Eternidade Por Um Fio

Eternidade Por Um Fio Ken Follett

Resenhas - Eternidade Por Um Fio

Rodolfo 22/01/2023

E cheguei ao final...
Após alguns meses, finalizei a leitura dessa trilogia, nem sequer conhecia qualquer obra do autor mas após ler estes 3 livros, compreendi o motivo do sucesso pelo seu trabalho.

Ken Follet tem a habilidade de explorar a história real em conjunto com elementos fictícios, e proporcionar uma narrativa muito bem estruturada.
Para quem aprecia História, é um prato cheio; neste terceiro livro somos apresentados aos descendentes das famílias presentes nos volumes anteriores, agora vivendo na linha de frente nos acontecimentos da Guerra Fria.

Particularmente a trilogia foi me tirando o interesse à medida que ia lendo os livros seguintes; considero a História mundial extremamente importante, mas busco nesse tipo de leitura narrativas que foquem nos dramas, relações, etc; entre os personagens. No 1º livro esse era o foco principal, com o tema da 1ª guerra mundial "ao fundo", mas no 2º livro o aspecto da "politicagem" foi se tornando evidenciado perante as histórias dos personagens, e no 3º em muitas vezes a abordagem política técnica era tanta, que tornou (para mim) a leitura desinteressante... Não me compreendam errado, eu tenho noção do quanto esses marcos históricos são importantes, a questão é que não é o tipo de leitura que busco nessas situações.

Enfim, opiniões pessoais à parte, não me arrependo de ler, e em todo momento me pegava pensando que, com um bom projeto, essas histórias dariam uma ótima série de Tv rsrs.

Victoria Ogando 18/05/2020

Sou fã e gosto muito da escrita do Ken Follet, porém......
Terceiro e último livro da trilogia do século escrito por Ken Follet.
Esse livro passar a maior parte entre a guerra fria e os demais acontecimentos após a segunda guerra mundial. E o desenvolvimento dos "herdeiros" das 5 famílias apresentadas no primeiro livro.
Porém o que me deixou meio decepcionada foi que em alguns eventos ele passou muito rápido muito por cima, como a guerra do Vietnã e o episódio de Watergate.
Ele poderia ter feito o ultimo livro em duas partes ou talvez tivesse feito uma série de 5 livro (tem coisas do segundo livro também que poderiam ter sido descritas de uma forma melhor).
Enfim, para mim foi difícil terminar de ler esse livro especialmente no final. Não consegui ter uma leitura fluída como nos outros livros anteriores.

fabio.orlandini 05/02/2022

Extasiado
Acho que essa trilogia deveria ser liga por todo mundo. Não apenas pela grandeza da obra, mas também pela aula de história e política que temos com ela. Talvez nesse último livro os personagens tenham ficado um pouco menores em detrimento dos fatos, mas isso não diminuiu em nada a grandeza da obra.

Peter.Molina 23/11/2022

Final da trilogia
Após quase 1 mês terminei Eternidade por um fio, esse volume abrangendo a Guerra Fria, o declínio de comunismo na Europa ,a queda do Muro de Berlim dentre outros temas mais contemporâneos. Neste livro achei a história mais arrastada e depois tomou um ritmo mais acelerado no final. O mais fraco dos 3 mas essencial à narrativa. Bom pra quem quer conhecer Tb fatos históricos essenciais com uma perspectiva mais narrativa e dramática.
Kelly Martinez 19/03/2023minha estante
Tô achando esse volume bem diferente dos outros. Tenho a sensação de que foi escrito por outra pessoa! :D

Peter.Molina 20/03/2023minha estante
Sim. Depois do volume 2 que foi impactante esse achei mais morno.

Davi.Modesto 23/04/2021

Simplesmente sensacional!
De todos os livros que eu li até agora, essa trilogia foi a única que me fez achar todas as páginas incríveis! Valeu cada mísero segundo.
A Ethel é a melhor personagen de todas; fora sua relação com o fitz que, apesar de tudo, durou até o final de sua vida?

Bela 02/08/2021

O mais fraco da trilogia
Fui com muitas expectativas por causa dos dois anteriores e me frustrei um pouco. O livro se passa na Guerra Fria e não tem tantos acontecimentos quanto os outros dois. Também achei os personagens mais fracos e superficiais.

Ricardo de Andrade 01/12/2022

O fim do século
Enfim terminei essa saga. E ela termina tão emocionante como foi os outros dois livros.
O último capítulo define bem o que foi essa jornada.

Claro que achei que este livro perde força em relação aos dois primeiros, mas ainda assim consegue manter sua essência. É preciso levar em consideração que a forma como a guerra fria (principal contexto deste terceiro volume) se segue é bem diferente de como se segue a primeira e segunda guerra mundial, contexto dos outros dois livros.

Enfim, não há surpresa. Muito recomendo, assim como recomendo quase que obrigatoriamente a leitura dos outros dois livros antes de ler esse...

Leonardo 28/11/2020

Livro perfeito!
Ótimo livro para marcar o encerramento da trilogia O Século.

Sabri 19/09/2022

GENIAL
Meu Deus que história maravilhosa. Nesse livro em que as guerras são ?menos sangrentas? Ken Follet se supera, pois consegue nos prender da mesma maneira. Chorei tanto do meio pro final que desidratei. Que linda foi essa saga. Queria esquecer pra começar tudo de novo. Maravilhoso!!

