que estão mais interessados em fazer o que é certo, não o que é popular."

Determinado momento do livro fala sobre a dificuldade de se governar cidades muito grandes. Quanto mais pessoas dependem de um representante, menos ele conhece as reais necessidades de cada um, tornando mais fácil beneficiar aqueles que lhe estão próximos. Interessante não? Está para ser escrita ou traduzida uma distopia que me faça refletir tanto sobre a atual posição mundial. Mas não pretendo filosofar... apenas digo que não me surpreenderia se muitos dos fatos encontrados aqui virassem realidade.

Outra coisa legal que o livro aborda é a questão da confiança. O pai da protagonista lhe aconselhou a nunca confiar em ninguém e ela tenta levar isso a ferro e fogo, mas sem sucesso. Sua empreitada é árdua, afinal de contas, ela está tentando expor um esquema brutal em que muitas pessoas poderosas estão envolvidas, mas fazer tudo sozinha é quase impossível. A primeira pessoa em quem confiou foi Tomas e os últimos acontecimentos já provaram que ele pode não ser tão honesto assim. Depois veio Michael que, apesar todas as provas de confiança, continua sendo uma agente do governo. Outros personagens mostrando confiança surgem no caminho, mas isso me faz pensar na necessidade que temos em ter pessoas com as quais possamos contar.

Eu já disse que adoro as capas dessa série? Os símbolos, além de criarem uma identidade visual para a trilogia, tem um significado para a história. Tanto O Teste, quanto Estudo Independente tem ligação com a área de estudo de Cia, mas não consigo decifrar o que significa os dois raios do último. Espero descobrir em breve. A diagramação continua a mesma, assim como alguns erros de revisão. Eles não atrapalham em nada a leitura, mas a série é tão queridinha, que eu queria que tudo fosse perfeito ♥

Sempre digo que essa história merecia virar um filme e pesquisando descobri que os direitos foram comprados pelo estúdio Paramount Pictures. Agora resta saber quando eles começaram a produzir, isso se eles realmente forem fazer. Até lá, você tem tempo de sobra para conhecer Cia e o Teste.

site: http://www.maisquelivros.com/2015/05/resenha-estudo-independente-joelle.html

