Cunhataí - Um Romance da Guerra do Paraguai

Cunhataí - Um Romance da Guerra do Paraguai Maria Filomena Bouissou Lepecki

Resenhas - Cunhataí - Um Romance da Guerra do Paraguai

Gruguette 21/09/2023

Arrebatador
Confesso que eu só li por que minha vó me emprestou e me ?obrigou? a ler.
Não poderia ter sido de forma mais inusitada que esse livro se tornou uma pérola para mim.
Ele se desenrola como se fosse uma história contada por uma mulher sobre esse momento sangrento e conturbado do nosso país Tupiniquim.
O ritmo de leitura é lento até os acontecimentos mais principais tomarem nossa conta enquanto seguimos a aventura dessa mulher destemida e determinada.
Me apaixonei pela ambientação, chorei nos momentos de desespero, sorri nos de alegria e agradeci nos de paz.
Recomendo bastante a leitura.

Grazi 01/03/2024

Muito bom!!!!
O livro nos traz um romance em plena guerra se passando no Brasil na fronteira com o Paraguai.

Vamos acompanhar Micaela, uma mulher inteligente e a frente do seu tempo, aventureira e corajosa, acompanhar seu desenvolvimento e romance em meio ao cenário devastador da guerra.

Cenário, aliás, que merece imenso destaque! A autora conseguiu desenvolvê-lo de tal forma que somos tragados para a história e mergulhamos de cabeça!

Sem dúvida alguma, Cunhataí surpreende de forma extremamente positiva!

Mergulhamos muito mais fundo do que o esperado, as tristezas e desventuras de uma guerra, encontrando um romance atemporal que nos coloca na pontinha da cadeira.

Cheia de dramas e reviravoltas, a história é super bem desenvolvida e nos traz reflexões importantes, principalmente no que diz respeito a perda e o quanto precisamos ser resilientes.

Enfim, uma obra maravilhosa e mais uma autora nacional que nos representa muito bem! Adorei a leitura!!!

Se você ainda não leu Cunhataí, leia! Você não vai se arrepender!

site: https://www.instagram.com/p/C3-wa1kRJGI/
Retrô Books 03/03/2024minha estante
Acabei de lê ele e adorei, que livro rico em detalhes, pesquisa minuciosa, perfeito.

Grazi 06/03/2024minha estante
Sim, ele é perfeito. Amei demais!

Karini.Couto 10/11/2023

As vezes nos deparamos com algo tão precioso, que uma resenha, uma opinião breve, ou um texto imenso, não seria capaz de expressar a experiência de ter lido algo tão marcante.

Nesta obra você irá encontrar história e romance, onde somos conduzidos através de uma imersão entre memórias, estudos, ficção e temos o cenário ambientado na fronteira entre Brasil e Paraguai.

Micaela é corajosa, inteligente e aventureira e vamos contemplar o desenvolvimento de um romance em meio ao cenário cruel e devastador de uma guerra.

A construção do cenário é poderosa nas culturas do Brasil e do Paraguai, trazendo um contraste nítido e realista, proporcionando uma imersão profunda em uma narrativa que explora a diversidade regional, suas belezas, mistérios e os desafios da natureza.

Vamos mergulhar numa ambientação, onde a realidade em meio a Guerra causa angústia, medo, desespero, impotência... Sentimentos que saltam das páginas e nos atinge com voracidade.

"Cunhatai" vai além dos impactos devastadores de uma Guerra. Com um romance atemporal e marcante que envolve Micaela, Ângelo e Santa Cruz. Essa obra, nos aspectos literários, possui inúmeros pontos que a tornará um clássico, sem dúvidas.

"Maldizer a guerra era pouco para o Coronel Mayor Ângelo Zavirría. O conflito entre o amor à mulher e o amor à pátria tornava-se grande demais: a mais cruel das emboscadas. Era um ser dividido, rachado ao meio, da cabeça aos pés e no coração."

Uma história repleta de sentimentos e nuances, onde os paraguaios eram inimigos implacáveis. Por onde passavam deixavam seu rastro de destruição e massacres.

Com dramas, reviravoltas e um turbilhão de emoções indescritíveis, esse livro vai encantar leiotres de romances históricos, além de trazer ao foco o romance contemporâneo de maneira relevante e significativo contribuindo fortemente para a memória cultural brasileira e a história de formação do Mato Grosso do Sul.

"... A felicidade pode estar nos locais mais inusitados e nas situações mais estranhas. Nunca devemos menosprezar os caminhos que se abrem."

Leiam!

PS. Ka e Patty

site: https://instagram.com/alempaginas

Retrô Books 12/03/2024

RESENHA: Cunhataí - Um romance da guerra do Paraguai.
Já começo dizendo que este livro é extremamente rico em detalhes, criado a partir de uma pesquisa minuciosa por parte da autora que buscou mesclar romance, fatos históricos e aventura na medida certa. Cunhataí é uma referência para quem estuda a Guerra do Paraguai ou se interessa pelo tema.