Fabio.Barbosa 21/09/2021

Sempre gostei das obras desse autor, inclusive os títulos anteriores dessas trilogia, mas acho que poderia por abordado melhor os fatos históricos, e focar um pouco menos nos relacionamentos, principalmente na inocência de vários personagens.
Minha opinião, e calro

Bella 12/04/2021

A leitura foi realmente uma eternidade rs,
Uma triologia fantástica, e Eternidade por um fio, foi comovente, mostrando toda esperança e luta.
Difícil falar do que cada personagem lutou e venceu, o fantástico é ver como as histórias deles foram interligadas. Adorei!

Monica.Fusco 13/10/2021

Eternidade por um fio
Finalizando com chave de ouro a trilogia O século, onde temos a história de várias famílias e países!

sonia 07/10/2014

como um americano vê o século XX
Depois de 2 ótimos livros, a trilogia enfraquece.
É um livro cheio de detalhes sobre fatos do século XX envolvendo a Guerra Fria e toda essa maluquice comunista, intervenções americanas indevidas na Ásia e em Cuba etc
Porém, se excelente como fonte de informação sobre a política global, o quesito personagem ficou muito fraco, meio que forçado todos os netos da primeira geração da trilogia virarem artistas famosos e ocuparem cargos importantes. As historinhas dos jovens ficaram muito evidentemente atreladas à necessidade de se ter um personagem naquele lugar e naquela hora, muito troca-troca de casais, uma superficialidade que não tem muita lógica mesmo em se tratando de geração hippie.

Fiquei um pouco cansada e pulei umas páginas sobre Luther King, Kennedy e Nixon - vivi tudo isso, li muito sobre eles por anos, então não era novidade, ao contrário dos 2 primeiros livros, que me esclareceram muitos fatos que estavam desfalcados em meu conhecimento.

Lianny 09/10/2014minha estante
Pra mim, os melhores momentos do livro foram aqueles protagonizados pelas primeiras gerações, a maioria das historinhas da nova geração foi bem "tanto faz", e a da Rebecca muito mal aproveitada.

LuliFiedler 20/10/2014minha estante
Fiquei com a mesma impressão do livro. A ideia do "amor livre" foi abarcada como uma coisa aceitável por quase todos os personagens, numa espécie de quebra cultural. Fiquei pensando se a intenção do Follet não era mostrar os personagens mais reprimidos (como Walli e Rebecca) se enebriando com a liberdade do ocidente, mas foi tão pouco ou mau trabalhado que isso foi uma conclusão otimista da minha parte. No geral achei os personagens muito superficiais, não sei até que ponto Follet não foi pressionado pelo prazo da editora. Decepcione-me bastante com esse livro. Por acaso, ele chegou a mencionar Erik, irmão de Carla que estava entusiasmado com o regime soviético? Achei que ele seria um importante ponto de contradição para a família Ulrich, mas não lembro nem de ter sido mencionado.

Márcia Naur 11/02/2018minha estante
Gostei do seu comentário.

Pedro.Ribeiro 11/11/2021

Bom mas nem tanto quanto os outros
No primeiro e segundo livro da série o autor navega em "mares tranquilos", digamos assim. Por mais que primeira e segunda guerra sejam eventos enormes, estamos falando de 15 anos em passagem temporal e uma escrita linear para entender ambos os fenômenos. Os dois primeiros livros da série são espetaculares do início ao fim tanto do ponto de vista narrativo quanto do ponto de vista histórico.
É normal começar a ler "Eternidade por um fio" com a expectativa de viver mais uma aula histórica enquanto ficamos animados com a trajetória de personagens. O problema é que a Guerra Fria dura praticamente 50 anos, as histórias dos diferentes países não se misturam com tanta facilidade e, ao terminar o livro, fiquei com o sentimento que o autor esteve tão preocupado em abraçar o maior número de fatos históricos que acabou esquecendo de desenvolver boas narrativas para os mais variados personagens (são 50 anos de história, muita gente teve que entrar do nada para sustentar aquilo) e fez isso deixando muita coisa importante de fora do ponto de vista histórico.
Eternidade por um fio é uma boa leitura e bem recomendável para quem já vem embalado pelo começo da série mas a escrita aqui é tão difícil que o nível baixou e ele é tranquilamente o pior dos 3.

juliagarcia_ 16/07/2022

Uma leitura arrebatadora
Seguindo um ritmo de leitura alucinante e delicioso, Ken Follett não deixou nada a desejar em eternidade por um fio. O volume final da trilogia o século faz justiça e deixa o sentimento agridoce no leitor que termina a leitura ansiando por mais, mas compreende que -como tudo que é bom na vida- precisa ter um fim. E que fim! Follett não deixa pontas soltas e dá a todos os personagens da complexa trama finais coerentes.
Termino minha leitura com sentimentos muito conflitantes, ainda que todos positivos. Foi maravilhoso acompanhar os personagens e suas famílias por tantas gerações.
Ken consegue impor um ritmo em sua escrita que faz com que a leitura flua como um rio, ainda que todas as tramas políticas do romance sejam extremamente complexas.
Li as últimas páginas tomada por um sentimento de nostalgia e de esperança. O epílogo me pegou desprevenida -da melhor forma possível- e me deixou totalmente estarrecida.
Uma leitura definitivamente arrebatadora, daquelas que deixa o leitor de boca aberta ao final da leitura.
Uma das melhores leituras do ano, extremamente recomendado!