Mitologia Grega

Mitologia Grega Pierre Grimal

Resenhas - Mitologia Grega

Ana Paula Avila 01/05/2024

Realmente uma breve introdução
Livro pequeno mas cheio de conhecimento sobre mitologia grega.
Aqui, o autor traça um grande panorama sobre as mitologias grega, começando com o mito no pensamento dos gregos antigos até a tentativa da ciência moderna em explicar racionalmente os mitos que chegaram até nós nos dias atuais.
Uma ótima porta de entrada para os que querem começar a desbravar as histórias mitológicas e os poemas épicos.

T. Richter 18/02/2010

Livro de divulgação científica escrito por um historiador renomado.Ótimo livro introdutório sobre o assunto.
Recomendado para estudantes universitários do curso de História, Letras, Filosofia, Antropologia.
Interessante também a leitores em geral que se interessem por mitologia ou cultura clássica.

Brnoliver 27/04/2016

Mitologia Grega
Eu nunca havia lido a história da mitologia grega escrita de uma forma mais consistente, esse é o primeiro livro que leio que integra os mitos e explica mais sobre eles, antes só havia lido os mitos separados. Com esse livro é possível ver que o mito de Europa, Ãdipo e o conflito entre Até eu e Tiestes tem um certa ligação, antes só conhecia eles de forma isolada. Além disso, achei a teogonia, a origem dos Titãs e Olimpianos bem completa.
Algumas coisas negativas são o fato de algumas horas e ter me perdido, mas talvez pela falta de figuras que demonstrem melhor as ligações para facilitar a memorização da árvore genealógica dos mitos, mas outras horas o autor escreve de forma não linear. Além de obviamente não ter todos os mitos heróicos, como eu já esperava, e também o autor tentar mostrar várias faces do mesmo mito, mas algumas vezes ele cita a visão de apenas um autor como quando fala do mito de Pandora.
Vou ler livros mais completos sobre o tema, mas acredito que esse é importante para se encontrar no tema.

Citação: "Os gregos, em busca como tantos outros de um princípio motor no cerne do Ser, acreditaram descobri-lo no Amor"

yuki32 29/08/2023

Muito gostosinho.
Esse livro aborda alguns mitos em geral de forma muito leve e fluída.
Serve tanto para algum trabalho escolar ou até mesmo para conhecimento, como eu o procurei.
ótima escrita e de fácil entendimento.

gryksy 11/09/2023

Mitologia grega
Adoro mitologia grega

bom livreto, gostei dos 4 primeiros capítulos, mas os 2 últimos trazem uma visão filosófica da coisa e eu não entendi nd

Paula 05/05/2024

Livro simples que traz uma breve explicação sobre mitologia grega. Considero fundamental para quem estar adentrado esse universo e sentiu dificuldades para entender as genealogias dos deuses e heróis. Pierre Grimal é sempre impecável.