Os espiões

Os espiões Luis Fernando Verissimo

Resenhas - Os Espiões

Alê | @alexandrejjr 18/09/2018

Um Verissimo tranquilo

Não adianta. Luis Fernando Verissimo é um mestre da nossa literatura, porém é, assim como a lenda Rubem Braga, craque de uma só jogada: a crônica.

Não que isso o torne menor. Aliás, o contrário disso. Dominar um estilo com tanta maestria é possível apenas àqueles acima da média. E ele é um. Mas, como todo grande escritor, às vezes são necessários desafios. E é assim que vejo a investida de Verissimo em seu sexto romance intitulado "Os espiões". Me pareceu uma grande crônica do autor, em que é possível degustar todos os ingredientes de seu estilo: a ironia, a metalinguagem e, nesse caso específico, seu amor declarado aos romances policiais.

Infelizmente, a engenhosa escrita de Verissimo não salva este romance gostoso de ler, mas que possui um final frustrante que acaba deixando o leitor sem amparo ao chegar na última página.

Verissimo está tranquilo, continuará sua bela história literária. E nós também, pois sabemos que a perfeição é inatingível e que frustrações são necessárias. Pelo menos agora sei que até o Verissimo erra.
Carolina.Gomes 16/05/2021minha estante
Concordo!! Me decepcionei um pouco.

Alê | @alexandrejjr 17/05/2021minha estante
É bom porque é Verissimo, né, Carolina, mas prefiro as crônicas. ?

Jan 17/07/2022minha estante
Concordo! Esperei o cronista e me deparei com uma tentativa de romancista.

Ravis 10/05/2021

eu gostei nuito do livro
escolhi pra um trabalho da escola, e olha... valeu a pena
super recomendo. nao é aqueles liros que tem um final tipo "e viveram felizes para sempe"
é nacional, se passa no Brasil e é meio que de detetive (eles nao sao profissionais, naminha opiniao sao fofoqueiros curiosos)
enfim, leia

Ligia 13/09/2012

Final perdido
Aviso que minha resenha não contém exatamente um spoiler, mas vou comentar o que achei do final do livro. Portanto, quem não quiser nenhum tipo de dica sobre o final é melhor não continuar na resenha!

Veríssimo é sem dúvida um gênio! Ele é capaz de arrancar gargalhadas do leitor em qualquer circunstância. E com "Os Espiões" não poderia ter sido diferente. Quando eu o lia no ônibus, nem me preocupava com os olhares das pessoas à minha volta por conta da minha reação ao efeito cômico de Veríssimo.

Achei o desenrolar da história muito bem elaborado, divertido, realmente prende a atenção. Mas o final infelizmente deixou muito a desejar. Parece até que o autor teve uma dor de barriga e terminou o livro às pressas para poder se aliviar logo.

Quem quiser ler o livro, prepare-se para se deliciar com todo o desenrolar da história, e mesmo com um final fraco, vale a leitura!
Vinicius 22/01/2018minha estante
Concordo com seu comentário. No fim fiquei a ver navios...rs

Sander.Garcia 17/04/2021

Humor com certo suspense
Não conhecia as obras de Luís Fernando Verissimo. Está foi a primeira.
Embora não tenha despertado nada de especial em mim, gostei da leitura.
Fiquei surpreso com as revelações acerca da autoria dos textos de Ariane, que virou um amor quase impossível para o personagem principal.
Talvez eu não releia. Mas está registrado.

Lima Neto 12/12/2009

um livro de leitura extremamente agradável.
eu conhecia apenas o lado "cronista" do Luis Fernando Veríssimo, e como estava um tanto quanto cansado de livros longos e densos, necessitando com urgência de algo mais "leve", de uma leitura para entreter, resolvi pegar o novo livro do "Filho do Homem" (o Homem é Érico Veríssimo, um dos grandes gênios da literatura brasileira de todos os tempos).
a medida que avançava na leitura de "Os Espiões", mais eu passei a admirar o Veríssimo Filho. o livro é muito bem contato, com sua tradicional "veia humorística", repleto de ironias. o ritmo da leitura é bastante intenso e envolvente e os personagens foram muito bem criados e "caricaturados".
e como se não bastasse tudo isso, o livro ainda possui boas citações e relações com a mitologia grega, tons de "romance policial", com a caracterização da "espionagem" da história, e muitas referências literárias, citadas constantemente pelo personagem principal, que é o narrador do livro.

"Os Espiões" é uma excelente pedida para quem procura uma leitura leve e agradável, para os que procuram uma boa "leitura entretenimento" com o tradicional toque humoristico de Luís Fernando Veríssimo.
Marta Skoober 12/02/2014minha estante
Vou seguir mais esta dica...adoro seus comentários.
E adorei isto: resolvi pegar o novo livro do "Filho do Homem" (o Homem é Érico Veríssimo)

E. Dantas 15/01/2010

É VERO!
"Eu gosto de livros que me deixam beirando a realidade"

Já ouvi essa frase algumas vezes e concordo plenamente. Não que as estórias fantásticas, as fábulas e o irreal não me atraiam, mas entre um unicórnio-verde-florescente-falante-frances e um isqueiro bic, eu fico com o segundo.
Isso por que a viagem se torna mais próxima, e dá uma espécie de relaxamento mental que me deixa à vontade para simplesmente curtir aquilo. Compliquei? Foi mal.

