O Momento Mágico

O Momento Mágico Márcio Ribeiro leite

Resenhas - O Momento Mágico

Vanessa Meiser 15/01/2013

"Tinha saudades da vida que levara, mesmo que a considerasse medíocre. Uma vida comum, repleta de erros e acertos, tentativas e frustrações. Recheada também com algumas realizações notáveis, embora pouco visíveis deste ponto da estrada. Como tantas outras, tinha trechos inusitados e outros bem comuns, mas, ainda assim, maravilhosos." Pág 11.

Adalberto está com 88 anos. Sua esposa já é falecida, um de seus três filhos também, todos seus amigos já se foram, só lhe resta as duas filhas que são incansáveis com os cuidados ao pai que não faz questão alguma da atenção que estas dispensam a ele, ao contrário, Adalberto anseia pelo momento em que a morte virá lhe buscar e dar fim ao seu sofrimento que se arrasta mais e mais com o passar do tempo. Ele já não caminha, passa os dias sentado em sua cadeira de rodas na varanda do seu apartamento a olhar para as pessoas na praia em frente, cuida todo o movimento da rua, dos banhistas, dos que somente passam, dos que trabalham por ali, das prostitutas...

Adalberto não aceita ajuda de ninguém, mesmo já não podendo cuidar de si mesmo, não possui enfermeiras e nem cozinheira, suas filhas é que persistem no zelo mesmo contra a vontade do pai que não quer ninguém em sua casa onde a cada minuto que passa ele espera sem sucesso a chegada do 'momento mágico'.

Bem, este é basicamente o resumo do livro que, diga-se de passagem foi muito bem escrito por Márcio Leite, um talentoso autor baiano que se esmerou ao máximo ao por no papel sentimentos como pena, culpa, solidariedade e outros tantos.

O Momento Mágico nos traz considerações sobre o passado e o presente do personagem, filtrados pela visão de quem já viveu tudo o que havia para ser vivido e que percebe no seu corpo já inútil o preço cobrado pelo tempo passado. O tema abordado na trama nada mais é do que o significado da velhice com reflexões profundas sobre o fim da vida que levam o leitor a se emocionar a cada página lida.

“A filha ficou de passar mais tarde e deixar algumas compras. Comida! Para quê tanta comida? Mortos não engordam, não fazem dieta. Mortos fazem greve de fome. Ele tinha direito à sua greve de fome particular. Não queria morrer de barriga cheia. Consultara o manual dos mortos e lá estava escrito que era aconselhável adentrar o mundo dos desaparecidos com o estômago vazio”. Pág 23.

Dayanna 23/07/2014

O que sobra do vínculo importante do homem com o mundo é sua vontade de morrer.
O desejo ferroz de morrer, é um tributo à potência da vida que se foi e o deixou para trás. Este é vigoroso e nos comove, não por pena, mas por carregar em si a raiva e algo que, apesar da nossa resistência de pessoas capazes e inteiramente vivas, não podemos deixar de nomear dignidade.

Elisabete.Vasconcelos 22/02/2020

Esse livro foi bem aleatório pra mim,não é meu estilo.
Relata a história de um Senhor de 88 anos que já foi muito apaixonado pela vida mas ao envelhecer e ficar incapaz de desfrutá-la,deseja ferozmente morrer a que ele se refere como "O momento mágico ".
Abandonado por todos e vivendo sozinho em um apartamento de frente pro mar,o narrador nos leva a entender melhor o lado do homem e ver as tentativas frustrantes de suicídio que não dão muito certo.

Fiquei até apreensiva porque o coitado não conseguia morrer e eu queria saber como O momento mágico iria chegar.

Alessandro117 20/04/2020

Tagedia de um idoso.
O livro está falando de um velho chamado Adalberto, nos seus 88 anos de idade, que tem uma fissura pela morte, como uma paixão. É como qualquer outro ser humano, com suas cupas e vivências, mas que já não aguenta o peso da vida. Infelizmente o autor peca pela repetição, não uma repetição somente do tema, mas de frases e pensamentos o que torna a leitura cansativa: de forma alguma isso atrapalha o peso da obra que mereceu o premio ganho. Talvez você ganhe um olhar diferente quando olhar para um idoso.