Necrotério

Necrotério Patricia Cornwell

Resenhas - Necrotério

Alê 20/12/2021

Esperava bem mais. Narrativa lenta e fraca, não tem um elemento que prende o leitor, a história não empolga ou prende.

Nara 02/06/2020

Li já com saudade, já que os próximos ainda não foram traduzidos para o português. Não foi dos que mais gostei, mas sempre gosto dos livros da série.

Literatura Policial 26/10/2014

Resenha de Necrotério, de Patricia Cornwell
A médica-legista Kay Scarpetta, personagem criada por Patricia Cornwell, está de volta neste 18º romance policial lançado pela Editora Paralela no Brasil. Em Necrotério (Port Mortuary, 2010), Scarpetta precisa descobrir o que levou o corpo de um homem considerado morto a sangrar no interior de uma geladeira do necrotério, horas depois de ser transportado para lá. Estaria ele ainda vivo quando foi trancado dentro da geladeira? Teria havido um erro médico incontornável?

Depois de algum tempo servindo na Base Aérea de Dover, a médica-legista Kay Scarpetta volta ao Centro Forense de Cambridge, uma repartição previamente chefiada por ela em Massachusetts, para resolver o mistério do corpo sem identificação que pode ter sido trancado vivo no interior de uma geladeira sob -15ºC. Após meses afastada do Centro, ela encontra um lugar diferente daquele que deixou. Na medida em que investiga o caso polêmico, Scarpetta não é informada sobre detalhes cruciais que vão sendo descobertos pela polícia, pelo FBI e Forças Armadas, que passam a integrar a investigação. Desconfiada, ela percebe que sua própria equipe não revela tudo que sabe. Para piorar, detalhes íntimos de seu passado profissional ameaçam comprometer sua reputação e emprego. É nesse universo cheio de nós e intriga que Patricia Cornwell insere sua protagonista.

A história é narrada em primeira pessoa. A capa foi bem pensada, trazendo uma referência direta a um dos mistérios que surgem pelo caminho. Os primeiros capítulos poderiam ser mais enxutos, pois em alguns momentos o exagero descritivo acaba interferindo no ritmo da leitura. O enredo vai evoluindo, e a velocidade é recuperada nas páginas seguintes com a exposição do problema e pessoas suspeitas. Os últimos capítulos são bastante emocionantes! O leitor vai descobrindo pouco a pouco o final bem construído pela autora, que não chega a ser uma surpresa, mas é bem colocado e escrito.

Patricia Cornwell é uma autora bem descritiva, em especial quando mapeia o raciocínio, expressa as opiniões e transmite as emoções de Kay Scarpetta. Exposições médicas, científicas e tecnológicas recheiam o livro, como as descrições sobre nanotecnologia, a arquitetura interna do helicóptero de Lucy e as já frequentes enumerações médicas da legista.

Estão presentes na trama figuras habituais, como o investigador desbocado Pete Marino, a sobrinha hacker Lucy Farinelli e o psicólogo/marido Benton Wesley, com quem Scarpetta divide raros momentos de intimidade. Necrotério é um livro recomendado aos fãs da série Scarpetta e para quem gosta de um coquetel literário de suspense+ciência forense+thriller. Uma boa pedida!

> Resenha publicada no site literaturapolicial.com

site: http://literaturapolicial.com/2014/10/21/resenha-de-necroterio-de-patricia-cornwell/

Amanda.Cabrera 07/01/2016

Esse é o 18º livro da Série Scarpetta, nele começa comum caso muito esquisito: é encontrado um corpo de um homem, aparentemente com morte por arritmia cardíaca, é levado ao Centro Forense de Cambrige (CFC) para confirmação da morte. No outro dia o cadáver estava sangrando dentro da geladeira trancada. Pensam, como assim um cara que morreu começa a sangrar??

Com isso Kay Scarpetta precisa voltar ao CFC para saber o que esta acontecendo, pois ela estava afastada do local. No decorrer do caso, ela começa a sentir um clima estranho, pois as pessoas ao seu redor esconde coisas e fatos importantes para o desenvolvimento do caso, fazendo com que ela vá descobrindo sozinha.

Nisso aparece casos complicados e fora do comum que faz com que ela fique ainda mais desconfiada. Casos esquisitos, pessoas e famílias escondendo fatos, a volta a seu antigo posto de trabalho, a qual esta totalmente diferente e fora do seu padrão, fazem com ela se sinta diferente.

É uma história bem descritiva, principalmente no começo e com coisas que as vezes não tem necessidade, ficando bem maçante no início do livro. Os personagens se desenvolvem bem e estão crescidos e evoluídos, pois acompanho desde o começo, mostrando o quanto estão mudados. Um história bem legal, que merece ser lida.

Quem ainda não leu nenhum livro da série, aconselho a ler o primeiro: Post Mortem, pois ficará perdido se ler esse. Por mais que cada livro seja um caso diferente, o desenvolver e a história dos personagens te deixará confuso se ler esse de cara.

Vale a pena embarcar nessa série. Adorei.

site: https://tulipaleitora.wordpress.com/

Manuella @olivreirodanu 22/02/2015

Muito fraco!
Nunca tinha lido nenhum livro dessa autora, e depois de ler 'Necrotério' não pretendo fazê-lo tão cedo! A narrativa é lenta, não emplaca, nem empolga o leitor!
O relacionamento da protagonista com o marido é tão incompreensível que chega a dar agonia.
Li e não recomendo.
Renata 25/09/2016minha estante
Não ajuda vc começar a ler pelo 18. livro de uma série...

Mariana.Rettmann 10/07/2017minha estante
Concordo com você, narrativa lenta.

CAtia.Albano 27/05/2019minha estante
A relação deles é longa, sem ler os anteriores não dá para entender mesmo!

Flores Raras 13/03/2023

Nem sei...
Livro
muito interessante até a página 250. Após isso fica arrastado,desconexo e difícil até de ler. Levei mais tempo do que gostaria e por.pouco não abandonei.
Complicado pois tenho a coleção inteira da autora.

Dany.Pellegrine 07/05/2023

Detestei muito esse livro. A narrativa é tãochata e arrastada que cada segundo lendo esse liveo pareciam uma eternidade e eu ja tava agoniada pra acabar, quase entrei num bloqueio de leitura.