Marcovaldo

Marcovaldo Italo Calvino

Resenhas - Marcovaldo

Victor108 09/04/2024

Livro horrível. Li quando tinha 11 anos, pq a professora de geografia pediu para lermos. Não recomendo para ninguém. Muito chato, a história é muito lenta e muito descritiva. O desenrolar da história é péssimo pq a história do personagem principal é só descritiva do lugar e do clima onde ele mora.

Gesielle.Gruttner 05/02/2024

Um escapismo ao dia a dia repetitivo e mecânico.
Marcovaldo enxerga, de forma quixotesca, a beleza escondida no cotidiano. Livrinho simples, pequeno, porém carregado de significados.

Luiza 23/06/2021

Bom o livro é do tipo clássico, não é o que eu sou muito chegada, eu daria menos estrelas, mas a história é bem escrita, o livro conta a vida de um homen que na maioria das histórias do livro de ferra nas situações, eu sabia que o livro não seria um dos melhores só pela capa, mas comecei a ler, algumas histórias são mais legais que as outras, se você esta começando a praticar leitura aconselho a não ler esse livro ou se vc tiver entre 12 a 15 e não goste muito de clássicos, aconselho a não ler também porque, vc vai achar enjoativo e perderá o gosto por leitura, Lembrando que isso é só a minha opinião!!

Cristina Huang 08/05/2021

Melancólico
Esse livro foi escrito há muitos anos então a realidade da época é muito diferente da atual. Narra a história do Marcovaldo(personagem principal) e sua vida em uma cidade industrial. A narrativa é cômica no início, mas ao longo dos capítulos se torna melancólico quando passa a entender a vida de gente como ele.
O livro mostra a situação de Marcovaldo que é um trabalhador simples em uma fábrica como qualquer outra, mas que não se desanima com a vida. É sempre positivo em relação a tudo.
Fiquei meio triste para falar a verdade, principalmente por ver a inocência dos filhos deles em uma sociedade cruel e que logo descobrem isso.
Recomendo a leitura, apesar de não ser muito do que leio normalmente.

Gustavo 19/10/2015

“O prazer de ver tudo de um outro lado”
Vinte contos formam “Marcovaldo” ou “As estações na cidade” (Companhia das Letras : 2013). Entre primaveras, verões, outonos e invernos, o protagonista Marcovaldo sonha com a natureza remanente na cidade. É prazeroso e divertido conhecer as reflexões e aventuras desse carregador humilde e cheio de filhos. Os contos possuem uma estrutura narrativa comum: “no meio da cidade, Marcovaldo 1) procura o revelar-se das estações nas alterações atmosféricas e nos mínimos sinais de vida animal e vegetal, 2) sonha a volta a um estado de natureza, 3) enfrenta uma decepção inevitável” (p.139). A desarmonia do personagem com a cidade é exposta de maneira simples e apesar das decepções e misérias de sua vida, Marcovaldo crê e busca “um mundo feito à sua medida” (p.140).