Mas é isso que sinto ao ler L.F. ( acho que essa sigla já é mais famosa que o próprio autor), a forma como ele expõe o ridículo humano é tão real que nada mais pode gerar a não ser ternura.

Neste livro a coisa veio na medida certa, e convenhamos, ele sempre tem a medida certa.

O personagem principal; O professor; O escritor; a pobre Ariadne ( real e ilusória); o cachorro Black; A bela Bela; Dubin, o poeta menor e muitos outros personagens se encontram numa estória dessas que você ouve na mesa do bar e no fim, bate no ombro do contador dizendo "Ahhhh tá bom...conta outra, seu mentiroso!". Mas lá no fundinho da cabeça, você sabe que aquilo não é tão impossível assim. Basta ter a mão um isqueiro bic e não um unicórnio.

Vale bastante!

Beijos e inté!

Nicole 07/01/2023

Luiz Fernando Veríssimo traz um suspense que te prende do início ao fim. Final inesperado e surpreendente.

Nessa Gagliardi 23/06/2010

Onde é que eu estava com a cabeça ao não ler os livros do Verissimo até hoje?? "Os Espiões" é DIVERTIDÍSSIMO!!!
Seu tom irônico e as personagens magistralmente construídas me fizeram dar gargalhada por várias vezes. Há até um certo toque policial na história, o que só a fez mais interessante.
Quem já não teve um professor como o Dubin? Quem não teve suas segundas-feiras de cão? Quem já não se imaginou o salvador de alguma Ariadne?
E, fala sério, quem no mundo se chamaria Agomar Peniche????
Muito divertido e super indicado!

Tito 28/07/2010

Uma brincadeira literária.

SuperCaruso 10/02/2023

Veríssimo, só que romance!
Em Os Espiões contamos com a exímia habilidade de escrita de Luis Fernando Veríssimo estendida para um romance de 144 páginas. Dessa forma, não precisamos nos despedir dos personagens que ele nos apresenta em 2 ou 3 páginas, podendo conviver com eles o livro inteiro e acompanhá-los em uma improbabilíssima aventura.
Os personagens são carismáticos, a trama é instigante e a escrita é deliciosa, leve e cheia de humor, mesmo te prendendo no thriller.
Tem dois ou três capítulos mais pro final que o livro dá uma desaceleradinha, mas é um daqueles de se devorar, ao mesmo tempo querendo chegar o final e ao mesmo tempo querendo que ele não acabe nunca.
Gostei muito, recomendo.
A história é de um editor frustrado que descobre uma trama de assassinato numa cidade do interior em um dos livros enviados para ele publicar.

Raquel Fernanda 14/11/2020

Leitura extremamente divertida!!
Achei uma leitura mutio agradável. Dei muitas risadas com esta história. Na minha opinião tem um humor sutil e muito inteligente. Vale a pena se envolver nessa história.

Milena.Daleffe 07/01/2022

Legal
Uma leitura muito fácil e rápida, com um mistério sutil, me tirou da zona de conforto e me ajudou a ampliar meu horizonte para novos livros

igsuehtam 11/05/2021

Ariadne?!?
O livro é baseado na história de Ariadne e Teseu. Não conhecia, e achei muito interessante. O livro segue uma linha bem interessante.

Gostei muito. Li rápido demais. Gostaria de saber mais detalhes, de ver mais os personagens.

Mas o final é um pouco... kkkkkk dá uma certa decepção. Eu esperava mais.

ekatherinah 24/04/2023

O 1° de muitos livros do Veríssimo que lerei, certeza
Uma história curta engraçada e absurda. Minha primeira vez lendo Luis Fernando Veríssimo e foi por recomendação de um colega em grupo de lc que me convenceu dizendo "é muito engraçado". E não posso discordar. É tão absurda que não tem como não rir. Ainda adiciona um elemento de mitologia grega pelo qual tenho aberta fascinação...não tem como não me conquistar. Senti que rolaram umas farpas (ou talvez só seja a realidade?) ao mercado editorial através da insatisfação do protagonista o que eu sempre acho interessante e aqui veio com boas doses de humor. Confesso que fiquei um pouco confusa e estranhei a descrição da "sogra escura" e não sei o que pensar sobre. Espero fazer releitura desse livro em algum momento, certeza.

Paizinha 17/04/2020

Não sei por que esse livro é classificado como romance. Para mim, é um conto. Mais extenso que um conto convencional, mas um conto.

É simples, desenvolve-se em um curto espaço de tempo, o fim ocorre pouco tempo depois do clímax, não havendo uma continuidade da narrativa, para que se possa acompanhar as consequências da resolução do conflito - o que pode deixar a impressão de um final abrupto, como se o autor tivesse tido uma dor de barriga e, por isso, tivesse terminado logo o livro "para poder se aliviar", como foi comentado por Lígia, em uma das resenhas aqui no Skoob... Hehe

Mas, para além disso, conto ou romance, a classificação é menos importante que o prazer de acompanhar o desenrolar de mais essa obra bem humorada de Veríssimo, que nos conta a história de um funcionário de uma pequena editora, e de Ariadne, com quem aquele se envolve, deixando-se levar pelos relatos que ela lhe envia para serem futuramente reunidos e publicados, por acreditar tratar-se de uma versão moderna do mito grego no qual Ariadne ajuda Teseu a sair do labirinto.