Perdoa-me

Perdoa-me Lesley Pearse

Resenhas - Perdoa-me

ritita 18/05/2017

Amo surpresas.
Que gratíssima surpresa a descoberta da autora e a leitura do livro.
Uma das escritoras preferidas do público português, Lesley Pearse é autora de uma vasta obra já traduzida para mais de trinta línguas, tendo vendido cerca de três milhões de exemplares. A própria vida da escritora é uma grande fonte de material para os seus romances, quer esteja a escrever sobre a dor do primeiro amor, crianças indesejadas e maltratadas, adopção, rejeição, pobreza ou vingança, uma vez que conheceu tudo isto em primeira mão. Ela é uma lutadora, e a estabilidade e sucesso que atingiu na sua vida deve-os à escrita. Com o apoio da editora Penguin, criou o Women of Courage Award para distinguir mulheres comuns dotadas de uma coragem extraordinária. Para além de Segue o Coração. Nunca Olhes para Trás, na ASA estão já publicados com grande sucesso os seus romances Nunca Me Esqueças e Procuro-te.

Cenário inicial: família convencional, classe média alta, casal e três filhos, assim apresentada:

Andrew - O pai. Descrito fisicamente à semelhança de Pierce Brosnan, marido e pai autoritário, bem posicionado financeiramente, sem muito tempo para a família.
Flora - A mãe. Presente na vida de todos, péssima dona de casa e, apesar de todo o dinheiro, tem grande prazer em vestir-se ao estilo "hippie"; dependente e dominada pelo marido.
Eva - Filha mais velha. Centrada e feliz neste momento de sua vida; ama a família, mas tem um certo distanciamento do pai.
Ben - Filho do Meio. Convive bem com todos, é agregador e o pacifista nas discussões familiares, mas vive em seu próprio mundo.
Sofhia - A caçula. Linda, mimada, egocêntrica e rebelde, como todos os adolescentes.
Pois bem, após a apresentação da família, de início comum e trivial, levamos o primeiro dos muitos socos no estômago; Eva encontra Flora morta na banheira. Suicidou e deixou apenas um bilhete escrito "perdoa-me".

Não se trata de spoiler, apenas o início de um excelente thriller psicológico, que traz todas as im-possibilidades decorrentes neste tipo de romance. Deserção de herança, tentativa de estupro, desfiliação, traição, roubo, corrupção e mais o que couber, e tudo isto cai apenas sobre um personagem - a protagonista Eva.

Pecou apenas no final; uma história tão boa merecia bem mais que "e foram felizes para sempre"