Gaby Harket 26/05/2015

Resenha: Estudo Independente
"Estudo Independente" trata-se de uma narrativa distópica, o mesmo é o segundo livro da trilogia "O Teste", no qual é relatado fatos desagradáveis, descobrimos que a sociedade é administrada por um governo rígido e cruel, o planeta foi assolado e destruído por vários conflitos, os sobreviventes criaram um governo denominado "Comunidade das Nações Unificadas", essa nação é dividida em dezoito colônias e a capital chama-se "Tosu City", é nessa cidade que realiza-se "o teste", isto é, determinados estudantes são selecionados para cursar a universidade, os formandos tornam-se os futuros líderes do país, os mesmos possuem a função de reconstruir o planeta, no livro anterior a protagonista foi escolhida para participar dessa competição, Cia Vale conseguiu sobreviver a uma série de situações complexas e perigosas, portanto, aparentemente poderá estudar. Mas, será mesmo que ela livrou-se dos perigos do Teste?
''O fato de a gente pensar que uma coisa é verdadeira não faz com que ela seja. A percepção é quase tão importante quanto a realidade.''
  Os responsáveis pelo "teste" não facilitarão a vida dos aprovados, sobreviventes, todos deverão realizar uma importante prova de conhecimentos gerais, os professores escolhem os melhores alunos através dessa prova, os demais serão redirecionados, eliminados, além disso, os aprovados são encaminhados para o curso de acordo com as suas características, respostas e aptidão, as áreas são Medicina, Educação, Governo, Engenharia Biológica e Engenharia Mecânica, tais cursos são indispensáveis para a renovação e continuidade da Terra, Cia Vale é uma jovem bastante inteligente e estudiosa, ela sempre almejou Engenharia Mecânica. Mas, ela será direcionada para esse curso? Será que essa é a área que os professores gostariam que ela exercesse?
''Porque às vezes os melhores líderes são aqueles que não têm interesse em liderar. Estes são geralmente os que estão mais interessados em fazer o que é certo, não o que é popular.''
  A jovem Cia Vale consegue passar, entretanto, é surpreendida, ela foi designada para um curso que jamais pensou em atuar, entretanto, os estudos são bastante complexos em todas as áreas. Todavia, os futuros universitários serão testados pelos veteranos da faculdade, portanto, os alunos deverão passar por uma espécie de "iniciação" antes de poderem começar as aulas do seu determinado curso, os jovens são divididos em grupos de quatro, cada grupo possui um aluno líder, ambos necessitam possuir inteligência e harmonia, pois deverão passar por quatro testes, os mesmos são muito complicados e perigosos, a permanência na universidade depende desses testes, somente os melhores, ou seja, os sobreviventes conseguirão.  Será que Cia faz parte de um agradável grupo?
''Os líderes têm de ser capazes de controlar suas emoções. Essa é uma habilidade que juro que vou dominar. ''
(Spoiler)  Os alunos aprovados no "Teste" (no livro anterior) tem as memórias apagadas, essa situação também ocorreu com a protagonista, entretanto, Cia foi esperta e gravou a sua voz em seu comunicador, então revelou a realidade do teste, o mesmo é cheio de disputas, traições e mortes trágicas.
"Tentei convencer a mim mesma de que era outro tipo de teste. Não queria acreditar que O Teste matava candidatos que falhassem ou que as pessoas que eu considerava minhas amigas podiam ser capazes de matar.."
  (Spoiler) A protagonista teve a sua mente apagada, assim sendo, ficou sem saber de todas essas coisas horríveis, porém, através da gravação aos poucos conseguiu se lembrar, esse fato tornou-se uma forma de sobrevivência, visto que ela sabe muitas coisas sobre o teste, além disso, sabe que, sem dúvida, existem alunos capazes de tudo para vencer, Cia sempre deverá lembrar de um conselho outrora lhe dito: "Não confie em ninguém."  Será que ela poderá confiar nos alunos do seu próprio grupo?
"O que me atrai em Will é a aspiração e o amor vejo em seus olhos, mesmo que as acusações do Comunicador de Trânsito me advirtam para me manter a distância. Acho difícil acreditar que alguém que tentasse matar tanto Tomas quanto a mim se esconda sob um sorriso amigável. Entretanto, minha voz gravada me disse que é exatamente assim que Will é. O que me faz querer ficar perto dele. Estou resolvida a descobrir se aquela voz está certa. Sobre Will. Sobre Tomas. Sobre tudo".
  Finalizo dizendo que estou apaixonada por essa trilogia, *-* possui uma distópia inteligente e atrativa, gostei muito desse segundo livro, entretanto, confesso que eu "esperava mais", durante a leitura eu senti falta de partes mais fodas, rs ou seja, uma trama com ação e mais movimentada, de certa forma eu achei meio "parada", contudo, a história ainda permanece envolvente e atrativa, além disso, não possui partes chatas e ou cansativas, é uma leitura agradável e de fácil entendimento, gostei bastante do desenvolvimento e do mistério, adorei as descrições da ambientação, a protagonista é uma garota incrível, a mesma narra essa história, esse livro nos apresentou novos personagens, gostei de uns e detestei outros, a autora Joelle Charbonneau escreveu muito bem, o final possui mistérios que são parcialmente revelados, além disso, acontece reviravoltas na história, portanto, fiquei com muita vontade de ler o próximo volume. Claro que super recomendo esse book!

site: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/2015/05/resenha-livro-estudo-independente.html

Paula Juliana 03/03/2015

Resenha: Estudo Independente - Trilogia O Teste # 02 - Joelle Charbonneau

''Real? Imaginação? Procuro a verdade dentro de mim, mas só encontro as batidas do meu coração e o gosto prolongado do medo.''

UAU!!!

Essa é uma boa palavra para definir o que estou sentindo ao fechar o livro Estudo Independente! Acredito que muitas pessoas já acabaram essa obra com a boca aberta e o coração apertado, essa com certeza será uma resenha difícil, pois se eu tinha já achado o primeiro livro, O Teste (resenha aqui) incrível, me falta palavras para expressar o quanto eu amei esse segundo volume! Sabe aquela sensação de ''Meu Deus! Preciso da continuação!!!'' ou ''Caraca! Que livro foi esse?!''... Mais ou menos assim foi a minha reação ao terminar!

Só deixando claro que essa resenha não irá conter spoilers!