Nossos protagonistas são: Micaela, moça refinada e criada para casar e servir seu marido (sua personalidade arredia diz o contrário), Ângelo Zavirría, espião paraguaio infiltrado entre as tropas brasileiras e o Capitão Santa Cruz que, além de apaixonado por Micaela, não confia em Angelo.

A construção desta trama é impressionante, as cenas descritas transportam o leitor aos locais como se estivéssemos assistindo pela televisão de tão precisa que a obra é. Cunhataí proporciona a incrível e temida sensação da guerra, os locais apresentados, toda a marcha dos soldados, os obstáculos enfrentados naqueles cinco longos anos, os cenários deslumbrantes e ainda não explorados, matas, rios, plantas desconhecidas, bem como os mais difíceis de superar, como por exemplo os pântanos, as chuvas torrenciais alagando o acampamento e dificultando a busca por alimento. A fome também foi uma difícil companheira durante a jornada.

Micaela é a grande protagonista da trama, a verdadeira guerreira. Apesar de criada para ser esposa e mãe, depois de um casamento inesperado e não exatamente desejado com Angelo, se viu em meio à guerra, acompanhando o marido na empreitada, o sentimento foi nascendo aos poucos assim como a admiração de Angelo e dos demais companheiros por aquela moça tão bem nascida e que abriu mão de seu conforto para viver naquelas condições.

Micaela possui dons de cura através das plantas, é uma curandeira. O livro inclusive retrata as dificuldades da medicina na época, pouco conhecimento das doenças mesmo por parte dos médicos e escassos medicamentos, ficar doente era praticamente uma sentença de morte. Micaela passou a ser mal vista pelos médicos, custou a ser reconhecida pelos adoentados, os mesmo tinham resistência em solicita-la, mas aos poucos isso foi mudando.

O livro contém linguagem própria da época em alguns trechos, palavras que hoje encontram-se em desuso, mas que enriquecem a leitura, sem falar nos costumes apresentados que hoje parecem completamente controversos. Para mim essa que é a mágica da leitura de uma trama histórica, o conhecimento, o estudo de uma época que não volta mais e também os personagens que fizeram a história acontecer.

Terminei a leitura maravilhada por tudo o que encontrei no livro, já conhecia a escrita da autora e sabia do seu talento, mas sem dúvida se confirmou com esta nova experiência e é de olhos fechados que recomendo à leitura à todos, independente da idade. Leiam!

Nanda 05/07/2021

Quero reler!
Li esse livro duas vezes, há 14 anos aprox., e novamente uns 05 anos depois.
Lembro de ter devorado ambas as vezes, apaixonada por romances históricos como sou.
Gostaria que fosse mais conhecido.

Monique.Machado 13/01/2024

Numa trama que mistura romance e história, somos transportados para o Brasil imperial durante a Guerra do Paraguai. O autor tece uma narrativa cativante que entrelaça o passado com o presente, criando uma experiência literária inesquecível.

? Personagens Inesquecíveis:
Conheça um espião sedutor, um bravo capitão e uma sinhazinha aventureira, cujos destinos se cruzam de maneira inesperada. Cada personagem é habilmente desenvolvido, adicionando camadas fascinantes à trama.

? Cenário Histórico Rico:
A história se desenrola durante a invasão paraguaia no Brasil imperial e a subsequente expedição militar para libertar Mato Grosso. Desde os luxuosos bailes de Campinas até o sertão bruto, o livro pinta um retrato vibrante de um país dilacerado pela guerra.

? Amor em Meio ao Caos:
O cerne da narrativa é a capacidade singular do amor alterar os rumos de uma guerra. O enredo explora os matizes de relacionamentos intensos durante um conflito sangrento, proporcionando uma abordagem única sobre a natureza humana.

? Protagonista Cativante:
Micaela, a protagonista, personifica o amadurecimento forjado nas trincheiras e bailes. Sua jornada reflete uma resiliência universal diante das adversidades, tornando-a uma personagem marcante.

? Conclusão:
Cunhataí. não é apenas uma viagem ao passado; é uma imersão nas complexidades da condição humana. Uma leitura que transcende o contexto histórico, oferecendo reflexões sobre amor, perda e resiliência.

? Descubra Mais:
O livro está à venda no site da Amazon
Não dxe de seguir a autora: @mariafilomenalepecki

? #LeituraImperdível #RomanceHistorico #Cunhatai #ResenhaLiteraria ?

Carolcktd 06/03/2024

Incrível!
Esta é de fato uma leitura mais lenta, para apreciar com calma.

A autora consegue nos fazer sentir cada emoção vivida pelos personagens. Além disso, ela usa uma base histórica impressionante. Não é à toa que o livro ganhou prêmios e é usado em teses de mestrado.

É perturbador pensar que a marcha para a guerra foi real. A fome, a doença, o desespero. Tantas situações difíceis, tanto choro e dificuldade. E no meio do caos um amor surgindo.

Foi incrível acompanhar a experiência da Micaela, a forma como ela amadureceu e se reinventou várias vezes. Como ela não desistiu diante de tantas adversidades e surpresas negativas.

Amei essa leitura e recomendo demais!!