Dracula the Undead

Dracula the Undead Freda Warrington

Resenhas - Dracula the Undead

Lari449 22/05/2014

"O melhor romance gótico de 1997" --- Dracula Society.
Dracula the Undead, um livro MARAVILHOSO, aclamado pela comunidade literária como a verdadeira continuação do Drácula de Bram Stoker *feito árduo de se conseguir e admirável*.

Além da versão em inglês, essa sequência incrível também é conhecida, no português de Portugal, como Drácula: O Regresso, escrito pela brilhante Freda Warrington, autora da série Aetherial Tales dentre outras.

Antes de começar a falar da magnitude dessa obra gostaria de trazer um interessante fato: esse livro recebeu o Prêmio 'Children of the Night' para o melhor romance gótico de 1997, atribuído pela Dracula Society.
A partir daí já se pode observar que estou falando de uma literatura de alto nível.

Sobre a trama:

Passaram-se 7 anos desde que o infame e odiado Conde Drácula foi eliminado do mundo dos vivos, mas memórias dos envolvidos nessa empreitada continua nítida e a assombrar os que auxiliaram na queda do temível vampiro e seu terrífico poder.

Jonathan e Mina Harker, tal como na obra original, têm um lindo filhote loirinho e inteligente igual à mãe chamado Quincey; todos vivem relativamente em paz, apesar das assombrações do ocorrido.

Para "enterrar" essa memória sombria do Conde de uma vez por todas, os companheiros de luta *Van Helsing, e os demais*, resolvem fazer uma viagem à Transilvânia e ficam muito satisfeitos por não encontrarem qualquer vestígio da presença de Drácula, embora tal nome ainda resida no consciente coletivo como sinônimo de puro terror e seja uma figura característica do folclore local; a jornada, em tese, se revela um sucesso.

Tudo parece perfeito.

Porém, nos confins do universo, a força do espírito do Conde aguarda uma oportunidade de voltar a ser de carne e sangue. E esse desejo ardente de possuir um corpo físico novamente acaba por por ocorrer graças à ajuda de alguém insuspeito, uma pessoa falsa e manipuladora, que engana a todos com um rostinho angelical e gestos suaves.

Drácula volta a se erguer dos mortos e a andar entre os vivos. Sua obsessão amorosa por Mina Harker remanesce como se nada tivesse mudado, assim como continua intocável o seu ódio por aqueles que o destruíram, os mesmos que de tudo farão para mandá-lo de volta ao Inferno.

Trata-se de uma obra extremamente bem escrita, que respeita com a maior fidelidade possível toda a atmosfera sombria presente no livro de Stoker; o Conde permanece cruel e monstruoso, na verdade ele se mostra ainda mais terrível e obcecado do que nunca pela Mina.

Os diálogos são poéticos, muito bem construídos, e também há a introdução de novos personagens que se misturam muito bem à trama; essa obra abusa deliciosamente da aura de sensualidade característica da literatura vampiresca, e as cenas carnais são lindas e bem escritas.

O livro é bastante cativante, a escrita da autora é tão bela que ouso compará-la à minha querida Anne Rice, por isso não posso deixar de recomendar essa leitura fascinante.

Apesar de toda a sua crueldade e esquemas abomináveis, o Conde Drácula nesse livro se revelou uma criatura sensível, verdadeiro amante da vida e, acima de tudo, eternamente apaixonado por Mina Harker.

Nota 10,0.

Juro que lágrimas brotaram nos meus olhos quando terminei a última frase.