Recapitulando o enredo do primeiro livro: O Teste:

''Sete estágios da guerra. Quatro estágios de destruição que os humanos lançaram uns sobre os outros e os três estágios subsequentes - em que a terra lutou de volta.
UM MUNDO DESTRUÍDO!

Recomeço. Um novo mundo. Divididos em colônias.
A chance de ser LÍDER e fazer a diferença na reconstrução!

Um teste. O TESTE!

Uma seleção mortal que vai levar os mais aptos para a chamada universidade! (...)

Malencia Vale. Cia passou da infância/adolescência e agora é oficialmente uma adulta. Está com medo não ser aceita para fazer o teste seu grande objetivo de vida. Geralmente confiante e forte, nunca se sentiu tão insegura. Vivi na pequena e esquecida colônia de Cinco Lagos com seus pais e seus quatro irmãos mais velhos. Nenhum dos irmãos passou para fazer o teste. Seu pai foi o única da família a ir para a faculdade. Cia quer essa chance, e para sua grande surpresa conseguiu, porém seu pai não ficou tão feliz como a moça esperava. Era decepção? Medo? Terror em seu olhar? Em um momento de confissão antes de Cia viajar para a capital, seu pai conta seu segredo. E agora Cia não sabe onde se meteu! Muitas coisas não estão às claras! Mas uma dica ficou marcada na mente da garota: NUNCA CONFIE EM NINGUÉM! ''

Em Estudo Independente o teste continua e Cia está na faculdade!
Será que ela vai conseguir fazer a diferença? Consegui-rá ajudar o mundo a se reconstruir?
Cia é uma líder isso é um fato! Será ela capaz de lutar contra um sistema cruel e falho?

'' Sinto o peito apertado. Eu costumava gostar dessas provas. Gostava de mostrar que tinha aprendido. Que tinha dado duro. Que era inteligente. Agora, porém, não tenho certeza do que é real ou de quais serão as consequências de uma resposta errada, Enquanto meus colegas estão preocupados que o Teste possa afetar os anos que vem pela frente, estou preocupada de não chegar viva no fim do dia.''

Essa obra foi super esclarecedora, enquanto no primeiro volume, é tanta tensão e medo, que já criamos uma barreira de proteção para não acreditar em nenhum personagem, nessa obra as fichas estão na mesa, o caráter das pessoas estão mais a mostra, sabemos em quem podemos confiar e em quem não podemos, tanto pelos atos dos competidores durante o primeiro teste, como também que inúmeras questões são esclarecidas e começamos finalmente a acreditar em algumas pessoas e a se proteger de outras, juntamente com Cia!

Um livro intenso, inteligente, mais político que o primeiro volume, mas sem perder a ação, a adrenalina da narrativa!
Se eu já tinha gostado de Cia como personagem e como pessoa, nessa obra eu me entreguei totalmente aos seus valores, aos seus medos, as suas desconfianças, até porque em determinado momento da história nós leitores sabemos mais que ela, nós sabemos o que aconteceu durante todo o primeiro livro, mas Cia não sabe! Ela age por instinto e por inteligencia durante todo o enredo, todas as decisões que ela toma durante a história como um todo, tem suas consequências, nós leitores sabemos disso e ela tem plena consciência no que seus atos podem acarretar! Para sua família, seus amigos e para sua própria vida... ou morte!

Em BUSCA de um governo consistente e justo, um governo que não tem o direto de ao escolher seus líderes, ditar quem vive ou morre. A visão de que ninguém tem... o governo não tem, as pessoas não têm... o direito de ditar quem é que não é bom o suficiente para viver!
Estudo Independente fala sobre as qualidades de um bom líder, de uma pessoas que deveria cuidar e zelar por seu povo, aprender com seus erros e não sacrificar ninguém por um bem maior, porque toda a vida tem o seu valor! Acreditar nas suas verdades e valores!

''Pode ser que tentem intimidar você ou fazer com que se sinta fraca, só para ver se você é!
Algumas provocações serão mentais. Outras, mais físicas. Todas têm a intenção de ver se você pode lidar com a pressão de liderar um país.''

Quanto ao mocinho, na primeira resenha disse que ele ainda não havia me conquistado, nesse livro, ele finalmente conseguiu a minha confiança, gosto muito de Tomas, mas como tinha falado antes, eu não conseguia acreditar em ninguém que não fosse a Cia, na atmosfera que a gente se encontrava, acredito que isso é de se esperar, nesse segundo momento, Tomas se abriu mais, coisas que não tinham ficado as claras, foram mostradas e ele finalmente ganhou meu amor!
Assim como outros personagens que me deixei apegar: Michal, Erick, Ian... me fizeram vibrar durante a leitura e também quebraram meu coração em determinados momentos! Valeu me entregar aos personagens, a história me deu uma bela rasteira, mas estou muito esperançosa e ansiosa com o final!

''E percebo - as paredes são construídas com o meu terror. Para escapar, terei não apenas de enfrentar, mas vencer o meu medo.''

Medo! Todos sentimos medo em vários momentos de nossa vida, Estudo Independente não fala só de superar medos e procurar um sistema que seja justo e consciente! Fala de amizade, de moralidade, de valores que muitas vezes os seres humanos se esquecem quando estão sobre pressão... mas não é nesse momento que libertamos quem realmente somos? Que demostramos nosso caráter na integra? Joelle Charbonneau é uma grande autora, nessa distopia não só me coloquei no lugar das pessoas, como também sofri, me indignei junto, vivi momentos de companheirismo, de amizade, aprendi que mesmo em momentos difíceis temos que aprender a confiar nos outros, mas temos também que saber em quem confiar, seguir nossos instintos! Ter certeza em que acreditamos! Uma leitura incrível, cheia de tensão e aventura, um livro para apreciar cada segundo!
Sobrevivência e humanidade! Até quando eles caminham lado a lado?

''Você é esperta, Cia. Você é forte. Há pessoas como eu que estão ao seu lado e sabem que você vai conseguir. Por favor, prove que estou certo!''

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/

ricardo_22 17/02/2015

Resenha para o blog Over Shock
Estudo Independente, Joelle Charbonneau, tradução de Elisa Nazarian, 1ª edição, São Paulo-SP: Única Editora, 2014, 320 páginas.

Apesar de agora ser uma caloura da Universidade em Tosu City, a jovem Cia ainda não se esqueceu de tudo o que enfrentou durante o Teste, ainda que o governo quisesse apagar sua memória. Sabendo que precisa fazer alguma coisa para mostrar ao mundo que o Teste não é como todos imaginam, ela busca compreender os objetivos de seus possíveis amigos e principalmente sobreviver, ainda que também enfrente uma batalha entre a razão e a emoção.

“— Valeu a pena? Sim, vidas foram salvas, mas e as vidas que foram tiradas? A história diz que o progresso muitas vezes exige sacrifícios, mas que tipo de progresso podemos afirmar, quando é construído sobre a vida dos cidadãos que ele deveria ajudar?” (pág. 37).
O segundo volume de uma série/trilogia tem a difícil missão de mostrar a verdadeira essência do enredo e, quando o ponto de partida se destacou, a responsabilidade é ainda maior. No caso de O Teste, que se mostrou uma distopia para surpreender a todos, a missão de sua continuação foi cumprida em grande estilo.

Se o primeiro volume demora a pegar um ritmo consistente, o mesmo não acontece com Estudo Independente. Já familiarizado com o cenário distópico, o leitor se depara com um início frenético e isso se mantém durante todos os capítulos, que mostram a protagonista Cia enfrentando algo muito maior que ela própria poderia imaginar. São aventuras que não dependem apenas de seu intelecto e isso se deve a já citada essência do trabalho de Joelle Charbonneau.

Além da escrita envolvente e da ótima caracterização das personagens, Charbonneau acertou em cheio no desenvolvimento de seu enredo. Já no segundo livro ela prova que a trilogia O Teste vai muito além de uma simples leitura para entretenimento, não deixando inclusive de fazer críticas ao estilo de sociedade que contribuiu para o chamado Sete Estágios da Guerra.

Esse pode não ser o grande foco da autora, diferente das clássicas e tão importantes distopias, no entanto isso não significa que o lado político é deixado de lado. Existem muitas questões humanas, políticas e sociais, além da disputa de interesses fundamentais do princípio ao fim. Essa união continua testando Cia e exigindo que a inteligência da personagem, já destacada anteriormente, fique ainda mais em evidência, em especial pela necessidade de tomar decisões e definir em quem confiar.

site: http://www.overshockblog.com.br/2015/02/resenha-310-estudo-independente.html